Que tipo de substância é um pigmento, sua descrição e propriedades na composição dos corantes
Muitas vezes as pessoas se perguntam o que são os pigmentos. Este termo refere-se a substâncias de uma determinada cor que absorvem seletivamente o comprimento de onda da luz. Embora muitos materiais tenham essas características, os pigmentos para uso prático são estáveis em condições normais de temperatura e possuem alto grau de solidez da cor.
O conceito e as propriedades dos pigmentos
Do latim, a palavra "pigmento" é traduzida como "tinta". Esta substância na composição dos corantes tem a moagem mais fina. Difere das tintas convencionais por não se dissolver na água. Além disso, a substância não se mistura com compostos que formam uma película na superfície de certos tipos de materiais.
Os pigmentos têm suas próprias características e propriedades. Estes incluem, em particular, o seguinte:
- Parâmetros físicos. Todas as substâncias nesta categoria incluem muitos pequenos cristais. Eles têm uma alta densidade e dureza. Cada pigmento tem sua própria tonalidade. Neste caso, as formas e tamanhos das partículas são diferentes. Pensando nisso, existem composições finas e grosseiras. Os pigmentos são caracterizados por baixos índices de solubilidade.
- Parâmetros químicos.Todos os pigmentos são caracterizados por alta resistência à água e vários elementos químicos. Eles dificilmente se dissolvem em tais substâncias.
- Parâmetros tecnológicos. Os pigmentos são caracterizados por diferentes intensidades de cor. Nem todas as substâncias podem reagir com outros tipos de reagentes no sistema. As tonalidades das tintas pigmentadas dependem disso.
- Parâmetros físico-químicos. Os pigmentos têm diferentes níveis de molhabilidade. Eles diferem em diferentes níveis de adsorção.

Classificação
Hoje, são conhecidos muitos tipos de pigmentos, que diferem em suas características e características.
Óxido de ferro natural
Esses pigmentos são caracterizados pela resistência à luz e aos fatores atmosféricos. Eles também diferem em sua opacidade para a radiação ultravioleta. As desvantagens incluem baixa saturação de cor e dispersão relativamente baixa.
Os principais corantes de óxido de ferro incluem:
- Ocre é um hidrato de ferro cristalino natural com uma mistura de argila. Ocre pode ter diferentes tons de amarelo. A cor é influenciada pelo teor de óxido de ferro hidratado.
- Siena - eles diferem do ocre comum em um nível aumentado de ferro e água hidratada. Ao mesmo tempo, praticamente não há argila na composição. Em vez disso, o ácido silícico está presente. Muitas variedades também contêm óxido de manganês.
- A sombra é um produto do intemperismo do minério de ferro, que contém manganês. É levado pela água e se acumula nas rachaduras dos estratos na forma de uma densa massa de terra. A sombra está disponível em variedades naturais e queimadas. A composição da variedade natural é próxima ao ocre, mas contém manganês.A tonalidade queimada varia de marrom claro a mais escuro.

mineral artificial
Esta categoria inclui os pigmentos, que são óxidos de metais pesados, sais de várias origens e outras substâncias.
Isso inclui substâncias de óxido de ferro, cuja cor se deve à presença de um dos óxidos de ferro.
A composição das substâncias pode conter óxido de ferro, óxido de ferro hidratado ou óxido de ferro-óxido. Os componentes afetam a cor:
- pigmentos amarelos estão associados a hidratos de óxido de ferro;
- preto - representa óxido de ferro;
- vermelho - contém óxido de ferro;
- marrom - consistindo de óxido de ferro hidratado.

mineral branco
Esta categoria de pigmento inclui o seguinte:
- O branco de titânio é um material relativamente novo feito de dióxido de titânio. O aumento do índice de refração da substância, em combinação com a brancura, proporciona um alto nível de opacidade. Por este parâmetro, o titânio branco é superior a outros pigmentos brancos.
- Branco de zinco - na sua forma pura distingue-se por uma cor azulada e uma brancura absoluta. As vantagens do material incluem baixa toxicidade, total resistência à luz, adequação para qualquer tipo de tinta. Além disso, a substância pode criar misturas fortes com qualquer tinta. Ao mesmo tempo, o branco de zinco também apresenta desvantagens. Isso inclui baixa opacidade, secagem insuficiente quando aplicado ao óleo e risco de rachaduras.

tintas de cádmio
Esses pigmentos são formados à base de sulfato de cádmio e sulfato de zinco. A sua cor distingue-se pela grande pureza e intensidade. Esses corantes são amarelos e marrons. Nesse caso, as seguintes características dessas substâncias devem ser consideradas:
- escurecem quando misturados com corantes à base de chumbo;
- mudança de cor em formulações de tintas à base de óxidos de ferro;
- em composições com pigmentos azuis, permitem obter uma gama de belos tons de verde;
- não altere a cor original ao secar;
- distinguem-se pela elevada capacidade de cobertura;
- cores claras são melhor misturadas com manteiga de nozes.

Os tipos avermelhados de tintas de cádmio são baseados em sulfeto de cádmio e seleneto. Sua tonalidade depende da quantidade do último ingrediente. Quanto maior o seu conteúdo, mais saturada a tonalidade do corante.
As características distintivas dessas substâncias são as seguintes:
- não mude de tom após a secagem - essas tintas retêm uma tonalidade rica e brilhante;
- distinguem-se pelo alto poder de cobertura;
- manchar quando adicionado com pineno.
As substâncias são caracterizadas por alta estabilidade à luz. Eles não mudam sob a influência de gases sulfurosos e sulfeto de hidrogênio.

tintas de cobalto
Em termos de composição química, os pigmentos de cobalto são uma mistura de óxido de cobalto com vários óxidos metálicos. Assim, distinguem-se os seguintes tipos de cobalto:
- Luz com tonalidade fria - considerada uma solução sólida de espinelas.
- Dark é uma composição à base de óxido de zinco, óxido de cobalto e alumina.
- O azul é um aluminato de cobalto semelhante a espinélio que inclui impurezas de zincato e fosfato.
- Roxo escuro - considerado fosfato de cobalto desidratado.
- Roxo claro - consiste em um sal duplo de amônio-cobalto de ácido ortofosfórico.
As características distintivas das tintas de cobalto são:
- referem-se a substâncias de vidro;
- secar rapidamente;
- diferem nas características de secagem - em combinação com outras tintas, a secagem é acelerada;
- ter média intensidade.

Cromo
Essas tintas são feitas com base em um pigmento de óxido de cromo. Tem uma tonalidade verde suave. As propriedades típicas do óxido de cromo são:
- tem um alto poder de cobertura;
- encolhe imediatamente ao espalhar no chão;
- deve ser misturado com verniz ou óleo branqueado para aplicação fina;
- permite a conexão com todos os corantes.
A tinta é caracterizada por um alto grau de resistência à luz. Sob a influência de sulfeto de hidrogênio e gases sulfurosos, a substância não altera sua cor original.
Outra variedade dessas tintas é considerada verde esmeralda. O pigmento é um óxido de cromo hidratado. O corante tem uma tonalidade verde escura de tom frio. Misturado com cal, é possível obter uma tonalidade verde-azulada.

O verde esmeralda é considerado uma tinta de baixa intensidade. Além disso, possui uma cor profunda e pura. As características da substância incluem:
- incluídos na categoria de substâncias de gelo;
- espalha-se facilmente na tela - não é necessária diluição para aplicar a composição em camada fina;
- se houver necessidade de desbaste, recomenda-se o uso de Pinene ou Diluente nº 2.

Orgânico
A matéria orgânica é obtida a partir de matéria vegetal ou insetos. Ao contrário dos pigmentos minerais, essas substâncias são facilmente solúveis em água, álcool e óleo. Ao mesmo tempo, as substâncias orgânicas não são caracterizadas por uma resistência tão alta quanto as substâncias sintéticas. Esses pigmentos não formam uma camada de tinta, mas penetram na estrutura da superfície. Portanto, eles são frequentemente usados para tingir tecidos.
Kraplak é considerado um representante popular desta categoria.É feito de raízes mais loucas ou salpicadas. Outra composição herbal comum é o índigo. É obtido a partir de pastel. É permitido o uso de moluscos marinhos como matéria-prima para a fabricação de tintas. Um pigmento marrom claro é feito a partir deles. Ao calcinar a partir de matéria orgânica, é possível criar componentes de coloração preta.
Hoje existem muitas variedades de pigmentos que diferem em cor e características. Ao usar uma substância específica, é imperativo estudar suas propriedades.


