Tipos de primers para drywall e como fazer você mesmo, seu uso
Usando o drywall, você pode nivelar as paredes e o teto, além de criar designs personalizados, como prateleiras embutidas e similares. Após a instalação, esse material forma uma base "rústica" sobre a qual o acabamento é aplicado por cima. Para aumentar a vida útil deste último, são utilizados primers especiais para drywall, que endurecem a superfície.
O drywall precisa ser preparado?
As paredes e o teto são revestidos com gesso cartonado sob:
- papel de parede;
- Pintar;
- massa de vidraceiro e gesso;
- ladrilho de chão.
O primer é usado para aumentar o nível de aderência dos materiais aplicados no topo, o que aumenta a resistência do acabamento e protege o revestimento da influência negativa de fatores externos.
Ao mesmo tempo, este procedimento não é realizado se for usado drywall resistente à umidade ao nivelar paredes e tetos (marcados como placas de gesso). Esse material é tratado durante a produção com impregnações especiais que impedem que o primer penetre profundamente na superfície.
Propriedades e funções do primer
O primer de superfície é feito para aumentar a aderência, ou grau de adesão, dos materiais aplicados (cola, gesso, tinta, etc.) com o drywall tratado. Mas, dependendo das características da impregnação aplicada, esta ferramenta cria uma camada com as seguintes propriedades:
- repelente de água;
- previne o desenvolvimento de mofo e bolor;
- luta contra o fogo;
- proteger dos insetos.
Existem também primers de penetração profunda. Essas misturas protegem a superfície tratada por dentro.
Os primers conferem à superfície algumas e todas as propriedades acima. No entanto, essas misturas universais são inferiores às misturas especializadas em termos de características (intensidade de proteção). Ou seja, recomenda-se que os banheiros adquiram formulações que tenham propriedades protetoras contra a umidade e não combinem todas essas características.

Vantagens e desvantagens de uma camada de primer aplicada
O primer de superfície é um procedimento obrigatório realizado para preparar o drywall para o acabamento. Esta operação é realizada para:
- Crie uma camada de proteção contra umidade, inclusive nas juntas da placa de gesso, onde o mofo geralmente começa a crescer.
- Fortaleça a base.
- Aumentar a aderência do suporte ao acabamento aplicado, aumentando assim a vida útil deste.
- Reduzir o consumo de materiais. Graças ao primer, em particular, a tinta é distribuída uniformemente sobre a superfície.
- Oculte pequenas falhas do drywall. Isso é necessário ao pintar paredes e tetos.
O primer é capaz de nivelar parcialmente a má qualidade da cola de azulejo ou papel de parede usada. Isso também é obtido por meio de maior aderência.
A única desvantagem do primer é que a duração do trabalho de reparo aumenta no tempo necessário para a composição aplicada secar completamente.

Tipos de solo adequados e recomendações de seleção
De acordo com a base, os primers do drywall são divididos nos seguintes tipos:
- Acrílico. Uma mistura versátil que não emite odores desagradáveis e é amiga do ambiente. O primer acrílico seca em 2-3 horas e é aplicado antes e depois do enchimento. A camada que forma esta composição é respirável.
- Fenólico. Esses compostos são menos comumente usados para tratar drywall. Os primers fenólicos contêm substâncias tóxicas, então você precisa trabalhar com essa mistura com um respirador.
- alquídico. Eles são usados apenas para processar drywall. Ou seja, um primer alquídico não pode ser aplicado sobre a massa.
- Disperso em água. Esses solos secam rapidamente, não queimam e são inofensivos para os seres humanos. As composições deste tipo distinguem-se pela penetração profunda.
Ao escolher uma composição, é necessário levar em consideração o material sobre o qual o primer será aplicado:
- sob o papel de parede - penetração profunda dispersa em água ou acrílico;
- sob os ladrilhos - penetração profunda do acrílico;
- para tinta à base de água - universal;
- sob massa - disperso em água com polímeros acrílicos.
Caso o primer seja para pintura, recomenda-se a compra de compostos de baixa penetração e pouca aderência. Isso economizará no acabamento das instalações. Para banheiros e outros cômodos com umidade constantemente alta, é necessário adquirir formulações com propriedades repelentes à água.

Receitas de Misturas Caseiras
Para drywall, é adequado um primer de penetração profunda, que pode ser feito com os seguintes componentes:
- cola de construção PVA (1 litro);
- água (8 litros);
- cimento ou giz triturado (100-200 gramas).
Antes de tudo, você precisa misturar os 2 primeiros componentes em um recipiente para obter uma composição homogênea. Então você precisa adicionar cimento e repetir a operação. Além disso, esse líquido deve ser filtrado por meio de um curativo de gaze, removendo as substâncias não dissolvidas.
A base desse primer é a cola, que protege a superfície do contato com a umidade e aumenta a adesão do drywall. Os outros dois componentes são necessários para melhorar a penetração e adesão ao material.
Drywall também pode ser preparado usando uma mistura dos seguintes componentes:
- cola de madeira (0,5 litros);
- sulfato de cobre (100 gramas);
- água (7 litros);
- Sabão para a roupa 65% (1 embalagem).
O sabão deve ser previamente moído e adicionado à água fervente. Então você precisa reduzir a intensidade do fogo e misturar o líquido com os ingredientes restantes. Depois disso, a composição deve ser mantida assim por meia hora e coada em gaze.
Este primer fortalece a superfície a ser tratada e previne o mofo preto.

Regras de aplicação
A preparação do drywall é realizada de acordo com o mesmo algoritmo da pintura. Nesse caso, as recomendações do fabricante para o uso da composição devem ser levadas em consideração.
Cálculo de consumíveis
Ferramentas necessárias
Para preparar o drywall, você precisará de:
- uma escova (usada para tratar locais e juntas de difícil acesso) e um rolo;
- recipiente para misturar primer;
- capacidade de torcer o chão.
Também é recomendável preparar um pano e outras ferramentas de limpeza de superfície.

preparação GLK
Antes de aplicar o primer, é necessário remover sujeira e vestígios de graxa da superfície do drywall. Dependendo do tipo de composição utilizada, as placas GLK nos locais onde os parafusos auto-roscantes são massa antes ou depois do processamento. Se for usado um primer acrílico, o último procedimento pode ser feito em qualquer estágio.
Caso o papel de parede seja aplicado no drywall no futuro, o seguinte deve ser feito:
- Aplique o primeiro primer com ingredientes anti-sépticos.
- Aplique massa e alinhe os locais com parafusos auto-roscantes e juntas.
- Polvilhe a superfície.
- Aplique uma segunda demão de primer.
Antes de ladrilhar, também é necessário aplicar primeiro o primeiro primer, depois a malha de reforço e o segundo.

Aplicação do primer e tempo de secagem
Recomenda-se agitar o primer até obter uma composição homogênea antes do tratamento da superfície. Em seguida, o líquido é despejado em um recipiente preparado e distribuído uniformemente sobre a superfície com a ajuda de um rolo.
O drywall deve ser preparado em 2 ou mais camadas (conforme recomendação do fabricante), aguardando a cada vez que a anterior seque. Nesta fase, é importante tratar as juntas com uma escova para que não haja mais "vazios" onde possa aparecer bolor.
Recomenda-se trabalhar a uma temperatura de 16-20 graus. O tempo de secagem neste caso é de 2 a 4 horas. Os primers acrílicos ganham força mais rapidamente e compostos de penetração profunda - 2-3 horas a mais.

Quais erros os iniciantes cometem
Muitas vezes, ao preparar uma superfície, as demãos subsequentes são aplicadas antes que a anterior seque.Devido a isso, a mistura não tem tempo para adquirir a resistência especificada.
O segundo erro comum é o não cumprimento das regras de aplicação da composição. Freqüentemente, os artesãos novatos sentem falta das juntas. Mas é aqui que a água se acumula, criando condições para o crescimento do mofo.
O terceiro erro é não seguir a ordem de trabalho. Em particular, alguns primers não podem ser aplicados na massa que cobre os parafusos. Esse erro é mais comum ao preparar drywall para papel de parede. O não cumprimento desta regra reduzirá a adesão da superfície. Isso é especialmente perigoso nos casos em que o papel de parede grosso é colado sobre o drywall.

Conselhos dos mestres
Ao preparar superfícies, siga as recomendações do fabricante. Estes são indicados na embalagem. Isso evitará muitos erros.
Iniciantes são aconselhados a comprar um primer contendo pigmentos de coloração. Após a aplicação dessa mistura, os locais não tratados ficam imediatamente visíveis na parede e no teto. Neste caso, a terra não aparece na superfície após o acabamento. Esse recurso é explicado pela composição da paleta de cores. Com isso, o primer perde a tonalidade após a secagem e fica transparente.
Para que a composição adquira a resistência especificada, recomenda-se aguardar pelo menos um dia após o preparo da superfície e, a seguir, proceder ao acabamento. Independentemente do tipo de piso utilizado, o trabalho deve ser realizado em uma área bem ventilada.
Além disso, ao calcular a quantidade de composição protetora, 10-15% devem ser adicionados ao volume que o fabricante recomenda aplicar em uma determinada área.


