Como e quanto você pode armazenar diferentes tipos de queijo em casa
O problema do armazenamento adequado do queijo preocupa tanto as pessoas comuns quanto os cozinheiros novatos. Parece que a resposta é simples: na geladeira. Coloque em uma prateleira e retire conforme necessário. Mas, de acordo com chefs profissionais, esta é a decisão errada. O não cumprimento de certas regras levará à morte de bactérias benéficas, o produto lácteo fermentado torna-se insípido. Ou pode até piorar. Portanto, é necessário recorrer a outras opções de armazenamento.
Regras gerais de armazenamento
O queijo é um lanche feito de leite (geralmente de vaca ou cabra), usando microrganismos especiais ou derretendo. Ao longo dos anos, as pessoas aprenderam a produzir queijos originais com sabores e durezas diferentes.
Todas as variedades têm suas próprias características de armazenamento. Mas também existem recomendações universais que exigem cumprimento obrigatório:
- O melhor lugar para encontrar um produto lácteo fermentado é na geladeira.No interior, os microorganismos se instalam rapidamente no queijo e se multiplicam, o queijo estraga. E no calor do verão ele derrete, o resfriamento subseqüente afeta negativamente o sabor e a estrutura.
- O aperitivo é primeiro embrulhado em papel manteiga e depois colocado em um recipiente de plástico. Este procedimento ajudará a manter a porcentagem desejada de umidade e permanecer macio por muito tempo.
- Os queijos fumados duram mais tempo do que o habitual, não podem ser guardados no mesmo recipiente.
- Se for encontrado mofo em um produto lácteo fermentado comum, ele é imediatamente cortado e o queijo é usado para fazer sanduíches quentes ou pizzas, o pedaço restante é colocado no freezer. Deve-se lembrar que o aparecimento de até mesmo uma pequena área de mofo indica a contaminação de todo o produto, pois os esporos penetram em alta velocidade.
- Donas de casa especialmente avançadas compram cheesecakes de última geração com um dispositivo que garante a umidade necessária no interior (cerca de 80-90%). Afinal, esses parâmetros não ficam guardados dentro da geladeira. Além disso, o aparelho não deixa passar odores, o que faz com que o sabor natural do lanche original permaneça por muito tempo.
Para não confundir a data de compra do queijo, é necessário escrevê-lo em um adesivo e colá-lo no recipiente em que se encontra a guloseima.

Como guardar na geladeira
Na maioria das vezes, uma geladeira é escolhida para armazenar queijo. Para que o produto não perca suas qualidades úteis, vale lembrar as regras e regulamentos.
Condições ideais
Existem lugares na geladeira que são melhores para o queijo.
Lugar
A porta não é o lugar certo para um lanche.A combinação de uma onda de frio e aquecimento fará com que seu sabor se deteriore. Se você colocar uma guloseima perto do freezer, ela pode congelar e só será adequada para assar.
Muitos tipos de queijo ficam melhores nas prateleiras do meio.
Umidade
Para um lanche original, um teor de umidade de 70-90% é adequado.
Temperatura
A melhor temperatura para laticínios é de + 3… + 5 ° C. É isso que se cria na geladeira nas prateleiras do meio.

Armazenamento em recipiente fechado
Um lanche original é colocado em um recipiente especial, considerado o melhor local para o queijo. Caso contrário, são utilizados recipientes de vidro ou plástico.
Em embalagem aberta
Em embalagem aberta, a iguaria dura apenas algumas horas. Por exemplo, antes de uma festa.
Corte em porções
Se um produto adquirido já foi cortado pelos vendedores e embrulhado em filme, ele é consumido o mais rápido possível. Esse queijo fica sem acesso ao ar e perde rapidamente o sabor. Se o filme for removido, a iguaria endurecerá e ficará inutilizável.
Suluguni
O suluguni branco é colocado na geladeira, totalmente imerso na salmoura, em um recipiente de vidro. É selado com película aderente. É armazenado por 2-3 semanas. O produto defumado a vácuo dura 2 meses. É melhor comer a iguaria rapidamente, enquanto estiver fresca e saborosa. No interior, o lanche original é guardado por no máximo um dia. E se colocado em salmoura, então por 3-4 dias.

Métodos de armazenamento sem geladeira
Sem refrigeração, o produto lácteo fermentado pode ser guardado por cerca de uma semana. E apenas sólido. É envolto em um pano (não sintético, mas feito inteiramente de fibras naturais) embebido em solução salina concentrada. Colocado no lugar mais escuro e fresco.
Todos os dias o material é umedecido com água recém-preparada com sal-gema.
No inverno, o produto lácteo pode ser armazenado ao ar livre. É embrulhado em papel alumínio e levado para a varanda. Mas não se esqueça que nesta época do ano as geadas costumam ser substituídas por degelos. Isso significa que o produto às vezes fica saturado de água e depois se transforma em gelo. A consistência e o sabor do queijo sofrem.
A especificidade de armazenamento das diferentes variedades
Diferentes tipos de lanches de leite fermentado requerem condições de armazenamento completamente diferentes.
Sólido
Tipos sólidos de produtos lácteos são armazenados por mais tempo. O melhor regime de temperatura para eles é de -3 a 0 ° C. Isso significa que são precisamente essas peças que podem ser dispostas mais perto do freezer.
Queijos franceses não podem ser armazenados sem filme plástico. E para os suíços, um recipiente fechado de esmalte ou vidro é adequado. A crosta presente no aperitivo é retirada antes do consumo.

marinado e doce
Alguns dos petiscos originais são vendidos em salmoura ou soro de leite. Eles não são armazenados sem líquido. O freezer também não é adequado para eles. O melhor lugar é a parte de trás da geladeira. Consumido em 2-3 semanas.
O queijo Adyghe mantém o sabor e ainda menos - cerca de 5 dias. A embalagem a vácuo prolonga a duração até um mês.
A iguaria defumada dura de 3 a 4 meses.
Com molde
O aperitivo original de mofo nobre é armazenado em temperatura ligeiramente abaixo de zero por cerca de 30 dias. E com mais - duas semanas. Além disso, o queijo é colocado em um recipiente bem fechado, caso contrário o laticínio se deteriorará e o interior da geladeira cheirará mal.
Bem-vindo
Os produtos caseiros mantêm suas propriedades úteis por 3-5 dias. O saco de plástico não é adequado para armazenamento. O produto é colocado em um recipiente de vidro com tampa.
Parmesão fino e caro
O queijo parmesão é melhor colocado em uma embalagem a vácuo lacrada. Assim, fica na geladeira por 7-8 meses. O prazo é reduzido para seis meses se a guloseima for embrulhada em papel manteiga e depois embrulhada em papel alumínio. O parmesão, cortado em pedaços e fatias, mantém o sabor por 10 a 14 dias. E esfregou - apenas uma semana.

No congelador, em pergaminho, o queijo não dura mais de três meses. E em temperatura ambiente, no escuro - 6 dias se o produto for envolto em pano embebido em soro fisiológico.
bairro lixo
O snack original tem uma estrutura porosa e absorve rapidamente os sabores de outros alimentos. Portanto, não é colocado ao lado de produtos defumados, ervas (endro, hortelã, erva-cidreira) As iguarias mofadas têm um cheiro forte, por isso são colocadas em um recipiente bem fechado. Não coloque carne e peixe crus ao lado do queijo.
Afinal, a primeira regra das boas donas de casa é não guardar produtos prontos e que vão ser cozidos ou fritos por perto.
Vantagens e desvantagens de congelar no congelador
Você pode congelar produtos lácteos, mas lembre-se das regras conhecidas:
- O queijo duro é cortado em pedaços finos. Pequenas porções são embaladas em um saco plástico. Afinal, todos os produtos lácteos fermentados descongelados precisarão ser usados imediatamente. Além disso, só será adequado para uso em pratos quentes.
- O queijo parmesão resiste perfeitamente ao congelador por 1,5 a 2 meses.
- O prazo de validade das variedades pastosas no estado congelado aumenta de uma semana a vários meses.Mas então os queijos só podem ser passados em fatias de pão.
- A qualidade das variedades moles não sofre por estar no congelador. Mas com uma condição - estar em um recipiente hermético, para que o lanche original não fique saturado de odores e não fique saturado de umidade.
- O queijo azul também pode ser congelado em embalagens comerciais.
- O produto lácteo ralado é dobrado em um saco plástico, bem embrulhado para que não haja ar. Não é descongelado, mas usado para preparar refeições quentes.

O prazo de validade de um produto lácteo fermentado no congelador não deve exceder 5-6 meses. Após este período, o sabor do queijo é significativamente reduzido.
Descongele os queijos em várias etapas. Primeiro - na geladeira, depois - em temperatura ambiente. O micro-ondas não pode ser utilizado para este fim. Nele, o produto lácteo simplesmente derreterá. Água quente também não é usada. Nele, o produto lácteo fermentado se transformará em um mingau não comestível.
Como prolongar a vida útil
O aperitivo original mantém suas propriedades por mais tempo, sujeito às seguintes regras:
- Armazenamento de uma peça, não fatiado.
- Vários pedaços de açúcar refinado são colocados em um recipiente com uma iguaria sólida e semi-sólida, que remove o excesso de umidade.
- O melhor é embrulhar o laticínio em linho ou algodão embebido em sal.
- Colocação em recipiente hermeticamente fechado.
É melhor comer produtos lácteos fermentados macios o mais rápido possível.

dicas e truques
Para manter o sabor das variedades em conserva por muito tempo, é necessário trocar o líquido a cada três dias.
Algumas donas de casa usam esse truque para manter frescos os queijos duros e semiduros.As peças são embrulhadas em uma toalha de papel comum. E eles tiram cópias de branco. O queijo é colocado em um recipiente de plástico com tampa fechada e refrigerado. Quando o produto lácteo fermentado é removido, o recipiente é enxugado com uma toalha seca e a toalha é substituída.
Algumas famílias preferem comprar queijo processado. Eles são tratados termicamente quando cozidos e são bons porque não podem se deteriorar por três a quatro dias, mesmo em temperatura ambiente. Mas, como todos os laticínios, o melhor é colocá-los na geladeira e armazená-los de acordo com o prazo indicado no rótulo. Se a embalagem original for aberta, o produto processado deve ser consumido em poucos dias.
Mais importante, você não deve comprar muitos laticínios. Afinal, os supermercados funcionam sete dias por semana e oferecem uma enorme variedade de queijos para diversos gostos, para pessoas com diferentes capacidades financeiras.
E em quase todos os assentamentos, as luzes costumam ser apagadas. Isso significa que ele aquece na geladeira. As mudanças de temperatura são ruins para qualquer tipo de queijo.
Uma entrada original é usada para criar sanduíches quentes ou frios ou para preparar pratos quentes. O sabor do produto acabado dependerá de como o queijo é preservado.


