Regras e métodos de armazenamento de beterraba em casa para o inverno

A beterraba é indispensável para os pratos preferidos do nosso país - borscht, saladas. A maioria dos residentes de verão planta colheitas nos lotes e obtém uma colheita abundante. Vegetais de raiz suculentos devem poder ser armazenados até que as beterrabas jovens apareçam. Considere como preparar e armazenar beterrabas para o inverno, para não perder o que elas cultivaram e comer raízes suculentas o ano todo.

Recomendações para escolher uma variedade madura

Os criadores criaram muitas variedades e híbridos de beterraba com diferentes características, especialmente em termos de qualidade. As variedades precoces são boas apenas para alimentação, não são usadas para armazenamento.Variedades de meia estação podem ser armazenadas, mas as melhores taxas de retenção estão em espécies tardias. Por melhores que sejam as raízes, elas só podem ser mantidas na primavera, se a qualidade de conservação não for estabelecida geneticamente.

variedades recomendadas

Muitas variedades de beterraba armazenam bem, permanecendo suculentas, firmes, doces e vibrantes.

Renovação

Os amantes da beterraba cilíndrica devem escolher o Renova - com sabor agradável, sem o cheiro característico da beterraba vermelha, com polpa de cor vinho-púrpura. As frutas crescem até 350 gramas. A variedade resistente ao frio cresce em todas as regiões.

Mulato

Mulatto é perfeitamente armazenado, não perde o brilho durante o tratamento térmico. As frutas são doces, o sabor permanece inalterado durante o armazenamento. Quando cultivada, é resistente a temperaturas extremas e cresce em solo de qualquer composição.

Podzimnyaya A-474

Beterrabas redondas com carne vermelha escura. Peso da fruta - até 350 gramas. Fica bem até a próxima safra, podendo ser plantado em qualquer região.

Libero

Beterraba com carne escura, os anéis não são pronunciados. As raízes são lisas, arredondadas. Variedade média-precoce, peso da fruta - até 220 gramas.

Variedade média-precoce, peso da fruta - até 220 gramas.

apartamento egípcio

Vegetais de raiz escura de forma achatada (200-400 gramas). A tonalidade da polpa é vermelho-violeta. Resistente à floração, dá um rendimento constantemente alto.

Borgonha-237

Raízes redondas e escuras sem anéis característicos na polpa. Peso - 250-450 gramas.Resistente a infecções fúngicas, não perde suculência, cores durante o inverno, permanece macio e saboroso até o verão.

A variedade é muito apreciada em nosso país devido à combinação de qualidade e sabor.

salada

Variedade de beterraba da Criméia. É famoso por sua suculência, sua resistência à descoloração durante o cozimento. A cor das frutas é bordô, o formato é redondo, o peso é de 250 a 300 gramas.

um tiro

As raízes são planas e arredondadas, pesam 300 gramas. Há poucas raízes, pequenas beterrabas estão imersas no solo, facilmente arrancadas.

Incomparável €463

Carne escura, olheiras pronunciadas. A variedade é cultivada desde 1943. A casca é fina, com tonalidade acinzentada.

Pablo F1

Criadores holandeses criaram uma variedade resistente ao frio com alto teor de açúcar e betanina. Fica solidamente durante todo o inverno, não apodrece.

Criadores holandeses criaram uma variedade resistente ao frio com alto teor de açúcar e betanina.

Resistente ao frio 19

Uma variedade de seleção bielorrussa, para os amantes de raízes de tamanho médio - peso - 150-220 gramas. Excelente sabor, maturação média (65-78 dias).

Detroit

Uma variedade de alto rendimento com excelentes características de sabor e longa vida útil. Peso da fruta - 110-210 gramas. Os frutos são suculentos, sem fibrilação, com anéis esbranquiçados no interior. Produtividade - até 7 quilos por metro quadrado.

Boltardi

Armazenamento a longo prazo de culturas de raízes, uma variedade de maior resistência à floração. Sabor - macio, suculento e elasticidade são preservados durante todo o período de maturação.

Apartamento Gribovskaya A473

As raízes planas crescem até 150-400 gramas. A cor é marrom, a polpa é suculenta e macia. O sabor é considerado excelente.

Como coletar corretamente

A qualidade de conservação das beterrabas aumenta uma colheita correta. Culturas de raízes não puxam topos.As beterrabas devem ser levantadas com uma pá ou forcado e removidas segurando a folhagem.

Outras regras para colher beterraba:

  • seguir a época de cultivo recomendada para a variedade;
  • concentre-se na prontidão e amadurecimento do vegetal - secagem das pontas, aparecimento de vários pelos na raiz;
  • a coleta ocorre em um dia claro, quando a terra está seca.

A qualidade de conservação das beterrabas aumenta uma colheita correta.

Colheita antes do início das geadas, de preferência em tempo fresco, ensolarado e ventoso.

Referência: Os jardineiros são aconselhados a escolher a época da colheita da beterraba de acordo com o calendário lunar.

Preparação para armazenamento

Após a colheita, as beterrabas são preparadas para armazenamento, seguindo uma série de procedimentos obrigatórios. A preparação preliminar garantirá uma longa vida útil e protegerá contra o apodrecimento.

Secagem de raízes

Em tempo seco, as beterrabas cavadas são colocadas diretamente no solo, mantendo uma pequena distância. Em 2-3 horas estará ventilado e pronto. Com alta umidade do solo, do ar e das próprias beterrabas, as raízes secam por dentro. As regras são as mesmas - coloque-as em uma camada e aguarde a secagem. O prazo depende de muitas condições e é de 2 a 7 dias.

Remoção de terra e sujeira

Quando as raízes estão secas, a sujeira principal é removida delas. Isso é feito cuidadosamente com as mãos enluvadas. Não bata os tubérculos no chão ou entre eles, para não danificar a pele. Pode-se deixar uma leve flor de terra, cobrindo a fruta com uma camada fina.

Importante: você não deve lavar tubérculos destinados ao armazenamento.

corte os topos

Os topos são cortados com faca, tesoura ou tesoura, deixando caudas de 1 a 3 centímetros de comprimento.Não é recomendável arrancar a tampa com as mãos, pois pode ferir as frutas, o que reduzirá significativamente o tempo de armazenamento. Tops não contêm menos nutrientes do que frutas. Os topos de beterraba também podem ser preparados para uso futuro.

Os topos são cortados com faca, tesoura ou tesoura, deixando caudas de 1 a 3 centímetros de comprimento.

Remoção da Raiz Lateral

Todas as raízes, exceto a principal, são cortadas com um instrumento pontiagudo, tentando não tocar na pele.

Corte a raiz principal

A raiz principal geralmente não é podada para evitar o fluxo de seiva. Apenas a parte seca é removida, deixando pelo menos 5-7 centímetros.

Ordenação

Ao classificar, as amostras cortadas e doentes são descartadas. Frutas de tamanho médio são as melhores - elas são enviadas para armazenamento de longo prazo. Os tubérculos maiores e menores são deixados para consumo primeiro.

Todas as manipulações de preparação são realizadas com um instrumento limpo, a pele é protegida contra danos. Frutas duvidosas são melhor consumidas imediatamente, processadas ou descartadas, não devem ser misturadas com as grandes.

Métodos básicos de armazenamento

A condição ideal para armazenar beterraba é uma adega com temperatura e circulação de ar constantes. A maioria dos residentes de verão não pode fornecer tais condições. Considere as formas mais acessíveis e populares de armazenar raízes.

Fora

Armazenar no local requer cavar buracos ou trincheiras, que são cuidadosamente fechados na parte superior para não congelar as raízes, por isso costumam manter a colheita até a primavera, porque abrir no inverno significa congelar todos os suprimentos.

Trincheira

Uma trincheira é cavada até um metro de profundidade, a largura e o comprimento são selecionados dependendo da quantidade de vegetais.Recomenda-se não ter mais de 15 metros de comprimento e mais de um metro de largura. As tábuas são colocadas no fundo, galhos, lajes são colocadas, formando um fundo de treliça. Ventilação e uma alta camada de proteção de palha e terra acima das beterrabas são necessárias.

Ventilação e uma alta camada de proteção de palha e terra acima das beterrabas são necessárias.

Fosso

Os poços têm um metro de profundidade e 1-2 metros de diâmetro. As raízes são dispostas em camadas, polvilhadas com areia (3 centímetros). Eles o cobrem com palha e terra. Com o início da geada, o isolamento aumenta - em regiões frias de até 80 centímetros.A desvantagem do armazenamento de terra é a rápida propagação da podridão nos vegetais.

No quarto

Dentro de casa é mais fácil manter a temperatura necessária e obter vegetais para consumo. Com um armazenamento bem organizado, a beterraba dura até a primavera sem perder o sabor e a suculência.

Porão

Antes de carregar os vegetais para armazenamento, a adega é completamente limpa dos suprimentos do ano passado, ventilada, seca e tratada com soluções especiais do fungo. A temperatura constante, umidade e circulação de ar obrigatória mantêm as beterrabas até a próxima colheita. As colheitas de raízes são despejadas em pirâmides, armazenadas em caixas ou cestas de malha, elevadas acima do solo em 10 a 15 centímetros para fornecer ventilação.

Porão

Porões secos sem água parada e condensação nas paredes permitem que as beterrabas sobrevivam até a primavera. As colheitas de raízes são colocadas em caixas, banheiras ou pilhas. A condição das beterrabas nesses locais é fácil de controlar.

Subterrâneo

Em porões profundos, a beterraba é armazenada por muito tempo, em porões rasos - a temperatura é alta o suficiente, portanto, o prazo de validade é reduzido para 2-4 meses.

um quarto escuro

Um simples quarto escuro não é suficiente para armazenar beterraba, deve ser frio, com temperatura abaixo de 10°. A vida útil é de 2-3 meses. É necessário que a sala tenha ventilação adequada.

Para guardar beterraba não basta um quarto escuro, tem que estar frio

Sacada

Nas varandas, as beterrabas duram de 2 a 3 meses a seis meses (até a primavera), dependendo da região e do método. É importante providenciar caixas escuras fechadas ou sacos que não deixem passar a luz. O lugar mais legal é selecionado na varanda isolada. Se a varanda não for aquecida, são feitos caixotões especiais com isolamento.

Geladeira

Uma pequena safra de beterraba pode ser armazenada na geladeira. As beterrabas preparadas são embaladas em sacos ou papel, bem dispostas nas prateleiras inferiores ou nas gavetas mais nítidas. A vida útil é de 1-3 meses.

Escolha de recipientes

Tendo decidido o local de armazenamento, escolhem como armazenar a beterraba, o recipiente necessário. Uma condição importante é a limpeza absoluta dos recipientes e prateleiras. Se o recipiente foi usado para a última colheita, é lavado e seco antes de colocar.

em massa

Beterrabas saudáveis ​​podem ser armazenadas a granel em porões e porões. Um palete de treliça feito de tábuas marteladas é instalado no chão, o que proporciona circulação de ar.

Em caixas e cestos

Gavetas e cestos são colocados no chão ou em prateleiras baixas.A ventilação natural em um recipiente de malha evita que as beterrabas apodreçam. Use caixas e cestos feitos de madeira ou materiais poliméricos.

pirâmides

Pequenas pirâmides de beterraba de até 15 a 20 centímetros de altura são colocadas em prateleiras e prateleiras. O principal é que o local seja isolado para não destruir as pirâmides do porão.

Pequenas pirâmides de beterraba de até 15 a 20 centímetros de altura são colocadas em prateleiras e prateleiras.

caminho fechado

Para fornecer proteção contra o ressecamento e evitar o murchamento das raízes, o armazenamento em local fechado é útil. Este método é popular entre muitos residentes de verão. As beterrabas são colocadas em caixotes e cobertas com areia. É assim que as colheitas são armazenadas em varandas, quartos escuros, porões e porões.

Em batatas

As batatas da adega são as melhores amigas e protetoras da beterraba. Os tubérculos espalhados nas batatas retêm a umidade, permanecem firmes, frescos e doces... O principal perigo é que, quando as batatas apodrecem, a beterraba costuma sofrer.

Condições ideais de armazenamento

As condições ideais para a preservação das raízes são:

  • escuridão constante para que os topos não cresçam;
  • umidade no nível de 90-95%;
  • a presença de ventilação;
  • temperatura - 0-2 °.

Tais condições só podem ser criadas em porões e porões. Quanto mais longe os parâmetros de armazenamento estiverem dos recomendados, mais cedo você precisará comer as beterrabas para que não estraguem.

Recomendações Adicionais

A sabedoria popular e a engenhosidade criaram muitas maneiras de preservar a qualidade das beterrabas, mesmo em condições abaixo do ideal.

Batata

O bairro com batatas prolonga a vida útil da safra de beterraba. As batatas liberam a umidade necessária e mantêm a temperatura.Vegetais de raiz se dão bem. As beterrabas estão espalhadas sobre as batatas em pilhas, caixas.

Areia

A camada de areia protege as raízes de secar, cria escuridão e evita que os sucos estraguem. A areia é pré-limpa de detritos; muitos proprietários experientes acreditam que deve ser calcinado no forno ou simplesmente ao sol.

A camada de areia protege as raízes de secar, cria escuridão e evita que os sucos estraguem.

As frutas são dispostas em camadas para que não se toquem. Uma camada de areia de 2 a 3 centímetros é derramada por cima.

Importante: a cada ano tiram uma areia nova, não guardam a colheita na velha.

Sal

Um conservante comprovado - sal, é usado para preservar estoques de beterraba. Métodos de aplicação:

  • simples polvilhar frutas com sal seco em caixas sem furos;
  • trate cada amostra com solução salina forte e seque.

Esses métodos são usados ​​para pequenas colheitas e armazenamento em apartamentos com condições imperfeitas. Para economizar sal, ele é misturado em caixas com areia.

cinza de madeira

Polvilhar as raízes com cinzas de madeira, que possui propriedades bactericidas, prolonga a vida útil. Isso é especialmente útil em porões e porões infectados com podridão.

folhas de samambaia

De acordo com as observações de proprietários experientes, a transferência de folhas de samambaia protege a cultura do apodrecimento. Substâncias benéficas contidas na folhagem purificam o ar e matam microorganismos nocivos.

giz em pó

Em pó de giz, enrole todas as raízes e empilhe-as em fileiras para armazenamento. O giz atua como conservante e evita o ressecamento.

Turfa, serradura ou aparas

Outros materiais soltos - turfa, aparas ou serragem - podem substituir a areia. Eles são primeiro secos e desinfetados. A colheita é despejada em caixas de madeira sem furos.A camada superior mede de 3 a 5 centímetros.

Outros materiais soltos - turfa, aparas ou serragem - podem substituir a areia.

Sacos de plástico ou forros

As beterrabas também são armazenadas em sacos de polietileno densos ou inserções especiais para recipientes com volume de 30 a 45 kg. Um pré-requisito é que tal recipiente não seja fechado por cima, deixando um fluxo de ar.

Características de armazenamento no apartamento

Os apartamentos não são adequados para armazenar beterraba, então as donas de casa precisam ser espertas e espertas para salvar a colheita. A experiência popular oferece diferentes caminhos, dependendo das características da habitação, do tamanho da colheita.

As frutas são cuidadosamente selecionadas, escolhendo pequenos espécimes com diâmetro de 10 a 12 centímetros. Eles encontram o lugar mais escuro e fresco do apartamento, longe dos radiadores de aquecimento. As beterrabas são cobertas com areia e colocadas debaixo da cama, perto da varanda, em um armário escuro e sem aquecimento. Você pode colocar a caixa na escada em uma escada tranquila e deserta.

Para manter a umidade e proteger contra o superaquecimento, as raízes são cobertas com uma camada de argila. Para isso, é preparada uma infusão de argila líquida, os vegetais são encharcados e secos. Em tal "casaco", a beterraba dura de 2 a 3 meses. Quando armazenados em um apartamento, os estoques precisarão ser inspecionados regularmente (uma vez a cada 2-3 semanas) para remover cópias danificadas em tempo hábil e evitar a propagação da podridão.

Na geladeira

Em sacos abertos de polietileno denso, as beterrabas são armazenadas na geladeira por 1 a 1,5 meses e armazenadas em crispers nas prateleiras inferiores.Para prolongar a vida útil do vegetal, cada beterraba é selada individualmente em papel manteiga ou papel alumínio e colocada em uma prateleira. Nesse caso, o cultivo da raiz durará de 2 a 3 meses.

no congelador

O congelamento rápido é usado para preservar vários vegetais e frutas. Este método dificilmente pode ser chamado de ideal - o sabor e alguns dos nutrientes são perdidos. A beterraba é armazenada no congelador crua ou cozida, sendo posteriormente utilizada para preparar diversos pratos.

A beterraba é armazenada no congelador crua ou cozida, sendo posteriormente utilizada para preparar diversos pratos.

Desta forma, você pode economizar colheitas de raízes grandes e pequenas, não muito frescas. Após a triagem da colheita, elas são imediatamente processadas para congelamento. Se a câmara for grande o suficiente para acomodar as beterrabas, esse método economizará tempo ao cozinhar. Um vegetal cru ou cozido é cortado em pedaços arbitrários (fatias, tiras) ou ralado. Coloque em porções de cada vez em sacos ou potes com tampa e congele.

Se necessário, retire-o e envie-o diretamente para uma panela ou caçarola sem descongelar. Suco de beterraba mancha fortemente suas mãos. Portanto, depois de se sujar uma vez, você pode preparar uma colheita de raízes para uso futuro e, no futuro, manter as mãos limpas ao preparar o jantar.

na sacada

O local mais adequado para armazenar beterraba no apartamento é a varanda. Muitos visitantes de verão conseguem transformá-lo em um verdadeiro depósito de vegetais e manter a colheita até a primavera. Varandas ou loggias envidraçadas são protegidas da geada e do sol, mantêm a temperatura bem. Para as hortaliças, é feita uma caixa de madeira com tampa hermética, que é colocada contra a parede da casa para maior aquecimento. Em regiões frias, as paredes da caixa são revestidas com espuma ou outro material isolante térmico.

Além disso, uma lâmpada elétrica é instalada para aquecer quando a temperatura cai. Em caso de forte onda de frio, são utilizados aquecedores externos - cobertores, palha. Se houver ventilação nessas estruturas, aquecimento, vegetais e frutas serão armazenados até o final da primavera.

Conselhos de residentes de verão experientes

Vamos recorrer aos conselhos de experientes visitantes de verão que o ajudarão a escolher uma variedade de beterrabas para economizar e manter sua colheita até a primavera:

  1. É importante desenterrar a colheita a tempo. A beterraba deve amadurecer, completar a estação de crescimento recomendada. Mantê-lo no solo por mais tempo do que o período especificado também não é útil para armazenamento posterior. A colheita, dependendo das condições climáticas e meteorológicas, ocorre em setembro-outubro.
  2. A prontidão da beterraba é determinada pelo amarelecimento da folhagem velha, pelo aparecimento de brotos na parte superior e pelo alcance do tamanho prometido pelos criadores.
  3. Ao contrário das cenouras, as beterrabas se projetam um terço ou dois terços de sua altura acima da superfície do solo, por isso reagem com mais força às mudanças no clima. Se os meteorologistas prevêem um aumento ou diminuição da temperatura, chuva, você não pode hesitar com a coleta.
  4. Escolha variedades zonadas cuja estação de crescimento corresponda às características climáticas da região. A melhor variedade, não recomendada para uma determinada área, não apresentará excelente qualidade de conservação.
  5. Se o aquecimento ocorrer repentinamente no outono, você não deve deixar as raízes no solo por mais tempo do que o recomendado para o crescimento.O crescimento violento de novos brotos, as raízes começarão, o sabor e a qualidade da beterraba se deteriorarão.
  6. Variedades de plantas de diferentes tempos de maturação. As primeiras amadurecem rapidamente, essas beterrabas e seus topos são consumidos no verão e no outono. Para o armazenamento no inverno, são escolhidas variedades de amadurecimento tardio e médio.
  7. Limpe as raízes antes de armazenar grandes pedaços de sujeira, mas você não pode lavá-los e limpá-los - a camada protetora está quebrada, o que mantém os restos de qualidade.
  8. Independentemente do método de armazenamento, os vegetais são examinados várias vezes durante a estação, os brotos que aparecem são cortados e os espécimes podres são removidos.
  9. Antes de colocar a colheita na adega ou porão, as paredes são tratadas com alvejante ou agentes especiais contra fungos (fungicidas).
  10. Não se deve escolher variedades com frutos muito grandes - raízes de tamanho médio são mais fáceis de manter, seu sabor é mais delicado.

A beterraba não pertence a culturas caprichosas e, na maioria dos casos, é melhor do que cenouras e batatas. Mas, ao planejar o armazenamento de sua própria colheita até a primavera, é importante levar em consideração todas as características do cultivo de raízes - desde a escolha de uma variedade com altos parâmetros de armazenamento até as condições de armazenamento no inverno.

Você não deve perder nenhum detalhe - desenterre a tempo para que as raízes não sofram com a geada, pois ficam fracamente submersas no solo. Seque bem, corte bem. Separe amostras médias para armazenamento, processe o restante ou congele. Então toda a colheita será usada para uso futuro e beneficiará os proprietários.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha