Variedades e cores de tintas para encostas, como pintar com as próprias mãos
A tinta para pintar as encostas das janelas não deve amarelar ao sol, ser resistente à umidade e à limpeza úmida. As aberturas, principalmente as internas, costumam ser pintadas de branco. A superfície das encostas das janelas costuma estar suja, por isso deve ser lavada com água e sabão. Recomenda-se nivelar o substrato e aplicar um primer antes da pintura.
Requisitos para a composição de coloração
As inclinações das janelas (aberturas) são uma parte importante do suporte estrutural das janelas. Eles são internos, externos, bem como laterais, superiores. As inclinações das janelas são como a moldura de uma pintura. A aparência de uma sala ou edifício depende de sua condição.
As encostas internas podem ser feitas de gesso cartonado, aglomerado, gesso, tinta, papel de parede colado na superfície. Dentro do prédio, às vezes são feitos de madeira, plástico, vidro, espelhos. As aberturas externas geralmente são uma mistura de cimento no topo da alvenaria, cuja cor combina com a tonalidade da fachada.
Para pintar as encostas internas, a tinta acrílica branca é mais usada. Essa cor não foi escolhida por acaso.A cor branca no design de interiores reflete a luz do sol e ilumina a sala.
Requisitos de pintura:
- acabamento decorativo;
- Resistência aos raios UV (os materiais de pintura não devem amarelar sob a luz do sol);
- resistência à umidade, permeabilidade ao vapor;
- resistência a danos mecânicos;
- resistência do revestimento;
- sustentabilidade;
- resistência a detergentes;
- composição não tóxica;
- conformidade com os requisitos operacionais (resistência às intempéries).
Para a decoração externa de aberturas, são utilizados compostos mais resistentes à água que não passam umidade, não racham e são resistentes a variações de temperatura. Para pintar encostas externas, são escolhidos materiais de pintura resistentes às intempéries que possam suportar condições climáticas adversas.
Variedades adequadas
Para pintar encostas externas ou internas, são selecionados materiais de tinta e verniz que não apenas criam um revestimento decorativo, mas também atendem aos requisitos operacionais.

Para decoração de interiores
Os seguintes materiais de pintura podem ser usados para pintar taludes interiores:
- dispersão de água acrílica (após a aplicação seca rapidamente, o revestimento é respirável, resistente à radiação ultravioleta, umidade e detergentes, mas é necessária uma preparação cuidadosa da superfície antes da pintura);
- óleo (dá um revestimento resistente à umidade e brilhante, lava bem, mas a tinta em si tem um odor, com o tempo o filme na superfície racha);
- emulsão acrílica à base de água (não tóxica, inodora, seca rapidamente, forma um revestimento resistente à abrasão, mas não tolera limpeza úmida frequente);
- esmalte alquídico (o revestimento resistente à umidade pode suportar lavagens frequentes, aquecendo até 90 graus, mas a tinta em si tem uma composição perigosa para o fogo e um cheiro forte);
- acrilato (o revestimento é resistente à umidade, suporta lavagens frequentes, mas os materiais de pintura são caros);
- látex (após a pintura seca rapidamente, forma um revestimento resistente à limpeza úmida, repele a sujeira, tem brilho brilhante ou fosco);
- silicone (à prova d'água, permeável ao vapor, resistente à luz, mas tem um preço alto).
Para trabalho ao ar livre
Para pintar as encostas externas, são utilizados os seguintes materiais de pintura:
- acrílico à base de solvente (seca rapidamente, forma um revestimento resistente à umidade e permeável ao vapor que resiste a condições climáticas adversas, mas não resiste a temperaturas muito baixas);
- epóxi (resistente à umidade, resistente às intempéries, durável, mas com cheiro forte);
- alquídico (revestimento resistente à umidade, flutuações de temperatura, mas tintas e vernizes têm cheiro forte, composição tóxica);
- silicato (forte, impermeável, à prova de intempéries, durável, mas difícil de desmontar).

Tintura faça você mesmo
A pintura de taludes exteriores ou interiores não demorará muito. O principal é escolher o material certo de tinta e verniz. Atenção especial deve ser dada à cor da tinta. Ao pintar aberturas externas, a sombra deve combinar ou estar em harmonia com a fachada. Para inclinações internas, é recomendável escolher uma tinta branca brilhante ou fosca.
Se dentro do prédio as aberturas das janelas forem de madeira, pode-se usar vernizes transparentes, impregnações coloridas ou tintas de cores claras.
Preparação de ferramentas e materiais
Para pintar as encostas, você precisará de:
- respirador, luvas de borracha, óculos;
- rolo de espuma e pincéis com cerdas sintéticas (para tintas e vernizes à base de água);
- rolos de pelo curto e pincéis naturais (para tintas e vernizes à base de solvente);
- banho, recipiente de plástico;
- solvente para remover manchas;
- esponjas, trapos;
- fita adesiva para colar molduras;
- argamassa ou massa de cimento, gesso para nivelamento da superfície (se necessário);
- espátula;
- faca de pintura para remover restos de espuma de poliuretano;
- compatível com os requisitos de cor e desempenho da tinta.
Preparação da superfície
Recomenda-se preparar cuidadosamente a superfície das encostas antes de pintar. A tinta é aplicada sobre uma base seca, uniforme, lisa e sem descamação. Nas juntas das esquadrias, é necessário retirar os resquícios salientes da espuma de poliuretano, a seguir aplicar duas camadas de massa. É aconselhável limpar as aberturas das janelas laterais da camada antiga de materiais de pintura usando soluções especiais para remover o revestimento, raspador, espátula ou escova de aço. As encostas internas podem ser niveladas com reboco de gesso ou massa inicial e final, externas - com argamassa de cimento. O nivelamento é feito caso sejam encontradas irregularidades e saliências, utilizando-se espátulas, além de grosa e espátula para rejuntar e lixar a superfície. Pequenas rachaduras, rachaduras podem ser simplesmente preenchidas com uma massa especial. Recomenda-se preparar a superfície antes de pintar. A composição do primer deve corresponder ao tipo de base e tipo de tinta.

Antes de começar a pintar as encostas, é necessário proteger as janelas de batidas acidentais com tinta.Recomenda-se que as molduras e vidros sejam colados com fita adesiva ou tiras de papel comum usando sabão comum em vez de cola.
Como pintar corretamente
Pintar encostas de janelas requer cuidado e consistência na pintura. Toda a superfície das aberturas deve ser completamente pintada. Antes de aplicar materiais de pintura na inclinação da janela, é necessário misturar bem a composição, adicionar, se necessário, água ou solvente. Os fabricantes listam o tipo de diluente que pode ser usado para reduzir a viscosidade da tinta nas instruções ou no rótulo.
drywall
A superfície da placa de gesso não é nivelada antes da pintura, mas apenas massa com uma fina camada de massa de acabamento, preencha as rachaduras, esmerilhe com uma malha abrasiva e aplique primer. O principal é que a abertura da janela esteja completamente seca antes de pintar. Primeiro, pinte os cantos, as costuras e a superfície próxima aos caixilhos com um pincel. Grandes aberturas de janelas podem ser pintadas com rolo.
O principal é não acumular muita tinta, para que não espirre no vidro e não escorra. Você deve trabalhar rapidamente. A tinta é aplicada de cima para baixo em tiras estreitas (perto dos caixilhos) ou largas (nas aberturas). Recomenda-se pintar as encostas da janela em 2-3 camadas. O intervalo entre as demãos deve ser respeitado. Recomenda-se esperar pelo menos 5 horas para que a tinta seque completamente antes de aplicar a próxima demão.
Gesso
Após a secagem do primer, o reboco interno liso ou a superfície de massa de vidraceiro podem ser pintados com tinta adequada para reboco.Normalmente, uma dispersão acrílica permeável ao vapor e resistente à umidade é usada para pintura. É o tipo mais econômico de materiais de pintura. A tinta é fácil de usar e seca rapidamente. Uma nova camada pode ser aplicada após 2-3 horas.

A dispersão acrílica é atóxica e inodora. Primeiro, os cantos, as costuras são pintadas com um pincel, depois são enroladas sobre as amplas aberturas das janelas com um rolo. As encostas são pintadas de cima para baixo com listras verticais em 2-3 camadas.
Erros comuns
Lista de erros permitidos ao pintar encostas:
- uma nova camada de materiais de pintura é aplicada ao revestimento antigo e esfarelado, fazendo com que a tinta fresca se esfarele e rache rapidamente;
- pintar sobre uma superfície irregular com defeitos visíveis (a tinta não pode esconder irregularidades);
- manchas gordurosas não são limpas com solvente antes da pintura (manchas de óleo aparecem em um novo revestimento);
- não use primer (o consumo de tinta aumenta);
- aplique materiais de pintura em direções diferentes (após a secagem, todas as manchas aplicadas aleatoriamente aparecem);
- pintar em uma camada (a superfície é pintada de maneira desigual);
- Os materiais de pintura são aplicados em uma superfície molhada (a tinta começa a inchar, borbulhar);
- as encostas são pintadas no calor, no calor do verão (a tinta não tem tempo de se espalhar, seca rapidamente, não fica nenhum arranhão do rolo ou pincel na superfície).
Dicas e truques adicionais
Algumas nuances importantes a serem lembradas ao pintar encostas:
- para melhor adesão dos materiais de pintura à superfície, é necessário o uso de primer;
- é aconselhável pintar as aberturas das janelas com faixas verticais largas;
- para encostas de cozinha, você pode comprar tinta fosca (manchas de óleo ficarão visíveis na superfície brilhante);
- a tinta é aplicada em 2-3 camadas, é proibido pintar a superfície molhada;
- para pintar as encostas não é recomendado o uso de materiais de pintura betuminosos;
- para drywall é melhor usar composições à base de água;
- as dispersões acrílicas são adequadas para paredes de gesso.


