Tipos de tintas retardantes de fogo e as melhores marcas de compostos de proteção contra incêndio
A indústria oferece várias maneiras de proteger madeira, metal e outras estruturas do fogo. Materiais que possuem propriedades semelhantes incluem tinta retardante de fogo. Além das características especificadas, este material, dependendo de sua composição, oferece proteção contra umidade e outras influências ambientais negativas.
Contente
O princípio de funcionamento das tintas retardadoras de chama
A tinta retardante de fogo resolve as seguintes tarefas:
- previne incêndio;
- evita a propagação da chama para outras estruturas;
- absorve calor, pelo que substâncias menos tóxicas entram na atmosfera;
- emite gases ou água (dependendo do tipo de tinta e verniz);
- acelera a formação de carvão.
O princípio de operação de um material refratário depende das características da composição. Além disso, cada tipo de tinta executa as funções listadas acima. Apenas o mecanismo de prevenção de ignição é alterado.
Os corantes refratários são divididos em tipos sem sopro e sem sopro. Este último, quando aquecido, aumenta de 10 a 50 vezes (ou seja, a espessura do revestimento pode chegar a 100 milímetros), formando assim uma casca hermética porosa.A camada superficial expandida impede a propagação do fogo cortando o suprimento de oxigênio. Ou seja, a tinta apaga assim a chama.
Os materiais que não sopram funcionam de maneira diferente. Quando aquecidas, essas composições iniciam processos de decomposição, que levam à formação de um revestimento na superfície cujas características são comparáveis às do vidro líquido. No entanto, os materiais intumescentes são mais eficazes no combate ao fogo do que os materiais não intumescentes.
Variedades e composição
A composição das tintas que criam um revestimento à prova de fogo é variada. Além disso, os tipos de componentes que contêm esses materiais geralmente não são divulgados pelos fabricantes. No entanto, a base desses corantes é a mesma. Materiais com propriedades refratárias são subdivididos em à base de água, dispersão de água e materiais acrílicos. Existem também composições à base de acrilato, estireno butadieno e acetato de polivinila.
Acrílico de componente único

As tintas acrílicas são consideradas o tipo mais comum de tintas e vernizes refratários. Este material contém:
- enchimento retardador de chama (perlita, talco ou outras substâncias são usadas);
- pigmento;
- aditivos;
- componente ligante.
Conforme observado, a composição exata da tinta acrílica varia de fabricante para fabricante. Este material de pintura é universal, pois é adequado para o processamento de várias superfícies. Para proteger os materiais do fogo, são usadas principalmente tintas acrílicas brancas e cinzas. Mas a paleta de cores não se limita aos tons indicados.
Dispersível em água

Este corante à base de água consiste nos seguintes componentes:
- acetato de polivinilo;
- vermiculita;
- grafite ativa e outros aditivos minerais.
As tintas à base de água são ecológicas, fáceis de aplicar e aderem bem às superfícies. Essas tintas são caracterizadas pelo consumo econômico e secam rapidamente.
Resistente a humidade
A tinta resistente à umidade é baseada em resina epóxi orgânica miscível com solvente. No papel desta última, são utilizados white spirit e xileno. Esse tipo de corante é superior ao acrílico, pois essa composição pode ser usada ao trabalhar em ambientes com alta umidade.
aplicativos
O escopo das tintas com propriedades retardantes de chama é determinado dependendo da composição. Equipamentos deste tipo são utilizados no tratamento:
- estruturas de concreto e ferro;
- bebida;
- estruturas de aço;
- sistemas de ventilação e suprimento de ar;
- fachadas e estruturas de cobertura;
- janelas (incluindo aberturas);
- cabos.

A necessidade de processar estruturas de concreto e ferro se deve ao fato de que a capacidade de carga desta última em caso de incêndio diminui após 5 a 20 minutos. Objetos de aço são pintados pelo mesmo motivo. Este material perde suas propriedades originais 1-5 minutos após o início do incêndio.
Critérios de escolha
Os critérios de seleção dependem diretamente do escopo de aplicação dos materiais de pintura. Para madeira, recomenda-se a compra de materiais de acabamento contendo anti-sépticos. Essas substâncias impedem a propagação de mofo e bolor. Para o processamento de metais, são utilizados materiais de pintura à base de silicato ou vidro de potássio. Esse produto também deve fornecer proteção contra corrosão.
Para o acabamento da superfície do concreto, são utilizados corantes ou composições em dispersão aquosa com ligantes minerais ou inorgânicos.
Além disso, ao escolher materiais de pintura, você deve se concentrar nos seguintes critérios:
- vida;
- incombustibilidade;
- respeito pelo meio ambiente (quando aquecidos, os materiais de pintura não devem emitir substâncias tóxicas);
- resistência a influências externas.
É importante que o material de tinta e verniz com o tempo não rache e não descasque sob a influência do ambiente externo. Devido a isso, o revestimento perde suas propriedades retardadoras de chama.

Avaliação das melhores marcas
Entre as tintas refratárias, destacam-se os produtos das seguintes marcas:
- Tikkurila Spa. Suporta aquecimento direto de até 600 graus. É utilizado para tratar superfícies de churrasqueiras e outras estruturas similares.
- Elcon. Fabricante russo de tintas e vernizes com temperaturas de aquecimento de até 1000 graus. Os produtos desta marca podem ser utilizados para pintar as superfícies interiores dos fornos.
- KO-870. O corante é usado principalmente para acabamento de máquinas-ferramentas industriais e silenciadores de automóveis. A composição pode suportar aquecimento de até 750 graus.
- Certa Plast. Marca russa que produz tintas com propriedades anticorrosivas. A tinta Certa Plast é resistente a mudanças de temperatura de -60 a +900 graus.
- Os esmaltes "Celsite" desta marca são recomendados para o processamento de superfícies metálicas expostas ao aquecimento de até 600 graus.
- Hansa. Os materiais de pintura desta marca russa são usados para pintar metais inoxidáveis. O material pode suportar aquecimento de até 800 graus.
- martelado. Uma marca britânica que produz tintas adequadas para o tratamento de metais enferrujados. O revestimento pode suportar aquecimento de até 600 graus.
Ao atingir os limites de aquecimento especificados, o material perde suas propriedades originais e se decompõe.Nesse caso, o tempo de exposição à chama aberta no revestimento varia de acordo com o fabricante e a composição. Este indicador é geralmente indicado no recipiente que contém o corante.

Tecnologia de aplicação
A pintura de superfícies com materiais de pintura retardantes de chama é realizada em quatro etapas. Primeiro, a base é preparada, para a qual você precisa:
- Remova a tinta velha da superfície.
- Remova ferrugem, sal e sujeira.
- Desengordure a superfície com acetona ou outros solventes.
Na primeira etapa, dependendo das características da superfície, a base é processada com ferramentas elétricas (rebarbadora, etc.) ou lixa. Se o material de pintura antigo não for removido pelos métodos convencionais, são utilizados produtos químicos especiais (lavagens). Recomenda-se que todos os trabalhos de pintura de superfície sejam realizados ao ar livre ou em áreas ventiladas.
Na segunda etapa, a superfície é tratada com primer. Isso é necessário para proteger a madeira do apodrecimento e aumentar a adesão à base de trabalho. Além disso, graças ao primer, o risco de descamação da tinta ignífuga é reduzido. Após a realização deste procedimento, é necessário aguardar pelo menos três dias até que o material aplicado seque.
A tecnologia de pintura depende das características da superfície. Para o processamento de grandes estruturas, recomenda-se o uso de pistolas de pintura. Em outros casos, são utilizados pincéis, com os quais são pintados locais de difícil acesso, e rolos. As tintas refratárias são produzidas seguindo rigorosamente as recomendações do fabricante. Em particular, é necessário aplicar quantas camadas de material forem indicadas na embalagem.
Ao final do procedimento, a superfície deve ser tratada com verniz do mesmo fabricante.O revestimento superior protege o revestimento base dos efeitos negativos da radiação ultravioleta.
Sobre o Certificado de Conformidade
Cada tinta retardante de fogo vem com um certificado de segurança contra incêndio. Este documento confirma a qualidade do material. Um certificado é emitido somente após testes durante os quais são verificadas as características retardadoras de fogo dos materiais de pintura declarados pelo fabricante, bem como a capacidade do revestimento de resistir aos efeitos do fogo aberto.
Este documento é emitido para todas as tintas que entram nos mercados russos. Ou seja, é emitido um certificado de conformidade, inclusive para produtos estrangeiros. É impossível adquirir tintas e vernizes refratários sem este documento.


