25 remédios melhores do que lavar linóleo em casa para fazê-lo brilhar
O linóleo é um material muito popular, é colocado em todos os lugares, então a questão de como lavá-lo de vários contaminantes surge com bastante frequência. O revestimento não deve apenas ser limpo regularmente com meios populares ou profissionais, mas também cuidar dele, pois isso prolongará significativamente a vida útil.
Contente
- 1 Como cuidar do linóleo
- 2 Métodos de limpeza
- 3 Como remover o verde brilhante ou iodo
- 4 Como se livrar das barras pretas
- 5 Limpeza após reforma
- 6 Brilhar
- 7 Eliminação de gordura
- 8 Como usar o limpador a vapor corretamente
- 9 Como atualizar a exibição
- 10 Casos complexos de poluição
- 11 Classificação de detergentes populares
- 12 Respostas a perguntas
Como cuidar do linóleo
A manutenção do linóleo inclui manuseio cuidadoso, limpeza regular e proteção do piso. O material do piso é protegido da luz solar direta, mudanças repentinas de temperatura, objetos pontiagudos e pontiagudos.Você pode proteger a superfície aplicando compostos especializados.
polonês
Os vernizes são compostos protetores líquidos que são aplicados na superfície do linóleo para evitar o desgaste prematuro, prolongando assim sua vida útil e preservando sua bela aparência. Após a aplicação, o líquido cria um filme protetor que, dependendo do produto escolhido, pode ser fosco, semi-fosco e brilhante. O verniz pode ser chamado de forma diferente: massa, verniz, cera, polímero, emulsão - tudo isso é essencialmente a mesma coisa.
Antes de aplicar o polidor, é necessário limpar bem o linóleo e, a seguir, despejar um líquido protetor sobre o revestimento em várias camadas.
O tempo de secagem entre as camadas e sua quantidade depende do produto específico e está indicado na embalagem. Normalmente, a película protetora totalmente aplicada pode secar completamente por 8 a 10 horas, garantindo que não haja correntes de ar e luz solar direta. Durante esse tempo, você não pode andar no linóleo e colocar móveis nele.
Óleo de linhaça ou óleo secante
O óleo de linhaça e o óleo secante são usados para dar brilho ao linóleo. Além disso, o óleo aplicado evitará rachaduras. A ferramenta é usada para limpar o chão com uma esponja, basta uma pequena quantidade de óleo. Em seguida, esfregue para secar com um pano macio.
Tapete
Se for colocado linóleo no apartamento, deve-se colocar um tapete em frente à entrada, sobre o qual se acumulará a sujeira e a areia trazidas das solas dos sapatos da rua. Isso evitará que o linóleo fique sujo e danificado por partículas grossas. Mas você não pode colocar um tapete úmido ou um pano para limpar sapatos no próprio revestimento, porque o linóleo tem medo de umidade.
leggings móveis
Para pés de móveis que não são suficientemente largos, devem ser usadas placas de cobertura especiais, que distribuirão o peso do móvel por uma grande área. Freqüentemente, o linóleo é protegido colando remendos de feltro nas pernas.

Limpeza oportuna
A limpeza regular é uma parte importante da manutenção do linóleo. Isso evitará a formação de sujeira teimosa, dará um aspecto fresco ao revestimento e ajudará a manter a limpeza e higiene geral da casa.
Varrer e aspirar
Antes de iniciar a limpeza úmida, o piso é varrido ou aspirado para remover grandes partículas de sujeira. Eles tentam escolher uma vassoura ou uma escova que não seja muito dura.
Lave com água morna e sabão ou detergente especial
O pano deve ser macio, de preferência adquirido em uma loja de ferragens específica para esse fim, embora um pano velho e macio também seja adequado. Os detergentes especiais são preferidos aos sabonetes comuns, pois ajudam a manter a película protetora na superfície do linóleo. Para lavar o chão, uma pequena quantidade do produto é dissolvida em um balde com água, isso é o suficiente.
Torça bem o pano
O linóleo é lavado com um pano úmido, depois de torcer bem. Se a água entrar no linóleo, ela pode inchar, apodrecer o chão, exalar um odor desagradável e formar fungos.
Métodos de limpeza
Existem muitas maneiras comprovadas de limpar diferentes tipos de sujeira. A recomendação geral é não atrasar a remoção da sujeira da superfície do linóleo, pois é sempre mais difícil e demorado remover marcas antigas do que novas.

Chiclete
Uma borracha comum ajudará a remover quaisquer listras pretas que permanecerem nos sapatos. Para fazer isso, apague cuidadosamente os vestígios de linóleo com uma borracha, como um desenho a lápis em um álbum, depois enxágue com água e sabão e seque.
Vodka
A vodca remove bem as manchas de graxa da superfície do linóleo, aguenta até as antigas. Para remover a contaminação, uma solução é preparada com um litro de água, um copo de vodca e uma colher de chá de detergente, umedecido com um pano, lave o chão, depois enxágue com água limpa e enxugue. Ideal para linóleo de cor clara.
o vinagre
O vinagre removerá as marcas deixadas pela caneta esferográfica da superfície do linóleo. A contaminação é coberta com sal de mesa e umedecida com vinagre por 5 minutos, após o que a área problemática é lavada.
Líquido de limpeza de azulejos
Um produto que ajuda a limpar os ladrilhos também ajudará a remover a sujeira do linóleo. Para isso, o líquido é aplicado na superfície contaminada, enxugado com pano macio, lavado com água limpa e enxugado.
Gasolina, querosene, terebintina
Se no chão coberto com linóleo houver manchas teimosas ou consequências de reparos, como vestígios de tinta, cola, primers, solventes fortes irão lidar com isso. Produtos ásperos podem descolorir o padrão, então você deve experimentá-los em uma área discreta primeiro. Para remover a mancha, uma bola de algodão é umedecida com solvente, a sujeira é esfregada e imediatamente lavada com água e sabão. Ao trabalhar com gasolina, querosene e terebintina, use luvas de borracha e ventile bem o ambiente.

Água sanitária
Se houver manchas de grama, ferrugem, mofo, tinta ou marcas de feltro no linóleo, o alvejante ajudará a removê-las. Existem agentes de branqueamento especiais para linóleo à venda, mas você também pode usar os habituais que contêm cloro, por exemplo, "Whiteness".Deve ser lembrado que o cloro no alvejante pode danificar o revestimento, então "Whiteness" é diluído com água na proporção de 1 para 10 (1 parte de alvejante para 10 partes de água). Na solução resultante, um pano é umedecido com o qual as manchas são enxugadas, após o que o piso é lavado com água limpa e enxugado.
Primeiro, em uma área discreta, verifique se o alvejante irá descolorir o revestimento.
massa de vidraceiro
Para limpar a sujeira, use uma massa especial, que pode ser adquirida em lojas de ferragens. Transparente é usado para um novo revestimento, é tratado linóleo escuro, que já tem vida útil suficiente, vai esconder microfissuras.
partidas
Os fósforos ajudarão a remover as manchas deixadas pela tinta ou cola das canetas. A ponta de enxofre de um fósforo deve ser umedecida com água e esfregada na terra. O enxofre reage com a mancha fazendo com que ela desapareça.
suco de chucrute
A sujeira doméstica teimosa, mesmo velha, é bem removida pelo suco de chucrute. O ácido contido no produto atua nas manchas eliminando-as. Para processar a superfície, é necessário aplicar um pouco de suco, depois de algum tempo esfregar com uma esponja e enxaguar com água limpa.
mingau de sabugueiro
As manchas gordurosas são removidas preparando um mingau de sabugueiro fresco e esfregando a área problemática com a composição. Algumas variedades de sabugueiro são venenosas, então tome cuidado.

Como remover o verde brilhante ou iodo
Não importa o quão cuidadosamente você tente abrir uma garrafa de Brilliant Green ou Iodo, os respingos ainda podem cair no chão. como se livrar deles? Se a mancha não estiver visível, você pode esperar e ela desaparecerá com o tempo com a limpeza regular do piso.Mas é melhor não desistir e tentar eliminar a poluição com os meios disponíveis.
Sabão, detergente
Para remover uma nova mancha de verdura, é adequado sabão em pó ou detergente comum. Esses produtos são os mais macios para a superfície de linóleo. O sabão é esfregado em um ralador e dissolvido em água fervente, a composição é resfriada e aplicada na mancha por várias horas, depois lavada com um pano, depois de algum tempo o procedimento é repetido.
O sabão em pó é simplesmente derramado sobre uma superfície umedecida e as mesmas manipulações são realizadas. Após o primeiro tratamento, a mancha fica clara, depois de duas ou três ela desaparece completamente.
Vinagre e permanganato de potássio
Uma mistura de vinagre de mesa e permanganato de potássio (para meio copo de vinagre, vários cristais de permanganato de potássio) ajuda a remover vestígios persistentes de verde brilhante. Um pano embebido na solução é deixado em um local antigo por alguns minutos e depois limpo com uma esponja úmida. Se resquícios do verde brilhante ainda estiverem visíveis, eles são branqueados com água oxigenada. Depois de remover a mancha, a área é lavada com um pano úmido.
Amônia ou álcool isopropílico, removedor de esmalte
Maneiras de remover com eficácia vestígios antigos de verde brilhante. São aplicados em uma bola de algodão e tratados com mancha, após o que são lavados com água.
Amido
O amido é eficaz contra manchas frescas de iodo. A contaminação é umedecida e coberta com um pano úmido com fécula de batata. Você pode usar cascas de batata em vez de amido em pó, eles têm uma concentração menor de amido, então será necessário um tempo de exposição mais longo.

refrigerante e vinagre
O método é usado para remover manchas antigas de iodo.A área contaminada é coberta com pó, adiciona-se um pouco de vinagre e deixa-se agir durante a noite. Limpe com um pano pela manhã.
Como se livrar das barras pretas
As listras pretas no linóleo que permanecem das solas de borracha dos sapatos podem ser facilmente apagadas com uma borracha. Depois disso, certifique-se de limpar com um pano úmido para não pisar na sujeira. Você pode remover manchas com algumas gotas de óleo de bebê em uma bola de algodão.
Limpeza após reforma
Ao renovar, é melhor cobrir o linóleo com filme plástico. Assim, nenhum material de construção vai cair no revestimento e, após a conclusão da obra, resta apenas remover o filme e lavar o piso da maneira usual. Se o linóleo ainda estiver sujo, você deve tentar remover a poluição imediatamente.
Por exemplo, um primer novo pode ser facilmente limpo com um pano macio, enquanto um primer seco precisará ser removido com uma lavagem especial ou solução de acetona.
Os meios para limpar o linóleo das consequências dos reparos são selecionados dependendo do tipo de poluição. Aqui estão algumas orientações gerais:
- Os vestígios de pó de cal e cimento são removidos em várias etapas: primeiro, lavam o chão com água morna com adição de cloreto de sódio e aparas de sabão, depois enxugam a superfície com uma solução fraca de permanganato de potássio. Após a secagem, esfregue com um pano de lã e aplique óleo de linhaça.
- É melhor remover a tinta fresca, embora o uso de refrigerante e outros álcalis não seja recomendado, eles darão fragilidade ao revestimento. Melhor usar uma gota de óleo vegetal. A tinta seca é removida com solventes, verificando previamente em uma área discreta, se o revestimento está se deteriorando.Depois de remover a mancha, o linóleo é lavado e esfregado com óleo de linhaça.
- A espuma de poliuretano, se fresca, é raspada com uma espátula no sentido das bordas da mancha para o centro. Depois disso, o site é tratado com um agente especial para remover todos os vestígios. O musgo seco é cortado, os restos são embebidos em um composto profissional e enxugados.

Brilhar
Para preservar a aparência brilhante do linóleo no sentido literal e figurado da palavra, ao lavar pisos, adicione caldo de batata, amido de batata ou leite à água. Após esse tratamento, o revestimento adquire brilho. Se quiser melhorar o efeito, o piso pode ser esfregado com vernizes especiais, selantes poliméricos, óleo secante ou óleo de linhaça.
Para que o brilho não desapareça, o tratamento deve ser feito regularmente, cerca de uma vez a cada dois meses.
Eliminação de gordura
Manchas de graxa geralmente aparecem no linóleo, especialmente na cozinha. Para eliminá-los, vários métodos são usados, variando de meios improvisados a profissionais.
remédios caseiros
Manchas de gordura pequenas e grandes podem ser tratadas com produtos encontrados na cozinha, armário de remédios, oficina e até no jardim.
Álcool
O álcool pode ser usado para limpar o linóleo até mesmo de contaminantes gordurosos complexos. Para fazer isso, esfregue a área problemática com um cotonete embebido em álcool ou pano e enxágue com uma esponja úmida.
Mais velho
O sabugueiro é amassado em mingau, pode ser feito no liquidificador, aplicado na mancha e deixado agir. Depois de algum tempo, o mingau é removido e a superfície é enxugada.

Terebintina
A terebintina é um remédio deixado como último recurso, caso outros não tenham ajudado. Eles devem agir com muito cuidado, limpando a mancha com uma pequena quantidade aplicada em uma bola de algodão. Em seguida, enxágue bem o piso com um pano úmido.
Meios especiais
Seque a mancha recente com uma toalha, tentando limpá-la completamente. Se a contaminação for persistente, você pode usar detergente líquido ou um produto especialmente desenvolvido para linóleo. O produto é espalhado sobre a mancha gordurosa, esfregado em movimentos circulares com uma esponja macia e depois lavado com pano úmido. Produtos como Mellerud, Loba, Longlife provaram sua eficácia no combate à gordura.
Como usar o limpador a vapor corretamente
Ao usar um limpador a vapor para limpeza, lembre-se de que apenas contaminantes solúveis em água, como graxa ou calcário, manchas de comida e sujeira da rua, são suscetíveis a ele.
Vantagens do limpador a vapor:
- respeitar o meio ambiente;
- segurança;
- não requer agentes de limpeza - economia de custos e benefícios para a saúde;
- efeito antibacteriano;
- não deixa arranhões nem marcas.
O princípio de funcionamento de qualquer limpador a vapor baseia-se no tratamento de uma superfície suja com um jato de vapor de água quente e na posterior remoção da sujeira amolecida com um bico. A sujeira persistente pode ser pré-tratada com ácido acético.

Como atualizar a exibição
Mesmo com manutenção regular, depois de um tempo o linóleo pode desbotar e perder sua aparência atraente.Isso acontece com mais frequência em ambientes onde o piso é muito carregado. Por exemplo, na cozinha, o linóleo pode sofrer com respingos de gordura de cozinha, manchas de comida caídas e outros contaminantes que precisam ser removidos regularmente , o que pode fazer com que a impressão desbote e perder brilho.
Para renovar a superfície do linóleo, são utilizados selantes de cera. Para aplicar corretamente a camada protetora, siga estas etapas:
- Eles limpam completamente o piso, removendo a sujeira e removendo o polimento antigo com a ajuda de produtos especiais.
- Limpe o chão esfregado para evitar riscos.
- Aplique a massa com um rolo, um esfregão especial ou um polidor.
- Deixe a superfície secar por pelo menos 10 horas.
- Aspire o piso renovado.
Casos complexos de poluição
De tempos em tempos, você precisa limpar o chão de manchas difíceis, especialmente se houver crianças pequenas em casa. Mas mesmo que goma de mascar caia no linóleo ou velas pinguem cera, o revestimento pode ser limpo, dando-lhe a aparência original. Quais ferramentas o ajudarão a lidar com essa tarefa?
Goma de mascar
Para remover o chiclete do forro, congele-o. Você pode fazer isso colocando um cubo de gelo sobre ele por 10 minutos e, em seguida, raspando-o suavemente com um objeto pontiagudo, como o lado cego de uma faca.
Cera
Existem várias maneiras de remover a cera. Primeiro, a sujeira é raspada com uma espátula macia e os restos são lavados com gasolina, após o que a superfície é lavada com água e sabão. Em segundo lugar, a cera pode ser reaquecida para facilitar a remoção. É melhor fazer isso com um secador de cabelo de construção, cobrindo a mancha com uma toalha, a cera derretida é retirada com a mesma toalha.Se aquecer com ferro, existe o risco de danificar a superfície do revestimento. Para evitar que isso aconteça, o chão é coberto com uma espessa camada de toalhas que irão absorver a cera derretida.

Se a cera estiver manchada, podem permanecer vestígios após a remoção da mancha no linóleo, especialmente a luz. Para removê-los, dilua "Whiteness" em água na proporção de 1 para 10 e limpe a área problemática.
Caneta de feltro
Você pode remover marcas de caneta hidrográfica do linóleo com terebintina ou gasolina. Para fazer isso, uma bola de algodão é impregnada com o agente e a sujeira é enxugada, depois lavada primeiro com sabão e depois com um pano limpo.
ferrugem, mofo
Você pode remover ferrugem e mofo do linóleo com suco de limão. O suco é aplicado na mancha e esfregado com uma esponja, a seguir o produto é lavado com água.
Tinta
A tinta é retirada com cabeças de enxofre embebidas em fósforos, esfregando bem a sujeira com elas. Outra maneira é usar uma lixa de grão fino, que é usada para esfregar a mancha com muito cuidado para não danificar muito a superfície. Esfregue a área tratada com óleo de linhaça, que não precisa ser lavado.
Classificação de detergentes populares
Ao escolher um produto de tratamento de linóleo, considere sua finalidade. Fluidos de limpeza diários estão disponíveis e você pode precisar usar produtos de limpeza para tipos específicos de sujeira, especialmente após reparos.
TaffStuss
A ferramenta limpará bem o linóleo, mesmo da sujeira que grudou durante o reparo. É uma espuma de limpeza utilizada para limpeza a seco.

Espírito branco
Um produto poderoso que ajudará a lidar com a sujeira persistente e a eliminar as consequências dos reparos em linóleo liso e áspero.Sendo o solvente muito agressivo, é necessário trabalhar com luvas de proteção e sempre com a janela aberta.
646
As vantagens do solvente incluem sua eficácia e facilidade de uso. O produto remove bem os vestígios de tinta após o reparo. No entanto, não se deve esquecer sua inflamabilidade e toxicidade.
"Sr. Limpo"
Se você adicionar apenas uma tampa do Mr. Proper Floor & Wall Cleaning Fluid à água, isso o ajudará a remover facilmente o revestimento, mesmo de manchas amareladas antigas. Para esfregar o chão sem deixar marcas, lembre-se de espremer bem o pano. Outras vantagens do produto são seu aroma agradável.
Respostas a perguntas
Ao cuidar do linóleo, muitas vezes surgem dúvidas sobre a limpeza correta e eficaz do revestimento. Abaixo estão as respostas para algumas delas.
- Como lavar linóleo com alívio?
O linóleo estampado é mais difícil de limpar do que o linóleo liso. Para uma limpeza de qualidade, o piso é despejado com água e sabão, deixado agir, depois a água é retirada com uma escova, agindo com cuidado para não danificar a superfície. Uma solução especial para limpeza de linóleo ajudará a remover a sujeira com eficácia. Para a limpeza, é conveniente usar um aspirador de pó e acessórios especiais.
- Por que aparecem manchas vermelhas no linóleo?
Manchas vermelhas podem aparecer acidentalmente devido ao fato de um produto alimentar (por exemplo, beterraba) ter caído no chão, um suco ou suco de fruta ter sido derramado, a contaminação pode ser os vestígios de uma caneta de feltro ou de uma caneta. Esses problemas podem ser facilmente eliminados com os produtos de limpeza adequados.Mas há situações mais graves quando o linóleo fica vermelho devido a danos na camada superior do material do piso e sua delaminação parcial. Nesse caso, não adianta cobrir ou limpar a mancha; apenas uma substituição parcial ou completa do revestimento ajudará.

- Manchas escuras apareceram no linóleo. O que fazer?
A razão para as manchas escuras que aparecem no linóleo pode ser a cola na qual o linóleo é colocado. Se aparecerem através da espessura do revestimento, não podem ser limpos do lado de fora. Resta apenas disfarçá-los com carpetes, móveis ou substituir aquela seção de linóleo.
- Como limpar a mancha do linóleo?
Manchas frescas podem ser lavadas com álcool, vodka, acetona ou outro solvente. Se a área afetada for grande ou a sujeira estiver incrustada, pode ser mais fácil recolocar cuidadosamente o linóleo manchado cortando-o.
- Como remover manchas amarelas do linóleo?
O sabão em pó ajudará com as manchas amarelas. Uma solução é feita ralando e dissolvendo-a em água morna. A contaminação é limpa com uma esponja ou pano embebido em líquido e depois seco.
- Como limpar manchas no linóleo de origem desconhecida?
Primeiro, eles tentam remover manchas desconhecidas com um pano úmido e, em seguida, usam uma solução com sabão. Se isso não ajudar, use meios mais poderosos. Você pode tentar se livrar de manchas de construção desconhecidas deixadas durante os reparos com um removedor de manchas.
O linóleo ganhou popularidade devido à variedade de soluções de cores, à capacidade de escolher pisos de alta qualidade a um preço acessível e à facilidade de manutenção.Conhecendo e seguindo as regras simples de limpeza diária, remoção de manchas e proteção do revestimento, você pode manter a aparência do linóleo por muito tempo e prolongar sua vida útil.


