Características e classificação das melhores marcas de tintas para fornos metálicos, como aplicar
Os fornos são feitos de um material que deve suportar variações extremas de temperatura ao longo dos anos. Requisitos semelhantes se aplicam ao acabamento que cobre as paredes externas. Ao mesmo tempo, as tintas para fornos de metal também devem proteger o material da umidade e de outros fatores externos. Portanto, essas composições contêm dióxido de titânio e outros componentes encontrados em materiais de pintura comuns.
Contente
- 1 Características dos materiais de pintura para pintar o forno
- 2 Requisitos para características técnicas
- 3 Recomendações para a escolha de tintas
- 4 Ranking das melhores marcas e fabricantes
- 5 Tecnologia de cozimento e tingimento em forno
- 6 Precauções de segurança ao trabalhar com materiais de pintura
- 7 Recomendações dos mestres
Características dos materiais de pintura para pintar o forno
Conforme observado, a base das tintas e vernizes para o forno é o dióxido de titânio, que ocupa até 50% do volume. Graças a este componente, tais composições podem suportar o aquecimento a uma temperatura de +1850 graus.
O dióxido de titânio também atua como um aglutinante. Este componente evita que a tinta se decomponha em componentes e evita a ignição da superfície tratada quando em contato com uma chama aberta.
Materiais de pintura semelhantes, além do dióxido de titânio, contêm:
- óxido ferroso;
- óxido de cromo;
- uma base líquida constituída por substâncias sintéticas ou orgânicas.
Cada componente pode suportar exposição prolongada a altas temperaturas.
Requisitos para características técnicas
Uma tinta resistente ao calor de alta qualidade deve atender às seguintes características:
- Resistência ao calor. Na embalagem do corante, os fabricantes indicam a temperatura máxima que o filme protetor pode suportar, mantendo suas características protetoras e decorativas.
- Anti-corrosão. Os corantes usados para tratar fornos de metal devem proteger a superfície da corrosão.
- Resistência à umidade. Como os fogões de metal costumam ser instalados em banheiros e outras salas com alta umidade, a tinta deve resistir ao contato prolongado com a água.
- Não tóxico. Quando aquecidos, muitos corantes liberam substâncias nocivas à saúde. O esmalte resistente ao calor deve conter componentes não tóxicos.
- Elasticidade. O metal se expande quando aquecido. Durante este processo, o filme deve permanecer intacto.
Além disso, dependendo das condições de operação, ao escolher um material de pintura resistente ao calor, é recomendável dar preferência a materiais com vida útil de 5 a 12 anos. A tinta resistente ao calor ideal é aquela que pode suportar uma queda na temperatura ambiente para valores negativos.

Recomendações para a escolha de tintas
Para o acabamento de fornos de metal, são produzidos 3 tipos de tintas resistentes ao calor:
- Acrílico à base de água. Esses compostos são universais e adequados para acabamento de cobre, aço, latão e muitas outras ligas.As tintas à base de água são acessíveis e são usadas no tratamento de fornos localizados em salas com diferentes níveis de umidade.
- Verniz ou esmalte de poliuretano. Essas composições também são bem resistentes a flutuações repentinas de temperatura e são adequadas para o processamento de metais.
- Tintas à base de organossilício Estes materiais de pintura atendem perfeitamente às características descritas acima. As tintas de organossilício não contêm substâncias tóxicas e, dependendo da composição, podem suportar aquecimento de até +900 graus. Mas, em comparação com outros materiais, essas composições se destacam por um preço muito alto.
Os revestimentos epóxi resistentes ao calor são adequados para acabamento de fornos expostos a um leve aquecimento (até +400 graus). Estes materiais distinguem-se por uma longa vida útil (até 15 anos), resistentes a tensões mecânicas, elásticas e evitam a formação de corrosão.

Para ferro
Os fornos de ferro são caracterizados por uma vida útil relativamente curta. Isso é explicado pelo fato de que esse material, reagindo com o oxigênio, é oxidado. Este processo é acelerado pelo aquecimento regular do ferro, o que reduz a vida útil do forno.
Para proteger este tipo de metal, recomenda-se a utilização de tintas à base de organossilício. No entanto, ao escolher materiais de pintura, deve-se ter em mente que esse material impõe exigências rígidas à técnica de aplicação. Erros cometidos no processamento do ferro impedirão que a tinta desempenhe suas funções de proteção e rachem rapidamente.
Para o ferro fundido
O ferro fundido é utilizado principalmente na fabricação dos chamados fogões. Este material é mais forte que o ferro e dura mais tempo.O ferro fundido também tolera bem o aquecimento regular a altas temperaturas. Além disso, esse metal é resistente aos efeitos de vários fatores externos e, portanto, os fornos feitos com esse material geralmente não são pintados.
Apesar do exposto, é recomendável tratar o ferro fundido com revestimentos protetores. As tintas de poliuretano e acrílicas são adequadas para este material. O ferro fundido, ao contrário do ferro, "sofre" com a violação da tecnologia de processamento de tintas.

Ranking das melhores marcas e fabricantes
Existem mais de 10 tintas resistentes ao calor de alta qualidade no mercado adequadas para acabamento de fornos de metal. Alimentos populares são:
- Tikkurila Termal Silikonimaali. A tinta, de tonalidade semibrilhante, é adequada para o acabamento de metais que aquecem até +450 graus. Os materiais de pintura finlandeses protegem a superfície contra corrosão e destruição. Após a aplicação, a composição requer tratamento térmico adicional.
- Certa KO-85. O verniz incolor é resistente ao calor até +900 graus, contato com substâncias agressivas e água. LKM é adequado para aplicação em temperaturas abaixo de zero. Este verniz é caracterizado pelo aumento do consumo, pois a composição deve ser aplicada em pelo menos 3 camadas.
- "Celsita-600". O esmalte é usado para colorir metais ferrosos aquecidos a +600 graus. LKM é adequado para produtos expostos a produtos petroquímicos, sais e umidade.
- Alegrar. Esta tinta de silicone é usada para acabamento de fornos aquecidos a +650 graus. O material é caracterizado por alto poder de cobertura e capacidade de suportar temperaturas negativas.
- Decorix. Este esmalte vem na forma de um aerossol que facilita a pintura de áreas de difícil acesso. Mas o material é usado para acabamento de superfícies aquecidas a +350 graus.
- Veslee. Outro spray resistente ao calor que pode suportar aquecimento de até +400 graus. O filme que se forma após a secagem é resistente à precipitação e ao contato com substâncias agressivas.
- Elcon. Tinta de silicone ideal para fornos que aquecem até +1000 graus. O material está disponível em preto ou branco. Quando um pigmento é adicionado à composição original, a resistência ao calor do último se deteriora.
- Bósnia. Sob esta marca são produzidos aerossóis para acabamento de fornos aquecidos a +650 graus.
- Dalí. Esta composição é utilizada principalmente para trabalhos de fachada, mas também é adequada para acabamento de fornos. LKM é produzido apenas em preto.
Para acabamento de fornos de metal, você também pode usar talheres universais resistentes ao calor, que podem suportar aquecimento de até +600 graus. Este esmalte é resistente à umidade e seca rapidamente em temperatura ambiente. A prata deve ser aplicada em no máximo 3 demãos. Esta composição é exigente na qualidade da elaboração do plano de trabalho.

Tecnologia de cozimento e tingimento em forno
Independente do tipo de tinta escolhida, a superfície metálica deve estar preparada para a aplicação do material. A vida útil do revestimento e do forno depende dos cuidados tomados nesta etapa.
Limpeza e preparação de superfícies
Antes de pintar, o forno deve:
- Elimina vestígios de gordura. Para isso, a superfície é tratada com solvente (aguarrás ou solvente) e, a seguir, com solução de sabão.
- Elimina vestígios de ferrugem. Uma solução de ácido sulfúrico a 5% ajuda a remover essa placa. Ao trabalhar com esta composição, deve-se colocar luvas nas mãos e cobrir a boca com um respirador.Recomenda-se aplicar ácido sulfúrico com pincel. Após este tratamento, a superfície deve ser limpa com água e sabão (50 gramas de sabão por litro de água).
- Remova a sujeira. Neste caso, também é utilizada uma solução de sabão.
Ao final do procedimento, lixe a superfície com lixa.
Isso ajuda a aumentar o nível de adesão do material de pintura. Resquícios de lixa e aparas de metal também devem ser removidos antes do acabamento.

Coloração: métodos e sequência
A ordem da coloração é determinada levando em consideração o tipo de tinta escolhido. Se estiver indicado na embalagem com o material que a superfície deve ser pré-preparada, este procedimento deve ser realizado antes da aplicação da composição. Você também deve levar em consideração a temperatura mínima na qual a pintura em metal é permitida.
Os materiais de pintura resistentes ao calor são aplicados com pincel ou spray. Para aumentar a resistência do material às influências externas, a superfície deve ser pintada em 2-3 camadas, esperando cada vez 1-2 horas (a duração é determinada pelo fabricante) até que a composição seque.
Se for usado esmalte em spray, agite a lata várias vezes antes de pintar e leve-a à superfície a uma distância de 20 a 30 centímetros.
Ao terminar o fogão barrigudo, é usado um método como o bluing. Nesse caso, as paredes externas do fogão devem ser aquecidas a uma temperatura de +150 graus. Então você precisa borrifar uma solução de hidróxido de sódio na superfície. Ao final do processo, o forno deve ser deixado em repouso por dois dias. Após a secagem completa, a superfície fica preta ou marrom.
Além disso, em casa, uma mistura de vidro de água e pó de alumínio é usada para pintar o forno. Esta composição também pode ser aplicada com pincel. Recomenda-se tratar o forno com essa mistura externamente, pois após o primeiro aquecimento é emitida fumaça acre. Este composto protege o metal por cinco anos.

Estágio final e proteção contra corrosão
A maioria dos fabricantes produz tintas resistentes ao calor que, após a secagem, adquirem as propriedades desejadas. No entanto, em alguns casos, após a conclusão do trabalho, o material requer tratamento térmico adicional. Nestas circunstâncias, as paredes exteriores do forno devem ser reaquecidas à temperatura indicada na embalagem.
Após o acabamento da pintura, não é recomendável aplicar materiais adicionais aos materiais de pintura. A tinta de alta qualidade protegerá o metal da corrosão e de outros fatores negativos.
Tempo de secagem e durabilidade do revestimento
Ambos os indicadores dependem do tipo de tinta utilizada. Em média, leva de 3 a 4 dias para secar os materiais de pintura. Durante esse tempo, o material adquire a resistência necessária. O aquecimento prematuro do forno enfraquecerá a resistência ao choque térmico do revestimento.

Precauções de segurança ao trabalhar com materiais de pintura
Recomenda-se a realização de trabalhos de pintura em estufas ao ar livre ou em ambiente com ventilação ativa, em temperatura e umidade permitidas pelo fabricante. Ao usar tais materiais, use equipamento de proteção individual e mantenha-se afastado de chamas abertas. Também é recomendável ligar o forno pela primeira vez após a pintura em uma sala bem ventilada ou ao ar livre.
Recomendações dos mestres
Antes de iniciar o trabalho, é recomendável desmontar e pintar separadamente os elementos removíveis do forno em ambos os lados, observando as regras descritas acima. Se a estrutura estiver próxima a uma parede, a parte de trás deve ser pulverizada. Nesse caso, as paredes e o chão da sala devem ser cobertos com papel.
Recomenda-se pintar os fogões instalados em banho ou sauna, recomenda-se que os materiais de pintura suportem temperaturas de +600 graus e alta umidade. Estruturas raramente usadas podem ser tratadas com materiais menos caros.


