Como obter a cor roxa e seus tons misturando tintas

Poucas pessoas pensam em como obter uma rica cor roxa. Na verdade, parece uma tarefa bem simples que até uma criança pode fazer. No entanto, misturar azul e vermelho nem sempre produz o roxo originalmente projetado. Às vezes você tem que trabalhar na criação de uma sombra. Um conjunto de tintas ajudará o artista nisso.

Características roxas

Na psicologia, esse tom é considerado favorável a uma pessoa. Ele é capaz de acalmar o sistema nervoso, aliviar a irritabilidade e o estresse. Os cientistas dizem que as pessoas que constantemente enfrentam tons roxos sofrem menos resfriados.

O roxo é considerado um tom nobre. Está associado à sabedoria, paz e silêncio. Além disso, cria um clima solene para a pessoa, garante a ausência de mudanças emocionais.

Que cores podem ser obtidas misturando tintas

A base roxa vem de pigmentos vermelhos e azuis. Porém, o resultado final depende da saturação dos tons, da composição das tintas utilizadas. O tipo de corante é tão importante. Portanto, ao combinar aquarelas, é improvável que seja possível obter uma cor saturada, ela ficará opaca e um pouco opaca.

Como misturar corretamente

Especialistas dizem que o roxo clássico é o resultado da combinação de pigmentos em proporções iguais. Você precisa se certificar de que ambos os corantes tenham tons ricos. Caso contrário, você obtém um tom diferente. A principal regra para obter uma cor nobre é a ausência de impurezas de outros pigmentos. Se você não seguir esta regra, o resultado final ficará longe de ser roxo.

COLORIDA

Pintura a óleo

Tem uma consistência viscosa e uma estrutura especial. Isso torna a mixagem mais difícil. Para criar um pigmento roxo, você deve usar um dos 3 métodos a seguir:

  1. Mistura ótica. Pequenos traços de tinta de diferentes tonalidades estão localizados extremamente próximos uns dos outros e em um determinado ângulo. O método é adequado para artistas profissionais, pois requer habilidades especiais de desenho.
  2. Cobrir. O tom base é aplicado à superfície preparada. Em seguida, uma camada de tinta translúcida é aplicada por cima. Isso permite criar o efeito de mistura de cores, que permite que uma pessoa perceba visualmente a cor final como roxo. O método é adequado para a obtenção de novas tonalidades.
  3. método mecânico. Um recipiente separado é levado no qual as tintas são colocadas. A mistura é bem misturada e, em seguida, uma mancha é aplicada a uma tela ou folha de papel. Para atingir o tom desejado, um pequeno tom de base é adicionado à substância.

Para obter uma cor roxa em tintas a óleo, são usadas as seguintes combinações de cores:

  • kraplak e no exterior;
  • cádmio vermelho e ceruleum;
  • cinábrio e azul da Prússia;
  • vermelho quinacridion e azul royal;
  • quinacridiona rosa e indante;
  • FC rosa e azul napolitano;
  • cromo-cobalto rosa e azul-esverdeado de São Petersburgo;
  • rosa coral e azul celeste.

Tem uma consistência viscosa e uma estrutura especial. E

Tinta acrílica

Os corantes possuem textura flexível, o que facilita a mistura. Para criar roxo, a paleta é pintada em um tom básico e, em seguida, uma cor adicional é introduzida em pequenas porções. Há um problema ao misturar tintas acrílicas.

Outro problema com o acrílico é a capacidade de alterar ligeiramente a pigmentação após a secagem. Para não encontrar dificuldades, você deve primeiro fazer uma pequena camada de tinta, esperar até que seque completamente.

Os corantes possuem textura flexível, o que facilita a mistura.

guache

A tinta deste formato tem uma estrutura mate densa, é opaca e caracteriza-se por um bom poder de cobertura. A principal vantagem do guache é que ele se dilui facilmente com água quando seca. Para obter a cor desejada, pegue dois pigmentos principais. Você deve misturá-los até obter a tonalidade desejada.

Se necessário, um pouco de tinta branca ou preta é adicionada à substância final para dar uma tonalidade mais intensa.

Aquarela

Ao misturar aquarelas, é difícil escolher uma cor roxa rica. Este tipo de tinta é caracterizada por uma estrutura transparente, é diluída em água, o que dificulta a obtenção de uma tonalidade brilhante. Ao mesmo tempo, a aquarela possui uma ampla paleta de cores. Isso permite diferentes cores de saturação e tonalidade. Ao usar aquarela, é necessário garantir que a tinta esteja limpa, livre de impurezas e manchas. Caso contrário, a cor ficará muito opaca, uma mistura marrom-acinzentada se formará.

colorida

Lápis

Usando lápis vermelho e azul, você pode obter a cor roxa clássica. Para fazer isso, uma cor azul deve ser aplicada a uma folha de papel, após o que é coberta com uma camada de corante vermelho.Ao combinar duas tonalidades, é preciso monitorar o resultado, se exagerar em uma, pode obter um roxo completamente diferente.

Características de obtenção de tons

A paleta de tons roxos é ampla e variada. Tem muitas variações e derivados. Portanto, para obter todos os tipos de tonalidades, uma pequena quantidade de outras cores de tinta deve ser adicionada ao pigmento base. Na maioria das vezes é preto e branco, às vezes amarelo e marrom.

habitual

A cor violeta clássica é obtida misturando pigmentos vermelhos e azuis em proporções iguais. No entanto, o resultado final nem sempre corresponde às expectativas.

O esquema de cores azul e vermelho é bastante extenso. Portanto, quando diferentes tons são combinados, certos tons de roxo podem se formar.

Para obter um esquema de cores clássico, você deve usar pigmentos ricos em azul e vermelho. Quando misturados uniformemente, eles darão o efeito desejado.

lilás

Luz roxa

A paleta de tons de roxo claro é bastante ampla. Este tom é classificado em duas direções - leve e delicado. A classificação está relacionada com as peculiaridades de obtenção de um determinado esquema de cores.

Para criar destaques, uma pequena quantidade de tinta branca é injetada na cor de base. O mesmo resultado será obtido se o corante for diluído com água. A base, neste caso, é obtida misturando uniformemente os pigmentos vermelho e azul.

Se for necessário obter uma cor roxa pálida, você precisará seguir outras regras. O primeiro passo é obter a cor base. Para isso, os pigmentos rosa e azul são misturados em proporções iguais. Além disso, outros pigmentos são adicionados a ele, o que ajudará a obter uma tonalidade delicada. Com a abordagem certa, você pode obter um rico esquema de cores lilás.

lilás

Roxo escuro

Para obter um esquema de cores roxo escuro, você precisa seguir duas regras básicas:

  1. O violeta é obtido com proporções iguais de azul e vermelho. Se você adicionar o primeiro tom em um volume maior, a versão final ficará mais escura.
  2. O corante preto é adicionado gota a gota à tinta vermelha. O contraste deve ser monitorado de perto, caso contrário, o resultado ficará muito escuro.

Se o resultado for muito escuro, a tonalidade resultante é praticamente indistinguível do preto, uma pequena quantidade de corante branco deve ser adicionada à substância. Isso uniformizará a cor e a tornará mais saturada.

lilás

Roxo brilhante

A paleta de cores clássica é obtida misturando proporções iguais de pigmentos azuis e vermelhos. Para tornar o tom rico e brilhante, a quantidade de tinta vermelha deve ser aumentada. Como resultado, você pode obter um roxo brilhante.

Além disso, esse tipo de tinta também sairá quando um pigmento amarelo for adicionado à cor roxa base. Deve ser administrado em doses mínimas para atingir o tônus ​​adequado. Somente a diluição gradual dos pigmentos resultará em um esquema de cores roxas vivas.

lilás

Como corrigir a tonalidade obtida

É difícil trabalhar com roxo. Devido à abundância de uma paleta de tons e meios-tons, pode ser difícil obter a tonalidade desejada. Se não funcionar da primeira vez, você pode tentar corrigir o resultado, principalmente se for o mais próximo possível do que você deseja.

É necessário focar em uma série de regras com as quais você pode alterar a tonalidade inicial:

  1. Se você deseja criar um tom pastel, uma pequena quantidade de branco é introduzida na base. Eles abafam o brilho do pigmento. A única desvantagem é que eles monitoram a quantidade de líquido na tinta.
  2. Para escurecer a tonalidade ou obter uma faixa escura, o pigmento preto é adicionado à tinta base.
  3. Você pode clarear o tom com tinta branca.
  4. Se o objetivo é conseguir um tom lavanda ou tons semelhantes, deve-se misturar as cores preto, branco, azul e vermelho. Neste caso, eles não são misturados ao mesmo tempo. Primeiro, os pigmentos vermelho e azul são misturados para formar uma base. Em seguida, a tinta preta e branca são misturadas. A saída deve ser uma substância cinza claro. Quando adicionado à base e depois misturado, criará um tom lavanda.

É imperativo que não haja impurezas na tinta. Caso contrário, você corre o risco de obter uma cor cinza ou marrom suja.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha