Tipos de tintas resistentes ao desgaste para lajes e regras para sua aplicação
Os fabricantes hoje oferecem muitas tintas resistentes ao desgaste para lajes de pavimentação. Essas substâncias permitem dar à mistura de concreto uma tonalidade específica. Os pigmentos de coloração são usados para criar padrões de ladrilhos exclusivos. Ao mesmo tempo, uma variedade de misturas está à venda. Eles diferem em composição, cores, características físicas.
Requisitos básicos para a composição de coloração de lajes de pavimentação
Para colorir os ladrilhos para dar o resultado desejado, é importante escolher a tinta certa. Deve atender aos seguintes requisitos:
- proteger as telhas dos efeitos da precipitação;
- tornar o material menos escorregadio;
- aumentar a resistência ao desgaste do revestimento;
- prolongar a vida útil do revestimento;
- mudar o design da pista;
- dar ao revestimento um belo brilho brilhante.
Como escolher o material certo para tintas e vernizes
Hoje, os fabricantes oferecem muitas tintas e vernizes eficazes que podem ser usados para aplicação em lajes de pavimentação. Eles diferem em sua composição e características.

Borracha
A telha é segura para pintar com corantes de borracha.Eles contêm polímeros acrílicos que aumentam a durabilidade e resistência ao desgaste do material. As características de tais fundos incluem um alto grau de elasticidade, resistência à influência da precipitação e resistência ao desgaste. Além disso, as tintas de borracha são consideradas não inflamáveis.
Existem muitos tons desses corantes à venda. Portanto, encontrar uma opção adequada não será difícil. Outra vantagem das substâncias emborrachadas é a uniformidade de aplicação. Isso dá às faixas uma superfície lisa e agradável.

alquídico
É permitido pintá-lo imediatamente após a colocação. A desvantagem dos corantes alquídicos é um odor pungente e persistente que perdura por muito tempo.

Poliuretano
O uso deste corante é mais protetor. Essa coloração ajuda a tornar a superfície mais resistente ao desgaste, protege contra a influência de fatores químicos e atmosféricos e reduz a suscetibilidade ao estresse mecânico.

corante ácido
Essas tintas não permitem que você obtenha um tom brilhante e saturado. Têm uma textura translúcida e ajudam principalmente a melhorar a superfície, mas não escondem as suas imperfeições. Com este tratamento não será possível esconder buracos, fissuras ou outros defeitos. Ele também não sobrepõe a cor de base nem obscurece a textura da superfície.
Na maioria das vezes, esses corantes são feitos com base em ácido clorídrico, ao qual são adicionados água e sais metálicos.
O princípio da coloração reside na penetração profunda da substância na estrutura de concreto. Isto é conseguido por uma reação química na superfície.
O ácido queima a camada superior do ladrilho. Nesse caso, os sais metálicos penetram na estrutura interna.Quando a reação começa, a tinta se funde com o revestimento, formando um todo.A desvantagem dos corantes ácidos é um conjunto limitado de tonalidades. À venda, existem apenas tons de preto, marrom, azul esverdeado e terracota.
É importante levar em consideração que tais substâncias devem ser absorvidas pelo ladrilho. Portanto, devem ser aplicados exclusivamente em superfícies limpas. Eles devem estar livres de óleo, tinta velha, graxa e outros contaminantes que impeçam a penetração profunda.

O procedimento para trabalhar com as próprias mãos
Para que a coloração das lajes tenha sucesso, é importante realizar este procedimento corretamente.

Preparação da superfície
Antes de aplicar a tinta, vale a pena limpar a superfície da sujeira. Isso pode ser feito com um pincel e água. Para obter o melhor efeito, você deve usar detergentes sintéticos ou solução de sabão comum. Ao mesmo tempo, não é recomendável usar pressão de água muito forte, pois isso removerá a areia das rachaduras entre os ladrilhos, o que reduzirá sua resistência.
Use um pincel para remover a espuma. Para evitar o seu reaparecimento, recomenda-se tratar periodicamente a superfície com herbicidas. Várias misturas de grama também são adequadas para essa finalidade.
Ao utilizar ácido clorídrico para limpeza, após a finalização do procedimento, recomenda-se enxaguar a superfície com bastante água. Caso contrário, manchas coloridas podem aparecer nele.
Os restos de óleo diesel ou gasolina devem ser removidos com solventes fortes - solvente ou aguarrás. Após a secagem da superfície do ladrilho, recomenda-se a aplicação de um primer.Isso é especialmente verdadeiro ao trabalhar com substratos porosos.

Tingimento
Recomenda-se aplicar a mancha com pincel, rolo ou spray. É importante garantir que a temperatura do ar esteja acima de +5 graus.
Para tornar o revestimento o mais denso possível, é importante aplicar a tinta em várias camadas. Nesse caso, cada camada subsequente é aplicada somente após a secagem completa da anterior. Se aparecerem rachaduras na superfície, essas áreas devem ser pintadas com um pincel.

Trabalhos finais
Cada camada leva cerca de 3 horas para secar. No entanto, a duração específica depende da temperatura e umidade. Além disso, tempos de secagem específicos podem ser indicados nas instruções do corante. Depois de concluir o trabalho, você definitivamente deve enxaguar as ferramentas usadas. Isso é feito antes que eles sequem.

Vantagens e desvantagens da coloração
O uso de corantes para paralelepípedos tem certas vantagens e desvantagens. As principais vantagens deste procedimento são:
- A capacidade de alterar a aparência do material de maneira rápida e econômica.
- Versatilidade. Este método é adequado para ladrilhos em todas as áreas.
- A capacidade de proteger contra influências negativas e danos mecânicos. As tintas protegem os ladrilhos do gelo, umidade, flutuações de temperatura e precipitação.
- O aumento na duração da operação.
- Facilidade de coloração. É bem possível transformar a aparência dos ladrilhos com as próprias mãos. Isso não requer a intervenção de especialistas.
Além disso, a coloração das lajes torna-as menos escorregadias. Isto é especialmente verdadeiro após a precipitação ou quando as temperaturas caem para valores negativos.

Além disso, este método de acabamento também difere em algumas desvantagens. As principais desvantagens são:
- Custa esforço e tempo extras. Mesmo com uma pequena tensão de trabalho, a coloração levará pelo menos vários dias.
- A necessidade de usar equipamentos de proteção adicionais. Vapores de corante geralmente liberam substâncias nocivas. Portanto, o trabalho deve ser realizado com óculos e respirador.
- A necessidade de atualizações periódicas. Em uma horta, em média, isso é feito em intervalos de 8 a 12 anos. Na rua, você terá que pintar os azulejos com mais frequência.
O uso de corantes especiais para lajes de pavimentação tem muitas vantagens. Isso ajuda a mudar a aparência do site e proteger o revestimento da influência negativa de fatores externos. Ao mesmo tempo, é importante escolher a composição de tinta certa e seguir rigorosamente as instruções de uso.


