Como você pode diluir o óleo de secagem espessado, melhores remédios e erros comuns

Como diluir o óleo de secagem espessado? Você pode tentar dissolver com uma impregnação menos viscosa. Se você adicionar um novo ao óleo secante antigo, o óleo espesso ficará mais líquido. Certamente, o tipo dos dois fluidos deve ser o mesmo. É permitido diluir a mistura espessa com white spirit, solvente para tintas a óleo, óleo técnico. Ao trabalhar com impregnação, não se esqueça das regras de segurança e certifique-se de usar um respirador.

Descrição e características da composição do óleo secante

Um líquido oleoso feito de óleos ou resinas, geralmente marrom escuro ou marrom amarelado, é chamado de óleo de linhaça. Acontece natural, combinado, sintético. É usado para diluir tintas (óleo), impregnar painéis, processar metal, madeira, bem como superfícies rebocadas em ambientes internos e externos.

Após a secagem, cria uma película elástica durável e resistente à umidade na base tratada. O óleo de secagem aplicado a uma parede de concreto ou gesso melhora a adesão a tintas e gesso. Qualquer impregnação oleosa é perigosa no fogo e até usada para fazer fogo.

Tipos de óleo secante, características:

  1. Natural. Produzido de acordo com GOST 7931-76.Inodoro, grosso, transparente, marrom. É usado principalmente para diluir tintas a óleo e tratamento de madeira. É 95 por cento de óleo de linhaça tratado com 80 por cento de ácido linoleico, que seca rapidamente e forma uma forte película elástica na superfície. Pode ser feito de outros óleos vegetais (cânhamo, tung). Um dessecante é adicionado à composição, o que acelera a secagem do líquido. Seca em 24 horas.
  2. Oksol (semi-natural). Fabricado de acordo com GOST 190-78. Menos denso que o natural, tem cheiro pungente, tonalidade acastanhada. Ingredientes: óleos vegetais (55 por cento), 40 por cento de white spirit (solvente) e 5 por cento de dessecante. É mais barato que natural. Usado para tratamento de superfície exterior (antes da pintura). Seca mais rápido que o natural.
  3. Combinado. Produzido com base em TU. Ingredientes: óleos vegetais, resinas de petróleo, white spirit, secativos. Tem um cheiro pungente, de cor marrom-amarelada. Não aplicável para processamento interno. Seca em 72 horas.
  4. Sintético (composto). Fabricado de acordo com TU. Completamente feito de componentes sintéticos. Feito de produtos de petróleo refinados e solventes. Pode ser avermelhado, amarelo claro, marrom. Tem um odor pungente e é venenoso. Seca por muito tempo. Um líquido oleoso feito de pavio deixa uma película gordurosa que não pode ser pintada. É utilizado para trabalhos exteriores (diluição de tinta). Pouco absorvido pela madeira e pela estrutura porosa.

Após a secagem, cria uma película elástica durável e resistente à umidade na base tratada.

Por que você precisa diluir o óleo secante

Este agente oleoso é usado para embeber madeira e superfícies porosas. A impregnação penetra na madeira, protege-a e evita o apodrecimento. As paredes são impregnadas com uma mistura oleosa antes da pintura, o líquido é usado para diluir as tintas (óleo).Em todos esses casos, a impregnação deve ter uma consistência líquida.

O produto oleoso é diluído para:

  • torná-lo menos grosso;
  • retornar propriedades operacionais;
  • economizar na compra de um novo produto.

Quando armazenado por muito tempo, a mistura torna-se espessa. Isto é devido ao espessamento dos óleos. A impregnação oleosa endurece se armazenada em um frasco com a tampa aberta ou se o recipiente for aberto com frequência. Se o líquido não secar completamente, mas apenas engrossar, pode ser diluído. O tipo de diluente é escolhido dependendo do tipo de impregnação.

Regras de reprodução

Antes de diluir o óleo secante, é necessário estudar sua composição (indicada no rótulo). O diluente é escolhido de acordo com as características técnicas do líquido. Não existe solvente universal.

É aconselhável experimentar primeiro, ou seja, diluir uma pequena quantidade do agente oleoso com o solvente escolhido. Se a reação for positiva, o diluente pode ser usado em toda a impregnação. Ao diluir o óleo de linhaça grosso, as proporções são respeitadas: dez partes do agente oleoso devem representar uma parte do solvente. A proporção ideal é de 10:1.

O agente oleoso inflama rapidamente quando ocorrem faíscas.

Recomenda-se realizar o processo de diluição do líquido longe de fontes de fogo aberto. O agente oleoso inflama rapidamente quando ocorrem faíscas. É aconselhável trabalhar com impregnação em local bem ventilado e com respirador.

Antes de diluir a substância oleosa, você pode tentar aquecê-la levemente. O líquido geralmente engrossa no frio.

Se um recipiente de plástico com óleo secante for mergulhado em uma panela com água morna, a mistura ficará mais fluida. A maneira mais fácil é restaurar um remédio natural a um estado operacional, o mais pesado é um remédio sintético.

Como Produzir Diferentes Espécies

O tipo de diluente é escolhido com base nas propriedades do óleo secante. Cada tipo de impregnação oleosa possui seu próprio solvente.

Natural

Para diluição usar:

  • óleo de castor;
  • Espírito branco;
  • terebintina;
  • ácidos orgânicos;
  • diluentes para tintas a óleo;
  • óleo secante fresco do mesmo tipo (natural).

Oksol

Para diluição usar:

  • Espírito branco;
  • terebintina;
  • nefras;
  • solvente sintético para tintas a óleo;
  • oxol fresco.

O principal é lembrar que você pode diluir uma composição semilíquida.

Combinado

Para diluição usar:

  • Espírito branco;
  • solvente para tintas a óleo;
  • óleo industrial (mamona, linhaça);
  • impregnação combinada fresca.

Sintético

Para diluir a composição sintética, use:

  • óleo técnico;
  • Espírito branco;
  • solvente para diluição de tintas a óleo;
  • impregnação sintética fresca.

Erros comuns e suas soluções

O principal é lembrar que você pode diluir uma composição semilíquida. É inútil dissolver um óleo secante fortemente espesso com uma película densa formada na superfície. As propriedades originais da impregnação oleosa não podem ser restauradas. Além disso, o solvente será desperdiçado.

É proibido misturar diferentes tipos de óleo secante entre si. A mistura de diferentes composições resultará em uma mudança nas propriedades de cada uma. É melhor não experimentar e dissolver o líquido espesso com um solvente adequado (white spirit).

A impregnação não deve ser diluída com óleo de girassol. Você obterá uma mistura gordurosa que secará por muito tempo. É melhor adicionar álcool branco ao líquido oleoso. É este solvente que é mais frequentemente introduzido no óleo de secagem.

É aconselhável respeitar as proporções de diluição.É proibido derramar muito solvente em um líquido oleoso. Uma composição muito fluida demorará muito para secar (quase um mês). Normalmente, 50 ml de solvente são tomados para 1 litro de produto espesso.

Se for usado um diluente, é muito provável que as propriedades originais do óleo secante sejam alteradas. A composição dissolvida pode ser impregnada com superfícies localizadas em instalações não residenciais ou ao ar livre. Não é recomendado usar tal ferramenta dentro de um prédio residencial.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha