O que fazer se o prato não virar no microondas e você pode usá-lo
As microondas estão em todas as casas há muito tempo. Essa unidade geralmente tem funcionalidade aumentada. Nele, você pode não apenas aquecer os alimentos, mas também descongelá-los e até preparar pratos deliciosos. No entanto, este dispositivo também é capaz de quebrar. Freqüentemente, quando o prato não gira no microondas, a pessoa simplesmente não sabe o que fazer. Você pode tentar encontrar a causa do problema e corrigi-lo sozinho.
As principais razões para a quebra da placa do forno de microondas
Em fornos de micro-ondas mais antigos, a placa não girava. Para levar a comida à temperatura necessária, ela tinha que ser virada à mão. No entanto, com o tempo, os modelos de microondas melhoraram e novas funções foram adicionadas.
Girar a panela no aparelho aquece os alimentos uniformemente. Isso permite que você leve os alimentos à temperatura necessária em pouco tempo, sem realizar ações adicionais.Existem várias razões pelas quais esta função pode ser prejudicada em um forno de micro-ondas.
lâmpada brut
Em alguns modelos de fornos de micro-ondas (na maioria dos casos, antigos), a lâmpada necessária para a iluminação interna é incluída em um circuito em série. Se estiver queimado, o contato é interrompido. Como resultado, a placa no forno não gira. Lidar com esse problema é bastante simples - substituir a lâmpada com defeito.
Instalação inadequada de paletes
Para girar a placa no microondas, existem rodas e trilhos especiais. Se o palete estiver posicionado incorretamente, ele não pode ser movido. Além disso, a pá pode não estar posicionada corretamente devido ao grande volume de alimentos. O problema é facilmente resolvido - basta consertar a placa.
Corpo estranho
Uma peça especial é instalada dentro do forno de microondas - um acoplador. Abaixo está um pequeno motor que aciona a placa. Às vezes, um pequeno pedaço de comida pode ficar preso nos galhos (são três) do engate. Isso fará com que a pá gire incorretamente. Basta removê-lo e o fogão voltará a funcionar.

Razões técnicas
Se, após o exame do forno de micro-ondas, nenhum problema externo for identificado, pode haver uma falha técnica.
Razões semelhantes para um forno de micro-ondas com defeito incluem:
- Redutor quebrado. Esta é uma das causas mais comuns de falha do forno de microondas. É possível resolver o problema substituindo a peça. Se não houver resultado positivo, é recomendável verificar o motor. Se falhar, é mais fácil e barato comprar uma nova unidade do que repará-la.
- Problemas de emparelhamento. Esta parte está conectada. Se começar a escorregar no eixo, a rotação é perturbada.Você pode tentar fortalecer a embreagem ou substituí-la completamente.
- Quebra do enrolamento do motor É improvável que seja possível eliminar esse motivo por conta própria. Recomenda-se entrar em contato com o assistente.
- O circuito de alimentação está interrompido. Vale a pena "tocar" a fiação para identificar deficiências.
Microondas sem pá
Os primeiros fogões não tinham prato giratório. No entanto, novos modelos geralmente não possuem esse dispositivo. Nesse caso, o magnetron não está localizado na lateral, mas abaixo. Existem dois tipos dessas unidades: com um radiador móvel e um radiador estacionário. Se você tiver algum problema com esse forno de microondas, é recomendável entrar em contato com o mestre, você não poderá configurar o trabalho sozinho.

Como determinar uma falha técnica
Para eliminar falhas técnicas, é recomendável localizá-las primeiro e, portanto, já iniciar o reparo.
Circuito aberto ou curto-circuito dos enrolamentos do motor
A maioria dos fornos de micro-ondas possui motores projetados para tensão de 220 V. Portanto, para determinar a presença ou ausência de um circuito aberto, basta conectar o dispositivo a uma tomada e desligá-lo, tentando ligá-lo. Se necessário, um ohmômetro pode ser usado para essa finalidade.
O índice de resistência deve variar de 1,2 a 1,6 kOhm. Se o motor for de baixa tensão, a resistência fica entre 100 e 200 ohms. Se o sensor apresentar valores que fogem da norma, ou o ícone do infinito, podemos falar em quebra na fiação do motor. A manutenção ou operação inadequada pode causar tal fenômeno.
É impossível substituir o enrolamento por conta própria, é melhor entrar em contato com o serviço ou trocar completamente a peça.
Eixo de saída da caixa de engrenagens quebrado
Na presença de sobrecarga (grande volume de produtos) ou quando a placa é parada à força com a mão, pode ocorrer um mau funcionamento do eixo de saída da caixa de engrenagens. Em modelos mais baratos de fornos de micro-ondas, essa parte geralmente é feita de plástico, por isso se decompõe rapidamente. Substituir uma peça é bastante simples se você encontrar a correta. Como último recurso, você precisará instalar um mecanismo completamente novo.

embreagem chinelo
Com o uso constante e prolongado do forno de micro-ondas, muitas vezes o acoplamento é afrouxado, de modo que a placa simplesmente para de girar. Para eliminar o problema, é recomendável tentar vedar a luva. Se não ocorrer um efeito positivo, a peça deve ser completamente substituída.
Desgaste do redutor
Nos primeiros fornos de micro-ondas, as engrenagens eram geralmente feitas de metal. No entanto, para economizar dinheiro em novos modelos, muitas vezes são instaladas peças de plástico, que aceleram seu desgaste. Com o tempo, os dentes quebram.
É bem possível substituir as engrenagens por conta própria, escolhendo as adequadas e de alta qualidade.
Sob pressão
A subtensão no motor e no transmissor causa uma diminuição na potência. Como resultado, o motor simplesmente não consegue girar a placa. Muitas vezes, o motivo é o congestionamento da rede. Recomenda-se desconectar outros dispositivos da rede elétrica ou usar um estabilizador de tensão.

Métodos de reparo
Se a placa parou de girar no microondas, é recomendável primeiro determinar a causa. Dependendo disso, é possível reparar você mesmo ou entrar em contato com um centro de serviço. É possível corrigir os seguintes erros em casa:
- Uma lâmpada queimada pode ser facilmente trocada, basta comprar uma nova e corrigir o problema de acordo com as instruções.
- O corpo estranho pode ser facilmente removido verificando cuidadosamente o fundo e todas as peças na câmara interna do micro-ondas. Recomenda-se lavar o aparelho, retirar o excesso de gordura e pedaços de alimentos.
- Se o palete estiver instalado incorretamente, você deve remover tudo e colocá-lo de volta no lugar com cuidado.
No entanto, em alguns casos, apenas um especialista do centro de serviços ajudará a lidar com os problemas:
- o motor não funciona;
- o enrolamento e os contatos estão quebrados.

Resolver esses problemas por conta própria é quase impossível e é muito fácil perder a possibilidade de reparos em garantia. Portanto, é melhor recorrer a especialistas a tempo. Isso reparará os danos e manterá o forno de micro-ondas em boas condições de funcionamento.
Dicas e truques de especialistas
Os especialistas aconselham não desmontar o dispositivo sozinho para excluir a ocorrência de outras avarias. Não se esqueça do reparo em garantia e, se necessário, use-o.
Alguns tipos de avarias são descritos nas instruções da unidade, por isso, antes de mais nada, vale a pena estudá-la com atenção.
Só é possível realizar reparos por conta própria se você tiver experiência e confiança no assunto.
Regras de manutenção e operação
Para que o micro-ondas funcione por muito tempo, é recomendável usá-lo corretamente e observar algumas condições:
- Leia atentamente o manual do usuário antes de usar.
- Remova imediatamente a gordura e restos de comida que caíram dos pratos na câmara interna.
- Monitore cuidadosamente a tensão da rede ao usar o dispositivo.
- Caso haja necessidade de uma peça nova, é recomendável consultar um especialista e escolher a mais adequada para determinado modelo.
Uma atitude correta e cuidadosa em relação à tecnologia permitirá que você a use por muito tempo. Se ocorrerem problemas durante a operação, é recomendável encontrar a causa e, em seguida, tomar as medidas necessárias. É necessário lembrar que o auto-reparo pode levar à perda do cartão de garantia. Portanto, se você não tiver certeza, é melhor entrar em contato imediatamente com o centro de serviço.


