3 melhores maneiras de manter o churchkhela em casa
O perfumado Churchkhela é uma famosa especialidade georgiana que recebeu uma patente. A sobremesa recria o sabor oriental, por isso é popular entre os turistas que visitam os países do Cáucaso e a Rússia. Além disso, o churchkhela é vendido em lojas étnicas. Muitas pessoas não sabem como armazenar adequadamente o churchkhela para que não se deteriore e retenha substâncias úteis. Considere opções de armazenamento para uma sobremesa oriental.
Características do armazenamento churchkhela
A receita culinária influencia a escolha dos métodos de preservação da doçura oriental. Se o churchkhela for preparado em casa de acordo com uma receita clássica, bastará envolvê-lo em material natural para armazenamento e colocá-lo em um armário seco. Este método de cozimento é considerado o mais vantajoso em termos de segurança.
Na produção, as regras para fazer uma sobremesa georgiana são frequentemente violadas, vários substitutos e açúcar são adicionados a ela. São os conservantes que reduzem o prazo de validade da churchkhela industrial. Depois de comprar uma guloseima em uma loja, é recomendável comê-la em até 7 dias, pois não pode mais ser armazenada.Você não pode comer uma iguaria seca, pois o risco de danificar o esmalte dos dentes não está excluído.
Como armazenar adequadamente o churchkhela:
- um prato saboroso natural pode ser pendurado no teto em uma sala ventilada;
- pode ser armazenado por um curto período de tempo em uma prateleira, sem sinais de umidade;
- Churchkhela pode ser embrulhado em filme plástico e armazenado na geladeira, mas por um curto período de tempo.
A secagem rápida de uma sobremesa georgiana é influenciada pela presença de vários aditivos. Os conservantes são usados para acelerar o processo tecnológico.
Fatores que afetam a vida de prateleira
A famosa iguaria feita com tecnologia tradicional não pode ser classificada como um alimento que estraga rapidamente.
Fatores que afetam a retenção da delicadeza:
- a qualidade das matérias-primas utilizadas;
- precisão da conformidade com a tecnologia de fabricação;
- regras de secagem do produto;
- condições de armazenamento e transporte em longas distâncias.
Uma sobremesa tradicional clássica dura menos tempo, dependendo do cumprimento da tecnologia de cozimento e do transporte correto do produto.Cada um de nós deve saber que, mesmo que todas as regras sejam seguidas, o prazo de validade do churchkhela não ultrapassa 30 dias.

Como prolongar a vida útil em casa
Para armazenamento a longo prazo, é usada uma geladeira ou adega. Primeiro, a doçura deve ser embrulhada em pergaminho. Antes de ser enviada para armazenamento, a iguaria oriental é seca em uma mesa de cabeceira em temperatura ambiente por 6 a 8 dias. Durante o processo de secagem, a guloseima é coberta com gaze para evitar o acesso de vários insetos ao churchkhela.
Assim, será possível evitar o crescimento de bactérias e microorganismos na camada superior.
A doçura preparada na cozinha tem prazo de validade de até 45 dias. Em seguida, gradualmente começa a se decompor: a crosta de farinha se esfarela e pode se formar mofo na superfície.Ao armazenar, é uma boa ideia verificar seu estoque com frequência e depois embalá-lo novamente para mantê-lo em dia.
Regras de armazenamento da adega: Cada doce deve ser embrulhado em gaze ou pano fino e pendurado em local fresco e seco. A vida útil na adega pode ser de até 2 meses. Se a camada superior começar a secar, a igrejakhela se deteriora. Não armazene o produto em um ambiente escuro e úmido. O suco e a farinha da baga logo endurecem e os clientes simplesmente “quebram os dentes” com esse bastão.
Como escolher o certo
Para um armazenamento mais longo do produto, você precisa conhecer as nuances da escolha do churchkhela:
- Ao comprar, é recomendável tocar no fio saliente. Se ela se comportar como borracha quando dobrada, a doçura oriental terá o mesmo sabor.
- Se grãos de açúcar estiverem visíveis na camada superior, isso significa que a tecnologia foi violada durante o processo de cozimento. Portanto, é melhor contornar essa suavidade.
- Rachaduras na superfície do produto indicam que o produto contém uma quantidade maior de farinha.
Churchkhela preparado na hora é ideal para compra. Você pode secá-lo sozinho para armazená-lo. Durante a fragmentação, um produto de qualidade deve ter uma parte interna macia e a camada superior deve ter a forma de uma crosta seca.

Condições ideais de armazenamento
Para a segurança do produto, é importante respeitar certas condições.O mais importante é o armazenamento em local seco e com boa ventilação a uma temperatura de + 15-21°C.
Na casa, você pode guardar em um armário escuro, previamente envolto em tecido natural.
Métodos de armazenamento
Diferentes métodos de armazenamento têm diferenças significativas. É preciso saber conservar a doçura adquirida para trazê-la para casa e deliciar os seus entes queridos.
Na geladeira
O prazo de validade do churchkhela na geladeira é muito curto, portanto, você não deve usar este dispositivo. O fato é que, de acordo com o GOST, o armazenamento só é possível em uma sala seca com ventilação suficiente. Não há ventilação dentro do refrigerador, a temperatura é inferior ao padrão especificado e, portanto, o prazo de validade é curto. Nessas condições, o produto seca rapidamente e absorve odores estranhos. O armazenamento de churchkhela com produtos de farinha é proibido. Se os insetos começarem nos cereais, não perderão a oportunidade de experimentar uma iguaria oriental.
sem geladeira
Com a geladeira tudo fica muito claro, mas como garantir a segurança sem usar o aparelho? Seguindo as regras, o produto não perde o sabor em um mês. E só depois desse tempo a crosta começa a secar um pouco. Uma falsificação deve ser consumida em até 7 dias após a compra. Todas as informações sobre o prazo de validade estão indicadas na embalagem, por isso é importante ler as instruções.
Atenção! Alguns fabricantes querem trapacear e indicar o prazo de validade do churchkhela - seis meses. O produto não pode ser armazenado por tantos meses, principalmente porque esse valor não atende aos padrões descritos.
Estou a caminho
O tempo de armazenamento é influenciado não apenas pela escolha certa, mas também pela capacidade de embalar o produto para levá-lo ao seu destino e encantar os entes queridos.

Regras de transporte:
- Durante um longo movimento, apenas a iguaria seca é bem preservada. É melhor carregá-lo em faiança ou envolvê-lo em tecido natural. Ao longo do caminho, não se deve deixar que os raios do sol incidam sobre a igrejakhela. A exposição aos raios ultravioleta e ao ar quente contribui para a secagem rápida da guloseima.
- O envio de doces orientais só é possível com uma transportadora confiável. É importante saber os prazos de entrega previstos, pois é impossível que o produto permaneça em um recipiente fechado por muito tempo. Além disso, as condições de umidade e temperatura de armazenamento podem mudar neste momento. Nesse caso, os parentes receberão um produto mofado e não ficarão satisfeitos com esse presente.
Atenção! Você não pode comprar doces que caíram na chuva, pois logo se formará mofo na camada superior da igrejakhela.
Sinais de deterioração
Um doce torna-se impróprio para consumo humano se:
- a doçura começou a desmoronar;
- a superfície é salpicada de flores brancas;
- a crosta está completamente amolecida, a superfície está úmida.
Todos esses sinais indicam que a doçura foi armazenada de forma inadequada ou a tecnologia de fabricação não foi seguida.
Em uma nota! As bactérias se multiplicam em alimentos estragados! Uma pessoa que come churchkhela estragada pode ter um distúrbio do sistema digestivo.
Erros comuns
Mesmo respeitando a tecnologia de secagem do produto, uma iguaria oriental pode secar prematuramente. O que fazer com o produto para restaurar sua aparência original?

Para restaurar o produto à sua aparência original, recomenda-se:
- coloque na água;
- ficar no vapor;
- embrulhe em plástico e leve ao microondas por alguns segundos.
Todos os métodos de ressuscitação estão disponíveis e são eficazes, mas não é mais possível armazenar o produto atualizado. Às vezes não é possível amolecer o produto porque resta muito pouco líquido na guloseima.
dicas e truques
Ao ouvir os conselhos, você pode evitar erros de armazenamento e garantir uma longa vida útil para os doces.
- Como evitar o mofo? Não armazene em uma sala com alta umidade, porque o churchkhela não tolera alta umidade. Nessas condições, é possível realizar o cultivo de fungos e microrganismos causadores de diversas doenças.
- Como evitar a condensação da superfície? Se, ao enviar para armazenamento, o produto for embalado em saco plástico ou filme plástico, ficará privado do acesso ao ar. Não há ventilação. Eventualmente, gotículas se formam nas paredes do filme e nos moldes do produto.
- Como transportar? O sucesso do envio do produto dependerá de quão seco o produto está.
Churchkhela é um produto farto e apetitoso, mas isso não é motivo para comê-lo em grandes porções. Os doces contêm suco viscoso (evaporado), nozes e farinha, por isso o produto é considerado rico em calorias. Será suficiente comer uma iguaria oriental por dia. E sabendo garantir a segurança do produto, você poderá economizar ao máximo as propriedades benéficas da doçura aromática.


