Como pintar papel de parede de vinil - a escolha da composição e método de aplicação

Muitas pessoas se deparam com uma situação em que é hora de fazer reparos, mas não há oportunidade financeira. Você pode alterar o esquema de cores do papel de parede para refrescar a sala e dar um novo sabor a ela. No entanto, isso nem sempre é permitido, pois os materiais de papel simplesmente ficam molhados sob a influência do corante. Uma das opções permitidas é a pintura de papel de parede vinílico. No entanto, esta decisão também exige o cumprimento de certas regras.

Variedades e suas características

O papel de parede de vinil inclui 2 camadas - inferior e superior. Além disso, eles são feitos de materiais diferentes. A camada inferior pode ser feita em uma base não tecida. Há também opções de papel. A camada superior é considerada mais fina e decorativa.

Os fabricantes oferecem vários tipos de papel de parede de vinil:

  • Utensílios de cozinha - Inclui 2 camadas de vinil. Esses materiais são caracterizados por um alto grau de resistência e resistência à umidade. Eles podem ser facilmente limpos. Revestimentos de relevo que imitam ladrilhos costumam estar à venda. Eles são perfeitos para a cozinha ou banheiro.Esses revestimentos podem ser pintados, mas isso é feito muito raramente.
  • Espumante - eles são baseados no mesmo vinil. Nesse caso, a camada superior é de PVC, e esse material é aplicado por pulverização. É macio e texturizado e também é adequado para paredes irregulares. Esta variedade resiste facilmente à aplicação de corantes. É permitido pintar até 10 vezes. No entanto, em média, é recomendável fazer isso de 5 a 8 vezes.
  • Planas - diferem por terem uma camada inferior tradicional de vinil e uma fina camada superior na qual outros materiais são adicionados ao PVC. Estes incluem fibras de seda. Estes papéis de parede são caracterizados por uma textura de superfície brilhante. Eles podem ser pintados, mas isso causará suavização da imagem.

Ao comprar papel de parede de vinil, é importante estar atento à marca "Paintable". Se estiver ausente, este material não deve ser pintado.

Além disso, ao escolher um revestimento de parede, é recomendável levar em consideração seu relevo. Quanto mais complexo e fino for o padrão no papel de parede, mais difícil será pintá-lo. Um ornamento tridimensional requer mais corantes e camadas. Se esse processamento for planejado pela primeira vez, deve-se dar preferência a materiais com o padrão mais simples possível.

pintar papel de parede de vinil

Como encontrar a tinta certa

Além de uma ampla seleção de papéis de parede, existem muitas variedades de corantes. Para obter um resultado de qualidade, é importante fazer a escolha certa. Deve-se ter em mente que a composição da tinta não deve conter componentes químicos ativos ou tóxicos.

Para coloração, não é recomendado o uso de corantes que diferem na base orgânica - óleo, esmalte, alquídico. Além disso, as opções adesivas e de silicato não são muito adequadas.

As tintas à base de água são consideradas uma solução adequada para papel de parede de vinil. Eles são fáceis de aplicar. Além disso, você pode comprar uma composição de uma determinada tonalidade ou dar a cor desejada com a ajuda de corantes especiais... Tais materiais permitem obter uma superfície fosca, acetinada ou brilhante.

Texturas foscas são ideais para grandes espaços. Ao mesmo tempo, superfícies brilhantes ajudam a ampliar visualmente pequenas salas escuras. As tintas acetinadas são adequadas para salas de todos os tamanhos.

pintar papel de parede de vinil

As tintas de água podem ser das seguintes variedades:

  • À base de água - criam um revestimento antiestático e têm muitos outros benefícios. No entanto, esses materiais não podem ser usados ​​para limpeza úmida. Se você limpar a parede com um pano úmido, toda a tinta permanecerá nela.
  • Dispersivo - inclui água e polímeros sintéticos. Depois de aplicar a composição na parede, a umidade evapora e as partículas sólidas formam um revestimento impermeável liso.
  • Acrílico - seca rapidamente e não esbate quando aplicado em cores diferentes. Esses corantes são resistentes à lavagem, inclusive com o uso de produtos de limpeza.
  • Látex - são caros, mas permitem obter um revestimento brilhante uniforme, que tem um longo período de operação. O material é adequado para paredes com papel de parede antigo.

As tintas de água são ideais para o quarto, sala de estar, quarto das crianças. Compostos de acrílico e látex podem ser usados ​​em qualquer local. Os revestimentos de dispersão são adequados para cozinhas e banheiros.

Antes de comprar tinta, é preciso calcular a quantidade, levando em consideração o tipo de papel de parede, o tamanho da sala e a cor desejada.

Para um corante branco, é recomendável comprar imediatamente um esquema de cores.Sua quantidade depende da saturação de cor desejada.

Normalmente, as tintas são vendidas em uma forma espessa. Portanto, eles podem ser difíceis de aplicar nas paredes. Para obter a consistência necessária, recomenda-se adicionar água limpa à composição. Como resultado, é necessário atingir a consistência do creme azedo.

Também é aceitável repintar paredes antigas com qualquer tipo de tinta. Para obter uma aplicação uniforme e evitar a descamação da substância, recomenda-se primeiro limpar a superfície do pó e da sujeira, bem como remover as imperfeições. Às vezes, um primer adicional é necessário.

pintar papel de parede de vinil

técnicas de coloração

É permitido pintar as paredes com papel de parede vinílico de diversas formas. Neste caso, várias recomendações devem ser consideradas.

antes de colar

Nesse caso, as tiras de papel de parede recortadas devem ser pintadas antes de serem coladas nas paredes. Antes de tudo, vale medir a fita do rolo, cortar no comprimento desejado e colar somente após 1 hora. Este método permite obter uma base bonita e um relevo de tom mais claro. O lado interno da espuma absorve melhor o corante, o que ajuda a colorir mais as saliências. Como resultado, você poderá obter um desenho com uma base mais clara.

pintar papel de parede de vinil

Depois de colar

Ao usar este método, é recomendável colar as tiras e deixá-las secar completamente. Só então eles podem ser pintados. Isso não acontece antes de 3 dias depois. Este método fornece uma superfície plana. Usando um estêncil, você pode obter um padrão incomum.

pintar papel de parede de vinil

com limpeza

Ao usar este método, vale a pena pintar o papel de parede da mesma forma que após a colagem, mas depois enxugar a superfície com um pano seco. Graças a isso, é possível obter um padrão mais leve.

Este método baseia-se na propriedade do PVC expandido de ser mais lentamente saturado com tinta pela face frontal do que pela base. Este tipo de trabalho vai exigir 2 pessoas: uma terá que pintar, a outra terá que limpar. O procedimento é considerado muito demorado.

pintar papel de parede de vinil

desenho seletivo

Nesse caso, recomenda-se aplicar primeiro a tinta base, depois com pincel e uma tonalidade diferente para enfatizar o padrão no papel de parede. Este processo é considerado bastante complicado e demorado. No entanto, os criativos podem fazer isso muito bem.

pintar papel de parede de vinil

Segredos e sutilezas

Recomenda-se que os papéis de parede de vinil sejam pintados apenas depois de secos, pois os corantes à base de água molham o material e o tornam mais pesado. Também pode danificar o padrão ou a tela.

Para pintar papel de parede de vinil, recomenda-se fazer o seguinte:

  • Antes de começar o trabalho, cole as costuras do papel de parede e das portas. O mesmo deve ser feito na área do pedestal.
  • Cubra o chão com uma película protetora.
  • Preparar materiais e ferramentas.
  • Dilua a quantidade necessária de corante. É importante calcular corretamente o volume para que as paredes não tenham tons diferentes.
  • Comece pintando o teto, depois passe para as paredes.
  • Recomenda-se começar a pintar as paredes de baixo para cima. Ao usar um rolo, você não deve usar espuma de borracha. É capaz de perturbar a textura do papel de parede.
  • Pinte áreas de difícil acesso com um pincel.
  • Ao pintar o papel de parede pela primeira vez, aplique 2 demãos. Para fazer isso, aplique a primeira demão, deixe secar por 1 hora e depois pinte novamente.

pintar papel de parede de vinil

Para obter um resultado perfeito, é importante respeitar as principais recomendações dos especialistas:

  • A tinta deve ser de espessura média. Uma consistência muito espessa perturbará o relevo do padrão e reduzirá o número de possíveis manchas.
  • Só será possível avaliar a cor após a secagem completa do revestimento. O brilho brilhante não aparecerá por 3 dias.
  • É proibido pintar papel de parede em uma base de papel. Mesmo materiais com textura densa podem ceder, perder o padrão, lascar ou rasgar.
  • Para tingir papel de parede TNT, você deve usar um borrifador. Isso ajudará a obter uma cobertura mais uniforme.
  • Você precisa começar a pintar pelas áreas atrás dos móveis. Isso ajudará a esconder falhas que surgiram devido à inexperiência.

pintar papel de parede de vinil

Vantagens e desvantagens de tingir papel de parede de vinil

Pintar papel de parede de vinil tem muitas vantagens:

  • A capacidade de alterar o interior da sala sem custos significativos.
  • Alta velocidade de trabalho. O processo é considerado simples e não muito trabalhoso.
  • A capacidade de implementar várias ideias criativas.

Ao mesmo tempo, tingir papel de parede de vinil tem algumas desvantagens. A principal desvantagem é que o material não respira sob a tinta. Isso causa estagnação da umidade e pode levar à ativação de fungos. Portanto, essa técnica geralmente não é recomendada para uso em quartos ou quartos infantis.

Tingir o papel de parede de vinil é considerado um processo simples. Não leva muito tempo e não requer grandes investimentos financeiros.No entanto, é importante levar em consideração que apenas materiais suficientemente densos são adequados para pintura. É proibido pintar em materiais de papel - eles podem rasgar, descascar ou cair.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha