Tipos de tintas venezianas e técnicas de aplicação, como evitar bolhas
As pessoas sempre se esforçam para decorar suas casas, rejeitando padrões monótonos. Materiais e tecnologias modernas permitem que você mesmo faça reparos, sem desenvolver habilidades e experiência. O uso de tinta veneziana é uma forma econômica de decorar as paredes dos quartos, o que cria a ilusão de mármore ou brocado.
O conceito e as particularidades do veneziano
O gesso veneziano pertence ao acabamento de paredes da mais alta qualidade e categoria de design e requer altas qualificações do artista. Para sua implementação, são utilizadas as menores partículas de pedras naturais (mármore, granito, quartzo) à base de látex ou selante acrílico. Várias camadas de decoração são aplicadas na superfície, o que dá uma imitação de uma laje de mármore. O custo total de materiais e mão de obra é alto.
Os materiais modernos permitem reduzir o custo do acabamento da superfície e não exigem muita experiência na execução de trabalhos decorativos.Pintar as paredes com uma tecnologia especial cria o efeito do método veneziano, substituindo o trabalhoso processo de reboco por um mais simples e econômico.
fórmulas adaptadas
A composição da coloração é selecionada em função do tipo de revestimento da parede (gesso, gesso cartonado, madeira), temperatura e humidade da divisão a decorar.
Acrílico
As tintas acrílicas são uma solução aquosa de corantes poliméricos. Forma uma boa aderência em superfícies, não racha quando a temperatura cai, é fácil de aplicar e misturar na superfície.
Látex
As tintas látex são à base de água e têm qualidade semelhante às tintas acrílicas. As formulações são atóxicas, inodoras e formam um revestimento respirável (permeável ao ar).

Óleo
Tintas à base de solventes ou vernizes artificiais. Quando trabalham, exigem o cumprimento das regras de segurança: ventilar a sala durante e após o trabalho, proteger a pele.
técnica de coloração
As regras básicas para a coloração são a observância obrigatória da sequência das operações tecnológicas e o rigor de sua implementação.
Trabalho preparatório
Independentemente da composição da coloração, as superfícies a decorar têm uma preparação obrigatória. Primeiro, eles removem vestígios do revestimento antigo, verificam a qualidade da camada de gesso. Se houver algum vazio devido a um ajuste solto, ele é limpo em uma base de tijolo/concreto e rebocado.
Rachaduras, pias, saliências são limpas / removidas, seladas com massa. Após a secagem, lixe toda a parede para obter a máxima suavidade. A poeira é removida com um aspirador de pó. Um primer de penetração profunda é aplicado na parede para melhor aderência da tinta ao reboco.
Ao executar a pintura veneziana com tinta a óleo, a parte preparatória inclui a aplicação de uma tinta transparente rosa claro na superfície da parede após o primer em 2 camadas.
As ferramentas para aplicação da tinta podem ser variadas, para acrílico e látex, o melhor é trabalhar com espátula, pincel, rolo de espuma, espátula veneziana. Eles trabalham com tintas a óleo com um pedaço de pano de lã e um pincel. As espátulas devem ser de borracha ou plástico, pois o metal deixa uma marca preta no revestimento e pode danificar a superfície.

Recepção da composição e tingimento
Para esquemas de cores, você precisará de dois recipientes: para um tom claro e um escuro. Não misture o pigmento com a composição acrílica ou látex: deve haver um gradiente de cores na moldeira (uma transição suave da gama de cores).
A camada de base determina a cor do veneziano. Para cores claras, a paleta de cores é aplicada ao gesso branco. Para decoração em granito cinza - pintado de cinza. Sob o mármore, o tom de base será marrom claro e marrom escuro. Para obter o efeito brocado, tons de areia e amarelo claro são tomados como base.
Sobreposição
A essência do método de imitação de decoração é a aplicação sequencial e o processamento de camadas de coloração.
Base
A base acrílica é aplicada com espátula. Você pode aplicar duas cores ao mesmo tempo ou alternadamente. As bordas entre os tons são suavizadas com uma espátula. Em seguida, os pontos são feitos ao longo da camada de base. Para isso, na decoração molhada, são feitos movimentos de ondas com um pano úmido amassado, respeitando o sentido da textura simulada. Use um pincel macio para sombrear os limites entre as "ondas" para criar uma transição suave.Em seguida, alise a camada aplicada com uma espátula para compactar e dar brilho.
Ao fazer um veneziano com composição a óleo na parte preparatória, é necessário pintar a superfície das paredes com tinta rosa claro transparente em 2 camadas após o primer.
Subseqüente
Para a segunda camada, uma tonalidade mais transparente é adotada para dar profundidade ao revestimento colorido. Também é aplicado com espátula, tentando fazer isso sem observar a simetria e uma determinada sequência. As bordas entre as listras são sombreadas com pincel / espátula / pano macio e levemente úmido.

A terceira camada é prateada ou dourada, se a decoração for de brocado. Use um saco plástico amassado para aplicar manchas douradas ou prateadas. Molhe-o na tinta e deixe riscos aleatórios na parede. Em seguida, as manchas são sombreadas com uma esponja ou pincel macio.
Para obter um veneziano usando tintas a óleo, é preparada uma tinta esmalte (translúcida).
A tinta esmalte contém:
- Pintura a óleo;
- óleo de linhaça;
- secador;
- terebintina.
Algumas gotas de dessecante são despejadas em terebintina, misturadas com óleo de linhaça na proporção de 2: 1 até ficar homogêneo. A tinta a óleo é adicionada à mistura (a proporção depende da saturação de tom desejada), misture bem. A tinta esmalte é aplicada com pincel chato, em pequenas tiras (até 10 centímetros). A tinta é esfregada com um pano de lã e depois com uma escova de cerdas macias.
O fim
Para imitar as veias, desenhe as veias com um pincel fino e alise-as com uma espátula. Em vez de uma espátula, pode-se usar um pincel ou rolo para esfumar - um tecido natural umedecido.
Passar roupa
O veneziano deve ter um brilho brilhante. Para isso, cada demão de tinta (principalmente a última) é lixada em toda a superfície com espátula após a secagem. A ferramenta é mantida quase perpendicular à superfície, pressionando levemente para não danificar a decoração.
Depilação
O estágio final na decoração de superfícies de parede. A cera é aplicada em 2 ou 3 demãos. Use uma espátula pela primeira vez. Ao capturar uma pequena quantidade de cera na ponta do instrumento, ela se espalha na parede. Após 1-2 minutos, quando a cera é levemente absorvida pela tinta, ela é esfregada com um pano macio até que o brilho apareça.

A segunda camada é aplicada com um pano, sem medo de que a camada de coloração estrague. Após 2 minutos, lixe a demão de cera até que apareça um brilho espelhado.A terceira demão é aplicada dependendo da qualidade das duas demãos anteriores.
Como evitar bolhas
Eles começam a pintar assim que o gesso estiver completamente seco. A superfície deve estar seca e limpa. As bolhas aparecem quando uma camada subsequente de tinta é aplicada a uma base úmida. O tempo de secagem deve corresponder ao tipo de tinta escolhida. A aspereza deve ser cuidadosamente removida por meio de lixamento cuidadoso com papel abrasivo. A tinta deve secar completamente.
Alta umidade e temperatura na sala retardam a secagem da tinta. Se as camadas tiverem diferenças de espessura, durante a secagem, aparecerão tensões entre elas, que podem esticar o filme superficial e formar uma protuberância.
Como repintar em uma cor diferente
As mulheres venezianas usam dois métodos para mudar a cor:
- Ilumine a decoração.Para fazer isso, um esmalte branco à base de acrílico é aplicado nas paredes. Usando uma espátula, a tinta é distribuída uniformemente sobre a superfície. Quando o esmalte seca, torna-se translúcido, clareando a camada de coloração.
- Para mudar completamente a paleta de cores, as paredes são revestidas com terra. A composição da mancha tem alta densidade e cobrirá o acabamento antigo. Após a secagem, outras decorações podem ser aplicadas nas paredes.
Dicas e truques adicionais
Usando o efeito visual da pintura veneziana, uma pequena área pode ser “ampliada” e outra mais espaçosa “comprimida”. No primeiro caso, as cores claras são escolhidas em combinação com a prata. No segundo, usam tons frios saturados (verde, azul), quentes (bordô, damasco), contrastando com uma base de limão ou amarelo.
Destaques dourados nas paredes darão ao ambiente uma aparência elegante. Nos tetos, a tinta é aplicada em um método gradiente que imita o pôr do sol ou o céu azul. Em vez de cera, você pode usar verniz à base de água para exterior e interior. Um pincel é usado para aplicação. Envernizado em duas etapas. A segunda camada é aplicada após a secagem completa da primeira. O brilho resultante não requer lixamento adicional, como enceramento.


