6 tipos de primers para pisos de linóleo e classificação das melhores marcas, como aplicar
A simplicidade da técnica de revestimento de linóleo engana os reparadores inexperientes. Eles têm a impressão de que o piso sintético pode ser colocado no chão sem preparação prévia do substrato. Para que a camada de acabamento sirva por muito tempo sem marcas de defeitos do contrapiso, é necessário aplicar um primer sob o linóleo para o piso.
Primário de linóleo: variedades e características
O linóleo é um material de cobertura popular para pisos.
Vantagens dos materiais de construção:
- tecnologia de estilo simples;
- uma grande variedade de cores;
- força;
- sustentabilidade;
- fácil de limpar;
- preço baixo.
Antes de colocar o linóleo, recomenda-se tratar o contrapiso com uma mistura de primer. Um primer de superfície é necessário após o uso de misturas autonivelantes contendo gesso. Sem criar uma forte película protetora sob a camada de acabamento, a poeira entrará na sala como resultado do impacto mecânico no piso sob o linóleo.
É imperativo que os pisos de madeira sejam preparados para fortalecer a base, garantir uma boa adesão à cola e evitar o apodrecimento e o crescimento de fungos.
Os primers de piso são divididos em solúveis em água e orgânicos, bem como pelo efeito na superfície tratada: fortalecendo a base ou aumentando a adesão com o adesivo.
O primer à base de água é usado em todas as superfícies da sala, incluindo pisos.
Vantagens de uma emulsão aquosa:
- não tóxico;
- barato;
- tecnológica;
- adequado para todos os tipos de superfícies.
Desvantagem para pisos de concreto: baixa espessura da camada de primer.
O primer orgânico tem a melhor penetração. É usado em substratos de concreto solto.

Benefícios:
- fortalecer a camada superficial da base;
- adesão melhorada de adesivos;
- despoeiramento e desidratação da superfície.
Padrões:
- Preço Alto;
- requisitos para observar estritamente a tecnologia de aplicação da composição.
A classificação dos solos depende do tipo de componente formador de filme.
Acrílico
A emulsão de água é usada para o tratamento de pisos de concreto, madeira e cimento-areia.
Benefícios:
- preço acessível;
- fácil de usar;
- a capacidade de alterar a concentração da solução adicionando água;
- seca rapidamente;
- não tóxico.
A desvantagem é a baixa profundidade de penetração no concreto.

alquídico
Primário alquídico para pisos de madeira. Resina alquídica, óleos essenciais, aditivos especiais incluídos em sua composição permitem nivelar a superfície, criando uma forte película protetora. Desvantagens ao usar - cheiro forte, tempo de secagem - 8 a 10 horas ou mais.
Multiterreno
Um material de acabamento versátil usado em todos os tipos de superfícies. Tem alto poder de penetração, cria um bom revestimento adesivo, é resistente a baixas temperaturas e alta umidade.
poliestireno
O primer de poliestireno é usado para pisos de madeira. Tóxico. É usado em áreas ventiladas.

Shellac
O primer Shellac destina-se a pisos feitos de árvores coníferas. A composição especial bloqueia as substâncias resinosas, impedindo-as de penetrar na superfície.
Epóxi
O primer epóxi é usado em pisos de concreto, principalmente em instalações industriais.
Benefícios:
- cria uma base sólida para o acabamento;
- pode ser usado em ambientes com alta umidade;
- não desmorona sob a influência de produtos químicos.
Padrões:
- toxicidade de solventes (trabalho na presença de exaustor);
- a exigência de habilidades especiais durante a aplicação devido à alta taxa de secagem;
- adesão estrita às instruções do fabricante na fabricação da composição.

Vantagens e desvantagens de usar um primer sob linóleo
A necessidade de usar um primer para linóleo é explicada pela peculiaridade do revestimento. O linóleo é um material de cobertura macio e flexível. Com o tempo, todas as irregularidades do piso ficarão visíveis nele. A razão para isso é que uma base de concreto não preparada, sob a influência de atrito, pressão, queda de temperatura, perde parcialmente sua resistência. Rachaduras, lascas, buracos, solavancos aparecem embutidos no linóleo.
O primer cria uma camada sólida e uniforme no concreto, evitando sua destruição, a entrada de poeira na sala e a umidade sob o linóleo.
Outra propriedade positiva do primer é o isolamento do piso de concreto do linóleo. O concreto contém microporos através dos quais o condensado pode penetrar das camadas inferiores de concreto para a camada superior.Isso cria um ambiente propício ao desenvolvimento de mofo, uma vez que fica um vão de ar entre a base de concreto e o linóleo.
A superfície preparada não absorve umidade. Portanto, ao colocar linóleo sobre cola, o consumo de adesivo será reduzido. Aplicar o adesivo no contrapiso sem um primer fará com que o revestimento descasque com o tempo devido à absorção do adesivo na base de concreto.
O primer do contrapiso tem consequências negativas se aparecerem lacunas no linóleo através das quais a água penetrará. Quando preso entre superfícies não molhadas, será uma fonte de infecção fúngica.

Ranking das melhores marcas
Para concreto, fundos de cimento e areia, lajes de concreto, o melhor em termos de custo-benefício são as qualidades do solo:
- Eskaro Aquastop Profissional;
- "Otimista G 103";
- Ceresit CT 17.
Eskaro Aquastop Professional é uma solução concentrada (1:10). Finalidade - nivelamento e reforço da base de concreto por impregnação profunda da camada superior (de 6 a 10 milímetros).
Benefícios:
- seca rapidamente (2-6 horas a t = 20 gr.);
- econômico (aplicado em 1 demão);
- aumenta a resistência do concreto;
- evita a formação de poeira;
- sem cheiro.
Padrões:
- Preço Alto;
- não pode ser usado em temperaturas abaixo de 15 graus Celsius.

Optimist G 103 é um primer acrílico de penetração profunda.
Benefícios:
- alta velocidade de secagem (0,5-2 horas);
- rentabilidade (consumo máximo - não mais que 0,25 litros por metro quadrado);
- preço acessível;
- resistência a infecções fúngicas.
A desvantagem é um cheiro desagradável.
Ceresit CT 17 é um piso disperso em água pronto para uso que não requer diluição.
Vantagens da composição:
- impregnação de uma base de concreto de até 10 milímetros;
- secagem em 4-6 horas a t = 20 graus;
- consumo - de 0,1 a 0,2 litros por metro quadrado.
Desvantagens em relação a outras misturas:
- Preço Alto;
- cheiro venenoso.

O primário de impregnação alquídica Belinka Base oferece o melhor nivelamento e a melhor protecção dos soalhos contra a biodegradação.
Benefícios:
- profundidade de processamento - 10-15 milímetros;
- protege contra todos os tipos de pragas de árvores;
- preço acessível.
Padrões:
- tempo de secagem - 24 horas;
- cheiro venenoso.
A escolha do agente de transformação é determinada pelas condições de trabalho específicas.
Sequência de trabalho
A aplicação de qualquer acabamento requer preparação prévia. Colocar linóleo não é exceção.

Consumo de solo e características do preparo da solução
O primer acrílico está disponível pronto para uso ou como uma mistura seca. A preparação do primer é realizada de acordo com as instruções do fabricante. Certifique-se de misturar bem usando um misturador de construção. A mistura acabada também é necessariamente misturada.
O primer epóxi é preparado em pequenas quantidades para que possa ser trabalhado em meia hora. A mistura é realizada de acordo com as instruções do fabricante usando um misturador de construção.
O consumo de material depende de:
- o tipo de solo;
- tipo de contrapiso;
- método de aplicação;
- condições de temperatura;
- umidade.
A maior quantidade de primer será necessária ao escovar superfícies soltas. As composições dispersas em água evaporam mais rapidamente em altas temperaturas, o que aumenta seu consumo. O fabricante indica as taxas médias de consumo na embalagem do solo.
Para concreto denso e bases de madeira, é necessária uma composição de emulsão de água de 100 gramas por 1 m2... Taxa de consumo de multi-solos - 320 gramas por 1 m2...Os pisos são tratados com primer alquídico na proporção de 120 gramas por 1 m2... Consumo de impregnação de epóxi de concreto - de 220 a 500 gramas por 1 m2.

Ferramentas necessárias
Para misturar misturas secas com água, você precisará de um recipiente com volume de 5 a 8 litros, um misturador de construção. Os epóxis são preparados em recipientes de plástico usando espátulas de madeira. Para o trabalho, use uma bandeja de tinta.
A composição finalizada é aplicada com pincel ou rolo. Use uma escova de esfregar (para a área principal) e uma escova chanfrada (para tratar o chão perto de paredes e cantos). Você também precisará de um pincel de flauta ao usar um rolo. O comprimento da pilha no rolo depende do tipo de piso: curto - para epóxi, goma-laca, alquídico; longo - para acrílico. O nivelamento da base é feito com cinzel e espátula (metal e borracha).
Se o linóleo for colocado sobre um piso de madeira pintado ou com defeitos significativos, é necessário um raspador para remover a tinta e nivelá-la. Se for utilizado primário epóxi, deve-se ter em conta que os pincéis e o rolo podem ser aplicados uma vez por trabalho. Cada ciclo requer uma nova caixa de ferramentas.

Preparação do solo e nivelamento
Antes de aplicar o primer, a superfície de concreto é limpa de detritos, sujeira e poeira: lavada com água ou aspirada. As irregularidades são niveladas: as saliências são comprimidas, as depressões são seladas com cimento (para uma base de concreto ou cimento-areia) ou epóxi mástique (para um primer epóxi). Manchas de óleo podem ser removidas com um desengordurante e escovas.
Se a camada superior da betonilha de concreto ou areia-cimento estiver solta, ela será removida com uma esmerilhadeira para abrir os poros do concreto. Em seguida, o chão é espanado novamente.
As superfícies de madeira são aparadas da mesma maneira, após o que a serragem é cuidadosamente removida. Os vãos entre as tábuas, limpos de pó e sujidade, bem secos, são selados com mástique. Após a secagem completa, esses locais são lixados com lixa.
Vestígios de tinta velha podem ser removidos com solvente ou ciclagem. A tinta multicamada é removida usando um secador de cabelo de construção. O piso preparado para o primer deve estar nivelado, limpo e seco.
técnica de priming
A aplicação do primer começa na parede oposta à porta da frente, para não violar a integridade da superfície tratada ao se mover pela sala. O primer é aplicado em camada uniforme, as juntas das paredes e piso são cuidadosamente rebocadas. O primer é aplicado sequencialmente em 1-2 camadas após a secagem completa da anterior. A técnica de priming para substratos de madeira e concreto tem algumas diferenças.

Chão de madeira
Comece a preparar o parquet nos cantos, juntas de parede e piso e em locais de difícil acesso usando escovas de flange. A área principal é tratada com rolo ou pincel.
A madeira recuperada (lixada) deve ser preparada no máximo 48 a 72 horas após o tratamento de marcenaria. Caso contrário, os poros da madeira ficarão revestidos com resina, o que quebrará a adesão ao primer. A temperatura do ar na sala não deve cair abaixo de +5 graus e subir mais de +30 graus.
Ao usar uma composição alquídica, o tratamento é repetido após a secagem completa na mesma sequência. O primer acrílico para a primeira demão é diluído com água para aumentar a fluidez e conseguir uma impregnação profunda.A segunda camada é aplicada após a secagem completa da primeira, com uma composição mais espessa.
pisos de concreto
Ao usar um primer epóxi, as seguintes condições devem ser atendidas:
- a temperatura do entreferro na base deve estar 3 graus acima do ponto de orvalho;
- umidade do concreto - até 4%;
- umidade relativa na sala - não mais que 80%;
- regime de temperatura na sala - de 5 a 25 graus Celsius;
- temperatura do solo - de 15 a 25 graus Celsius;
- a impregnação é possível não antes de 28 dias após o vazamento da base de concreto.
O primer preparado é usado imediatamente, despejando-o no chão e sombreando-o “cruzado”, evitando uma distribuição desigual na superfície.

Tempo de secagem do casaco
Os primers acrílicos secam após 30-120 minutos a t=20 graus.
O primer alquídico seca em 10-15 horas, dependendo da temperatura e umidade ambiente. Recomenda-se aplicá-lo em 2 demãos. A segunda camada é aplicada após a polimerização completa da primeira. O tempo de secagem da próxima camada é maior que o da primeira.
O período de secagem da camada de primer epóxi a uma temperatura de 15 a 25 graus é de 18 a 25 horas, mas não superior a 2 dias. Em temperaturas mais baixas, o tempo de polimerização aumenta de 1,5 a 2 vezes.
Continuação do trabalho
A colocação do linóleo começa depois que as camadas de primer secam completamente. O revestimento resultante é verificado quanto a defeitos. Os revestimentos de epóxi devem ser lixados para remover a ranhura da escova/rolo/espátula.

Recomendações dos mestres
Devido à sua toxicidade, recomenda-se a utilização de um primário de poliestireno para proteger o parquet, onde será colocado o linóleo, em espaços abertos: varandas, terraços.
Se o primer ocorrer em temperaturas abaixo de +5 graus e umidade relativa acima de 80%, deve-se usar um primer contendo um anti-séptico com propriedades repelentes à água.
Uma aplicação de teste é recomendada para uma determinação precisa do consumo de primer. Limite o terreno a uma área de 1 metro quadrado e processe com a composição escolhida.
O uso de primer epóxi requer o cumprimento das normas de segurança contra incêndio e o uso de proteção para a pele e os olhos.


