A composição e características da cola de borracha, variedades e uma visão geral das marcas populares
Não é segredo que muitos materiais de construção e ferramentas são necessários para realizar trabalhos de reparo. Muitas vezes, as pessoas usam adesivo de borracha para azulejos de banheiro ou novos pisos de madeira. No entanto, antes de usar a cola de borracha, você deve entender suas características e regras de uso.
Quais são os solventes e enchimentos usados
Antes de usar a cola, é necessário conhecer mais detalhadamente os componentes com os quais ela é feita.
compostos de cloro
A maioria dos compostos de borracha contém compostos contendo cloro.Os fabricantes procuram adicionar uma quantidade mínima desses componentes, pois são caracterizados por um alto nível de toxicidade. Portanto, ao escolher um adesivo para trabalhos posteriores, você deve se familiarizar com sua composição e certificar-se de que não contenha muitos compostos que contenham cloro.
Eticelate com nefras
Muitos líquidos adesivos são feitos com a adição de nefras e acetato de etila. Este composto químico melhora a qualidade da mistura e aumenta sua aderência. Portanto, os especialistas recomendam o uso de cola, que contém derivados de petróleo misturados com ácido acético.
Látex com teor de água
O látex é adicionado a quase todos os adesivos. No entanto, esse elemento é adicionado à cola de borracha barata não na forma pura, mas com água. A adição de líquido ao látex afeta negativamente as propriedades adesivas do produto e torna a conexão menos confiável. Por esta razão, uma tal mistura de borracha aplicada às vezes adere menos bem à superfície.
resina e polistorol
Em adesivos, que são caracterizados por maior resistência, geralmente é adicionado poliestireno com resina. Portanto, para colar as superfícies de maneira mais confiável, é recomendável usar esses meios. No entanto, comprar cola com muito poliestireno e resina não vale a pena. Uma grande quantidade desses componentes afeta negativamente a elasticidade da articulação.
Enxofre, aminas e óxidos metálicos
As empresas de composição adesiva geralmente adicionam óxidos metálicos, aminas e enxofre a eles. É graças a essas substâncias que ocorre o processo de vulcanização, durante o qual a borracha plástica se transforma em borracha.A quantidade de aditivos depende diretamente da quantidade de borracha contida na cola.
estabilizadores de consistência
Alguns adesivos baratos irão gelificar com o tempo e aderir menos bem. Na maioria das vezes, esse problema aparece se não houver estabilizadores de consistência na composição do produto. Estes incluem dietilamina ou etanol. Esses componentes mantêm a consistência líquida do adesivo.

As principais propriedades da cola de borracha
Os adesivos à base de borracha têm certas propriedades com as quais você deve se familiarizar antes de usá-los:
- Resistência à água. O cimento de borracha é resistente à alta umidade e, portanto, é frequentemente usado para consertar barcos, sapatos e até roupas de mergulho.
- Força. É um produto muito durável que resiste a condições agressivas.
- Velocidade de secagem rápida. A cola aplicada endurece completamente em 24 horas.
Variedades e suas características
Existem seis tipos principais de cimento de borracha, cada um com suas próprias características distintas.
borracha natural
Adesivos caros são feitos com base em borracha natural. É uma argamassa branca de alta viscosidade usada para unir a maioria dos materiais. O processo de endurecimento dessas misturas é realizado devido aos solventes contidos na composição e à evaporação do excesso de líquido.
Os compostos de borracha natural são considerados versáteis, pois são adequados para trabalhar em superfícies planas e porosas.
cloropreno
Algumas pessoas usam adesivos feitos de borracha sintética em vez de borracha natural. Particularmente populares são os produtos em cuja fabricação foram utilizados microelementos de cloropreno. Cálcio, silicato, dióxido de silício e argila são usados como aditivos adicionais a esta borracha.
Feito de borracha de nitrilo butadieno
As misturas adesivas, na fabricação das quais é utilizada borracha de nitrilo butadieno, são desprovidas da maioria das desvantagens dos fluidos de cloropreno. Os especialistas aconselham o uso desse adesivo para unir materiais de cloreto de polivinila. As vantagens desta cola incluem seu alto nível de resistência, resistência a temperaturas extremas e alta umidade.

Com borracha de silicone
A mistura adesiva é composta de enxofre e butóxido de piperonila, necessários para a vulcanização. Além disso, graças a esses componentes, a mistura aplicada é resistente à umidade e às baixas temperaturas.
Adesivos de borracha de silicone são usados para unir superfícies de borracha, plástico e vidro.
Estireno-butadieno sintético
Esses fluidos viscosos são feitos de borrachas de estireno-butadieno misturadas com gasolina e hidrocarbonetos. Algumas formulações também são misturadas com plastificantes, que são usados para aumentar a adesão e adesão às superfícies. Na maioria das vezes, a cola de estireno é usada na indústria de móveis ou no reparo de pneus.
Poliuretano de dois componentes
Os produtos de dois componentes são feitos de endurecedores e compostos semelhantes a poliéster. Uma característica desses líquidos adesivos é que eles secam rapidamente. O endurecimento total ocorre meia hora após a aplicação da cola na superfície. Além disso, as vantagens incluem resistência à água e resistência a mudanças de temperatura.
Revisão de marcas populares
Existem onze fabricantes populares de compostos de borracha, cujos produtos são usados com mais frequência.
cimento de borracha
É um composto de alta qualidade à base de borracha natural misturada com solventes.O cimento de borracha é mais frequentemente usado para colar produtos elásticos. Após a secagem, a camada de cola se assemelha a borracha em sua consistência.
É resistente a altas temperaturas e não perde sua elasticidade em condições de alta umidade.
4508
Os interessados em produtos impermeabilizantes devem consultar o 4508. É utilizado na fabricação de produtos de borracha. 4508 não perde as suas propriedades em contacto com a água, pelo que pode ser utilizado na reparação de fatos de mergulho ou barcos insufláveis para pesca. Entre as desvantagens do fundo está o fato de que ele se inflama rapidamente se estiver perto de um incêndio.

88 AC
É um adesivo versátil que é usado para unir superfícies de metal, madeira, vidro, concreto, tecido e plástico. 88 CA é resistente a mudanças de temperatura, portanto pode ser usado em temperaturas que variam de menos cinquenta a mais sessenta graus. Armazene 88 CA em ambientes escuros, longe das crianças.
Loctite
É uma mistura adesiva monocomponente que só começa a endurecer à temperatura ambiente. Portanto, os especialistas recomendam o uso de Loctite apenas em ambientes fechados. Adequado para colagem de superfícies de madeira, metal, plástico e borracha. A vantagem do Loctite é que ele endurece em 10 a 15 segundos após o uso.
"Chiclete"
Os fãs de produtos elásticos devem prestar atenção ao "Gummi". É usado no reparo e fabricação de tecidos duráveis ou produtos de borracha. "Gummi" também é adequado para colar papelão, papel, madeira e couro natural. Entre as vantagens da cola estão a resistência a baixas temperaturas e alta umidade.
"Radical"
Pessoas que vão consertar uma roupa de neoprene devem usar Radical. É ideal para restaurar o abastecimento de água, pois é altamente resistente à umidade.
O radical pode ser usado para colagem de produtos cerâmicos, concreto, tecido, plástico, metal e madeira.
"Marca A"
Esta ferramenta é utilizada na fabricação de calçados de borracha ou couro, câmaras de ar de bicicletas e pneus. “Grau A” contém componentes que exibem maior adesão a vidro, couro, madeira, borracha, papel e espuma de borracha. Resistente a baixas temperaturas e altos valores de humidade. Graças a isso, é usado tanto em ambientes internos quanto externos.
88n
É uma massa homogênea amarelada na qual não há inclusões ou grumos estranhos. 88n é recomendado para colagem de materiais como plástico, couro, borracha, madeira, cerâmica, vidro, porcelana e papel. A mistura endurece em dez horas após a aplicação. Durante o armazenamento a longo prazo, um pouco de sedimento pode aparecer no líquido, mas isso não afeta as propriedades da cola.

GOST 2199-78
Segundo o GOST, as colas à base de borracha natural ou sintética podem ser utilizadas em diversas áreas de atividade. Eles são usados na fabricação de móveis de couro ou sapatos. Além disso, a cola é frequentemente usada para fazer produtos de borracha que frequentemente entram em contato com a água.
Plasti Dip
Tal produto é produzido com base em uma emulsão aquosa contendo polímeros do tipo betuminoso. Plasti Dip é usado para colar materiais finos de borracha, papel ou madeira. A composição é durável e absorve choques.
cimento de borracha
O cimento de borracha é frequentemente usado para restaurar produtos de borracha. É frequentemente usado para consertar barcos infláveis, tubos de bicicleta ou colchões furados.As vantagens do cimento de borracha incluem solidificação rápida, confiabilidade e resistência à umidade.
Como escolher a composição certa
Para encontrar a cola certa, você deve primeiro se familiarizar com os recursos de sua escolha.
Ao comprar um adesivo, é recomendável considerar o tipo de superfícies a serem coladas. Você também deve prestar atenção à qualidade da cola comprada. Ela deve ser confiável, altamente aderente e resistente à umidade.
Regras e recursos do aplicativo
Existem duas maneiras principais de usar as misturas adesivas.
colagem a quente
Para uma fixação mais confiável dos materiais, é utilizada a técnica de colagem a quente. Nesse caso, a composição é pré-aquecida com um secador de cabelo de construção. É somente após o aquecimento que é aplicado na superfície a ser colada.
colagem a frio
Com colagem a frio, a composição não precisa ser pré-aquecida. É aplicado em sua forma original ao revestimento. No entanto, antes disso, a superfície deve ser preparada. É limpo de detritos, vestígios de sujeira e desengordurado. Com colagem a frio, a camada adesiva seca por cerca de 8 a 10 horas.
Dicas e truques adicionais
Há uma série de recomendações e dicas adicionais a serem seguidas ao trabalhar com cola:
- a mistura é melhor aplicada em um revestimento desengordurado para melhor aderência;
- trabalhando com compostos de borracha, é necessário ventilar regularmente as instalações;
- a cola é aplicada com luvas de borracha.
Conclusão
As pessoas costumam usar cimento de borracha para unir vários materiais. Antes de usar essa composição, você precisa entender sua descrição e dicas de uso.


