Como se livrar do mofo no banheiro, 20 melhores remédios
Em salas com alta umidade, o fungo geralmente se forma. O banheiro é, portanto, um ambiente favorável para o desenvolvimento da placa orgânica. É impossível remover manchas acumuladas em um procedimento. Além dos problemas estéticos, o fungo representa uma ameaça à saúde humana. Esta pode ser a causa do início da destruição dos acabamentos do edifício, plástico, cerâmica, vidro. Portanto, é importante saber como se livrar permanentemente do mofo no banheiro.
Causas de mofo no banheiro
A principal razão para o aparecimento de cravos fúngicos é a umidade, que ocorre durante o gelo e a falta de ventilação.Para tirá-los para sempre, você precisa entender todos os fatores que afetam sua formação:
- localizar vazamentos em um poço de abastecimento de água;
- aquecimento desigual;
- capuz fraco;
- hipotermia local;
- danos ao sistema de drenagem;
- fissuras na alvenaria;
- violação do aperto das juntas entre painéis;
- secar toalhas molhadas usadas dentro de casa;
- má qualidade da vedação das costuras;
- não limpe depois de tomar procedimentos de água.
Depois de encontrar o mofo e descobrir por que está acontecendo, você precisa se livrar dele. A decisão mais correta é a implementação oportuna do trabalho preventivo que impediria a formação de fungos.
As consequências do aparecimento de um fungo
Muitas pessoas não sabem o quão prejudiciais podem ser as manchas fúngicas causadas pela umidade. O molde que percorreu seu curso está erodindo a textura do edifício a tal ponto que grandes reparos são necessários.
O mais terrível é a influência do fungo no bem-estar dos donos. Ele é capaz de causar tais doenças:
- pneumonia;
- bronquite;
- sinusite;
- conjuntivite;
- asma;
- patologias da pele;
- oncologia;
- enxaqueca;
- danos ao sistema nervoso central;
- inchaço cerebral.
Se você está constantemente na sala e inala os resíduos do fungo, o trato gastrointestinal é afetado. Uma pessoa vomita, desenvolve disbiose, diarréia e a imunidade enfraquece. Casos negligenciados levam a cirrose e câncer de fígado.
O mofo é uma causa comum de doenças respiratórias.

Métodos de controle de mofo
Existem muitas maneiras de remover manchas de mofo sem deixar vestígios. As ferramentas modernas podem lidar com essa tarefa de maneira fácil e rápida.
Agentes antifúngicos
Você pode eliminar todos os tipos de mofo com um anti-séptico.Recomenda-se o uso de agentes orgânicos, oleosos e solúveis em água com biodestruidores. Eles são adequados para tratamento de banheiro devido à sua relativa segurança.
Regras para trabalhar com agentes antifúngicos
Ao limpar o fungo no banheiro, não apenas a superfície visível é tratada, mas também as costuras das placas de cerâmica. Não se esqueça de lavar o encanamento e os canos. Ao usar produtos antimofo, você deve seguir algumas regras, pois sua composição é tóxica.
proteção
Não apenas as manchas de mofo são perigosas para a saúde, mas também os agentes antifúngicos. Para se proteger dos vapores nocivos de um anti-séptico, você pode precisar de:
- luvas de latex;
- pistola para pulverizar cantos, bordas e locais de difícil acesso;
- óculos para proteger os olhos dos efeitos nocivos dos vapores;
- escova dura;
- escovar.
Se a área infestada de fungos não for muito grande, você pode usar um raspador. O evento começa com a limpeza da superfície danificada. Então tudo é tratado com um anti-séptico e deixado para secar.

Ventilação
O ar estagnado é uma das razões para o aparecimento de manchas de mofo. Portanto, é importante fornecer ventilação ambiente normal. Tubulações velhas devem ser limpas. Se este procedimento for difícil de executar, você pode instalar um ventilador.
Recomenda-se garantir que a umidade não se acumule nos chuveiros, na própria sala. Para isso, deixe as portas abertas, limpe o excesso de umidade com um pano seco.
filme sobre móveis
Cubra todos os móveis antes de terminar o banheiro. Para esses fins, filme elástico ou polietileno é adequado. Desta forma, os produtos químicos não danificarão as mercadorias.Se houver flores frescas na sala, é melhor transferi-las para outro local.
Cloro e amônia
Preparações com cloro e remédios caseiros são eficazes. O elemento cloro faz parte de um alvejante simples que pode matar quase todos os tipos de mofo.
Ao usar um produto químico, não devemos esquecer que ele tem limites:
- o uso constante corrói o acabamento;
- superfícies porosas são difíceis de processar;
- tem um cheiro pungente.
Importante: o elemento não deve ser misturado com amônia - amônia. A evaporação devido à reação de dois elementos é muito perigosa para o corpo humano.

Pulverizadores
Produtos pulverizados são convenientes para tratamento de contato. Para não prejudicar a saúde, é preciso trabalhar de óculos e luvas. A bola é mantida da superfície a uma distância de 15 a 20 centímetros.
Umedeça a superfície com água
Quando você decidir se livrar do mofo, não deve pegar imediatamente um pano ou lixa. O melhor resultado será obtido se todas as áreas afetadas estiverem bem umedecidas com água. Isso evita que esporos de fungos entrem no ar durante a limpeza. Caso contrário, o molde encontrará novas áreas de infecção.
Use esmeril
Lixa funciona bem para limpeza local. Na falta de um, você pode usar uma espátula. Usando a ferramenta, as áreas pré-umedecidas são limpas. Depois disso, recomenda-se tratá-los com uma solução espessa de sabão ou remédio furacilina.
primer antisséptico
Depois de tomadas todas as medidas, as áreas tratadas são cobertas com um primer anti-séptico.O produto, que contém substâncias com atividade fungicida, previne a formação de novas manchas de mofo.

Atlas Mykos
Anti-mofo eficaz com aditivos biocidas, pode remover rapidamente as manchas de bolor e tem uma função de proteção preventiva.
O produto desta marca é adequado para todos os substratos de construção. É usado em tais superfícies:
- concreto;
- cimento;
- pisos monolíticos;
- costuras.
A droga destrói perfeitamente microorganismos em diferentes estágios de desenvolvimento.
Izohan Grzybostop
Esta é uma ferramenta profissional que você mesmo pode usar para processar a peça. É aplicado na superfície com pistola ou pincel.
A droga é capaz de eliminar microorganismos pertencentes a diferentes classes. Para ser eficaz, o produto é aplicado várias vezes. Seque a superfície entre os tratamentos.

SP 50
A ferramenta é usada para remover fungos de placas de gesso, superfícies de madeira e gesso. Graças à sua composição inovadora, destrói completamente os microorganismos.
A ação começa dez minutos após o tratamento. Uma das principais vantagens da droga é que ela é inofensiva para humanos e animais. Você pode usar o produto em uma sala fechada.
Hydrocom
A droga é capaz de saturar a superfície tratada a uma profundidade de 10 milímetros. O agente destina-se à aplicação em reboco, tijolo, betão celular. Uma vez aplicado, forma-se uma camada repelente à água, que impede a formação de nova vida microorgânica.
Bola de neve
A solução à base de água contém excipientes que combatem ativamente o mofo. O produto tem um forte efeito biocida:
- proteção durável de revestimentos de tinta;
- desinfecção de superfícies;
- penetração profunda.
A droga é capaz de eliminar todos os tipos de fungos, mofo, musgo nas paredes, revestimentos, gesso.

Fungicida
Produto versátil e de grande eficácia contra o mofo, pode prevenir o apodrecimento de madeiras e outros substratos. O produto não danifica a cor e o brilho da superfície de azulejos e tintas e vernizes. Droga bastante eficaz, após a segunda dose elimina completamente a biocorrosão.
Boramon
Um excelente remédio para manchas de mofo. Não contém cloro nem metais pesados. Além disso, não polui a atmosfera. Aplique uma fina camada de antisséptico em todas as superfícies e deixe agir por 24 horas.
Se o medicamento for concentrado, é diluído em água, conforme instruções em anexo.
Renogal
Uma camada desta preparação é suficiente para destruir os danos biológicos. A vantagem do produto é que, ao processar os revestimentos, não afeta a resistência e não afeta a cor do acabamento decorativo. Não contém solventes orgânicos.
Remédios populares
Muitas pessoas se livram da microflora fúngica por meios profissionais. Mas os métodos populares também não perderam sua relevância.
Sulfato de cobre
O sulfato de cobre é usado para combater manchas orgânicas. As propriedades anti-sépticas e antifúngicas do agente são capazes de substituir medicamentos profissionais caros.
Para preparar uma solução com base nele, são necessários os seguintes produtos:
- embalagem de sal de cobre e enxofre;
- 10 litros de água em temperatura ambiente;
- um copo de vinagre.
Primeiro de tudo, você precisa diluir a solução e preparar a peça para processamento. Em seguida, o equipamento de proteção é colocado.
Importante: quanto mais quente a água, mais rápido o vitríolo se dissolve.
A mistura preparada deve ser despejada em um borrifador ou em um recipiente conveniente. Se não houver spray, o produto preparado é aplicado suavemente com uma esponja nas áreas danificadas.
Após o primeiro tratamento com o agente, as superfícies são deixadas a secar durante 2-3 horas e o procedimento é repetido. Assim, são realizadas de 3 a 5 limpezas, dependendo da extensão da lesão da área.

Água sanitária
O alvejante desinfetante e anti-séptico limpará bem o fungo e restaurará seu antigo frescor. A base do produto é o cloro, portanto o medicamento tem um bom efeito desinfetante.
Um agente agressivo tem um odor pungente, que não é bom para o sistema respiratório. Recomenda-se trabalhar com o anti-séptico em luvas de proteção e respirador.
Para preparar uma solução, você precisa tomar 5 copos de água por 100 gramas de brancura. Tudo é misturado e colocado em um borrifador. Depois de aplicar o medicamento, não lave. Constituirá uma excelente barreira ao surgimento de novos microrganismos.

Amônia
A ferramenta remove perfeitamente a corrosão biológica em azulejos, vidro e superfícies lisas. Mas não muito eficaz na limpeza de materiais porosos.
Ao trabalhar com uma solução aquosa de hidróxido de amônio, deve-se tomar cuidado para que o líquido não entre em contato com a alvura. Os vapores liberados após a combinação das duas substâncias são bastante tóxicos e podem causar sérios danos à saúde.
Para preparar a solução, misture o produto com água em proporções iguais. Em seguida, pulverize ou aplique com uma esponja sobre toda a superfície contaminada. Deixe agir por 60 minutos e enxágue bem. O odor forte e venenoso pode causar tontura, por isso tome cuidado ao manusear a solução.
Boura
Um composto inorgânico é um material natural, por isso é inofensivo para o corpo humano. A substância combate com bastante eficácia as infecções fúngicas e atua como um inibidor do desenvolvimento de mofo em qualquer superfície.
Um copo de bórax deve ser diluído em dois litros de água. Em seguida, escove toda a superfície com uma escova dura e deixe secar. Não enxágue o composto. A ferramenta funciona bem com mofo precoce e já enraizado.

Peróxido de hidrogênio
O peróxido é amplamente conhecido como um poderoso antimicrobiano, antifúngico e desinfetante. Ele é capaz não só de destruir a colônia de fungos microscópicos, mas também de impedir seu reaparecimento.
Ao contrário de outras soluções antifúngicas, o peróxido tem os seguintes benefícios:
- sem cheiro;
- não emite fumaça tóxica;
- não tóxico.
Se for tomada uma solução a 3%, ela pode ser diluída com vinagre para potencializar o efeito. Então, quando o produto é derramado no frasco de spray, o evento pode começar. As áreas infectadas podem mudar a cor do líquido, o que indica uma reação à microflora patogênica.
o vinagre
Um produto químico levemente ácido, que quase toda dona de casa possui, pode lidar bem com a luta contra os microorganismos.
Embora tenha um cheiro muito desagradável, não é tão prejudicial quanto o cloro ou outros produtos químicos. Não precisa ser diluído com nada, pois é usado em sua forma pura. Para o tratamento, basta aplicar o agente em um pano e enxugar com ele todas as superfícies danificadas. Usando um pulverizador, você pode chegar a lugares inacessíveis. Em seguida, deixe agir por 60 minutos para a ação ativa do produto. Depois disso, é bom enxaguar tudo e secar.
Após o procedimento, a sala é ventilada.

Um refrigerante
O bicarbonato de sódio é um excelente agente de limpeza e antimofo. O remédio é popular devido ao fato de ser seguro e não ter efeitos colaterais.
Para preparar a mistura, você precisa levar os seguintes componentes:
- sabonete líquido - 1 colher de chá;
- refrigerante em pó - 1 copo;
- você tem que tomar tanta água que uma vez diluída, você obtém uma pasta líquida;
- um pouco de vinagre.
Aplicar com uma esponja em todas as superfícies da casa de banho. É dada especial atenção ao rejunte entre os ladrilhos, eventuais rachaduras. Após a aplicação do produto, é necessário caminhar bem com um pincel duro. Então tudo é lavado. O procedimento deve ser repetido até que todo o molde desapareça.
sabão em pó
O produto contém um álcali, que é bem resistente à destruição da microflora patogênica.
Para preparar um anti-séptico, é necessário ralar o sabão em um ralador grosso. Em seguida, pegue água morna e dissolva uma solução concentrada nela. Esse remédio funciona bem se a infecção acabou de começar ou para prevenção.
Um pano embebido na solução preparada deve ser bem passado em todas as áreas infectadas. Se as ações forem realizadas preventivamente - em todas as superfícies da sala:
- sexos;
- paredes;
- mobília;
- chuveiro ou banheira;
- rodapés;
- tetos.
Importante: após o processamento da sala, é necessário fornecer ventilação e normalizar a umidade.

Óleo essencial de tea tree
Os óleos naturais são utilizados como agentes antioxidantes, antimicrobianos e antifúngicos. Você pode preparar um anti-séptico de acordo com diferentes receitas:
- basta adicionar algumas gotas de chá ou éter de limão a um copo de água morna e adicionar água;
- toda a área afetada é tratada com spray preparado;
- o éter laranja com a adição de cravo pode tratar toda a superfície e vaporizar o ar da sala.
As áreas tratadas com óleo não precisam ser lavadas. Ao permanecerem na superfície, previnem o aparecimento de novos fungos.
Extrato de semente de toranja
O remédio natural é bastante eficaz na eliminação da infecção. Destrói completamente o ambiente patogênico. A base protetora é o ácido cítrico. O produto é bom porque não só mata toda a flora bacteriana, mas também elimina o cheiro desagradável de mofo.
Após o tratamento com o extrato, o mofo não se formará na superfície por muito tempo. Para preparar a solução, é necessário adicionar 10 gotas do produto em um copo de água morna e borrifar em todas as áreas onde as manchas de mofo são visíveis. Você também pode tratar áreas não infectadas para garantir que toda a sala seja desinfetada.
Recepções em diferentes superfícies
Microrganismos insidiosos escurecem a superfície com o tempo. Cada área infectada requer tratamento especial contra microrganismos fúngicos.
Juntas de ladrilhos
Devido à alta umidade, o molde se forma gradualmente no revestimento. Se acabou de aparecer, você pode usar uma maneira simples de destruí-lo. Isso exigirá uma pasta antisséptica, como bicarbonato de sódio, e uma escova de dentes. Eles esfregam as costuras até ficarem completamente iluminadas.
Caso o fungo já esteja presente nas costuras há muito tempo e tenha capturado grandes áreas, será necessária uma solução concentrada (vinagre, alvejante), um borrifador e um pincel ou esponja. Após borrifar o produto nas costuras, pincele bem e deixe agir por 10 minutos. Então tudo é lavado e enxugado com um material seco.
Uma mistura antifúngica de primer especial é usada para limpeza. As costuras são bem processadas até que as manchas desapareçam.Eles também são cobertos com argamassa hermética.
Telha
A laje de azulejo é um material tradicional para decoração de banheiros. Tal como acontece com outras superfícies, os esporos de mofo se formam nelas devido à umidade.
Recomenda-se a utilização dos seguintes produtos para a limpeza da superfície:
- anti-séptico à base de cloro;
- ferramentas profissionais especiais projetadas para este material;
- bicarbonato de sódio;
- peróxido de hidrogênio;
- solução de bórax.
Consulte a folha de dados específica da placa. Alguns produtos podem se deteriorar quando expostos a ácidos e álcalis. Recomenda-se começar com uma pequena área para ver a reação do acabamento. Se nenhuma alteração for observada, você pode continuar a tratar a área restante.

selante
As manchas de mofo nas costuras de silicone não são apenas feias, mas também prejudiciais. Para destruí-los, é necessário iniciar o procedimento com uma solução de sabão em pó. Em seguida, deixe agir por alguns instantes e limpe as áreas tratadas com um pano seco.
O próximo passo é trabalhar com brancura. Para isso, a solução é diluída e a mástique afetada é pulverizada. Após 20 minutos, todas as áreas são limpas com uma escova dura. Se o caso for bastante negligenciado, é melhor substituir a massa por uma nova.
Teto
Em um banheiro muito úmido, aparecem fungos nas paredes, piso e teto. Dependendo do material com o qual o teto é coberto, é realizado um tratamento suave. Para limpar o teto com uma superfície lisa do mofo, é necessário lavá-lo com um detergente que contenha cloro.
Esses anti-sépticos domésticos provaram-se:
- o vinagre;
- amônia;
- peróxido de hidrogênio;
- bicarbonato de sódio com vinagre;
- óleo de tea tree e sementes cítricas.
Se a situação for seriamente negligenciada, apenas a substituição completa do material de acabamento do teto eliminará os microorganismos.

Profilaxia
Eliminar o fungo é muito mais difícil do que impedir o seu desenvolvimento. Mas mesmo depois de se livrar dele, as medidas preventivas devem continuar a ser seguidas. Isso é para evitar o retorno do mofo.
Não seque roupas no banheiro
Após a lavagem, muitas donas de casa secam as roupas no banheiro. Esta secagem aumenta a umidade na sala. Recomenda-se pendurar a roupa ao ar livre. Lá seca, refresca e não causa o aparecimento de manchas de mofo.
Alternativamente, você deve comprar um toalheiro elétrico. Não só vai secar as toalhas rapidamente, mas também o ar.
Ventilação
Se não houver orifício de ventilação ou se o exaustor estiver bloqueado, a circulação de ar é interrompida. Isso causa um aumento da umidade, como resultado da condensação, e manchas de mofo se desenvolvem em toda a sala.
A solução pode ser limpar ou substituir os dutos de ventilação. A ventilação também é um remédio eficaz contra fungos.

Encanamento
O aparecimento de microorganismos no banheiro causa encanamentos defeituosos. Nesse caso, o vazamento penetra nas paredes, no piso e provoca o aparecimento e propagação do mofo. É necessário eliminar problemas com o mau funcionamento do equipamento e verificar regularmente sua integridade.
limpeza regular
A melhor medida preventiva é a limpeza regular. Com um procedimento sistemático de limpeza do espaço, fica mais fácil perceber o aparecimento de manchas de fungos. Nesse caso, você pode se livrar dele rapidamente e sem dificuldade.
Todas as superfícies são limpas.Uma vez por mês, locais de difícil acesso devem ser tratados com antifúngicos.
Ionização do ar
Usando o ionizador, você pode se livrar rapidamente de microorganismos patogênicos e prevenir o aparecimento de novos. O método não é barato, mas eficaz. É usado quando outros métodos falharam. A reforma e a ionização são realizadas por profissionais.

produtos de farmacia
Os produtos farmacêuticos resistem à corrosão biológica de forma tão eficaz quanto os medicamentos caros.
bolas de cânfora
Para fins preventivos, são adquiridos inseticidas. Para iniciar a ação, eles são colocados em locais onde o fungo se acumula. Este método é a maneira mais fácil de remover manchas de mofo.
óleo antraceno
O produto obtido pela destilação do alcatrão de hulha tem um odor pungente e desagradável. Ele efetivamente destrói e impede o desenvolvimento do fungo. Após o tratamento, a sala é bem ventilada.
Iodo
Uma solução de iodo fornece uma boa profilaxia contra bactérias e microorganismos nocivos. Para cozinhar, 10 gramas do produto são diluídos em 200 gramas de água e despejados em um pequeno recipiente. O anti-séptico medicinal pode ser mantido aberto na prateleira do banheiro. Seus vapores irão desinfetar bem a sala e limpar os cravos.
A podridão do mofo é removida com agentes de limpeza, que são representados por sprays e soluções. Você pode usar anti-sépticos e produtos profissionais prontos em casa.
Para evitar que o fungo incomode, mantenha a umidade e a limpeza normais do ambiente, verifique regularmente o encanamento, a ventilação e ventile o ambiente.


