Como instalar corretamente um exaustor na cozinha, tipos de aparelhos e escolha da distância

Os sistemas de recirculação de ar forçado removem odores estranhos e reduzem as temperaturas gerais. Apesar de existirem vários tipos desse tipo de equipamento, a questão de como instalar você mesmo o exaustor na cozinha é resolvida, basicamente, de acordo com um algoritmo. Normalmente, surgem problemas com a instalação de ventilação forçada ao determinar um local adequado e conectar à rede elétrica.

O que a distância afeta?

Os consumidores que se deparam com a necessidade de instalar um exaustor pela primeira vez acreditam que o principal problema está justamente na instalação do equipamento. No entanto, uma tarefa igualmente importante é considerada para determinar a distância ideal entre o exaustor e o fogão.A eficácia da estrutura instalada depende desse parâmetro.

Uma coifa baixa aumenta o volume de fuligem depositado no filtro e diminui a superfície de absorção de vapor. Se o equipamento for instalado em altura, o desempenho do sistema diminuirá, o que levará a um aumento constante de potência.

A instalação do exaustor é realizada de acordo com as recomendações dos fabricantes (dadas nas instruções). Não existem padrões uniformes que determinem a altura da localização do sistema de ventilação forçada.

 como instalar exaustor na cozinha

Fatores que afetam o cálculo da altura

Ao determinar a distância ideal da superfície da laje, os seguintes fatores devem ser considerados:

  • a altura da pessoa mais alta da casa;
  • teto alto na cozinha;
  • tamanho da placa;
  • tipo de placa;
  • tipo de capuz e desempenho;
  • características do layout das instalações.

Além disso, ao determinar a localização, você deve levar em consideração os requisitos regulamentares para equipamentos elétricos e sistemas de ventilação forçada.

altura do homem

Os exaustores eliminam os odores da cozedura. Assim, tal equipamento deve ser instalado em uma altura que garanta a operação eficiente do dispositivo. No entanto, é igualmente importante considerar a facilidade de uso do exaustor. Ou seja, a estrutura deve ser montada de forma que quem cozinha regularmente no fogão não sinta desconforto (não bata com a cabeça no corpo).

Os exaustores eliminam os odores da cozedura.

altura da cozinha

A altura do teto da cozinha não tem papel decisivo na escolha da localização do equipamento. Neste caso, as recomendações do fabricante devem ser levadas em consideração. A única exceção é a instalação em uma cozinha com teto baixo.Nessas situações, é recomendável comprar exaustores que possam ser montados bem acima do fogão.

Dimensões e tipo de fogão

O tamanho da placa também não desempenha um papel decisivo. Este parâmetro influencia na escolha do equipamento que proporciona ventilação forçada. No entanto, o local onde o exaustor pode ser instalado depende do tipo de placa.

fogões a gás

Ao escolher um local de instalação, é recomendável considerar os seguintes fatores:

  • poder do dispositivo;
  • comodidade na cozinha;
  • risco de incêndio.

Cada fabricante tem suas próprias recomendações para escolher um local. A Bosh, para aumentar o desempenho dos próprios aparelhos, insiste na necessidade de instalação no nível de 55 centímetros, enquanto a fabricante russa Saturn aconselha colocá-lo na altura de 75 centímetros.

Cada fabricante tem suas próprias recomendações para escolher um local.

Elétrico

A altura de instalação do exaustor acima da placa elétrica depende do tipo de projeto do sistema de ventilação. Recomenda-se que os modelos horizontais sejam montados a uma distância de 65 centímetros, verticais - 40-55 centímetros. Além disso, em ambos os casos, é necessário levar em consideração as recomendações gerais do fabricante e o crescimento de uma pessoa.

Recursos de Layout

É ideal se o equipamento for instalado nas imediações de saídas e um duto de ventilação. Mas esses dois fatores não desempenham um papel fundamental, juntamente com outras características do layout da cozinha. É importante apenas organizar a saída de ar do equipamento para o poço de ventilação, para o qual são colocados dutos especiais.

Visão e poder

Os modelos angulares são instalados mais perto da laje do que os modelos horizontais.A altura de montagem também é determinada pela potência do dispositivo. Quanto mais eficazmente o aparelho aspirar o ar, maior pode ser a distância entre a placa e o exaustor.

Os modelos angulares são instalados mais perto da laje do que os modelos horizontais.

Os principais tipos de dispositivos de exaustão

A ordem de instalação das coifas pode variar dependendo do tipo de modelo escolhido.

Recirculação

Esses modelos não removem o ar da cozinha. Dispositivos deste tipo, graças ao filtro de carvão, eliminam odores de terceiros. O ar, passando pela coifa de recirculação, entra na cozinha. A facilidade de uso de tais dispositivos reside no fato de que durante a instalação não é necessário trazer a caixa do equipamento para o poço de ventilação. A principal desvantagem dos modelos de recirculação é que os filtros de carvão requerem substituição regular.

Fluxo

Os modelos de fluxo removem a fuligem e os vapores oleosos da cozinha. Esses dispositivos requerem trazer a caixa para o poço de ventilação. Os modelos de fluxo também são equipados com um filtro. Este último evita a penetração de graxa no duto de ventilação. Para que o exaustor instantâneo funcione de forma eficaz, as dimensões do dispositivo devem corresponder às dimensões da placa.

Os modelos de fluxo removem a fuligem e os vapores oleosos da cozinha.

Combinado

Os modelos combinados combinam as características dos dois anteriores. Graças ao ventilador incorporado, estes exaustores são capazes de remover grandes massas de ar. Por este motivo, o equipamento deve ser conectado ao duto de ventilação. E o filtro de carbono permite ativar o modo de recirculação de ar.

Variedades

O tipo de capota desempenha um papel decisivo na escolha de onde e como montar tais dispositivos.

De forma geral

Os capuzes são dos seguintes tipos:

  • integrado;
  • ilha;
  • suspenso;
  • retrátil.

Graças a uma variedade de formas, você pode escolher um exaustor que corresponda às características de um layout de cozinha específico.

Graças a uma variedade de formas, você pode escolher um exaustor que corresponda às características de um layout de cozinha específico.

Integrado

Os modelos deste tipo são embutidos diretamente nos móveis da cozinha, de modo que a maior parte do exaustor fica escondida no armário. Tais dispositivos requerem uma conexão direta com o duto de ventilação. A filtragem do ar nesses modelos é responsável pelas grades de metal, que devem ser limpas regularmente de depósitos de carbono e graxa.

Os aparelhos embutidos são práticos porque se adaptam a quase todos os interiores. A única desvantagem é que para tal equipamento é necessário fazer uma caixa separada do tamanho correspondente.

Ostrovnya

Algumas cozinhas são projetadas com um fogão no centro da sala. Nesses casos, recomenda-se a instalação de exaustores em ilha diretamente fixados no teto.

Algumas cozinhas são projetadas com um fogão no centro da sala.

suspenso

Os modelos suspensos são considerados os mais comuns. Esses dispositivos são fixados na parede acima do fogão. Um duto conecta o equipamento ao duto de ventilação.

retrátil

Esse capô é uma espécie de eletrodomésticos embutidos. A principal característica desse equipamento é que o painel, que faz a filtragem do ar, fica embutido na estrutura quando o aparelho não está em uso.

exaustor é um tipo de eletrodomésticos embutidos.

Pela forma da entrada de ar

Independente do tipo de coifa, cada um desses equipamentos é do tipo inclinado ou horizontal. Ambos os fatores determinam a ordem e as características da instalação dos utensílios de cozinha.

Oblíquo

Esses modelos se distinguem pela presença de uma superfície de sucção plana, localizada em um determinado ângulo da placa. Esse recurso de design obriga os fabricantes a colocar as ventoinhas na parte superior do gabinete.

A atratividade dos modelos inclinados se deve ao fato de tais dispositivos reduzirem o risco de incêndio e facilitarem a troca dos filtros de carvão.

Independente do tipo de coifa, cada um desses equipamentos é do tipo inclinado ou horizontal.

Horizontal

Nestes modelos, a superfície de sucção é paralela ao solo. Estes aparelhos podem ser instalados e posicionados em ilhas de cozinha.

A que altura ficam suspensas as capotas inclinadas?

O exaustor inclinado deve ficar a 60 centímetros da placa. Esta altura garante a máxima eficiência do dispositivo. Além disso, a essa distância, a pessoa não sente desconforto ao preparar a comida.

A altura de montagem de modelos inclinados desempenha um papel importante na operação subsequente desta técnica. Portanto, se a escolha recaiu sobre este tipo de dispositivos de exaustão, é necessário traçar um plano de cozinha com antecedência.

O exaustor inclinado deve ficar a 60 centímetros da placa.

Características de montagem de dispositivos horizontais

É ideal se os modelos horizontais estiverem localizados a uma distância de 80 centímetros da placa. No entanto, esse parâmetro varia dependendo dos recursos de design de uma técnica específica e das recomendações do fabricante.

Em particular, os equipamentos de baixa potência devem ser instalados mais perto da placa.

Além disso, os dispositivos horizontais não devem ser colocados perto do teto. Este requisito também se aplica aos modelos de recirculação. Durante a instalação, é necessário fornecer exaustão de ar do exaustor. Ou seja, é necessário colocar a caixa até o poço de ventilação, para o qual é necessário deixar um vão entre o capô e a cobertura do teto.

É ideal se os modelos horizontais estiverem localizados a uma distância de 80 centímetros da placa.

Requisitos para dutos de ar e redes elétricas

Os parâmetros da coifa determinam a carga à qual o sistema de ventilação e a fiação elétrica são submetidos. O não cumprimento das regras de instalação pode levar às seguintes situações:

  • mudança no nível de pressão nos dutos de ar;
  • aumento de carga no motor do exaustor;
  • baixa condutividade do ar;
  • intenso fluxo de ar do duto de ventilação.

Para evitar tais problemas, é necessário levar em consideração as características do duto de ventilação da casa na fase de seleção do exaustor, na fase de instalação seguir as seguintes recomendações:

  • reduza a distância entre o exaustor e o duto de ventilação;
  • use tubos do mesmo diâmetro;
  • montar caixas para ar de exaustão estritamente de acordo com o nível;
  • mantenha um ângulo de 90 graus se for necessário mudar a direção do tubo.

Os fabricantes de exaustores não recomendam estender você mesmo o cabo do exaustor que se conecta à tomada. Isso pode causar a oxidação dos fios, levando eventualmente à sobrecarga e falha do equipamento.

Ao instalar o exaustor, é recomendável colocar as fontes de energia de forma que, se necessário, você possa desligar rapidamente os utensílios de cozinha. É especialmente importante fazer isso para garantir o livre acesso a vários equipamentos durante a limpeza. Caso contrário, ao entrar em contato com uma caixa de metal ou outras peças, uma pessoa receberá um forte choque elétrico.

Os fabricantes de exaustores não recomendam estender você mesmo o cabo do exaustor que se conecta à tomada.

Onde você precisa instalar o soquete?

Os soquetes são instalados de acordo com os requisitos do padrão estadual. Os fabricantes recomendam determinar a localização do capô com antecedência e levar a fonte de alimentação à distância necessária antes de instalar o dispositivo.

Ao colocar a fiação elétrica, você deve observar as seguintes regras:

  • evitando um grande número de voltas, devido ao aumento da carga no sistema de exaustão;
  • garantir o aperto dos tubos nos quais a fiação é colocada;
  • aproxime a tomada o mais próximo possível do equipamento instalado.

Além disso, você deve levar em consideração o tamanho da carga que a rede elétrica está enfrentando. Os exaustores modernos consomem pouca eletricidade. Mas se muitos aparelhos forem instalados em um apartamento (casa), então, para um aparelho que extraia o ar da cozinha, é recomendável trazer uma linha separada do quadro elétrico. Isso reduzirá a carga na rede.

Os exaustores modernos consomem pouca eletricidade.

Etapas de instalação

A instalação de dispositivos de exaustão é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:

  • seleção de um local de instalação e marcação;
  • fixação do aparelho (na parede ou no armário);
  • tubulação de poço de ventilação;
  • ligação à fonte de alimentação.

Cada etapa do trabalho deve ser coordenada com as recomendações do fabricante.

Instalação do capô

A coifa pode ser instalada de duas formas: montada na parede ou embutida em um móvel. Dependendo da opção escolhida, a ordem de trabalho é modificada.

A coifa pode ser instalada de duas formas: montada na parede ou embutida em um móvel.

Na parede

Para pendurar o exaustor na parede, você precisará seguir estas etapas na ordem listada:

  1. Meça a distância entre a placa e o exaustor e marque as marcas apropriadas na parede.
  2. Desenhe uma linha horizontal ao longo das marcas, observando o nível. A parte inferior do capô deve ficar adjacente a esta faixa.
  3. Meça o centro da linha traçada e desenhe uma faixa vertical na nova marca, também mantendo-a nivelada.
  4. Meça a distância entre o fundo da caixa e os suportes de fixação e marque a parede de acordo.
  5. Faça furos na parede de acordo com as marcas marcadas e insira buchas.
  6. Instale o dispositivo começando pelo topo. Em seguida, alinhe o dispositivo horizontalmente e prenda-o.
  7. Passe um duto de plástico do exaustor até o duto de ventilação.

Se necessário, você deve cortar a ondulação na tampa se o dispositivo cair abaixo das marcas marcadas. Todas as juntas no tubo de ventilação devem ser seladas com selante.

Se necessário, você deve cortar a ondulação na tampa se o dispositivo cair abaixo das marcas marcadas.

No armário

A instalação do exaustor no armário da cozinha é realizada de acordo com o cenário apresentado anteriormente. Mas, neste caso, você precisa seguir uma série de regras. A parte inferior do armário deve estar localizada estritamente ao longo da faixa horizontal que marca a distância entre o exaustor e a placa. Para a instalação de eletrodomésticos encastrados, recomenda-se encomendar móveis de acordo com um desenho individual.

Na parte superior do gabinete, é necessário fazer um furo para a corrugação ou duto de ventilação. Em seguida, um capuz é colocado dentro da caixa e preso às paredes. Em seguida, a ondulação é alimentada e fixada no orifício correspondente. Ao final da obra, o móvel é fixado na parede. As costuras da corrugação devem ser revestidas com um selante.

Conexão elétrica

O exaustor é conectado à fonte de alimentação por meio de três fios. Antes de iniciar o trabalho, o dispositivo deve ser aterrado. A necessidade deste último procedimento desaparece se forem instaladas tomadas euro no apartamento. Na ausência de tal dispositivo, você precisa de um fio que funcione como uma chave de aterramento, conecte-o à parte metálica do capô.

Um ponto importante é que você pode realizar esse trabalho se tiver as qualificações apropriadas, é necessário conectar o cabo “zero” a um neutro morto no quadro elétrico (tubo ou placa na parede).

O exaustor é conectado à fonte de alimentação por meio de três fios.

Como equipar adequadamente o duto?

O procedimento de instalação não depende do tipo de conduíte escolhido.Primeiro você precisa comprar ou criar um mecanismo anti-reverso. Se a segunda opção for escolhida, você precisará fazer uma caixa com uma seção transversal correspondente ao diâmetro do duto. Então, neste corpo, é necessário colocar uma válvula anti-retorno, que são duas folhas conectadas entre si, que se abrem como as asas de uma borboleta. Este mecanismo é montado na frente da saída do duto de ventilação.

Depois disso, o duto de ar é consertado. Este último é colocado com um número mínimo de curvas. Essa abordagem permite reduzir o nível de carga experimentado pelo ventilador do exaustor. No final, o duto é fixado na parede. Todas as juntas devem ser tratadas adicionalmente com selante ou espuma de poliuretano.

Alumínio

Os tubos de alumínio são convenientes porque dobram bem, simplificando a instalação do conduíte. Esta opção é preferível para quem ainda não instalou o exaustor. Tubos de alumínio são capazes de esticar, eliminando erros no cálculo do comprimento do conduíte. Além disso, as ondulações não geram ruído e vibração quando a coifa está em funcionamento.

A principal desvantagem desta opção é que os tubos de alumínio não são atraentes na aparência. Portanto, as ondulações geralmente ficam escondidas em um teto suspenso ou em uma caixa especial.

Os tubos de alumínio são convenientes porque dobram bem, simplificando a instalação do conduíte.

Plástico

Dutos de ar de plástico são a melhor escolha para apartamentos e casas. Os tubos de PVC são de cor branca neutra e não emitem ruídos estranhos durante o funcionamento da coifa. A principal desvantagem dos dutos de ar de plástico é a instalação mais complicada em comparação com a corrugação. Em particular, durante a instalação, é necessário observar com precisão o ângulo de 90 graus ao mudar de direção.

quadrado de plástico

Esta versão do duto não difere da anterior. A única diferença é que os tubos quadrados de PVC são mais fáceis de instalar.Isso se explica pelo fato de que, devido a esse formato, os elementos individuais do duto se encaixam com mais precisão e rigidez, reduzindo assim o consumo de selante.

A única diferença é que os tubos quadrados de PVC são mais fáceis de instalar.

Regras de funcionamento

Os tubos corrugados são considerados uma opção mais eficiente do que os tubos de plástico. Consequentemente, esse duto de ar custará menos e não perderá eficiência, ao contrário do PVC. Recomenda-se limpar tubos de plástico e corrugados pelo menos uma vez por ano, eliminando o que interfere na saída normal do ar.

Para prolongar a vida útil do exaustor, é recomendável ligar o aparelho em baixa velocidade e aumentar gradualmente a velocidade do ventilador. Essa abordagem reduz a carga geral no motor elétrico. Também é importante limpar ou trocar os filtros imediatamente (se for usado carvão). Esta regra também se aplica aos modelos recirculantes.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha