A composição dos primers refratários e a classificação das melhores marcas, as regras de aplicação

O uso de primer é necessário para aumentar os parâmetros de adesão da base com o acabamento ou material de construção. A substância ajuda a fortalecer a superfície de paredes, tetos e pisos. Depois de usá-lo, você pode aplicar tinta, papel de parede, gesso. Mas às vezes você tem que lidar com objetos de alta temperatura. Em tal situação, vale a pena usar um primer especial resistente ao calor. Oferece um acabamento de qualidade e é resistente ao fogo.

Primários resistentes ao calor: composição e propriedades

O primer serve para fortalecer e tirar o pó da base. Com sua ajuda, é possível preparar o revestimento para aplicação de compostos de diferentes densidades e viscosidades. O material resistente ao calor é aplicado da mesma forma que de costume. Sua principal diferença é a composição.Ao invés de resinas convencionais, adesivos e óleos, a mistura inclui polímeros e acrílicos, que são resistentes a altas temperaturas.

Graças a esta composição é possível preparar lareiras, fogões, churrasqueiras para aplicação de agentes de acabamento decorativo. Além disso, o uso de esmalte de alta temperatura permite obter um revestimento uniforme sem rachaduras e lascas.

A aplicação de um primer economiza materiais de construção. Ao trabalhar com lareiras e salamandras, confere o grau de aderência necessário para a aplicação de rebocos ou outras substâncias. Sem um agente de ligação na forma de primer, rachaduras aparecem com o tempo na superfície do esmalte, tijolos ou gesso.

onde é usado

O primer resistente ao calor é usado em vários campos. Nesse caso, é importante escolher a composição certa, levando em consideração as condições de operação.

Certificado de conformidade e temperaturas permitidas

Para evitar que as misturas de primers resistentes ao calor percam suas propriedades, é importante monitorar o regime de temperatura. Neste caso, as seguintes opções são possíveis:

  • Os parâmetros de temperatura não excedem +600 graus. Por todos os padrões, essa temperatura é típica para itens usados ​​​​para equipar o aquecedor autônomo. Alguns desvios também são possíveis - de +500 a +700 graus. Nesse caso, é permitido o uso de pisos comuns, que não possuam características de resistência ao calor. Ao mesmo tempo, não se preocupe com o aparecimento de defeitos posteriores, como delaminação da tinta ou perda de tonalidade.
  • Os dispositivos aquecem até +1000 graus. Em tais situações, também é permitido o uso de materiais que não diferem em suas propriedades térmicas especiais.No entanto, é aconselhável ter em conta o nível de estabilidade dos pigmentos. A esta temperatura, existe o risco de descoloração da tinta.
  • A temperatura é de + 1000-3000 graus. Neste caso, torna-se necessário o uso de pigmentos especiais adaptados precisamente a estas condições. Nesse caso, o uso do piso pode estragar a situação. Neste modo de operação, a camada de primer aplicada faz com que o corante descasque.

Assim, a escolha de um primer resistente ao calor é diretamente influenciada pela temperatura de aquecimento do objeto a ser pintado.

primer resistente ao calor

Eficiência de materiais e benefícios

Muitas pessoas estão interessadas em preparar a superfície para o aquecimento. Para determiná-lo, vale a pena conhecer as principais características do funcionamento dos produtos.

Através do uso de primers especiais, os seguintes resultados podem ser alcançados:

  • Aumenta a adesão do corante à superfície. Muitos tipos de primer têm um alto nível de adesão. Além disso, aumentam as propriedades de adesão da própria superfície pintada. Devido à aplicação de um primário, surge uma película nas peças metálicas expostas ao calor. Resiste à dissolução durante a aplicação do corante.
  • Proteger a superfície da corrosão. O primer resistente ao calor ajuda a preparar a superfície para aplicação de tinta e é ele próprio protetor.
  • Reduzir o custo de tingimento. Após a aplicação de um primer resistente ao calor, forma-se uma espécie de película no objeto. Ao usar corantes, seu consumo é significativamente reduzido. Esse recurso é importante na decoração de fogões e lareiras. O fato é que composições bastante caras são usadas para manchá-las.Portanto, é tão importante realizar um primer de alta qualidade, em vez de gastar muito dinheiro com tinta.

Existem desvantagens?

Primers de alta qualidade praticamente não têm desvantagens. Ao mesmo tempo, alguns produtos contêm substâncias tóxicas que podem prejudicar seriamente a saúde. Por isso, é tão importante seguir rigorosamente as regras de segurança.

primer resistente ao calor

Recursos do aplicativo

Para fornos de barro e lareiras

Quando aplicado em fornos e lareiras de barro, é importante considerar a temperatura de aquecimento dos mesmos. Dependendo disso, é necessário escolher uma composição de primer. Após a secagem, um filme de polímero aparece na superfície do produto. Os voláteis evaporam durante a secagem. Não há cheiro.

Em um forno russo comum, os parâmetros de temperatura são + 70-80 graus. Nessas condições, é permitido o uso de primers convencionais. Se você borrifar água no fogão e ele chiar, significa que a temperatura ultrapassou os +100 graus. Em tal situação, você não pode usar primers e corantes domésticos comuns - eles caem facilmente. Enquanto o forno não chiar, o primer e a tinta resistirão a essa condição.

primer de forno resistente ao calor

Para metal

Caldeiras de aquecimento, radiadores, tubos de aço e telas de isolamento térmico são feitos de metal, que aquecem consideravelmente. Ao mesmo tempo, altas temperaturas não devem afetar as características de qualidade das superfícies.

Para isso, recomenda-se o uso de esmaltes, corantes e primers resistentes ao calor.

Sem o uso de um primer especial, a aplicação do esmalte não produzirá os resultados desejados:

  • Uma superfície enferrujada que contém muitos pequenos detritos piorará a aparência do produto.Aplicar um primer fará com que pequenas partículas de poeira e ferrugem adiram. Isso tornará a superfície mais lisa e uniforme.
  • O metal bruto precisará ser revestido com muito mais esmalte. Por ter um custo bastante alto, as superfícies metálicas são melhor preparadas.
  • A aplicação de um primer aumenta a adesão do esmalte à superfície metálica. Isso prolonga a vida útil e melhora a aparência da superfície.

Artesãos experientes não recomendam aplicar esmalte sem um primer especial resistente ao calor. Com o tratamento cuidadoso da superfície do metal, a probabilidade de aparecimento de manchas de óxido e processos de corrosão é reduzida.

primer resistente ao calor para metal

Ranking das melhores marcas

Hoje, existem muitas variedades diferentes primers resistentes ao calor... Eles podem ser usados ​​​​para fogões e lareiras, bem como para várias superfícies metálicas expostas ao calor. Os produtos resistentes ao calor mais comuns incluem:

  • GF-031. Este primer resistente ao calor está disponível como uma pasta contendo antioxidantes. A composição é adequada para processar revestimentos. O limite permitido é considerado uma temperatura de +200 graus. Um solvente é usado como a base do solo. É usado como diluente quando a mistura é mais espessa. Este tipo de solo deve ser aplicado por pulverização. A massa é amarela.
  • "Fosfogrunto". Este primer reage com o revestimento para formar uma fina camada de fosfato insolúvel. Como resultado, o grau de adesão aumenta significativamente, o que ajuda a prevenir processos de corrosão superficial. A base da substância é considerada óxido de zinco, ácido fosfórico, água, álcool, nitrito de sódio, trióxido de cromo.O regime de temperatura permitido é de +300 graus. Recomenda-se aplicar a composição em superfícies limpas e em objetos enferrujados. Acetona ou tolueno podem ser usados ​​como diluentes de primer. A vantagem do produto é considerada secagem rápida - não leva mais de meia hora.
  • G-77. Este primer resistente ao calor é recomendado para fogões e lareiras. É caracterizada por um alto grau de estabilidade térmica. O limite de temperatura atinge +1200 graus. Esta é uma vantagem significativa da composição sobre outras misturas de primers.
  • AU-1417 R. A laca, à base de alquídica e um componente de uretano, distingue-se pela máxima facilidade de uso. Contém pigmentos, conversores de ferrugem, dessecantes que ajudam a secar rapidamente e solventes. O reagente não pode ser chamado de primer clássico, pois leva à formação de um revestimento final que não requer coloração. A composição é feita em diferentes tonalidades que correspondem à escala internacional. É permitido ser usado para proteger vários produtos de metal ferroso. Ao mesmo tempo, o agente é caracterizado por parâmetros não muito bons de estabilidade térmica da composição. O limite de temperatura não excede +60 graus.

primer resistente ao calor g-77

Como trabalhar com primer resistente ao calor

Para uma aplicação bem-sucedida do primer resistente ao calor, é importante seguir rigorosamente as instruções. Nesse caso, é altamente recomendável prestar atenção ao trabalho preparatório e à técnica de aplicação da mistura de primer.

Preparação da superfície

O primer resistente ao calor pode ser aplicado em diferentes tipos de superfícies - novas ou não tão boas. Isso deve ser levado em consideração ao realizar o trabalho preparatório. Novos produtos não precisam de procedimentos de limpeza.

Os produtos que estavam no armazém podem estar em condições de alta umidade. Isso geralmente leva a processos de corrosão. Além disso, após o armazenamento, os produtos de metal são contaminados com partículas de poeira ou outras impurezas. No mínimo, é necessária uma limpeza grosseira e circulação de ar dos detritos antes de aplicar o primer.

primer resistente ao calor

Cálculo do consumo de ferramentas e materiais

As seguintes ferramentas são normalmente necessárias para aplicar primers:

  • pistola de pulverização - esse dispositivo pode processar grandes áreas;
  • rolo - usado para aplicar o primer em superfícies de tamanho médio;
  • pincel - necessário para aplicar primer em locais de difícil acesso.

O consumo do primer depende diretamente de sua composição e variedade. Em média, são necessários 100-150 gramas de substância por metro quadrado. O fabricante indica a quantidade específica na embalagem. Geralmente é recomendado aplicar o produto em 2 demãos.

Aplicação de primer

Recomenda-se que o primer seja agitado até ficar homogêneo antes do uso.Se necessário, será necessário adicionar diluentes ao produto. Eles são selecionados levando em consideração a composição e as propriedades da mistura de primers.

Após a preparação, é permitido iniciar a aplicação do produto. Isso deve ser feito em uma camada fina e uniforme. Depois de completamente seco, o procedimento deve ser repetido.

primer resistente ao calor

Tempo de secagem

O tempo de secagem da mistura de primer depende de sua composição. Além disso, esse período é influenciado pelos parâmetros de umidade e temperatura. A uma temperatura de +20 graus, o primer geralmente seca em 30 a 60 minutos. Se os indicadores atingirem +60 graus, levará de 10 a 15 minutos.

Precauções do Primer

Não é recomendado aplicar o primer perto de fontes abertas de fogo, pois pode inflamar. Muitos produtos contêm ingredientes tóxicos. Para minimizar seu impacto negativo no corpo, é obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual. Ao usar o produto em ambientes fechados, a ventilação de suprimento e exaustão deve ser ativada.

O armazenamento adequado do primer é importante. A mistura deve ser mantida longe de fontes de ignição. A composição deve estar em um recipiente lacrado. No entanto, deve ser protegido do calor, umidade e luz solar direta. Normalmente, as misturas de primers podem ser armazenadas em temperaturas de -30 a +30 graus. A data de validade depende do fabricante. Em média, varia de 8 meses a 2 anos.

primer resistente ao calor

O que pode ser substituído?

Não é recomendado substituir o primer resistente ao calor por outras substâncias. Este agente aumenta o grau de aderência de tintas e vernizes e superfícies de tratamento. Além disso, o uso de uma mistura de primer ajuda a prevenir o aparecimento de ferrugem nas superfícies metálicas. Isso se deve ao conteúdo de inibidores de corrosão na composição do produto.

Recomendações de especialistas

Para que o uso de um primer resistente ao calor seja bem-sucedido, é importante seguir escrupulosamente as instruções e seguir os conselhos de artesãos experientes:

  • Escolha a composição certa dependendo da estrutura da superfície e das condições de uso.
  • Preste atenção à preparação da superfície. Para que o forro fique plano, ele deve ser devidamente limpo.
  • Preste atenção à secagem do revestimento. Antes de aplicar a segunda demão, seque bem a primeira.

Heat Resistant Primer é uma mistura eficaz que ajuda a melhorar a resistência e a adesão dos materiais. Nesse caso, é importante escolher a composição certa e seguir as recomendações para sua aplicação.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha