8 melhores maneiras de limpar o vidro da lareira de depósitos de carbono e fuligem

A lareira adiciona um ambiente especial a qualquer sala de estar. A popularidade deste item não diminui mesmo com o advento de novos sistemas de aquecimento modernos. No entanto, esta não é apenas uma bela solução interior, mas também problemas adicionais. A fuligem costuma se formar no vidro da lareira, o que afeta negativamente a aparência e a qualidade do trabalho. Isso é completamente normal e é o resultado da combustão do combustível. Como limpar o vidro da lareira da fuligem em casa, bem como evitar a formação de depósitos de carbono.

Causas

Antes de proceder à eliminação das consequências, nomeadamente a contaminação do vidro da lareira, é importante perceber qual é a principal causa da formação de fuligem. A identificação adequada da causa ajudará a prevenir futuras contaminações. Um papel importante é desempenhado pelo funcionamento da lareira, o tipo de combustível. No entanto, a causa da formação de fuligem é frequentemente associada a um problema muito mais sério - a poluição da chaminé.

Gasolina

Se o gerador da lareira for a gás, a fuligem no vidro indica queimadores entupidos ou posição inadequada dos jatos.Isso leva a uma violação da relação gás/ar, que por sua vez causa a formação de fuligem e fuligem no interior do vidro da lareira.

Propano

As lareiras movidas a propano são muito mais suscetíveis à formação de fuligem. Normalmente, os motivos estão na qualidade do combustível, queimadores entupidos ou danos ao tanque. Limpar os queimadores e substituir o combustível atual por uma versão mais limpa ajudará a reduzir a quantidade de poluição.

na madeira

Se a lareira funcionar com madeira, não se surpreenda com o aparecimento de fuligem. Isso ocorre porque as coníferas comumente usadas para aquecimento tendem a ser defumadas. O motivo também pode ser a falta de aberturas para suprimento de oxigênio.

Métodos básicos de limpeza

Existem muitas maneiras de limpar a sujeira do vidro da lareira. Isso pode ser feito usando produtos químicos domésticos ou um dos métodos tradicionais. Ao escolher um meio de lidar com a fuligem, é necessário entender a gravidade da poluição e há quanto tempo ela se forma.

Existem muitas maneiras de limpar a sujeira do vidro da lareira.

Agente de limpeza

Os departamentos de produtos químicos domésticos nas lojas são abastecidos com uma variedade de produtos para limpeza de chaminés. Na hora de escolher um agente de limpeza, é importante ficar atento à composição: é melhor recusar um produto que contenha componentes que possam danificar a superfície do vidro. O vidro da lareira pode ser limpo com detergentes disponíveis, como pratos ou utensílios de cozinha.

Esses produtos são menos eficazes, o que pode exigir esforço físico para se livrar da contaminação.

Amônia

Remove facilmente a fuligem de amônia.A limpeza dos vidros da lareira com álcool é realizada de acordo com as seguintes regras:

  1. A lareira deve esfriar completamente.
  2. A amônia é diluída com água. Adicionar algumas gotas de vinagre será eficaz. A mistura resultante pode ser despejada em um frasco de spray.
  3. A solução é pulverizada no vidro e depois removida com papel absorvente. Se a sujidade for velha e difícil de limpar, terá de esperar 10-15 minutos. Durante este período, o álcool penetrará nas partículas de fuligem, o processo de remoção será muito facilitado.

O uso de amônia pura não é proibido. No entanto, isso pode ser ineficaz, pois o álcool evapora rapidamente da superfície.

fogo de força total

Os depósitos de carbono no vidro da fornalha podem ser removidos com fogo forte. Lenha seca será necessária para acender o fogo em plena capacidade. No processo de combustão, partículas de fuligem, fuligem, fuligem queimam, o vidro é limpo. Ao mesmo tempo, a chaminé também é limpa, o que afeta favoravelmente o nível de risco de incêndio da lareira.

Os depósitos de carbono no vidro da fornalha podem ser removidos com fogo forte.

jornal e cinzas

Para limpar o vidro desta forma, é necessário umedecer o jornal em água, aplicar cinzas sobre ele. A fuligem será facilmente removida desta forma se não tiverem passado mais de 2-3 dias desde a formação da fuligem. É necessário esfregar cuidadosamente os locais contaminados com um jornal com cinzas e depois enxugar com papel seco ou pano. A sujeira velha não se presta a esse método.

Lâmina ou ferramenta afiada

Você pode recorrer a métodos radicais - remova a fuligem com uma lâmina ou qualquer outra ferramenta com ponta afiada. Com este método, você deve seguir as regras de segurança para evitar cortes.Também vale a pena monitorar o grau de pressão - arranhões podem permanecer no vidro. É melhor recorrer a esses métodos para remover apenas partes particularmente poluídas.

água e vinagre

Você pode lavar a fuligem com uma mistura de água e vinagre. A solução é despejada em um frasco de spray. A porta da lareira é pré-montada, colocada sobre uma superfície plana. Jornais são colocados em áreas problemáticas, que são encharcadas com uma solução. Depois de algum tempo, o vidro é limpo com jornais úmidos.

Cinzas do cinzeiro

Este método de limpeza é um dos mais populares. Além das cinzas do cinzeiro, você vai precisar de um balde com água, uma esponja, papel toalha. As mãos devem ser protegidas com luvas de borracha.

além das cinzas do cinzeiro, você vai precisar de um balde com água, uma esponja, papel toalha.

Procedimento de limpeza:

  1. Umedeça uma esponja na água, torça.
  2. Aplique cinzas na esponja.
  3. Limpe a fuligem em um movimento circular.
  4. Enxágue a esponja e o vidro da sujeira restante.
  5. Limpe com uma toalha de papel para obter o melhor efeito.

Uma mistura de amônia, vinagre, limão e refrigerante

A mistura dos componentes listados combate perfeitamente a sujeira de qualquer complexidade, idade (incluindo as antigas). Uma camada de fuligem deve ser pré-umedecida com uma solução e deixada por 15 a 20 minutos para permitir que as substâncias ativas penetrem na contaminação. Depois disso, resta apenas limpar o vidro sem esforço extra. Quanto maior a concentração de amônia, maior a atividade da solução, mais fácil é a limpeza.

Medidas preventivas

Uma lareira não é apenas um fogão, mas também uma solução interior. Por isso, é importante ficar de olho na aparência do vidro.Deve-se notar desde já que é impossível evitar completamente a formação de fuligem, independentemente dos métodos utilizados. A operação do sistema de forno está associada à formação de fuligem. Neste caso, para evitar a poluição, as seguintes regras devem ser observadas:

  • O combustível deve ser de alta qualidade - não vale a pena economizar, é melhor dar preferência a tipos refinados e comprovados.
  • A lenha deve ser carregada corretamente: horizontalmente, ignição por cima. Ao usar lenha, é importante cuidar de uma boa chaminé, monitorar regularmente o funcionamento da chaminé. É importante ventilar regularmente a sala.
  • Ar suficiente - o local onde está instalada a lareira deve ser bem ventilado, isso não só evitará problemas de oxigênio, como também permitirá que o combustível queime melhor.
  • Chaminé de alta qualidade, podendo ser necessário instalar um amortecedor adicional. Vale a pena limpar periodicamente a chaminé. É melhor para os profissionais fazerem isso.

Não atrase a limpeza se se formar fuligem no vidro. Isso permitirá que você lide com a contaminação de forma rápida e sem esforço, para evitar microdanos na superfície do vidro. Quanto mais cedo você agir, menos fuligem se infiltrará no interior.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha