Características técnicas do esmalte XB-124 de acordo com GOST 10144 89 e consumo por 1m2
O calor, o frio e a humidade danificam as estruturas metálicas exteriores. Cloreto de polivinila clorado é uma substância resistente às mudanças atmosféricas. É o principal componente dos esmaltes com a designação XB. O objetivo principal do esmalte XB-124 é o primer para metal e madeira. É usado como revestimento anticorrosivo, impermeável e decorativo.
Descrição geral da pintura
A composição tem uma consistência viscosa e proporciona forte adesão à superfície. Graças à resina de cloreto de polivinila, após a secagem, forma-se uma camada durável que pode suportar temperaturas do ar extremamente baixas. Antes de pintar as peças de ferro, é aplicado um primer especial. Em produtos de madeira, o esmalte é aplicado sem primer. O revestimento não deixa passar a humidade, pelo que o metal por baixo não enferruja e a madeira não incha. O esmalte é derramado em baldes e recipientes de metal. A superfície seca em 24 horas. A composição espessada é diluída com solventes químicos.
A duração das propriedades protetoras do XB-124:
- em condições de frio ártico - quatro anos;
- em climas tropicais quentes, com irradiação ultravioleta intensa - três anos;
- em latitudes com clima temperado - seis anos.
Os análogos do esmalte ХВ-124 são tintas de perclorovinil com qualquer marcação ХВ. Em termos de propriedades decorativas e anticorrosivas, o esmalte XB-1100 é o mais próximo. Forma um revestimento mais forte e durável. Marcas nacionais são trocadas por marcas importadas.
Especificações e recursos
O esmalte XB-124 recebeu GOST 10144 89, segundo o qual a composição possui as seguintes propriedades:
| Propriedade | Indicador |
| Conteúdo de substâncias não voláteis | 27-33 por cento |
| Viscosidade condicional | 35-60 segundos |
| Grau de moagem (por viscosímetro) | 30 micrômetros e menos |
| Taxa de espalhamento (após a secagem do revestimento) | 50-60 gramas por metro quadrado |
| Aparência da superfície seca | Suave, homogêneo, fosco |
| Dureza do filme (pêndulo) | 0,44 unidades convencionais |
| Elasticidade à flexão do revestimento | 1mm |
| Filiação | 21 pontos |
| O tempo para manter a integridade do filme com exposição constante à água (a uma temperatura de +20 graus) | 24 horas |

A resistência do revestimento é mantida durante o dia sob a ação estática de óleo técnico, gasolina e carbonato de sódio. A tinta industrial contém solventes inflamáveis e tóxicos, compostos de chumbo da primeira à quarta classe de perigo:
- acetona;
- acetato de butilo;
- xileno;
- tolueno;
- acetato de etilo;
- sovol.
A composição também contém resinas alquídicas, pigmentos e um plastificante. As tintas protetoras e cinza são produzidas de acordo com o padrão estadual. Os distribuidores oferecem cores personalizadas. A gama de fabricantes inclui esmalte verde e azul.
aplicativos
A tinta perclorovinílica é utilizada nas seguintes indústrias:
- reparação e construção;
- Engenharia Mecânica;
- instrumentação;
- construção de pontes, estruturas externas de aço e concreto armado;
- montagem de equipamentos militares.
A composição destina-se ao uso externo, mas também abrange estruturas dentro de salas técnicas. O revestimento protege os edifícios de madeira do mofo. O esmalte resistente ao gelo XB-124 com propriedades de reforço é indispensável na construção de edifícios residenciais e industriais no Extremo Norte.
Vantagens e desvantagens

A solução forma um revestimento sólido em uma superfície absolutamente plana, mas em locais com rachaduras e defeitos.
Regras de aplicação
Condições ideais para trabalhar com esmalte XB-124:
- temperatura ambiente e da superfície - de +10 a +40 graus;
- umidade - 80% e menos.
O revestimento é aplicado em três demãos em climas temperados e frios. Em latitudes tropicais, são necessárias quatro demãos.
Coaching
As superfícies de madeira são limpas de poeira e lixadas. Como preparar uma superfície metálica:
- ferrugem limpa, escama com esmeril para dar brilho e uniformizar a rugosidade;
- desengordurar com white spirit;
- cubra com um primer.
Antes da aplicação do primer, é aconselhável verificar o grau de desengorduramento da superfície com papel de filtro - uma superfície suja deixará uma marca nela.Para remover a ferrugem, dependendo do grau e extensão da corrosão, use uma escova de aço, disco de desbaste ou jato de areia.
Para escorvar em metal, são usadas composições VL, AK, FL. O esmalte é combinado com o revestimento GF-021. Um primer gliftal versátil que adere firmemente à superfície, adequado para uso externo e interno em climas temperados. Em climas frios, os pisos são colocados AK-70, VL-02. A superfície está pronta para pintar quando estiver completamente seca.
A compatibilidade do primer e do esmalte é verificada antes da pintura do objeto, principalmente quando se utilizam compostos de fabricantes diferentes, a fim de evitar danos ao revestimento e perdas.

Aplicativo
Após abrir a caixa, o esmalte é mexido até ficar homogêneo e deixado por 10 minutos para que as bolhas saiam da superfície. As camadas seguintes são aplicadas depois que as anteriores estiverem completamente secas.
Pincéis ou rolos são usados para pintar barras de ferro, prateleiras, molduras, pequenas superfícies de metal e madeira. Recomenda-se pulverizar esmalte em uma grande superfície de concreto armado a partir de uma instalação pneumática ou sem ar. Parâmetros de pulverização do dispositivo pneumático:
- distância à superfície - 20-30 centímetros;
- pressão - 1,5-2,5 quilograma-força por centímetro quadrado;
- diâmetro do bico - 1,8-2,5 mm.
Os parâmetros são ajustados de acordo com o tipo de instalação e a densidade da mistura. Juntas de solda, bordas, cantos internos e locais de difícil acesso são adicionalmente pintados com um pincel após a pulverização.
Secagem
A primeira demão seca em duas horas. Em baixas temperaturas, o intervalo entre as aplicações é de 30 minutos. Para acelerar a secagem do revestimento, uma solução de sabão é adicionada à composição antes da pintura.
Como calcular corretamente o fluxo
Ao calcular a quantidade de tinta, os seguintes parâmetros são levados em consideração:
- clima;
- a consistência da composição;
- tipo de plinto;
- área;
- método de aplicação;
- espessura da camada.

Em climas quentes, são aplicadas quatro camadas de esmalte, portanto o consumo aumentará em um terço. Ao pulverizar por metro quadrado de área, são consumidos 130 gramas de composição líquida. Para pintar com rolo ou pincel, não diluir a solução. É usado esmalte mais espesso - 170 gramas por metro quadrado.
O consumo nominal da mistura com espessura de camada de 18-23 micrômetros é de 115-145 gramas por metro quadrado.
A madeira não é preparada e as fibras porosas absorvem mais argamassa do que metal denso. Portanto, ao pintar superfícies de madeira, o consumo de esmalte aumentará. Quando um pintor inexperiente executa um trabalho, o risco de perdas tecnológicas também aumenta.
Diluição
Para pulverizar, o esmalte é diluído até uma consistência líquida com solventes RFG, R-4A. Acetona, solvente e tolueno são usados para diluir o composto espessado e limpar os instrumentos. O teor de solvente permitido é de 30 por cento do peso total.
Precauções para o trabalho
Precauções de segurança ao trabalhar com esmalte de perclorovinil:
- use luvas, respirador, óculos de proteção, em ambiente fechado - máscara de gás;
- não deixe recipientes abertos perto de fontes de fogo;
- use ferramentas feitas de material à prova de fogo;
- não crie faíscas, não fume perto da área de trabalho;
- ter os meios para extinguir um incêndio;
- enxágue a composição com bastante água e sabão se entrar em contato com a pele.
Ao pintar peças em uma sala, abra as janelas e portas para ventilação intensiva. A mistura inflamada é extinta com um extintor de espuma ou dióxido de carbono e coberta com areia.
Condições e períodos de armazenamento
O esmalte XB-124 é armazenado em um recipiente bem fechado em temperaturas de -30 a +30 graus em local escuro e seco, longe de aquecedores e aquecedores. Os fabricantes garantem a adequação da composição da lata selada por doze meses a partir da data de fabricação.


