Razões pelas quais a máquina de lavar louça não lava bem a louça e conserta você mesmo
Muitas donas de casa têm uma máquina de lavar louça especial na cozinha que ajuda a limpar a sujeira da louça. Muitos modelos funcionam sem problemas por vários anos, mas às vezes a qualidade de sua lavagem se deteriora. Portanto, é necessário entender com antecedência os motivos pelos quais a máquina de lavar louça não lava bem a louça.
Motivos principais
Existem seis razões principais pelas quais as máquinas de lavar louça começam a funcionar menos bem e a limpar a sujeira da louça.
Sobra de comida
É necessário limpar regularmente o produto dos restos de comida para que não fiquem entupidos dentro do aparelho. No entanto, muitos proprietários de tais eletrodomésticos estão empenhados na limpeza atemporal.
As seguintes partes devem ser limpas regularmente:
- Reservatório. A placa geralmente aparece nele, que é removida semanalmente.
- Filtro grosseiro. É instalado nos tubos de admissão. Esse filtro está entupido com restos de comida ou corrosão acumulada.
- Aspersor.Muito calcário e partículas de alimentos aparecem nesta parte, o que leva à deterioração da pressão. Para que a água volte a fluir adequadamente na máquina de lavar louça, o aspersor é removido e bem limpo.
- Filtro principal. Esta parte é instalada no fundo do tanque. A malha do produto costuma estar suja e, portanto, lavada uma vez por semana.
Seleção de programa errada
Algumas pessoas não usam o aparelho corretamente e, por isso, é pior para limpar a louça suja. Na maioria das vezes, a qualidade do dispositivo se deteriora devido ao programa selecionado incorretamente. A temperatura de aquecimento da água e a duração do equipamento da máquina de lavar louça dependem do modo de operação.
Por exemplo, ao usar o programa para utensílios levemente sujos, a água esquenta apenas até quarenta graus. Portanto, este modo não é adequado para lavar pratos ou panelas sujas. Portanto, antes de usar a máquina de lavar louça, leia as instruções e descrições de cada programa disponível.
Sobrecarga da máquina de lavar louça
Cada modelo de máquina de lavar louça possui padrões de carga permitidos, que é recomendável não exceder. Portanto, é necessário determinar com antecedência como carregar esse equipamento e quantos pratos colocar nele. No entanto, às vezes as pessoas não seguem essas recomendações e sobrecarregam a cuba da lava-louças. Isso leva ao fato de que a máquina de lavar louça deixa de lavar bem os pratos dos restos de comida. Para que o aparelho volte a funcionar corretamente, é necessário descarregar todo o excesso de louça.

Se isso não resolver o problema, a máquina de lavar louça está funcionando cada vez mais mal por algum outro motivo.
Detergentes inadequados
Se a máquina de lavar loiça deixou de limpar eficazmente a loiça e aparecem riscos na sua superfície, deve prestar atenção aos detergentes utilizados. Alguns deles não são adequados para determinados modelos de veículos.
Além disso, o uso de detergentes falsificados ou simplesmente abaixo do padrão leva à deterioração da lavagem.
Se você tiver esse problema, poderá usar a ferramenta usada anteriormente. Você também pode tentar substituir a composição do detergente por uma de melhor qualidade e mais cara.
Escada
Se a máquina de lavar louça se tornar menos eficiente na lavagem da louça e na remoção da sujeira da superfície, verifique se há calcário.
Este é um problema comum que quase todos os modelos de lava-louças enfrentam. Na maioria das vezes, o calcário se forma devido ao uso de água muito dura durante a lavagem. Com o tempo, o calcário se deposita na superfície das peças metálicas. Por causa disso, a água começa a borrifar pior. Para remover a camada de escala, você precisa derramar ácido cítrico na máquina de lavar louça e executá-lo por 10 a 15 minutos. Depois disso, toda a incrustação deve desaparecer das superfícies sujas.
bloqueios
Às vezes, não apenas a mancha branca que a água de baixa qualidade deixa na superfície leva à má limpeza da louça. Bloqueios devido ao acúmulo de toalhas, alimentos ou outros detritos também são considerados uma causa comum de limpeza deficiente. Os bloqueios geralmente aparecem dentro de filtros finos ou grossos. Às vezes, detritos podem ser encontrados dentro dos braços aspersores.

Para evitar obstruções no interior da máquina de lavar loiça, esta é regularmente limpa com detergentes eficazes. Eles ajudam a dissolver os detritos acumulados em aspersores ou filtros.
Métodos comuns de reparo de falhas
Antes de proceder à eliminação de avarias comuns, deve familiarizar-se com os métodos de reparação.
Um elemento de aquecimento
Todos os modelos de máquinas de lavar louça estão equipados com um elemento de aquecimento especial responsável pelo aquecimento da água. Na maioria das vezes, é esse componente que sofre com a formação de vestígios de escala. Além disso, o elemento de aquecimento falha com mais frequência do que outras peças devido à combustão.
Se quebrar, a água para de aquecer e a máquina de lavar louça usa líquido não aquecido.
Não vale a pena lavar a louça em água fria e, portanto, uma vez que o elemento de aquecimento falha, é necessário substituí-lo imediatamente por um novo. É muito difícil fazer reparos sozinho, é melhor obter ajuda de um profissional especializado em reparos de eletrodomésticos.
Bomba de circulação
As máquinas de lavar louça são equipadas com uma bomba circular, responsável por bombear a água pelo sistema. Se quebrar, a água para de fluir e a máquina não liga. A bomba de circulação não pode ser reparada e, portanto, deve ser substituída. Neste caso, você precisa instalar a mesma bomba de antes.

turbina de aspersão
O dispositivo de aspersão é equipado com uma turbina, responsável pela rotação da estrutura. Se quebrar, o aspersor para de girar e por conta disso, a água para de lavar a louça suja. Não vai adiantar consertar a roda, é melhor comprar uma nova imediatamente e instalar.
Sensor de temperatura
Um sensor térmico é considerado uma peça insubstituível, pois é ele o responsável por medir a temperatura da água. Este dispositivo envia um sinal ao elemento de aquecimento para aquecer o líquido se estiver muito frio. Se a sonda térmica estiver quebrada, a água não começará a esquentar e você terá que lavar a louça sem pré-aquecer.
Um sensor de temperatura quebrado deve ser substituído.
Módulo de controle
As máquinas de lavar louça modernas estão equipadas com módulos de software, através dos quais são enviados sinais às unidades técnicas sobre a necessidade de aquecer, drenar ou tirar água. Se o módulo de controle parar de funcionar, a unidade não iniciará ou funcionará corretamente.Se surgir algum problema com o módulo, você precisará fazê-lo piscando-o.
Sensor de turbidez
Modelos caros de lava-louças são equipados com sensores que monitoram a turbidez do líquido. É ele quem transmite informações sobre o estado da água para a unidade de controle. Se o sensor falhar, o módulo de controle não receberá informações sobre o grau de sujeira da louça e não iniciará a lavagem. O sensor de turbidez precisará ser substituído por um novo.

Erros comuns durante reparos
Vários erros comuns são cometidos ao reparar máquinas de lavar louça:
- desmontagem de equipamentos conectados à fonte de alimentação;
- uso de peças de reposição inadequadas;
- desmontagem descuidada de equipamentos usando força.
Em quais casos vale a pena entrar em contato com especialistas
Às vezes não vale a pena fazer os reparos sozinho e é melhor recorrer a um especialista. Isso é feito nos seguintes casos:
- quando a máquina para de aquecer a água;
- após uma falha do sensor para determinar a temperatura do líquido;
- quando o dispositivo parou de bombear água.
Conclusão
Com o tempo, as máquinas de lavar louça param de funcionar bem. Portanto, é recomendável entender com antecedência as causas desse problema e os principais métodos para eliminá-lo.


