Idéias para um belo design de caminhos de jardim e opções para organizar com suas próprias mãos
O projeto e o layout dos caminhos do jardim é a etapa final do paisagismo. Depois de construída a casa, são colocados anexos, feita uma piscina ou uma fonte, os caminhos para todos esses objetos devem ser traçados para não pisar no chão. A superfície da estrada pode ser feita de forma independente - usando um estêncil de plástico, concreto ou você pode comprar ladrilhos ou pedras prontas em uma loja de ferragens. O desenho dos caminhos deve estar em harmonia com o estilo da casa.
Contente
- 1 Encontro
- 2 Como escolher um assento
- 3 tipos
- 4 Variedade de estilos
- 5 materiais de fabricação
- 6 Realizar planejamento e marcação
- 7 Etapas de instalação
- 8 Sutilezas de design e decoração
- 9 Use uma geogrelha
- 10 Como usar formulários prontos para uso
- 11 Dicas e truques profissionais
- 12 Exemplos originais e ideias de design no país
Encontro
A área ao redor da casa de campo pode ser transformada em um terreno confortável e bem cuidado se forem traçados caminhos elegantes.É desejável que todas as áreas funcionais estejam interligadas.Os caminhos traçados ao longo do terreno permitirão chegar ao local desejado sem se sujar, sem pisotear o gramado, sem atrapalhar a aeração do solo e sem danificar as plantas. Ao pavimentar esses caminhos, é necessário levar em consideração o terreno, o estado do solo, o estilo arquitetônico da casa e a paisagem.
O paisagismo transforma as áreas de trabalho e os recursos do local. Caminhos habilmente executados são "fios" que conectam todos esses detalhes em uma única composição. Eles dão ao território uma completude artística e estilística. A escolha da configuração dos caminhos é realizada na fase de projeto paisagístico.
Os materiais e a tecnologia de assentamento dependem do destino das estradas.
Os caminhos do jardim são:
- Utilitário. Este grupo inclui os caminhos de acesso à garagem ou parque de estacionamento, a estrada desde o portão até à entrada do edifício, bem como os caminhos de ligação que ligam os anexos à casa.
- Decorativo. Este grupo inclui os caminhos que decoram o terreno, bem como os caminhos que conduzem às zonas de recreio, os percursos pedonais.
Pode haver quantas faixas você quiser em um site. A estrada principal, a mais larga, vai do alpendre até à porta. Outros - caminhos secundários podem se desviar dele, geralmente são menores que o principal. É importante que as faixas só se cruzem em um ponto.
Da porta à varanda
O caminho principal vai do portão até a varanda da casa. A largura deve ser de 1,25 a 2 metros. A estrada central pode ser usada como via de acesso. A largura da estrada de entrada depende do tamanho do veículo. Normalmente esse valor é de 2,45 a 3 metros.
Conecte a casa e as dependências
Do beco principal aos vários anexos, os becos secundários se conectam.O sentido de circulação ao longo destes percursos está pensado para que seja possível levá-los desde o edifício central a todas as áreas funcionais. A configuração dos caminhos de conexão secundários não deve ser muito complicada, geralmente a largura desses caminhos é menor que a largura do caminho principal, é de 0,55-0,7 metros.
Mercado
Os percursos pedonais são traçados para o prazer de caminhar. Eles vão desde a entrada central ou a casa, desde as dependências até as áreas de lazer. A largura dessas faixas é de 0,55 ... 1,45 metros. O ciclismo pode ser feito ao longo desses caminhos, no entanto, neste caso, eles devem ser suaves e uniformes.

Como escolher um assento
Ao escolher um local para traçar um caminho, sua finalidade, terreno e outros fatores são levados em consideração. Os caminhos de conexão não são traçados por um ano, mas por décadas. Antes de desenhar os caminhos da casa, é preciso fazer um esboço no papel. O projeto precisará considerar a localização dos edifícios, terreno, árvores que crescem no local, arbustos e o caminho a percorrer. Onde as linhas de movimento de uma pessoa são traçadas, um lugar é preparado para caminhos futuros.
O que você precisa prestar atenção ao escolher um local para organizar os caminhos:
- para a área do site - um caminho sinuoso aumentará visualmente o tamanho do território;
- cultivo de árvores - os obstáculos terão que ser contornados;
- o tipo de solo - as turfeiras são deslocadas de acordo com a estação;
- no estilo arquitetônico da casa - a paisagem deve estar em harmonia com a arquitetura do edifício;
- para compromissos - caminhos estreitos são traçados para caminhadas;
- no relevo - um local baixo alagado após as chuvas deve ser nivelado.
tipos
O caminho do jardim consiste em:
- a camada superior é a plataforma;
- a base é uma camada de areia de cama ou uma almofada de cascalho e brita.
O tipo de fundação geralmente depende da finalidade da estrada. Para caminhos de jardim comuns, a areia é usada como material de cama. As estradas de entrada, ao longo das quais circulam os carros, são construídas sobre uma base de concreto reforçada com reforço. Os principais percursos pedonais são feitos sobre uma camada de areia e saibro.
Superfícies de estrada superiores podem ser feitas de uma variedade de materiais - duros e macios.
No desenho da horta, são utilizados vários tipos de pavimentação.

Sólido
Os materiais dos quais a plataforma sólida é feita:
- ÁRVORE. Normalmente larício ou bétula é usado. A madeira dessas árvores tem uma bela textura, cor, excelente resistência à umidade. Os caminhos são de madeira. A madeira é cortada em tábuas, quadrados, retângulos, círculos. Esse revestimento dura pouco, apodrece e é afetado por insetos. Ele precisará ser substituído de tempos em tempos.
- Uma pedra. Tem um longo período de operação. Adequado para qualquer relevo e design. Pode ser diferente em estrutura e cor. Tem muitas desvantagens: é caro, pesa muito, é escorregadio no inverno e quando chove. Pedras caras são: mármore, basalto, granito, pórfiro. Barato: dolomita, arenito, xisto, quartzito. As pedras são dispostas com padrões, migalhas, lajes. Pisos de pedra podem absorver umidade. É aconselhável tratá-lo periodicamente com agentes repelentes de água.
- Concreto. Um material barato com uma longa vida útil. Suporta cargas pesadas. Com a ajuda de argamassas e moldes de concreto, é feito um revestimento de qualquer tamanho e configuração. Você pode adicionar tinta, seixos, seixos à mistura de concreto.O concreto endurecido não absorve umidade e não desmorona.
- Tijolos de clínquer. Material à prova de umidade, durável e resistente ao gelo. Pode ter várias cores e texturas. Padrões e ornamentos são feitos de tijolos de cores diferentes. Arranjados com um espinha de peixe, trama, linhas paralelas ou perpendiculares.
- Plástico. As placas de plástico podem ser de cores diferentes e tamanhos padrão: 30x30 ou 50x50 centímetros. Eles estão interligados com fixadores. As telhas de plástico são leves, são colocadas sobre uma camada de areia. Desvantagens: fragilidade, deformação sob cargas pesadas.
macio, macio
Variedades de pavimento macio:
- Massa.O revestimento do piso é feito de materiais soltos: areia, cascalho, cascalho, serragem. Eles estão espalhados no chão, livres da camada gramada superior. O revestimento pode ser homogêneo ou combinado. Para o arranjo, você precisa de um mínimo de tempo e conhecimento. Tem uma série de inconvenientes: tem vida curta, precisa ser traçado com meio-fio, é inconveniente andar de salto alto.
- Ervas. Feito de grama não pisoteada. O gramado é mantido como um gramado comum. É agradável andar descalço.
- Cascalho. A superfície da estrada é de cascalho. É um material barato e de fácil acesso. Esse revestimento de piso tem suas desvantagens: ao caminhar, é emitido ruído, é difícil remover detritos e folhas caídas, é necessário adicioná-lo periodicamente.

Lajes para pavimento
Lajes de pavimentação são superfícies duras. Pode ser de cerâmica ou concreto, fundido ou prensado. Sua fortaleza não é inferior à pedra natural.Tem alta resistência ao gelo, baixa absorção de umidade. Pode durar cerca de 50 anos.
Variedade de estilos
A superfície da estrada pode ser feita em qualquer estilo. Ao projetar um território, você pode aderir a uma ou mais direções de estilo. O principal é conectar a superfície da estrada com a arquitetura da casa e a paisagem.
Inglês
Os caminhos, feitos em inglês, serpenteiam, atravessam todo o jardim, convergem na entrada principal. Eles são feitos de tijolos, cascalho, pedra, telhas. Os caminhos estreitam-se para a área de lazer e alargam-se para a casa. A superfície da estrada é separada do gramado por meio-fio. Pedras ou ladrilhos são dispostos um ao lado do outro ou degrau a degrau, onde a grama preenche os vãos.
Ordinário
O estilo clássico (regular) é caracterizado pela ordem, simetria estrita e formas geométricas. Parece um pouco teatral, graças às estátuas, fontes, gazebos, pontes, arcos. Playgrounds, canteiros de flores, edifícios têm a forma geométrica correta. Caminhos retos levam a ela. As curvas e interseções são feitas em ângulos retos. Arbustos são plantados ao longo das estradas, a partir dos quais são formadas sebes. O eixo de simetria pode ser a estrada principal que conduz à entrada do edifício. As etapas são usadas para ir de um nível para outro.
Qual é o estilo clássico:
- adequado para o projeto de uma estrada central;
- pedra natural, concreto, lajes de pavimentação são usadas como pavimentação;
- os paralelepípedos de granito podem ser dispostos em fileiras, arcos, em forma de leque;
- a calçada pode ser feita de tijolos de clínquer;
- as bordas do pavimento são fixadas com meio-fio;
- os caminhos são feitos em cores suaves, utilizam materiais de tonalidade natural, podem ser combinadas no máximo 2-3 cores.

japonês
A principal característica desse estilo é a assimetria. As decorações do jardim não devem ser repetidas. Os caminhos são sinuosos, as plataformas são irregulares. Materiais macios são usados \u200b\u200bcomo revestimento: areia, lascas de mármore, cascalho, cascalho. Acima do solo macio, pedras planas estão dispostas a alguns passos de distância.
Você pode fazer um caminho passo a passo a partir de lajes de pavimentação e preencher a distância entre as lajes com grama ou musgo.
País
A principal estrada de acesso é de pedra. O restante dos caminhos do jardim pode ser pavimentado com telhas irregulares, tábuas de madeira ou cortes de serra, polvilhados com areia. Uma cobertura de cascalho pode ser usada. Para dar um aspecto natural aos caminhos, eles são polvilhados com serragem, casca de árvore e agulhas. No estilo country não há bordas, degraus, linhas retas claras. Os caminhos serpenteiam, parecem naturais, feitos de materiais naturais.
Rotas modernas
O jardim moderno é projetado no estilo Art Nouveau. A superfície da estrada é feita de ladrilhos, paralelepípedos, paralelepípedos. As pistas podem ser retas ou sinuosas. O centro da composição é a casa. A partir dele são feitos caminhos e caminhos no jardim. O pavimento pode ser feito de material bem pavimentado ou lajes individuais polvilhadas com areia ou cascalho e separadas por grama. O caminho é desenhado na forma de um padrão geométrico, um ornamento, linhas paralelas, tecelagem, leque.
materiais de fabricação
O material de que é feita a superfície da estrada deve ser combinado com as formas arquitetônicas e a vegetação do jardim. Caminhos e estradas são revestidos com materiais naturais ou artificiais.
Laje
São lajes lascadas planas e às vezes irregulares de pedra natural de formato retangular, quadrado, trapezoidal e triangular.A espessura do calcário é de 1,2 a 5 centímetros. O valor é diferente. As lajes são feitas de granito, arenito, ardósia, quartzito. O material é durável, prático, durável, bonito, mas caro.

Lajes para pavimento
É feito de concreto, terracota, pedra natural. Pode suportar cargas pesadas. As lajes de concreto são feitas por vibrocompressão ou fundição por vibração. Este material tem baixa absorção de água, alta resistência, boa resistência ao gelo, baixa abrasão, longa vida útil (a partir de 20 anos).
Os ladrilhos fundidos têm uma superfície brilhante, os ladrilhos prensados têm uma superfície áspera. Esse material é fácil de instalar e consertar, não derrete ao sol, não desmorona com o gelo e não emite gases nocivos. É conveniente andar de salto alto, descalço, andar de bicicleta, patins.
tijolo de clínquer
Este material é feito de argila por queima em altas temperaturas. É muito mais resistente que o concreto, tem baixa absorção de água, resiste à abrasão e a qualquer solicitação mecânica. Pode ser usado em ambientes hostis sem alterar sua aparência. Em forma de retângulo. A superfície tem uma textura áspera. Coloração - de amarelo claro a marrom escuro.
deck
É piso de jardim. O piso ajuda a equipar o território de uma casa de campo. A placa de deck é feita de material composto de polímero de madeira. O terraço não se deteriora sob a influência da humidade, não desbota ao sol, é fácil de instalar e reparar e tem uma longa vida útil (pelo menos 50 anos). A tábua do deck tem uma aparência bonita, é agradável andar descalço sobre ela.
Concreto
Os caminhos do jardim podem ser de concreto... Esse material é forte, durável e barato.Para a fabricação de pavimentadoras de concreto, compram cimento da marca M500. Em seguida, é preparada uma mistura de cimento, areia, brita, água e corante. Cofragem ou cofragem é derramada com argamassa de concreto. O relevo decorativo pode ser aplicado na superfície usando almofadas prontas para uso.
O reforço ajuda a tornar o pavimento de concreto mais durável.

Módulos
Módulos compostos de polímeros duráveis podem ser usados para caminhos de jardim. Este material é durável, resistente ao gelo, sem medo de exposição à luz solar, geada e umidade. Pode durar mais de 20 anos. Os módulos são montados usando travas. Eles têm uma superfície com nervuras que não escorrega no inverno ou após a chuva.
Plástico
Os ladrilhos de plástico podem ser usados como tapete em um banco ou balanço, ou para criar um caminho de jardim. Os ladrilhos perfurados podem ter cores diferentes, mas na maioria das vezes verde, cinza. O tamanho de um ladrilho de plástico é 30x30 ou 50x50 centímetros. O plástico não é muito forte, quebra rapidamente, fica escorregadio depois da chuva, mas é um material relativamente barato.
Cascalho e pedra britada
O pavimento do jardim pode ser cascalho ou brita. O caminho pode ser reto ou sinuoso. É fácil de fazer. O material é barato, praticamente não se desgasta, pode desempenhar um papel protetor - faz barulho ao caminhar. É verdade que é desconfortável andar de salto nessa superfície.
Borracha
A superfície da estrada de borracha é feita na forma de telhas, rolos, migalhas de borracha.A superfície da esteira de borracha é macia, confortável para caminhar e a estrutura em relevo reduz o escorregadio. As telhas de borracha são feitas de pneus usados. A borracha não molha, não acumula umidade, resiste bem a altas e baixas temperaturas.
ÁRVORE
A abordagem da casa, dependências, área de lazer pode ser feita de tábuas de madeira, vigas, madeira serrada. As placas são empilhadas em cascalho, areia, papel alumínio. Cortes de cânhamo ou árvores são parcialmente enterrados no solo. A árvore é tratada com óleo de linhaça ou um agente repelente de água para prolongar sua vida.

garrafas plásticas
Os caminhos do jardim no país podem ser feitos de garrafas plásticas. Esse material não absorve umidade, não apodrece, não se deteriora e tem uma longa vida útil. É verdade que esse revestimento não suporta cargas significativas. Na maioria das vezes, os caminhos do jardim são feitos de rolhas ou fundos de garrafas.
Pedra do rio
Seixos das margens dos rios ou mares podem ser usados para pavimentar estradas rurais. Este revestimento é muito durável e resistente a fatores externos. É verdade que, sob pressão, as pedras podem rastejar no local. É aconselhável cercar o caminho com um meio-fio.
telhas de cerâmica quebradas
A partir de fragmentos de ladrilhos de diferentes formas e cores, é possível fazer uma laje de concreto de 50x50 centímetros. Para a fabricação de uma laje quadrada a partir de tábuas de madeira, a batalha de ladrilhos é colocada com a face voltada para baixo, deixando pequenos espaços entre os fragmentos. Em seguida, o molde é derramado com concreto e deixado para secar.
Antes de traçar um caminho de jardim, faça vários blocos de ladrilhos e coloque-os sobre uma almofada de areia.
Realizar planejamento e marcação
Antes de organizar os caminhos do jardim, é feito um esboço em uma folha de papel, na qual são desenhados os principais objetos do local e seus acessos. Na fase de projeto, é necessário levar em consideração o terreno e o estado do solo.A largura da pista depende do objetivo e do número de pessoas que irão caminhar por ela ao mesmo tempo. A largura padrão é de 0,50 a 2 metros.
Em seguida, de acordo com o esboço desenhado, são feitas marcações no local. Eles começam a partir da entrada central. Pequenos pinos são cravados no solo a uma distância de 0,50 a 1 metro um do outro. Uma corda é puxada sobre os tornozelos. A largura da pista é ajustada usando um metro e um trilho.

Etapas de instalação
O desenvolvimento de um caminho de jardim é feito em 3 etapas:
- Uma trincheira está sendo cavada.
- A almofada de cascalho triturado e a camada de leito arenoso são preenchidas.
- O pavimento está sendo colocado.
Trincheira
Dentro dos limites da marcação, retira-se a relva com pá, retiram-se as pedras e arrancam-se as raízes das árvores. Em seguida, uma trincheira com profundidade de 0,4 a 1 metro é removida. O solo no fundo da trincheira é cuidadosamente compactado.
Preparação de base
A trincheira é coberta por uma camada de entulho de 10 a 15 centímetros de altura. Se for feita uma estrada para a entrada de carros, a camada de brita aumenta para 20 a 50 centímetros. A pedra britada é compactada com uma placa vibratória e a areia é derramada sobre ela com uma camada de 5 a 10 centímetros e nivelada. Para melhor compactação, a camada de areia é borrifada com água. Você pode colocar geofabric no fundo da vala e, em seguida, despejar brita e areia.
No final, o excesso de camada de areia é removido com uma ripa de madeira e o nível da inclinação é nivelado. O caminho é feito em um pequeno ângulo e levemente elevado para que a água não se acumule após a chuva, o solo não é aplicado.
Como colocar o material de acabamento
Fase de acabamento - pavimentação. O material é escolhido dependendo do estilo do site. Antes da pavimentação, são instalados meios-fios, se necessário.A telha ou pedra não é colocada perto, mas deixa pequenas lacunas (até 5 milímetros). Essas costuras são cobertas com areia de grão fino. Após o assentamento, a laje ou pedra é socada com uma placa vibratória com manta de borracha para suavizar eventuais irregularidades.
Você pode colocar o revestimento em uma solução de concreto. Pedra britada (30 centímetros) é colocada no fundo da vala, depois uma camada de areia (10 centímetros), argamassa de concreto (12 centímetros) é despejada sobre ela, ladrilhos ou pedra são colocado lá. Quando o revestimento "gruda" no concreto, as costuras são vazadas com argamassa de cimento.

Sutilezas de design e decoração
No território próximo à casa, eles equipam os caminhos com um, no máximo 2-3 materiais selecionados. Ao projetar a superfície da estrada, eles seguem um certo estilo. Azulejos ou pedras decorativas devem estar em harmonia com a fachada da casa. Por exemplo, uma construção de toras é complementada por caminhos de madeira serrada ou pedras naturais.
Para o estilo country, uma estrada de cascalho é adequada. Pode ser decorado com flores ou arbustos nas laterais. O edifício de estilo inglês é cercado por caminhos de tijolos. Para uma casa no espírito escandinavo, uma pavimentação de paralelepípedos, paralelepípedos e seixos é adequada.
Use uma geogrelha
São células plásticas interconectadas de diferentes formas. Com a ajuda deles, caminhos são traçados nas proximidades da casa. As células podem ser quadradas, em forma de diamante, em forma de favo de mel. Os vazios são preenchidos com cascalho, brita, terra, formando assim uma base sólida e estável. A geogrelha impede o movimento das camadas do solo, a erosão da cobertura assentada.
Antes de instalar a geogrelha, cave uma trincheira de 30 centímetros de profundidade.Os geotêxteis são colocados na parte inferior e, em seguida, uma malha é instalada. As células são cobertas com cascalho e pronto - a tampa está pronta. No topo você pode derramar uma camada de areia e colocar ladrilhos sobre ela.
A geogrelha pode ser preenchida até a metade com entulho, depois terra e grama.
Como usar formulários prontos para uso
No site, você pode fazer uma pista usando uma forma de plástico pronta, que é vendida em uma loja de ferragens. Esse estêncil imita pedras ou lajes colocadas uma ao lado da outra. É derramado com argamassa de concreto. Um corante pode ser adicionado ao concreto para dar às pedras uma cor natural.
Primeiro, uma trincheira é puxada, socada, uma camada de entulho e areia é despejada e abundantemente regada. Um molde lubrificado com óleo de máquina é colocado sobre uma superfície plana. Uma mistura de cimento M500, areia, brita, plastificante, corante e água é despejada no estêncil.
Após 6 horas, quando o concreto estiver "endurecido", a cofragem pode ser removida. A solução seca por cerca de 3 dias. No dia seguinte ao vazamento, o concreto deve ser umedecido e coberto com filme plástico. Ao colocar essa superfície de estrada, os meios-fios podem ser omitidos.

Dicas e truques profissionais
Algumas dicas dos profissionais:
- a melhoria do território começa com a zona cerimonial;
- os melhores materiais devem estar na frente da varanda e até o portão;
- os caminhos que conduzem às dependências podem ser feitos com materiais menos dispendiosos;
- uma estrada de terra pode ser coberta com cascalho ou areia;
- no estilo clássico, os meios-fios são instalados nas laterais da superfície da estrada;
- caminhos secundários podem ser limitados por pedra ou tijolo;
- a superfície da estrada pode ser combinada, os materiais devem combinar em cor e estrutura (por exemplo, seixos e pedregulhos, cascalho e pedras);
- na hora de fazer o paisagismo de um terreno, é melhor usar materiais que estejam na vizinhança;
- nas laterais do caminho você pode instalar backlights, ou seja, lâmpadas movidas a energia solar.
Exemplos originais e ideias de design no país
A aparência da área suburbana e a impressão que ela causa no anfitrião ou hóspede dependem de materiais selecionados corretamente e caminhos corretamente traçados no jardim. Mesmo material caro, colocado de uma forma ou de outra, pode estragar a visão da área.
Antes de começar a organizar leads, você deve:
- pense onde eles vão levar, os caminhos não devem ser excluídos da cerca;
- escolha um material que esteja em harmonia com a fachada da casa e a vegetação.
Idéias interessantes para criar trilhas no país:
- De uma pedra selvagem. Esse material é resistente ao desgaste e durável.A superfície da estrada é feita de lajes de pedra plana de formato irregular. Eles são empilhados um ao lado do outro, deixando um pequeno espaço. As juntas podem ser cobertas com areia, cascalho fino ou plantas (musgo, grama) podem ser plantadas ali. É aconselhável plantar flores exuberantes em torno desse caminho.
- Estilo japonês. Os caminhos podem ser traçados com pedras planas espaçadas umas das outras a uma distância de um passo. Pequenos seixos devem ser derramados entre eles. Ao longo do caminho, você pode montar uma ponte baixa de madeira sobre um rio de pedra estilizado que cruza o caminho. Em ambos os lados, você precisa plantar árvores, arbustos altos, cujos galhos se curvarão sobre o pedestre.
- Floresta de coniféras.Estacas de pinheiro ou abeto cravadas no solo, colocadas a uma distância de um degrau, podem ser polvilhadas com agulhas secas. Em vez de cortar árvores, você pode colocar pedras planas. Em ambos os lados do caminho, é necessário plantar samambaias, cedros, abetos ou pinheiros.
- Caminhos de cascalho. Uma pequena área pode ser ampliada visualmente criando caminhos sinuosos cobertos com cascalho. Árvores altas devem ser plantadas de um lado da estrada e flores baixas do outro. Bordas quase imperceptíveis podem ser instaladas ao longo das bordas do caminho. O cascalho pode ser preenchido na geogrelha. Este caminho não "desaparecerá" depois das chuvas.
- Imitação de cascalho ou cascalho. Concreto cinza ou pavimento de asfalto podem ser transformados polvilhando com pó que simula areia, cascalho, entulho ou pedra. Você pode percorrer esse caminho mesmo de salto alto, pois o tamanho da partícula é de apenas 1 a 2 milímetros. O pó é derramado em uma camada fina na superfície tratada com cola ou em concreto que ainda não “endureceu”.
- De cortes. Cortes redondos de árvores são colocados no chão ou em uma camada de entulho e areia. O caminho pode consistir em cortes de diâmetro grande e pequeno. Eles são pré-tratados com um composto protetor. Este caminho é lindo no jardim, rodeado por árvores altas e arbustos.
- De tijolos de clínquer. Um caminho estreito e sinuoso feito de tijolos de terracota, passando entre arbustos e canteiros de flores, dará ao jardim uma aparência única. Esse revestimento parece apropriado perto de uma casa de tijolos.


