Variedades de tintas anti-cascalho para carros e como pintar com as próprias mãos
O revestimento anti-cascalho é capaz de substituir os materiais padrão de tinta e verniz com os quais o corpo é tratado. Este material fornece proteção completa para o metal e também melhora as características de isolamento acústico. Ao escolher um anti-cascalho para um carro, vários parâmetros importantes devem ser levados em consideração, incluindo o grau de adesão e granulação. A vida útil do revestimento depende disso.
Funções anti-cascalho
O tratamento de chip de pedra corporal é projetado para fornecer as seguintes características:
- maior proteção contra corrosão;
- maior resistência do metal a produtos químicos agressivos;
- melhorando a resistência ao estresse mecânico;
- proteção aprimorada contra ruído e vibração de dentro do carro.
Os revestimentos anti-cascalho foram originalmente criados para aumentar a proteção da parte inferior e inferior do carro contra os efeitos negativos do meio ambiente.
As características deste material incluem um alto nível de adesão a várias superfícies, inclusive pintadas. Após a secagem, a composição forma uma camada densa, comparável em características à borracha.Devido a isso, após o tratamento anti-cascalho, pequenas pedras saltam da carroceria do carro durante a condução.
Regras de Seleção Anti-cascalho
Ao escolher um revestimento anti-cascalho, você deve prestar atenção aos seguintes recursos:
- Escopo. Para o tratamento do corpo, são utilizados compostos universais que, após a secagem, criam um filme transparente. Para proteger o fundo, soleiras e outras partes, são utilizados materiais especializados anti-cascalho. Tais composições após a polimerização protegem melhor o metal das tensões mecânicas.
- Recurso. Este parâmetro é determinado pelo tipo de aditivos que fazem parte do anti-cascalho. A maioria dos materiais produzidos protege contra a corrosão e melhora o isolamento acústico interior. Além disso, não é incomum que tais produtos contenham componentes que evitam o impacto negativo dos reagentes. Ao mesmo tempo, se uma ampla área protetora for indicada na embalagem, fornecida pela composição, esse anti-cascalho deve ser descartado.
- Processo de aplicação. Este parâmetro determina a taxa de consumo de material. Para o cuidado do corpo, recomenda-se a compra de produtos anti-cascalhos em latas de aerossol. Mas ao criar uma camada protetora nas soleiras e no fundo, o material é aplicado em várias camadas. Nesse caso, o consumo aumenta independentemente da forma de rejeição.
- Granularidade. Este parâmetro deve ser orientado tendo em conta a área de trabalho futuro. Compostos de granulação grossa são usados para proteger peças plásticas (fundidas, etc.), superfícies metálicas de granulação fina.
- O grau de adesão. Este parâmetro é importante se, após a aplicação do anti-cascalho, for planejada a pintura da carroceria. Quanto maior a adesão, melhor o material adere à superfície.
Para aumentar o grau de proteção do corpo contra influências externas, recomenda-se a compra de sapatos anti-cascalho com efeito arraia, ou seja, uma composição especial, que após a secagem forma uma camada áspera, o que aumenta a vida útil do revestimento.

As melhores tintas anti-cascalho
Conforme mencionado, ao escolher um revestimento anti-cascalho, é recomendável levar em consideração a área de trabalho atual. Para o acabamento da parte inferior da carroceria, soleiras laterais e arcos das rodas, é necessário adquirir compostos especiais que ofereçam a melhor proteção ao metal.
Aerossol

Esta última desvantagem não é típica de todos os aerossóis.
para pulverizador

Ao escolher tintas para armas de fogo, deve-se ter em mente que alguns desses compostos não protegem bem o metal da corrosão.
Tipo de filme

Como no caso de outros agentes anti-lasca, as características das tintas do tipo filme dependem diretamente do tipo de componentes incluídos na composição.
O anti-cascalho do tipo filme, após a colagem, cria uma superfície fosca ou brilhante.
Como preparar a superfície para aplicação
Antes de aplicar o anti-cascalho, a superfície a tratar deve estar completamente limpa. Para isso você precisa:
- remover vestígios de corrosão;
- remova a graxa com um solvente;
- remover a contaminação com água e sabão.
Se forem encontrados defeitos, todas as rachaduras devem ser preenchidas. Depois disso, a superfície é limpa com lixa de grão fino. Graças a este tratamento, aumenta-se a aderência do anti-cascalho. Se necessário, a superfície também é preparada, o que melhora a adesão da camada protetora ao metal.

tecnologia de pintura DIY
Em casa, recomenda-se o uso de anti-cascalho para carros, produzido em lata de aerossol. Neste caso, a pintura corporal é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:
- Após o preparo do metal, as áreas que não serão tratadas são fechadas com fita adesiva.
- A caixa é agitada por 3-5 minutos.
- A caixa é exposta a uma distância de 20 a 25 centímetros do metal. Ao pulverizar, recomenda-se mover suavemente, sem parar em um só lugar. Caso contrário, uma mancha mais escura se formará na superfície. Além disso, ao pulverizar, você precisa pegar a fita adesiva.
O anti-cascalho deve ser aplicado em várias camadas (até três), esperando cada vez que a anterior seque completamente. No final do procedimento, a tinta pode ser aplicada. Isso deve ser feito no dia seguinte após a secagem do revestimento anti-cascalho.No entanto, se for planejado pintar todo o corpo, e não apenas as partes processadas, o material pode ser aplicado após a secagem da camada protetora.
Técnicas, truques e sutilezas
Se o fundo, soleiras e arcos estiverem sendo processados, antes de iniciar o procedimento, as rodas e os discos devem ser selados com fita adesiva. A composição não deve cair nas áreas que não requerem uma cor semelhante. Para proteger os vidros e faróis, recomenda-se o uso de película anti-chips.
Caso o material caia em uma área que não necessite de tratamento, a composição pode ser removida utilizando:
- solvente 646;
- acetona pura;
- Espírito branco;
- meios para remover manchas de betume.
Antes de tratar o metal puro (cinza), é recomendável aplicar primeiro um primer ácido na superfície e depois um primer acrílico. Graças a esta combinação, aumenta a aderência do revestimento anti-cascalho e, consequentemente, a vida útil da camada protetora.

Se uma pistola for usada para tratar a carroceria, recomenda-se aplicar uma pequena quantidade de material em uma área discreta antes de iniciar o procedimento. Nos casos em que a composição for muito espessa, a mistura original deve ser diluída com um solvente. Caso o produto escoe após a aplicação, a pressão no compressor deve ser alterada.
Para alterar o grau de rugosidade, a composição deve ser misturada com um diluente. Para reproduzir a textura do revestimento de fábrica, o anti-cascalho deve ser aplicado primeiro no papelão. Então você pode obter o efeito desejado alterando a distância até a superfície, a pressão no compressor ou a taxa de alimentação da composição.
Resolver problemas comuns
Os problemas mais comuns que os artesãos enfrentam ao processar um corpo - a composição se espalha e endurece por muito tempo. Para evitar tais consequências, é recomendável adquirir produtos caros e de alta qualidade.
Outro erro comum é o uso de compostos universais de tratamento de fundo. Recomenda-se pintar essas áreas com materiais betuminosos.
Além disso, uma condição importante para criar uma camada confiável e durável é a conclusão de todos os procedimentos de preparação da superfície.


