20 melhores remédios caseiros para limpar a gordura dos armários da cozinha
A limpeza na cozinha fala muito sobre as qualidades da anfitriã. Aqui, os móveis e as paredes costumam ficar sujos e, portanto, requerem cuidados higiênicos cuidadosos. A anfitriã deve dominar as técnicas especiais de tratamento de superfície para obter o melhor resultado em pouco tempo e sem muito esforço. Existem muitas maneiras de limpar a gordura e outros contaminantes dos armários da cozinha. Você só precisa escolher o mais aceitável.
Os melhores detergentes
Vale a pena limpar a cozinha regularmente. Limpe as superfícies da mesa, pia, queimador após cada uso. E o chão - todos os dias, as paredes, os armários suspensos - uma vez por semana. Para limpar a gordura, muitos usam produtos especiais muito eficazes.
amway
A composição concentrada é capaz de remover manchas antigas e gotas de gordura de superfícies lisas de móveis, pias e paredes de cozinhas. Além do desengorduramento eficaz, também se consegue um cheiro agradável na divisão. A vantagem do produto é a ausência de vestígios após o uso, um mínimo de agressividade.
Antes de usar, dilua a solução com água na proporção de 1: 4, borrifando nas paredes dos móveis, paredes com uma pistola especial. Em seguida, limpe.
"Sumanidade"
O líquido é adequado para remover sujeira persistente, gorduras queimadas, óleo de fachadas lisas de móveis, azulejos, pias. A ferramenta é usada para limpar eletrodomésticos. Bancada, portas de armário brilharão após a limpeza. Não há substâncias abrasivas no produto, portanto, não há arranhões nos objetos.
Pulverize a solução concentrada com um dispensador e aplique um pano macio, toalha e esponja. A lucratividade do "Shumanit" permite que você o use por muito tempo. Mas muitas pessoas não gostam do cheiro forte da solução de limpeza.

"Silit Beng"
Limpa perfeitamente camadas de graxa, manchas de óleo de superfícies feitas de materiais modernos, mármore, pedra. Não use o produto em madeira. Não é usado para limpar um fogão quente, deve ser deixado esfriar. A composição do concentrado dissolve bem a graxa, se você deixar por meia hora, limpe-a dos móveis e das paredes sujas.
"Senhor Musculoso"
A versatilidade da ferramenta é que ela pode limpar todas as superfícies da cozinha: mesas, fogões, pias, azulejos, acessórios de porcelana, interior do forno de microondas, orifícios de ventilação, lata de lixo. Após a pulverização, não apenas as manchas antigas teimosas desaparecem, mas também os microorganismos patogênicos que se instalaram na cozinha.Apenas o agradável aroma cítrico permanece.
Regras de aplicação
Agite o frasco do líquido antes de usar, que é borrifado a uma distância de 20 centímetros sobre manchas ou estrias de gordura. Segure a arma ou a garrafa na vertical.
Antes de borrifar, vale a pena testar o concentrado de limpeza em um pequeno móvel invisível a olho nu. Se a reação do material da fachada for negativa, outro desengraxante químico é usado. É aconselhável colocar luvas de borracha nas mãos antes de limpar e proteger as membranas mucosas com uma máscara. É necessário usar uma ferramenta e não misturá-la com outras.

Tipos de fachadas e métodos de limpeza
As superfícies da unidade de cozinha são feitas de materiais diferentes. Eles reagem de maneira diferente aos pós e concentrados de limpeza. Antes de limpar, você precisa saber tudo sobre as características e métodos de limpeza de fachadas de móveis.
MDF
A mobília é feita de tábuas, que são criadas pela mistura de uma fina fração de resíduos de madeira e cola. Produtos à base de álcool devem ser usados durante a manutenção do capacete. Não limpe superfícies revestidas com filme especial, pasta de dente, bicarbonato de sódio, sal devido ao aumento da abrasividade das substâncias. Um limpador a vapor pode danificar os móveis, pois o filme descasca com o tempo.
Bebida
Os armários feitos de madeira natural são melhor limpos com remédios populares. Mostarda em pó, bicarbonato de sódio, sal e suco de limão são usados para lavar o capacete. Se a mobília for encerada, você pode restaurar sua aparência original limpando-a com uma rodela de batata crua.O limpador a vapor para madeira deve ser usado com cuidado para que o material não descasque. É melhor limpar a mesa de madeira com uma flanela ou esponja seca.
aglomerado
Manchas gordurosas em móveis de aglomerado são limpas com pano úmido ou guardanapo embebido em vinagre, álcool, acetona. Use uma esponja de melamina e solução de sabão em pó para limpeza. Manchas de café quente, chocolate e vinho podem ser removidas mais rapidamente esfregando com vodca e óleo de girassol.

aglomerado laminado
Tampos de mesa e móveis de armários são feitos de aglomerado laminado. A superfície brilhante parece boa, fácil de cuidar. Pode ser usado para limpeza com agentes de limpeza não agressivos. O capacete deve ser lavado com pano macio ou esponja sem escova dura.
Plástico
As frentes plásticas dos móveis de cozinha são resistentes aos pós abrasivos, mas devem ser manuseadas com cuidado. Caso contrário, a superfície se desgastará mais rapidamente. Não use produtos que contenham cloro no plástico. Não use cera de polimento. Superfícies pegajosas atrairão poeira, sujeira e graxa.
Vidro
Materiais frágeis são suscetíveis a danos mecânicos. É melhor limpar as prateleiras de vidro com uma esponja embebida em água com sabão. Enxaguar no final com água limpa e polir com um pano seco. Usado para produtos de limpeza e limpadores de vidros para álcool.

Métodos tradicionais de limpeza de unidades de cozinha
Toda dona de casa na cozinha tem utensílios que servem para limpar não só a louça, mas também os móveis. Basta saber usar produtos de limpeza para que as manchas de gordura e óleo desapareçam rapidamente.
mostarda em pó
Mostarda seca pode limpar perfeitamente a graxa das paredes do armário, mesa. Primeiro, você precisa passar um pano úmido sobre a superfície oleosa e depois adicionar o pó. Vale a pena passar várias vezes nas manchas com um pano seco e depois enxaguar com uma esponja limpa e úmida, enxugando bem. Mostarda não é usado para lavar superfícies de madeira e móveis de MDF.
Sabão e refrigerante
Refrigerante e sabão em pó são frequentemente usados para remover a sujeira das paredes de armários de cozinha, pias e eletrodomésticos. A solução de limpeza é feita de sabão em pó sem perfume. O melhor é ralar um pedaço, enchendo-o com água morna. Limpe as áreas problemáticas com um líquido com sabão. Uma camada de bicarbonato de sódio é aplicada por cima. A gordura é removida com uma esponja, é esfregada no material do móvel. Ao final, enxágue com água limpa, enxugando.
Superfícies de metal e plástico são perfeitamente limpas com esse meio. Mas os vernizes podem ser arranhados com partículas abrasivas de refrigerante.
óleo e refrigerante
Óleos vegetais e essenciais são usados para limpar várias superfícies, misturando com refrigerante. O remédio também ajudará com a placa nas pias. Você pode misturar bicarbonato de sódio e óleo, aplicar na sujeira, manchas e limpar bem. Misture o óleo essencial de eucalipto, abeto, com pó abrasivo.

o vinagre
Desinfetar os armários da cozinha com vinagre é fácil. Um pano ou esponja embebido em uma solução de vinagre e água é aplicado nas manchas frescas. Você pode misturar vinagre de mesa 2:1 ou vinagre de maçã com álcool isopropílico.Esta solução será capaz de remover gotas teimosas de gordura. Para adicionar frescor, adicione 1-2 gotas de óleo essencial à mistura.
fermento em pó para massa
O fermento em pó contém refrigerante e amido. O pó absorve bem a gordura. Portanto, após misturar o fermento com água, aplique a farinha de aveia nas manchas a serem removidas. Depois de meia hora, esfregue bem, enxaguando com água morna limpa.
Óleo vegetal e refrigerante
Para todos os tipos de conjuntos de cozinha, um remédio popular adequado. Antes de limpar, misture 2 colheres de sopa de óleo com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. A massa é aplicada com uma esponja nas áreas contaminadas. As superfícies são tratadas com uma escova macia. Em seguida, após segurar a aveia por meia hora, retire-a com uma esponja úmida e um pano macio e seco.
Solução universal com vodka
Vodka é usado contra manchas de óleo para neutralizar os ácidos graxos. Uma mistura de vodka e vinagre tem um efeito mais forte na gordura velha. Além disso, eles levam 2 vezes mais ácidos. Para melhorar o cheiro e a eficácia, adicione algumas gotas de suco de limão à solução.
sabão em pó
Com sabão em pó comum, você pode lavar toda a sujeira da cozinha. A composição alcalina do sabão permite dissolver a gordura, por isso é necessário limpar a cozinha com um produto de limpeza todas as semanas.
Sal
O sal de mesa desengordura bem os móveis e as paredes. Mas é perigoso usar abrasivo em capacete de madeira, MDF.
Você pode usar sal para limpeza regular, não esquecendo de umedecer bancadas e fachadas antes do procedimento.

Lavamos paredes oleosas em casa
As paredes da cozinha são mais propensas a ficarem sujas do que outras partes da casa.Gotas de gordura são especialmente visíveis perto do fogão, conchas. Limpar superfícies verticais não é fácil. Tudo depende do material do revestimento da parede.
Telha
As paredes de azulejos podem ser facilmente limpas com água morna e amônia. Para 1 litro, tome 2-3 colheres de sopa de amônia. Você pode lavá-lo com a adição de gotas de limpador de vidro, então o azulejo vai brilhar. No final, esfregue as paredes com camurça.
Tingir
Em superfícies pintadas, as manchas podem ser removidas com água e sabão ou vinagre. Não use solventes, caso contrário as paredes terão que ser repintadas.
Papel de parede
O papel de parede é limpo com uma toalha emborrachada e depois aspirado de cima para baixo. Adequado para revestimentos de fibras naturais Espuma de limpeza a seco.
água sanitária
Não limpe as paredes caiadas com uma esponja ou pano húmido. Gordura e outras manchas devem ser removidas por lavagem a seco.

Use um limpador a vapor
Em todas as superfícies que não tenham medo de umidade, é melhor remover todas as manchas com um limpador a vapor. O dispositivo lidará rapidamente com a limpeza. Sob a influência da temperatura, a graxa se dissolve e resta removê-la com um pano úmido.
Eletrodomésticos, pisos e outras superfícies
A limpeza da cozinha não é apenas remover manchas de móveis e paredes. Colocando a sala em ordem, eles limpam o chão, pias, fogão e eletrodomésticos. Os métodos de lavagem não são muito diferentes uns dos outros. Eles também usam detergentes da loja e o que está à mão: vinagre, mostarda, amônia.
Guardanapo de papel
É melhor limpar imediatamente uma nova gota de graxa, óleo usando uma toalha de papel ou toalha de papel.
Tiras de sujeira e gordura nas paredes, portas, bancadas são removidas com um objeto úmido.
Sabão, refrigerante
Os aparelhos de aço inox são lavados com água e sabão sem soda. E é melhor lavar as manchas no chão com água e sabão, borrifando bicarbonato de sódio nas áreas problemáticas. Em seguida, é realizada com uma esponja umedecida em água limpa ou uma escova macia e enxugada.
Peróxido de hidrogênio
Uma solução de peróxido de hidrogênio remove qualquer sujeira, fuligem e manchas de óleo. É necessário misturar peróxido com bicarbonato de sódio. A aveia é aplicada na superfície, enxaguando após 20 a 30 minutos.
esponja de melamina
A esponja de melamina é prática porque o material solta espuma quando umedecido. O produto pode ser usado em qualquer superfície, removendo manchas difíceis. As partículas de melamina devem ser limpas no final com um pano seco.

Medidas preventivas
Você pode proteger os móveis da sujeira se ficar de olho nele, removendo os depósitos de poeira a tempo, removendo as manchas. É desejável que:
- A cozinha estava moderadamente úmida e seca, os armários não rachavam ou manchavam.
- Tente não agarrar as portas dos móveis com os dedos.
- Não abra corantes de álcool em superfícies de trabalho desprotegidas.
- Sele rachaduras na madeira ao longo do tempo com cera de abelha.
- Se cair cal ou tinta nas paredes, limpe-as imediatamente com um pano embebido em vinagre e óleo vegetal.
Ao proteger os elementos do conjunto de cozinha, cuidando deles a tempo, prolongam o tempo de funcionamento dos mesmos.
Dicas úteis
Você deve limpar o capacete e as paredes diariamente com um pedaço macio de flanela, fiapo, pano ou veludo. O uso constante de lenços umedecidos irá embaçar o gabinete.
Superfícies envernizadas manterão seu brilho se:
- cubra-os com cera;
- limpe com uma mistura de glicerina e água;
- limpe com um pano umedecido com leite.
Manchas de verde brilhante e iodo são bem removidas com uma borracha escolar comum. Todas as superfícies da cozinha podem ser bem lavadas com água morna e sabão.


