Como escolher a placa certa, os 7 melhores fabricantes e modelos
Muitas pessoas compram novos eletrodomésticos durante reformas de cozinhas. Algumas pessoas decidem instalar um painel de gás especial em vez de um fogão a gás comum. Antes de comprar, você precisa se familiarizar com a escolha do fogão certo.
Vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de alimentos
Existem diferentes tipos de placas, que diferem no tipo de alimento. Eles têm uma série de prós e contras dos quais você deve estar ciente.
Gás
Na maioria das vezes, são instalados aparelhos a gás na cozinha, que diferem de outros painéis pelo baixo custo, facilidade de uso e velocidade de aquecimento. No entanto, a superfície de gás integrada será mais barata apenas se houver um gasoduto principal. Se precisar usar botijão de gás, é melhor abandonar os modelos a gás e usar aparelhos com outro tipo de fonte de alimentação.
Entre as desvantagens das superfícies conectadas ao gasoduto, existe uma alta probabilidade de incêndio devido a operação inadequada.
Elétrico
O segundo cooktop embutido mais popular é o elétrico. Especialistas dizem que são esses modelos que são desprovidos da maioria das falhas:
- não há fogo durante o funcionamento do fogão e, portanto, a cozinha em que está instalada é protegida do fogo;
- os painéis elétricos são equipados com reguladores especiais que permitem que uma pessoa controle manualmente a temperatura de aquecimento;
- os aparelhos estão equipados com temporizadores, graças aos quais as placas de aquecimento desligam automaticamente.
Além disso, esses aparelhos têm a maioria das vantagens dos fogões elétricos convencionais:
- resfriamento lento de queimadores pré-aquecidos;
- rápido aquecimento da superfície.
Combinado
Às vezes, é realizada a integração de modelos combinados, que combinam as características dos queimadores a gás e elétricos. Tal superfície híbrida é considerada específica. No entanto, é adequado para pessoas que não podem escolher entre aparelhos a gás ou elétricos.

Escolhendo o material de revestimento certo
Ao escolher uma placa, você deve prestar atenção ao material de revestimento, pois a qualidade da estrutura depende disso. Existem quatro materiais a partir dos quais os painéis podem ser feitos.
Os mais acessíveis são os revestimentos de esmalte, que são usados na criação de muitos fogões. Existe uma grande variedade de revestimentos esmaltados no mercado, para que todos possam escolher uma cor que se encaixe perfeitamente no interior da cozinha. Entre as vantagens de tais superfícies estão:
- resistência ao estresse térmico e mecânico;
- preço baixo;
- nenhuma impressão digital é deixada.
A principal desvantagem dos revestimentos de esmalte é considerada sua fragilidade, pois muitas vezes aparecem lascas devido a impactos, portanto, os especialistas recomendam usá-los com mais cuidado.
Aço inoxidável
As pessoas que não desejam usar aparelhos com revestimentos de esmalte frágeis podem usar os modelos de aço inoxidável. Eles são populares entre as donas de casa, embora custem muito mais do que os painéis de alumínio ou esmalte.

O aço inoxidável suporta facilmente cargas mecânicas e térmicas. Também é durável e, portanto, não lasca mesmo sob fortes impactos. As desvantagens do aço inoxidável incluem o fato de que marcas e impressões molhadas são visíveis nele.
vidro coado
São considerados os painéis mais atraentes, em cuja superfície existem inserções de vidro temperado. Esses dispositivos têm uma ótima aparência e se encaixam em praticamente qualquer interior. À venda você encontra modelos com diversas cores de vidro. O hardware tem superfícies de vidro temperado azul, azul claro, amarelo e até verde. A vantagem da superfície de vidro é que é fácil de manter e limpar.
Coberturas de vidro temperado devem ser usadas com cuidado, pois são frágeis.
vidro cerâmico
O painel cerâmico é considerado o mais caro. O alto custo dos revestimentos vitrocerâmicos se deve à sua aparência elegante e rápido aquecimento. Além disso, as vantagens dos produtos vitrocerâmicos incluem a facilidade de manutenção. Sua superfície é plana e, portanto, qualquer sujeira pode ser removida sem nenhum problema. Basta limpá-los regularmente com uma esponja ou um raspador comum se a sujeira estiver seca.
As principais desvantagens da vitrocerâmica são a fragilidade, devido à qual o material pode rachar ao ser atingido por um objeto de cozinha. Também é contra-indicado derramar açúcar nesses painéis, pois não é fácil removê-lo após a secagem.

Do que são feitas as grades?
As grelhas de cozimento são feitas de ferro fundido e aço esmaltado. Cada um desses materiais tem características com as quais você deve se familiarizar.
aço esmaltado
Os modelos de orçamento incluem aqueles nos quais as grades de aço esmaltadas são instaladas. São mais baratos que os de ferro fundido porque é contra-indicado colocar pratos muito pesados neles. As grades não suportam cargas significativas e começam a se deformar. Isso causará rachaduras na camada de esmalte e corrosão progressiva da grade. Portanto, as pessoas que não cozinham no fogão muitas vezes precisam escolher aparelhos com essas grades.
A vantagem do aço esmaltado é sua aparência minimalista e atraente.
Derretendo
As treliças, feitas de ferro fundido, são consideradas mais práticas. São mais fortes que os produtos esmaltados, pois não dobram sob cargas pesadas. Além disso, as vantagens do ferro fundido incluem sua durabilidade, pelo que não perde sua atratividade mesmo após muitos anos de uso. No entanto, este material tem uma séria desvantagem - fragilidade. Se você derrubar acidentalmente essa grade, pequenas rachaduras se formarão em sua superfície.
Tipos e características de queimadores elétricos
As placas podem diferir dependendo das zonas de cozedura instaladas. Existem quatro tipos de placas quentes mais comumente usados.

Convencional
A opção clássica são os queimadores de ferro fundido.Ao criá-los, é utilizada uma liga de ferro fundido confiável e condutora de calor, dentro da qual são instaladas espirais para aquecimento.
Esses queimadores não são fáceis de usar. Para que aqueçam mais rápido, você precisará definir a potência máxima de aquecimento. Em seguida, é gradualmente reduzido para que o queimador não superaqueça. Devido a essas características de uso, muitos chamam os queimadores de ferro fundido de caprichosos e preferem comprar modelos mais modernos que usam materiais com propriedades melhoradas de condução de calor.
Rápido
Queimadores rápidos são instalados na maioria dos modelos de placa de orçamento. Ao criá-los, eles usam um material condutor de calor, como o nicromo, graças ao qual as espirais podem aquecer até a temperatura máxima em apenas 10 a 15 segundos. A maioria desses queimadores tem formato redondo, mas às vezes são encontrados modelos retangulares. Os queimadores de nicromo são versáteis, pois são adequados para a preparação de pratos complexos e simples.
O consumo de energia dos elementos de aquecimento rápido durante a operação é de um quilowatt e meio por hora.
halogênio
Os queimadores mais eficientes instalados nas placas são de halogênio. A principal diferença em relação a outros componentes de aquecimento é que eles são equipados com lâmpadas halógenas adicionais, que começam a funcionar após o acendimento do fogão. Esse queimador aquece em 5 a 6 segundos, o que é três vezes mais rápido do que aquecer produtos rápidos.

No entanto, as placas de halogênio têm uma séria desvantagem - elas aquecem toda a superfície da placa. Além disso, as desvantagens incluem uma vida útil curta, por causa da qual você terá que substituir periodicamente os queimadores por novos.
Indução
A principal diferença entre as panelas de indução e outros queimadores é que elas aquecem as panelas diretamente. Uma pequena unidade de indução é instalada dentro desses dispositivos. Ele aquece gradualmente o fundo da panela enquanto mantém a chapa fria. Isso é possível graças ao uso de recipientes especiais, cujo fundo é magnetizado.
A desvantagem dos painéis equipados com elementos de aquecimento por indução é seu alto custo. Portanto, nem todos têm a oportunidade de usar esses dispositivos.
alta luz
Os modelos que usam queimadores Hi-light estão ganhando popularidade. Eles são feitos de fita condutora de calor, que é feita de ligas de alta resistência. A vantagem dos produtos Hi-light é a velocidade de aquecimento, que é de 4 a 5 segundos. Além disso, as vantagens incluem uma distribuição uniforme de calor sobre a superfície. Esta placa quente consome muita energia. Por uma hora de uso ativo, consome dois quilowatts.
Fatores de seleção
Para escolher o cooktop certo, você precisa se familiarizar com dois fatores principais de seleção.

Ranking dos melhores fabricantes
Existem sete fabricantes que produzem painéis da mais alta qualidade.
Hansa
As empresas que fabricam produtos de qualidade incluem a Hansa. O melhor modelo deste fabricante é a placa Hansa BHC63906. Está equipado com duas zonas de cozedura redondas e uma oval. Esta variedade de superfícies de aquecimento torna este modelo funcional. O trabalho da placa é quase totalmente automatizado. Uma pessoa pode definir independentemente o tempo de cozimento para que os queimadores sejam desligados automaticamente.
Bosch
As donas de casa usam eletrodomésticos da empresa alemã Bosch. Entre os modelos mais recentes de placas deste fabricante, destaca-se o PKC675N14D. Este aparelho está equipado com um painel de controlo táctil que permite regular a temperatura de aquecimento das placas de cozedura. Além disso, uma pessoa pode usar o temporizador embutido para desligar o aquecedor.
O PKC675N14D se destaca pelo tamanho dos queimadores, que permitem cozinhar alimentos em panelas grandes.
Zanussi
A Zanussi é uma empresa que se dedica à criação de electrodomésticos de qualidade.A maioria dos modelos de placas deste fabricante está equipada com o sistema FryingSensor, que regula a temperatura de aquecimento dos queimadores e evita que os alimentos queimem. O painel possui uma tela sensível ao toque para controlar o aquecimento da placa.

Os modelos mais caros são equipados com queimadores de circuito duplo, nos quais podem ser colocadas panelas com diâmetro de vinte centímetros.
mel
Entre as placas mais funcionais da Miele, destaca-se o modelo KM 6230. Está equipado com um teclado eletrónico com o qual a pessoa pode selecionar um dos modos de funcionamento. Um dos cinco queimadores possui um aquecedor reforçado embutido, graças ao qual aquece em 2 a 3 segundos.
A salamandra possui um sistema de segurança integrado que controla a duração dos queimadores. Se for usado por muito tempo na potência máxima, o painel desligará automaticamente.
turbilhão
As superfícies criadas pela famosa empresa Whirlpool são versáteis e atraentes. As vantagens de tais produtos incluem:
- Fácil de usar. Os painéis Whirlpool apresentam telas de controle que simplificam a operação.
- Recurso. Os produtos deste fabricante são adequados para a criação de qualquer tipo de prato.
- Ergonômico Os painéis são compactos e por isso não ocupam muito espaço na cozinha.
Samsung
A Samsung é considerada a empresa de eletrodomésticos mais conhecida. As placas de cozedura produzidas por esta empresa sul-coreana apresentam as seguintes vantagens:
- Variedade de desenho. Existem muitos painéis diferentes disponíveis com designs diferentes, para que todos possam encontrar algo que se adapte à sua cozinha.
- Sustentabilidade. Os equipamentos da Samsung vão durar mais de dez anos.
- Segurança. Os novos modelos são equipados com um sistema de proteção que desliga automaticamente o fogão após o cozimento.

kitfort
O cooktop mais famoso fabricado pela Kitfort é o KT-104. As vantagens do recuperador são a sua compacidade, que permite instalá-lo mesmo em pequenas kitchenettes. Possui fogão de indução, portanto, você precisará usar utensílios de cozinha especiais para cozinhar. Os benefícios do KT-104 incluem:
- preço baixo;
- compacidade;
- fácil de usar;
- aquecimento rápido.
Recurso
O principal fator a considerar ao escolher um painel é a sua funcionalidade.
Cronômetro
A maioria dos fogões possui um timer embutido, que permite que uma pessoa defina independentemente a hora em que os queimadores desligam. Para fazer isso, você precisará definir a zona de aquecimento na qual o timer é ativado. Depois disso, o tempo de funcionamento do fogão é definido a uma determinada temperatura. Quando o tempo acabar, um bipe soará.
Bloqueio do painel
Recomenda-se adquirir modelos com função de bloqueio de painel integrada. Esse recurso evita pressionamentos acidentais. Bloquear o painel de controle é fácil.É necessário manter pressionado o botão de bloqueio por três segundos até que um bipe apareça. Depois disso, a tela sensível ao toque ficará completamente bloqueada e parará de responder a qualquer pressão. Para desbloqueá-lo, você deve pressionar o botão de bloqueio novamente.

Parada de segurança
Algumas donas de casa usam placas de aquecimento de forma inadequada, resultando em queimaduras ou incêndios. Para evitar esses problemas, você precisa adquirir dispositivos que tenham um recurso de desligamento protetor integrado. Esses modelos desligam automaticamente quando os queimadores ficam ligados por muito tempo. Além disso, o fogão pode desligar se os queimadores começarem a aquecer sozinhos sem um comando do usuário.
Indicação de calor residual
Na maioria das vezes, esta função está presente em modelos com superfície vitrocerâmica. O indicador de calor residual ajuda a economizar eletricidade e garantir a segurança do fogão.
As lâmpadas indicadoras de calor residual acendem-se após ligar uma das zonas de cozedura. Se pegarem fogo, a superfície do fogão está muito quente e não deve ser tocada com as mãos. O indicador permanecerá aceso até que a superfície esfrie até a temperatura ambiente.
Automação de fervura
As pessoas que costumam ferver água ou leite devem prestar atenção aos produtos equipados com fervura automática de líquidos. Com esta função, a placa de aquecimento, na qual o recipiente está cheio de líquido, liga automaticamente. Após 10-15 minutos, a potência do queimador é reduzida para que a água não evapore.
Essa função é útil e sempre será solicitada, pois muitas donas de casa aquecem diversos líquidos no fogão.
Rejig
Muitos fogões a gás estão equipados com uma função de reacendimento.Evita a propagação do monóxido de carbono, que pode começar quando o queimador se apaga. Para as estufas com reacendimento, os queimadores não se apagam, pois a estufa acende-se sozinha em caso de amortecimento.

indexação de gás
Os fogões a gás têm uma função de indexação de gás. É usado para ajustar automaticamente a chama.
Ajuda de combustão automática
Um recurso útil encontrado em muitos fogões. Com sua ajuda, você pode ajustar a duração dos queimadores, bem como a potência de sua combustão. Durante o tempo definido, a intensidade de combustão das placas será mantida no mesmo nível.
O tamanho
Antes de escolher um fogão para a cozinha, você precisa decidir sobre seu tamanho. Sua espessura não deve exceder 55 milímetros, pois painéis muito grossos se destacam no fundo das bancadas. A largura do painel é determinada pelas dimensões da área da cozinha. A largura mínima desses painéis é de 30 centímetros e a largura máxima é de 60 a 70 centímetros.
Conselho
Aqui estão algumas dicas úteis para ajudá-lo a escolher sua placa:
- Ao determinar o tamanho do aparelho e sua potência, é preciso levar em consideração os pratos que serão preparados e o número de pessoas da família. Se houver muitas pessoas na família, é melhor optar por placas grandes com 3-4 queimadores.
- Recomenda-se comprar dispositivos sem moldura porque são mais fáceis de manter.
- É necessário escolher telhas com classe de eficiência de pelo menos nível A.
- Ao escolher um design de painel, você precisa levar em consideração as especificidades do interior da cozinha. A cor da superfície deve combinar com a cor do restante do armário da cozinha.
Conclusão
Freqüentemente, as pessoas enfrentam problemas para escolher um fogão de qualidade.Para escolher o fogão certo, você precisa se familiarizar com as vantagens e desvantagens dos principais tipos de superfícies, além de estudar a classificação dos melhores fabricantes de eletrodomésticos.


