5 tipos de primers de poliuretano e características técnicas, como aplicá-los
O primer de superfície é considerado uma etapa preparatória importante para o trabalho de acabamento subsequente. Para preparar adequadamente a base, atenção especial deve ser dada à escolha do solo. Existem muitas substâncias eficazes no mercado hoje. Para aplicação em diferentes tipos de superfícies, é permitido o uso de primers de poliuretano.
Características técnicas do primer de poliuretano
O primer de poliuretano tem muitas vantagens. Suas características técnicas permitem que a mistura seja utilizada para diversos tipos de revestimentos.
Composição e forma de lançamento
Este tipo de primer contém poliuretano, solventes e substâncias especiais. Dependendo da variedade, eles podem ter finalidades diferentes.
Na maioria das vezes, essas misturas de primers são produzidas na forma de uma solução pronta para uso. Nesse caso, às vezes é necessário introduzir vários diluentes na composição. Além disso, as substâncias são produzidas na forma seca.Eles geralmente precisam ser misturados com água.
Escopo e propriedades do primer
O primer de poliuretano pode ser usado em superfícies internas e externas. É usado para tratar pisos, paredes e tetos. As composições estão à venda na forma acabada e na forma de pó seco.
Os principais parâmetros técnicos dos meios são os seguintes:
- densidade - 1,6 gramas por centímetro cúbico;
- tempo de secagem - 3-5 horas;
- conteúdo de componentes secos - 70%.
Essas substâncias podem ser usadas para várias bases - concreto, madeira, gesso. Eles também são frequentemente aplicados em superfícies metálicas, painéis de MDF, revestimentos pintados. Primers com tal composição podem processar um carro antes de pintar.

As substâncias diferem em densidade. Eles podem ser usados em diferentes etapas de nivelamento e tratamento de superfície. Existem variedades que podem ser usadas antes do assentamento de ladrilhos de borracha.
Segurança ao trabalhar com equipamentos
É necessário trabalhar com o material em roupas especiais, luvas e óculos. Ao usar a substância em ambientes fechados, recomenda-se uma boa ventilação. Os equipamentos devem ser mantidos limpos. É proibido comer ou fumar na área de trabalho. Além disso, não use fogo aberto ou equipamento elétrico defeituoso.
Se a mistura entrar em contato com os olhos, lave-os com bastante água por um quarto de hora. Então você deve consultar um médico. Se a mistura entrar em contato com a pele, recomenda-se remover a roupa contaminada e lavar a área afetada. Se o primer for inalado, é necessário levar a vítima ao ar livre e consultar um médico.
Recursos de armazenamento
O primer de poliuretano deve ser armazenado em local seco e fresco a temperaturas de -15 a +40 graus.
O prazo de validade da substância em um recipiente de fábrica lacrado é de seis meses.

Vantagens e desvantagens do uso na construção
Não é à toa que o primer de poliuretano é muito popular hoje em dia. As principais vantagens de tal composição são as seguintes:
- Possibilidade de aplicação em superfícies não previamente limpas. Esse efeito se deve à capacidade de aglutinar as partículas de poeira e fortalecer a base.
- Ampla gama de aplicações. A substância pode ser usada para diferentes superfícies.
- Pode ser aplicado em superfícies de piso onde são utilizados elementos de aquecimento. Outras substâncias não podem ser usadas para isso.
- Versatilidade. Esses primers podem ser usados para trabalhos externos e internos.
- Consumo econômico. As misturas de primer padrão são consumidas a uma taxa de 800 mililitros por metro quadrado, os custos de poliuretano não excedem 200-500 mililitros.
- Resultado duradouro.
Ao mesmo tempo, o material apresenta algumas desvantagens, que também devem ser levadas em consideração. As principais desvantagens são:
- A incapacidade de usar uma pistola de pulverização. Você precisará aplicar o primer de poliuretano manualmente usando um pincel ou rolo.
- Período de cura relativamente longo. São 3-5 horas. Ao mesmo tempo, muitas outras substâncias secam em apenas algumas horas.
- Preço Alto. Ao mesmo tempo, o piso é considerado muito durável e possui excelentes propriedades operacionais. Portanto, compensa muito rapidamente.

Variedades de primer de poliuretano
Existem muitas formulações eficazes de poliuretano no mercado hoje. Eles diferem em propósito e tipo de superfície.Portanto, ao escolher uma substância específica, vale a pena considerar as principais características.
Monocomponente
Este tipo de primer contém um diluente além da base de poliuretano. Deve ser selecionado para tratamento de superfície interior. Essa substância pode ser usada para pisos de concreto e superfícies feitas de outros tipos de materiais. Na maioria das vezes, a composição é usada para aumentar a aderência da base, fortalecer a superfície e nivelá-la.
As principais vantagens do material são:
- a possibilidade de uso para diferentes tipos de superfícies;
- adesão aumentada;
- reforço de superfície.
Ao mesmo tempo, o material se distingue por algumas desvantagens:
- a presença de componentes nocivos;
- a necessidade de cumprimento estrito das instruções.

Bicomponente
Este tipo de solo é vendido em 2 contêineres. Um recipiente contém um composto de poliuretano, o segundo contém um endurecedor. Antes de iniciar o trabalho de imprimação, as substâncias devem ser misturadas. Eles são caracterizados por alta resistência e menos fluidez. Além disso, as substâncias protegem o metal da corrosão.
Os primers de dois componentes são usados para uso externo. Também são aplicados em pisos que serão expostos a altas cargas. Para obter uma camada anticorrosiva, recomenda-se o uso de uma substância com componente de zinco.
As vantagens de um primer de poliuretano são:
- alta resistência do revestimento;
- ligeira fluidez da mistura;
- proteção do metal contra a corrosão.
Ao mesmo tempo, as composições também apresentam desvantagens:
- a necessidade de misturar os componentes antes do uso;
- Preço Alto.

alquídico
As vantagens do material são:
- reforço de fibra de madeira;
- proteção da superfície contra os efeitos negativos da radiação ultravioleta.
Nesse caso, a substância também apresenta desvantagens:
- a presença de componentes tóxicos na composição;
- Preço Alto.

Epóxi
Tal composição é adequada para aplicação em superfícies metálicas. Ajuda a proteger a base da influência negativa de fatores externos. Devido à presença de componentes de zinco, a composição protege contra a ferrugem.Ao mesmo tempo, é bastante difícil aplicá-la a uma superfície decorativa.
Os benefícios dos fundos incluem:
- proteção do metal contra corrosão e ferrugem;
- aumentar o grau de adesão.
No entanto, também existem desvantagens:
- dificuldades quando aplicado a um revestimento decorativo;
- a necessidade de preparação prévia da superfície.

Acrílico
Esses materiais são adequados para uso em painéis de MDF e superfícies de madeira. Eles são caracterizados pela propriedade de penetração profunda. O primer acrílico impregna perfeitamente a madeira e tem um efeito de nivelamento. Também pode ser aplicado em pisos de concreto localizados em ambientes internos. A composição não tem cheiro forte.
As vantagens do primer acrílico são:
- versatilidade de aplicação;
- superfícies planas;
- falta de componentes tóxicos.
As principais desvantagens do material incluem:
- durabilidade não muito alta do revestimento;
- a necessidade de adesão estrita às instruções de aplicação.
Aplicação no solo
Para que um primário seja eficaz, é importante respeitar escrupulosamente as regras da sua aplicação.

Preparação da superfície
É permitido aplicar o primer em uma superfície suja. No entanto, é preferível preparar o revestimento para melhorar a adesão. Para isso, recomenda-se proceder da seguinte forma:
- limpe a superfície de poeira e acabamentos antigos;
- lavando;
- secar e desengordurar;
- para fechar grandes rachaduras - pequenos danos podem ser deixados, pois a composição do polímero os preencherá.
Ferramentas necessárias
Diferentes ferramentas podem ser usadas para aplicar o primer. Na maioria das vezes, os artesãos usam os seguintes dispositivos:
- Rolos de tamanhos diferentes - ajudam a pintar rapidamente uma área impressionante. Essas ferramentas garantem uma aplicação uniforme da substância.
- Pincéis - devem ser usados como uma ferramenta adicional para aplicação em locais de difícil acesso. As escovas não são adequadas para salas grandes. Levará muito tempo para começar com eles.

Seleção da composição necessária e preparação da solução
Para uma preparação bem-sucedida, é importante escolher a composição certa para o procedimento. Recomenda-se considerar as seguintes características:
- Independentemente do tipo, finalidade e ingredientes da substância, é recomendável escolher um piso que contenha antisséptico. Esta substância ajuda a proteger as superfícies da umidade e do mofo.
- É importante levar em consideração a localização da superfície a ser tratada. Pode estar localizado dentro ou fora da sala. A umidade e as condições de operação também são importantes. Se a base for submetida a cargas aumentadas, é melhor dar preferência a uma composição de dois componentes.
- A composição da superfície a ser preparada deve ser levada em consideração. Materiais que podem ser usados para MDF são proibidos para uso em superfícies metálicas.
- É imperativo levar em consideração os indicadores de toxicidade. As argamassas de poliuretano acrílico são adequadas para aplicar primário em superfícies interiores. Eles devem ser usados para madeira e concreto.
A taxa de consumo do solo é de grande importância.Na maioria das vezes, a composição é aplicada em 1 camada. Para superfícies soltas e porosas que absorvem materiais de forma desigual, o tratamento é realizado 2 vezes. A taxa de consumo é determinada pelo tipo e condição da base. Também é influenciado pelo tipo e qualidade do solo.
Em média, são necessários 100-200 mililitros de primer de poliuretano por metro quadrado. Para substratos muito absorventes, a taxa é aumentada para 400 mililitros. A segunda camada geralmente requer menos material do que a primeira.
Uma quantidade excessiva de solo é considerada inaceitável. Com uma concentração aumentada de primer ou uma aplicação muito espessa, existe uma alta probabilidade de delaminação da camada de primer. Como resultado, o revestimento pode descascar.

tecnologia de camadas
É necessário aplicar o composto de poliuretano da mesma forma que outros tipos de primer. É importante levar em consideração que tal produto não pode ser derramado na pistola de pintura.
É permitido o uso de rolos para preparar superfícies de concreto e madeira. Eles podem variar em tamanho. Essas ferramentas permitem que você pinte rapidamente grandes áreas.
As escovas ajudam onde os rolos são menos eficazes. Eles são mais usados para lugares difíceis. É permitido tingir vazios com tais dispositivos. No entanto, em uma área grande, eles não darão o efeito desejado.
É permitido aplicar o primer em uma superfície não preparada. No entanto, é melhor fazer o seguinte primeiro:
- remova o acabamento antigo e espane o revestimento;
- lave e seque a superfície;
- preencher grandes fissuras.
Na próxima etapa, é permitido proceder à aplicação da solução. Deve ser distribuído uniformemente por meio de um rolo.Depois que a primeira demão estiver seca, o que leva em média 5 horas, pode-se aplicar a segunda demão.
Na primeira camada, o primer de poliuretano deve ser aplicado verticalmente e na segunda - horizontalmente. É assim que a substância é melhor absorvida pela base. Para preparar a superfície para o uso de acabamentos decorativos, é permitido aplicar o primer duas vezes.

Tempo de secagem
O período de secagem é de 3 a 5 horas em média. Este número é considerado bastante significativo, já que outros tipos de solo secam em apenas 2 horas.
Recomendações dos mestres
É importante seguir as regras de aplicação para usar a mistura de primer para obter os resultados desejados. Ao mesmo tempo, artesãos experientes são aconselhados a seguir estas recomendações:
- preparar cuidadosamente a superfície para aplicação da substância;
- com a disposição vertical da primeira camada, aplique a segunda horizontalmente;
- depois que a segunda camada secar completamente, você pode começar a aplicar acabamentos decorativos;
- a composição dos materiais contém solventes orgânicos inflamáveis, portanto é proibido fumar ou usar fontes de fogo aberto durante o trabalho;
- é importante evitar que a mistura entre em contato com os olhos, boca e pele;
- se a substância entrar em contato com os olhos ou a pele, as áreas afetadas devem ser lavadas com água em abundância.
O primer de poliuretano é uma mistura eficaz que prepara o substrato para a aplicação posterior de materiais decorativos. Para que a substância dê o resultado desejado, é importante aplicá-la da maneira mais uniforme e precisa possível.


