Variedades de primers para pisos autonivelantes, como escolher o melhor e aplicação
O crescimento da demanda por pisos autonivelantes se deve ao fato de que esse tipo de acabamento permite obter um revestimento uniforme, resistente à abrasão e com longa vida útil. No entanto, para que o material adquira tais propriedades, é necessário preparar adequadamente a base. Nesses casos, é imprescindível o uso de primers autonivelantes. Após esse processamento, a probabilidade de delaminação do material da base é excluída.
Preciso de primer para piso autonivelante?
Os pisos autonivelantes são aplicados sobre uma base de concreto, que possui estrutura porosa. Devido a isso, a superfície absorve bem a umidade, o que deteriora o nível de adesão entre os dois materiais. Ou seja, sem eliminar a desvantagem indicada do concreto, é impossível obter um piso autonivelante forte e durável.
Além disso, a umidade que foi absorvida na base acaba saindo.Como resultado, o material de acabamento aplicado na parte superior começa a descascar.
As misturas de primers são capazes de evitar tais consequências. Essas formulações vêm na forma de um pó altamente concentrado, que é diluído em água ou líquido pronto para uso antes da aplicação.
Propriedades e funções do primer
Devido à sua composição especial, o primer possui as seguintes características:
- penetrando na estrutura da superfície porosa, a mistura retém pequenas substâncias e elimina microfissuras, aumentando assim a resistência da base;
- forma uma camada protetora contra a umidade;
- previne a formação de mofo e bolor;
- aumenta a aderência, aumentando assim a vida útil dos pisos autonivelantes.
Sem preparação preliminar da base, o piso começa a inchar e rachar após 1-2 anos. Essas consequências ocorrem mais rapidamente em ambientes com alta umidade: banheiro, chuveiro, sauna, etc. Nesses cômodos, recomenda-se a utilização de piso com penetração profunda, que forme uma camada impermeabilizante e não permita a passagem de umidade pelo piso "áspero".

Vantagens e desvantagens de aplicar uma demão de primer
A preparação da superfície antes de despejar o piso tem vários objetivos:
- Diminuição da quantidade de umidade absorvida. A água penetra na base de concreto devido à sua estrutura porosa. Isso leva à destruição prematura do material.
- Maior adesão. Graças a essa característica do primer, o piso autonivelante adere melhor à base, o que aumenta a vida útil do revestimento.
- Distribuição uniforme da cobertura. Como o primer elimina pequenos poros e aumenta a adesão, o piso não se espalha durante o vazamento.
- Consumo de material reduzido. Isso também é obtido por meio de maior aderência.
A única desvantagem de preparar a base antes de despejar o piso é que aumenta significativamente a duração do trabalho.

Tipos de solo adequados e recomendações de seleção
Devido ao fato de serem utilizados mais de 10 tipos diferentes de primers para despejar o piso, é necessário escolher este material levando em consideração o escopo de aplicação. O principal critério que influencia na compra da mistura é o tipo de base.
Os primers universais são usados para processar madeira, ferro, concreto e outras superfícies. No entanto, algumas dessas formulações contêm látex ou acrílico. Primers com esses componentes não são recomendados para aplicação em substratos de concreto, pois esses materiais não fornecem aderência suficiente.
Se você planeja despejar o piso sobre uma superfície que contém álcalis (usados para aumentar a resistência ao fogo), o material que contém componentes resistentes à substância especificada deve ser usado como mistura protetora. Nos casos em que a base de concreto não requer nivelamento, podem ser utilizados compostos marcados como "acabamento" como piso.
Se o trabalho for realizado em salas com umidade constantemente alta, recomenda-se o uso de misturas de penetração profunda nessas condições. Tais formulações criam uma camada de impermeabilização que não permite que a água penetre na base de concreto. Além disso, nesses casos, aditivos antifúngicos devem ser adicionados ao solo ou as superfícies devem ser tratadas com compostos antissépticos antes da aplicação do material.

Adesivo
Os primers adesivos contêm areia de quartzo, o que confere à camada seca uma superfície áspera. Portanto, esses materiais de proteção são mais populares do que outros ao despejar pisos.Além da areia de quartzo, os primers de adesão incluem:
- resinas de poliuretano;
- modificadores;
- pigmentos.
Os primers adesivos são usados na preparação de quase todos os tipos de substratos, exceto aqueles que absorvem ativamente a umidade.
Vários andares
Os pisos múltiplos são raros no mercado devido à oferta limitada. Apesar disso, essas misturas são versáteis e adequadas para processamento:
- bebida;
- glândula;
- cerâmica;
- Pedra;
- gesso;
- bases minerais e betuminosas;
- superfícies pintadas e similares.
Multi-primer é baseado em várias resinas e polímeros, incluindo poliestireno, gliftálico, etc. Devido a uma composição tão complexa, apenas profissionais podem trabalhar com esses materiais.

Reforço
A composição desses primers inclui polímeros, acrilatos, poliuretano, aditivos e aditivos que fortalecem a superfície ligando os componentes da base e eliminando os poros. Em particular, misturas profundamente penetrantes, devido a esse efeito, são capazes de reduzir a absorção de umidade. Nesse caso, o material não afeta a permeabilidade ao vapor da base.
Os primers de reforço geralmente contêm pigmentos de coloração que identificam áreas não tratadas após a aplicação. Materiais desse tipo secam rapidamente: o processo não leva mais de duas horas.
Universal
Os primers universais são feitos à base de água, solvente e solventes. Essas composições diferem nas seguintes características:
- ampla gama de aplicações (adequadas para diferentes bases e condições de operação);
- fortalecer a base;
- aumentar a adesão;
- reduzir a absorção.
Ao mesmo tempo, os pisos universais são mais fracos do que os pisos especializados para cada propriedade.Formulações à base de água não emitem odor desagradável. Misturas contendo solventes são tóxicas e inflamáveis. Portanto, esses produtos não devem ser usados em ambientes fechados.

Epóxi
Os primers epóxi são considerados ideais para reforçar betonilhas de concreto. Além disso, misturas semelhantes são usadas na preparação de madeira e base com asfalto.
Os primers epóxi estão disponíveis em dois recipientes separados contendo a própria composição e o endurecedor. Devido à sua consistência espessa, essas misturas nivelam bem a base, preenchendo cavidades e falhas. Recomenda-se combinar esses compostos com pisos autonivelantes epóxi.
Poliuretano
Primários de poliuretano são usados para derramar pisos com o mesmo nome nas seguintes bases:
- betonilha de cimento e areia;
- metal;
- ÁRVORE;
- azulejo de cerâmica;
- concreto.
As misturas de poliuretano são usadas no processamento de concreto apenas como revestimento de acabamento. O primeiro é aplicado com primer epóxi.

acrílico e látex
Os primários acrílicos e látex são recomendados para a preparação de betonilhas de gesso e suportes de madeira. Essas misturas não eliminam os defeitos da superfície, portanto não são utilizadas na preparação de concreto e outros materiais minerais.
Metacrilato de metal
Os pisos de metacrilato de metal são caracterizados pelas seguintes características:
- secar rapidamente;
- aumentar significativamente a adesão;
- diferem no aumento da capacidade de cobertura.
Devido a essas características, os pisos de metal-metacrilato são caros, por isso são mais usados \u200b\u200bpara a preparação de emergência da base. Em termos de profundidade de penetração no concreto, essas composições são inferiores ao epóxi e ao poliuretano.

primer de penetração profunda
Esses primers podem penetrar a uma profundidade de 10 centímetros.Graças a essa característica, a mistura evita a liberação de resinas da madeira. Além disso, esses primers não permitem que a água penetre na estrutura da base e evitam que a umidade escape do concreto e de outros materiais.
Ranking das melhores marcas de primer para pisos autonivelantes
Os primers mais populares para despejar pisos são produtos das seguintes marcas:
- Bergauf. Sob esta marca são produzidos diversos tipos de primers, inclusive de penetração profunda. As misturas são de alta qualidade e composição não tóxica.
- Ceresit. A empresa também fabrica diversos tipos de primers, inclusive misturas para reforço de concreto.
- Knauf. Uma ampla gama de produtos desta marca inclui primers que protegem a base dos álcalis.

Regras de aplicação
Ao preparar superfícies, várias condições devem ser observadas que determinam a vida útil do material. Em particular, devem ser levadas em consideração as recomendações dos fabricantes de misturas em relação à temperatura na qual a composição pode ser aplicada.
Cálculo de consumíveis
O consumo do primer é determinado tanto pelo tipo de material utilizado quanto pelas características da base. Este parâmetro geralmente é indicado na embalagem da mistura. Em média, ao aplicar a primeira camada, são consumidos 250-500 gramas de primer epóxi e poliuretano por metro quadrado. No futuro, o novo revestimento exigirá de 100 a 200 gramas.
Ferramentas necessárias
Use rolos ou pincéis para aplicar o primer. Além disso, ao trabalhar com este material, você pode precisar de recipientes para misturar a solução (isso é importante para primers epóxi) e ferramentas para a preparação da superfície.

Preparação da superfície
É recomendável executar as seguintes operações antes de inicializar o banco de dados:
- Remova o revestimento antigo. Isso também deve ser feito se a tinta ou o reboco descascar.
- Remova toda a poeira e sujeira. Mesmo pequenas partículas formam defeitos visíveis na superfície após despejar o piso.
- Preencha as costuras e outras falhas e lixe a base.
- Enxágue e seque a base.
Após a última operação, recomenda-se colocar polietileno na superfície e deixar a base por 24 horas. Se aparecerem vestígios de umidade durante esse período, o solo deve ser seco em três dias.

Aplicação do primer e tempo de secagem
Você precisa preparar o piso depois que a base estiver completamente seca. Este procedimento é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- Uma solução de primer é preparada de acordo com as recomendações do fabricante para a mistura específica.
- A mistura é aplicada uniformemente ao substrato. Você deve começar no canto mais distante, indo em direção à porta.
- A primeira camada é deixada para secar.
- A segunda camada e as subseqüentes são aplicadas. A quantidade de material aplicada é determinada em função das tarefas que o primário deverá resolver e das características da base.
O tempo de secagem do primer está indicado na embalagem com a mistura. Mas, independentemente do tipo de material escolhido, não é recomendável encher o piso antes de dois dias.
Medidas de precaução
Recomenda-se que o trabalho de preparação seja realizado em uma área bem ventilada. Se a mistura contiver solventes, o material deve ser mantido longe de chamas e deve ser usado equipamento de proteção individual.

Quais erros os iniciantes cometem
Basicamente, os erros nas superfícies de primer ocorrem devido ao não cumprimento das regras de preparação de uma solução ou base de trabalho.Além disso, o segundo caso ocorre com mais frequência. Antes de preparar e despejar o piso, a superfície deve ser completamente limpa de revestimento antigo, detritos e outros contaminantes.
Conselhos dos mestres
Ao aplicar primer em pisos autonivelantes, é recomendável processar as juntas com as paredes com um selante. As áreas onde a mistura não deve entrar devem ser vedadas com fita adesiva. Também é importante seguir as recomendações do fabricante quanto às condições de acabamento da obra.


