Como pintar diferentes superfícies para combinar com a cor da madeira com as próprias mãos, instruções
À medida que a operação avança, a porta sai, os detalhes do interior, as superfícies do carro perdem o aspecto estético, mas é uma pena livrar-se deles. Você pode salvar coisas pintando-as debaixo de uma árvore. O item atualizado assume uma aparência cara e parece elegante. Qualquer superfície pode ser pintada sob uma árvore usando quase a mesma tecnologia: plástico, metal, aglomerado e fibra.
Como escolher uma tintura
Para entender a tecnologia da pintura, é preciso imaginar a textura da madeira. Os padrões na superfície da árvore consistem em duas cores prevalecendo sobre os meios-tons: a cor principal é clara, na qual existem listras escuras e anéis anuais. Portanto, para imitar a madeira, você precisa adquirir duas tintas:
- claro - bege, amarelo acinzentado, areia, marrom claro, mostarda;
- escuro - bordô, marrom escuro, tijolo, terracota, preto.
As tintas são selecionadas para que, quando combinadas, se assemelhem a uma árvore de determinada espécie.Por exemplo, tons avermelhados são escolhidos para pintar sob amieiro, para criar carvalho - amarelo-marrom claro e palha. É aconselhável comprar os dois corantes da mesma marca.
A tinta escura aplicada sobre a tinta de fundo claro deve ter uma consistência mais fina. Não escolha corantes muito contrastantes: a madeira natural não acontece assim.
Para plástico
O plástico é um material suscetível a influências agressivas, portanto a tinta não deve conter componentes corrosivos. A melhor opção para pintar plástico é o acrílico. Superfícies de polietileno, polipropileno e fluoroplástico não podem ser pintadas com nenhum corante.
Para metal
Antes da pintura, a superfície metálica é preparada. Opte por uma tinta metálica refratária. Para pintar superfícies externas, escolha uma composição de tinta anticorrosiva com efeito protetor elétrico.
A melhor opção para pintar metal embaixo de uma árvore é o revestimento em pó. O procedimento é realizado por meio de uma pistola especial em uma cabine de pintura, a tinta em pó é pulverizada sob exposição a altas temperaturas.

Trabalho preparatório
Para que o produto a ser pintado fique semelhante à madeira natural, o primeiro passo é escolher as cores certas de tinta e as ferramentas de pintura certas.
Então você precisa preparar cuidadosamente a superfície.
Seleção de ferramentas
Para preparar o produto para pintura, são necessárias as seguintes ferramentas:
- lixar peles de tamanho de grão variável;
- chave de fenda para remover acessórios;
- escovas e esponjas para limpar a superfície lixada.
Para se pintar embaixo de uma árvore, você precisa se preparar:
- iniciador;
- pistola ou escovas;
- uma bóia de borracha para decoração;
- dois tipos de tinta;
- verniz transparente para fixar o resultado do trabalho.
Como preparar adequadamente a superfície
Remova as ferragens antes de pintar. Itens não removíveis e não repintados, embrulhados em papel alumínio e selados com fita adesiva.
Então você precisa limpar completamente o produto de poeira e sujeira. Raspe a tinta velha. Alisar e limpar a superfície com lixas abrasivas. Comece caminhando com a pele de granulação grossa, depois passe para a pele de granulação fina. Se o material da peça permitir, pode-se utilizar uma lixadeira.
Não é necessário lixar plástico. Mas você pode usar uma escova de aço para raspar a superfície para melhor adesão da tinta.

Antes de pintar, o produto de metal deve ser cuidadosamente verificado quanto à corrosão. Se encontrar, limpe a superfície, remova a ferrugem com uma preparação química especial. Preencha as ranhuras e defeitos remanescentes após o tratamento anticorrosivo. Finalmente, trate o metal com white spirit ou outro desengraxante.
Instruções de pintura passo a passo
Antes da pintura, um primer é aplicado na superfície, deixado para secar. Você pode pintar embaixo de uma árvore de três maneiras: com uma ferramenta de pintura (pincel ou flutuador), misture composições de corantes líquidos, aplique fuligem. O pintor decide qual método escolher, levando em consideração a conveniência da obra e o material de que é feita a superfície pintada.
Use um flutuador de borracha
Usar uma espátula de decoração é a maneira mais fácil de pintar uma aparência de madeira, nenhuma habilidade artística é necessária para fazer o trabalho com sucesso.
Pinte de acordo com o seguinte algoritmo:
- Prepare a superfície.
- Quando o primer estiver seco, aplique uma tinta de cor clara.
- Quando a camada de base clara secar bem, aplique tinta escura.
- Imediatamente, até que a segunda demão esteja seca, passe a desempenadeira de borracha nas direções desejadas, simulando o padrão na madeira cortada.
Limpe as saliências da bóia enquanto faz o trabalho, pois a tinta se acumula e pode estragar o resultado. Após a pintura correta, listras e cachos claros, imitando os anéis anuais de uma árvore, aparecerão claramente em um revestimento escuro.

Método de mistura líquida
O método é bastante complicado, um pintor inexperiente não deve empreendê-lo. O pintor deve ter um talento artístico. Pintar apenas uma superfície grande e lisa será bem-sucedido. Mas com bastante habilidade, esse método pode fazer uma excelente imitação de madeira.
Pinte da seguinte forma:
- Aplique tinta clara. Deixe secar, mas brevemente, para manter o revestimento levemente úmido.
- Use um pincel para aplicar a segunda tinta. Espalhe o composto escuro sobre a camada clara molhada. Mova o pincel para que os padrões se formem na tela, lembrando um corte de árvore.
- Deixe o produto secar. Finalize com verniz transparente.
A aplicação de uma segunda tinta líquida sobre uma primeira tinta semi-seca cria várias listras finas e difusas, como em um corte de árvore.
Como aplicar fuligem
O método da fuligem é frequentemente usado para pintar peças plásticas de automóveis, mas também é possível pintar outras superfícies. Para funcionar, você precisa comprar um corante de uma cor, de preferência saturado, e também levar um palito de plástico (uma colher descartável serve).
Pinte de acordo com o seguinte algoritmo:
- Pinte o produto, deixe secar.
- Acenda o bastão de plástico.
- Quando fumegar, leve-o para a superfície pintada, mova-o em direções diferentes.
À medida que o plástico é defumado, os depósitos de fuligem serão distribuídos de forma desigual sobre a superfície, formando um padrão lenhoso. O resultado do trabalho ficará por fixar com verniz, aplicando-o em 2 ou 3 camadas.

Pintando com um pincel
Pinte embaixo de uma árvore com um pincel da seguinte maneira:
- Depois que o primer estiver seco, aplique tinta de fundo transparente usando um pincel largo, achatado e de cerdas macias. Mova o pincel na direção que deseja que o veio da madeira fique.
- Depois que a camada de base estiver seca, aplique a tinta escura com um pincel achatado com cerdas muito duras e cerdas esparsas. Mergulhe um terço do pincel na tinta, retire o excesso na borda do recipiente. Pinte ao longo da tela com o pincel na direção em que o grão da madeira foi simulado. Desta forma, pinte toda a superfície.
- Depois que a segunda camada secar na tela, pegue uma tinta clara, aplique uma camada adicional com o mesmo pincel duro para enfatizar o relevo.
- Cubra a superfície seca com verniz.
Dicas e truques adicionais
Para uma pintura bem-sucedida de plástico, metal ou qualquer outro produto semelhante à madeira, considere as seguintes recomendações:
- Ao escolher as composições de cores, guie-se pelo estilo do interior, pela cor dos móveis. Por exemplo, você não deve fazer uma porta sob mogno luxuoso se a sala tiver móveis modestos de amieiro.
- Não pinte o plástico com um rolo de pintura ou o acabamento não ficará parecido com madeira. Use um pincel largo de cerdas médias para pintar.
- Ao pintar sob a madeira com pincéis, se você tiver habilidade artística, use um pincel fino para pintar sobre as seções dos galhos para tornar o desenho mais realista.
- Use um secador de cabelo de construção para acelerar o processo de raspagem da tinta velha das superfícies de madeira. Sob a influência de altas temperaturas, o revestimento incha, descasca facilmente com uma espátula.
- As composições aquosas de coloração são ideais para pintar plástico: acrílico, acrilato, acetato de vinil.
- Cubra as superfícies plásticas com um primer adesivo especialmente desenvolvido para polímeros.
- Uma bóia de borracha para simular a madeira na hora da pintura é vendida em qualquer loja de ferragens. Mas não é difícil fazer com as próprias mãos a partir de um pedaço de folha retangular de borracha. Para fazer isso, corte pequenos dentes na superfície de borracha a uma distância desigual um do outro.
- Ao renovar uma superfície de madeira velha, sature-a com óleo de linhaça ou aplique um primer na madeira. Em vez de tinta para a base, pode-se usar um verniz pigmentado ou translúcido cujo tom corresponda à cor desejada da madeira.
Os pintores profissionais muitas vezes se deparam com a necessidade de pintar um revestimento plástico ou metálico como uma árvore, o trabalho é simples, mas trabalhoso, exigindo precisão. Tendo criado uma imitação de madeira, você pode fazer uma coisa simples parecer elegante e apresentável, dar uma segunda vida a uma porta ou móveis antigos.


