Quais tintas a óleo podem e não podem ser misturadas, regras e cartela de cores

Muitas pessoas estão interessadas em como as tintas a óleo podem ser misturadas. Existem várias maneiras de combinar os principais tipos de tintas. Para fazer isso, é permitido combinar vários pigmentos antes do aparecimento do terceiro. Ele pode então ser aplicado à tela. Também é aceitável usar uma camada de tinta transparente que é aplicada na superfície do pigmento seco. Além disso, existe uma técnica para aplicar pinceladas de cores diferentes nas proximidades.

Regras gerais de mixagem

Os corantes a óleo são feitos de um aglutinante ao qual é adicionado pó triturado. Isso é chamado de pigmento. É este ingrediente que dá a substância a sua cor. Estas tintas têm uma consistência viscosa. Para obter uma tonalidade uniforme, recomenda-se misturá-los bem. Além disso, esse recurso permite obter diferentes efeitos artísticos:

  1. Se você misturar os corantes completamente, conseguirá obter um tom uniforme. Pode ser usado para pintar ou pintar superfícies.
  2. A mistura parcial deixará partículas claras ou escuras na base. Quando desenhados, eles se parecerão com listras. Isso tornará o acabamento original.

As características da tinta podem ser usadas para criar uma decoração original e atraente na sala.

Tabela de cores

Para obter os tons desejados, você deve se concentrar na seguinte tabela de correspondência de cores:

Cor Principaltons adicionaisResultado final
vermelhoAzulRoxo
AMARELOLaranja
marrommarrom-avermelhado
Verdemarrom
AzulvermelhoRoxo
AMARELOVerde
marromMarrom escuro
CinzaCinza escuro
AMARELOvermelhoLaranja
AzulVerde
marrommarrom amarelo
Verdevermelhomarrom
marromcáqui
Roxoverde marrom

dicas de mixagem

A paleta tonal principal é extensa, mas não inclui muitas cores complementares. Para obter a tonalidade desejada, você precisa combinar 2 ou mais cores principais.

A paleta tonal principal é extensa, mas não inclui muitas cores complementares.

Para obter o resultado, é recomendável usar tabelas de cores. Eles incluem os seguintes recursos:

  1. O nome da tonalidade que deseja obter e a paleta a ser colorida. Se você quiser uma cor dourada, precisa adicionar um pouco de vermelho ou marrom ao amarelo.
  2. Combinação brilhante. Às vezes é importante entender que tipo de brilho pode ser alcançado com uma combinação de corantes brilhantes e foscos. Se você adicionar uma gota de substância brilhante ao fosco, seu brilho calmo permanecerá. Se você fizer o contrário, o pigmento fosco deixará o brilho menos pronunciado. A combinação de tais texturas é freqüentemente usada por designers para acentuar as transições de meio-tom em uma sala.

Se você entender o princípio do uso de tabelas, poderá obter sua própria gama de tons. Isso ajudará a fazer uma obra-prima do design.

Se não for planejado o uso de sombras para criar um objeto de pintura, o tingimento pode ser feito de maneiras diferentes. Portanto, é permitido adicionar sombra à base de óleo - você pode comprar uma paleta de cores em qualquer loja de ferragens, podendo ser usada para tintas que tenham qualquer base.

Você também pode misturar mecanicamente as tintas. As seguintes técnicas são comumente usadas na pintura:

  1. É permitido combinar uma tinta clara com uma mais escura apenas com pequenas pinceladas. Nesse caso, é recomendável aplicar uma tinta escura sobre uma mais clara.
  2. Combine 2 tintas transparentes. Isso ajudará você a obter um tom diferente.
  3. Quanto mais corantes você misturar, mais a tonalidade será desbotada.
  4. Diferentes tonalidades podem ser obtidas ajustando a quantidade de corante. Ao mesmo tempo, não é recomendável usar mais de 2-3 tintas. Se esta recomendação for violada, existe o risco de ficar com uma sombra suja.
  5. Recomenda-se manter um recipiente com terebintina e um lenço à mão. Depois de terminar o trabalho com uma cor específica, vale a pena limpar bem o pincel. Isso ajudará você a obter a nova cor exatamente do jeito que você queria.

Outra característica importante é a mistura correta de corantes. Não misture ocre e cádmio. Essas formulações adquirem rapidamente uma tonalidade escura. Uma massa baseada em ocre e verdes ficará preta facilmente. Isto é devido à natureza diferente dos pigmentos. Eles têm um efeito químico um no outro. Ultramarine deve ser adicionado às formulações com cuidado. No entanto, é importante evitar a mistura com cádmio vermelho ou amarelo.

Pintura a óleo

métodos de pintura a óleo

Vários métodos podem ser usados ​​para aplicar corantes de óleo. Cada um deles tem certas características. Todos os métodos de mistura, ao usar as mesmas cores, produzirão tonalidades completamente diferentes. A paleta de cores obtida por mistura parcial e camadas permite criar tonalidades interessantes.Seus nomes são conhecidos apenas por artistas profissionais. No entanto, você não precisa saber o nome para concluir com sucesso um trabalho de decoração. É importante poder obter efeitos bonitos e originais.

Com uma conexão espacial, o resultado nem sempre depende da cor. Se você aplicar um tom brilhante ao lado de verdes foscos, poderá obter um tom escuro. Esses efeitos ópticos não são obtidos imediatamente para iniciantes. No entanto, com as habilidades adequadas, excelentes resultados podem ser alcançados. Nesse caso, é permitido aplicar toda a paleta de cores e diferenças de brilho.

glacê

Esta técnica de aplicação da substância consiste em impor uma tinta transparente na segunda. O envidraçamento, que envolve a aplicação de um corante vermelho transparente sobre um amarelo transparente, resulta em uma versão especial do laranja. Será muito diferente do laranja, obtido pela mistura de cores normais.

Pintura a óleo

por esfregaço

Esta é uma forma especial de esmalte, realizada de acordo com as recomendações gerais para aplicação de pigmento transparente ou translúcido. Nesse caso, é recomendável fazer movimentos desinibidos do pincel ao aplicar a camada superior. Deve-se ter em mente que o impacto da camada inferior no quadro geral é bastante significativo.

Método de cor adjacente

A execução de pinceladas próximas umas das outras possibilita a obtenção de uma terceira tonalidade. É obtido através da ilusão de ótica. Se você colocar os olhos em um determinado ângulo e a uma certa distância da tela, poderá obter a ilusão de uma determinada tonalidade. Isso se deve à combinação independente de tonalidades de outros corantes.

Depois de conseguir o efeito desejado, é importante aprender a aplicar o pigmento. Para fazer trabalhos decorativos, vale a pena dominar todas as técnicas.No entanto, para a decoração da casa, basta uma mistura total ou parcial.

Para trabalhar com óleo, as seguintes regras devem ser observadas:

  1. Prepare o esquema de cores imediatamente antes da aplicação.
  2. Para usar o corante, use escovas ou almofadas especiais. Pode ser difícil solucionar erros de aplicação de pintura.
  3. Recomenda-se aplicar a próxima camada após a secagem completa da anterior. Uma exceção é o método de mistura parcial.
  4. Ao mudar de tonalidade, recomenda-se limpar o pincel com solvente.

A observância de recomendações simples e levando em consideração as peculiaridades da textura do óleo na hora de misturar ajuda até mesmo um iniciante a conseguir uma bela decoração na sala ou aplicar algum tipo de padrão na parede.

A execução de pinceladas próximas umas das outras possibilita a obtenção de uma terceira tonalidade.

Quais tintas não podem ser misturadas

Opções indesejadas para misturar corantes são mostradas na tabela:

MisturaResultado
Branco chumbo com ultramarino ou kolbattom de cinza feio
branco chumbo com mancha violetaDestaque muito forte
Tintas naturais à base de óleo secante com componentes artificiaisefeito imprevisível
Ocre roxo escuro ou marrom escuro com chumbo brancoTons de destaque
Amarelo napolitano com outros tonsCor muito clara

A mistura de corantes de óleo tem muitas características. Para alcançar o resultado desejado nesta área, vale a pena considerar as principais recomendações. Nesse caso, é importante monitorar a combinação de tonalidades e a compatibilidade dos ingredientes na composição do corante.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha