Como e com o que você pode diluir guache seco, como diluir em estado líquido

Guache é uma das tintas mais usadas para criatividade. A vida útil normal de um recipiente aberto é de 14 a 60 dias. Isso significa que o fabricante garante o estado normal do produto durante esse período. Mas às vezes a tinta se deteriora mais cedo - com mais frequência ela seca. Existem vários métodos básicos para diluir o guache que secou em uma jarra.

Por que a tinta guache está secando

Guache contém água, pigmentos de coloração, uma base de cola. A tinta é adequada para pintar em várias superfícies - papel, vidro, compensado, tecido e outros. Existem três razões principais para secar:

  • vencimento do prazo de validade das tintas (inicialmente exibido na embalagem, após a abertura do recipiente é reduzido significativamente);
  • tampa fechada incorretamente (uma razão comum pela qual a composição deve ser restaurada com fundos adicionais);
  • má qualidade do produto.

Para reduzir o risco de ressecamento da tinta, é importante seguir algumas regras de manuseio da tinta, não deixar frascos abertos ou com tampas soltas.

Todas as formas de diluir se seco

Antes de "reviver" a tinta, você deve inspecionar cuidadosamente o recipiente. Não deve haver danos externos, rachaduras, devido aos quais o guache pode se deteriorar rapidamente novamente.

Se o pigmento engrossar apenas um pouco, você pode tentar colocar o recipiente em um local quente - no parapeito de uma janela ensolarada ou perto de um aquecedor, aguarde algumas horas.

Com água

Guache é um corante à base de água. A água comum permite dissolver rapidamente o pigmento, mas não estragá-lo. Como operar a pintura:

  • inspecionar o recipiente;
  • despeje água - o nível do líquido deve cobrir levemente o pigmento seco;
  • feche bem a tampa, deixe por 24 horas em temperatura não abaixo de zero;
  • se após o tempo especificado a tinta permanecer seca, o procedimento deve ser repetido.

Guache é um corante à base de água.

A água é usada com mais frequência. É um solvente acessível, econômico e ecológico que não danifica o pigmento, retém o brilho e outras propriedades.

Atenção! É importante não derramar muito líquido. Se você exagerar, a camada ficará leve, transparente e, após a secagem, começará a rachar até no papel.

banho d'água

Um método de recuperação adicional é um banho de água. Primeiro você precisa preparar um vaporizador de metal (combine dois recipientes de metal de diâmetros diferentes), água fervente, palitos de dente. Instruções:

  • água fervente é despejada em uma jarra, ligeiramente acima do nível do pigmento seco;
  • o recipiente é colocado em uma panela de diâmetro menor, o segundo - um maior, cheio de água, incendeia a estrutura (se as tampas forem colocadas em um líquido, a camada antiga se arrastará atrás delas);
  • a água é levada a ferver, o calor é reduzido ao mínimo - o líquido deve borbulhar um pouco;
  • cubra a estrutura com uma tampa;
  • água é adicionada se necessário;
  • depois de algum tempo, verifique com um palito o grau de dissolução do líquido na tinta.

Se o pigmento não estiver muito seco, você pode fazer uma tinta líquida em 20 minutos. Se a composição puder ser atingida, levará pelo menos uma hora. O principal indicador é mexer com um palito até ficar homogêneo.

Se o pigmento não estiver muito seco, você pode fazer uma tinta líquida em 20 minutos.

Prevenção de ressecamento

Os mestres não aconselham misturar tons dentro do recipiente - para isso existe um dispositivo especial chamado paleta. Se não estiver disponível, qualquer superfície lisa (prato, tábua, bandeja pequena, etc.) serve. Antes de iniciar o trabalho, cada cor é cuidadosamente misturada em seu próprio pote, depois parte dela é transferida para a paleta.

O guache não é muito diluído, a consistência deve se assemelhar a creme azedo espesso. Não é recomendado tirar de potes - em recipiente aberto o pigmento seca mais rápido, a tinta pode se misturar com outras cores. É importante recuperar os recipientes após o trabalho, fechar bem cada frasco, verificar.

Os frascos não devem ser colocados em locais onde possam ser definidas temperaturas baixas (abaixo de zero). O armazenamento à temperatura ambiente é suficiente. Você pode até usar kits muito antigos, inclusive soviéticos. O principal é verificar constantemente o estado do pigmento, se necessário, adicionar um pouco de água (de preferência destilada), misturar bem até ficar homogêneo.

Atenção! O guache do tipo acrílico não deve ser diluído com esses métodos. O pigmento tem uma composição especial, que vai transformar a água em uma massa dura, imprópria para pintura.

A tinta diluída não é adequada para pintores profissionais.Apesar da simplicidade da técnica, o pigmento é diluído e perde um pouco a saturação da cor e outras propriedades. Esses métodos são adequados para desenho amador ou criatividade com crianças.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha