Tipos de adesivos para plexiglass e regras para uso doméstico
O material polimérico não é inferior ao vidro de silicone em termos de transparência, mas ao mesmo tempo tem menos peso, presta-se a tingimento e processamento mecânico. Usando colas para acrílico, eles criam móveis, vitrais, lembranças, elementos de estruturas externas e internas em construção. Os adesivos são necessários para pequenos reparos domésticos de produtos termoplásticos.
Quais adesivos são adequados para plexiglass
A lista de meios adequados para colar Plexiglas é determinada pela composição química do material.Plexiglas é um produto sintético, resina acrílica/plexiglass. Distinguir entre alto peso molecular, baixo peso molecular e polímero moldado. O acrílico se presta à ação de solventes, cianatos, ácidos fortes.
Sob sua influência, existem dois tipos de reações químicas que determinam a força de adesão:
- As superfícies das peças amolecem, misturam-se e, após o endurecimento, formam um monólito.
- O agente é parcialmente absorvido nos poros do Plexiglas, formando um filme de ligação.
O primeiro método é chamado de soldagem a frio e produz as costuras mais fortes.
Acrílico à base de solvente
O adesivo para plexiglass à base de dicloroetano é transparente, pode ter consistência líquida ou viscosa. O adesivo amolece as camadas superiores das peças a serem coladas, após o que evapora parcialmente, parcialmente absorvido pelo polímero.
Uma resina epóxi
O epóxi é adequado para preencher rachaduras rasas para restaurar a camada superficial. A camada intermediária penetra nos poros do Plexiglas suavizando quaisquer irregularidades.
ultravioleta
Adesivo de fotopolímero contendo metacrilato (o vidro orgânico é um polímero de metil metacrilato). O endurecedor é a radiação ultravioleta recebida da lanterna LED.
As modificações das colas UV destinam-se à colagem:
- plexiglass com plexiglass;
- metal;
- ÁRVORE;
- Plástico.
O composto resultante possui:
- alta resistência ao estresse mecânico;
- temperaturas extremas;
- transparência;
- sustentabilidade.
A ausência de solventes e a não inflamabilidade o tornam seguro de usar.

marcas populares
Para colar plexiglass, são utilizados agentes que incluem solventes, ácidos, polímeros.
Acrifixo 116
Composto à base de solvente monocomponente (dicloroetano) adequado para colagem de Plexiglas fundido e moldado. Adesivo viscoso, transparente, resistente a altas e baixas temperaturas. Uma vez conectado, ele preenche as cavidades entre os cômodos.
Endurecimento da junta por evaporação e impregnação de metacrilato de metila. Acrifix não é usado para peças de Plexiglass com tensões mecânicas em flexão, compressão. Mistura-se bem com Acrifix 117.
Acrifixo 117
Adesivo semelhante ao Acrifix 116, com o qual se mistura facilmente.A consistência é líquida Não forma cavidades com PLEXIGLAS GS (material de alto peso molecular).
cola COLACRIL-20
Produto líquido. Não contém solventes. A conexão é perfeita, mas não tão forte e durável quanto o Acrifix.
COLACRIL-30 See More
Composição viscosa. Para melhorar a fluidez, misturar com COLACRIL-20. A desvantagem é rachar nas articulações.
Momento
Os adesivos instantâneos especiais contêm cianoacrilato. As ferramentas permitem colar com firmeza peças de plexiglass, que são pequenas em volume e peso.
Cosmofen
Supercola líquida para colar plexiglass. A composição é semelhante ao Moment. A desvantagem é uma costura perceptível de curta duração.

Como se conectar com o metal
Para criar uma união durável de plexiglass com metal, use meios contendo resinas e solventes orgânicos, borrachas sintéticas. Os adesivos produzidos podem ser universais (para todas as superfícies) ou especializados.
Para não se enganar na escolha, é necessário estudar as condições de uso indicadas pelo fabricante.
Os componentes ativos dos adesivos podem ser tóxicos, exigindo cuidado ao trabalhar com os materiais.
Cola marca 88
A cola 88 é uma mistura de resinas de fenol-formaldeído, borracha, acetato de etila. Uma ferramenta universal é usada para combinar materiais de estrutura diferente. Modificações usadas para unir metal e Plexiglas:
- 88 milhões;
- 88 NT;
- Seguindo.
Propriedades gerais:
- viscosidade;
- elasticidade;
- força;
- resistência à água;
- resistência ao gelo;
- impede o desenvolvimento de corrosão.
Métodos de colagem: frio e quente. A essência do calor é aquecer as superfícies após a aplicação da composição a 80-90 graus, após o que são pressionadas firmemente uma contra a outra.A qualidade da costura obtida pelo método a quente é superior à do método a frio.
Dicloroetano
Substância quimicamente ativa. É um líquido incolor que evapora rapidamente com um cheiro doce. O solvente orgânico age no metal, destruindo o filme de óxido da superfície e o plexiglass. O resultado é uma forte ligação molecular.

unhas líquidas
Pregos líquidos são usados para conectar materiais diferentes. Modificações adesivas: látex e neoprene. Unhas líquidas de neoprene (borracha de cloropreno e solventes orgânicos) - um meio de colar metal e plexiglass.
O produto é resistente a temperaturas extremas, alta umidade e ambientes agressivos. A desvantagem de um produto de neoprene é o cheiro desagradável. Para usar unhas líquidas, é necessário um dispositivo especial - uma pistola na qual é inserido um tubo de metal com um produto.
Um momento para ferro e plexiglass
Da linha de adesivos Moment para colagem de metal e plexiglass, uma opção universal é adequada: Moment-1. Ele agarra superfícies com rapidez e firmeza, não tem medo de água.
Como colar peças de madeira
O tipo de composição adesiva é determinado levando em consideração vários fatores. Em primeiro lugar, determina-se a textura da madeira: a presença de resinas, a capacidade de absorção. É importante saber quais cargas a linha de cola suportará, em que condições será usada.
ótima cola
Eles trabalham com madeira e Plexiglas usando cola de cianoacrilato. O tempo de exposição não ultrapassa os 7 segundos, o que exclui a sua utilização em grandes superfícies. A cola é insubstituível ao criar composições artísticas de plexiglass e madeira.
Mafix
Adesivo de modificação de montagem: Mafix Plast VP 5318.Propriedades: universal. Adequado para colagem de superfícies de todos os materiais. O produto semilíquido ajuda a selar microfissuras, cria uma linha de cola resistente à umidade e aos raios ultravioleta.

cosmofeno
O adesivo contém cianoacrilato. O tempo de exposição é de 5-8 segundos. O endurecimento final leva de 6 a 12 horas, dependendo da umidade do ar. O limite inferior de temperatura em que você pode trabalhar com cola é de + 5 graus. A desvantagem da linha de cola é seu amolecimento a uma temperatura de +80 graus. Por este motivo, não pode ser utilizado na colagem de peças expostas ao calor. O agente líquido evapora substâncias tóxicas durante a operação.
Como fazer um adesivo com suas próprias mãos
O agente de ligação Plexiglass pode ser feito em casa. Isso exigirá acetona, dicloroetano e acrílico em pó. Em pratos de vidro/cerâmica misturar os líquidos na proporção de 1:2 (acetona:dicloroetano). Você precisará de um bastão de vidro ou fio trançado para mexer.
Um pedaço de polímero é moído e adicionado à solução, mexendo sempre. A viscosidade da cola caseira é determinada a olho nu, dependendo da finalidade a que se destina. Depois que a composição adquiriu a fluidez desejada e se tornou transparente, ela é deixada por várias horas para a dissolução final. Armazene o produto em um recipiente com tampa hermética.
Propriedades adesivas são possuídas por uma mistura obtida do solvente 646 e da espuma. Agite as soluções novamente antes de usar.
Tecnologia geral e princípios de colagem em casa
Para obter uma forte adesão, é necessário preparar as superfícies a serem coladas.Se for plexiglass, os locais onde a cola é aplicada são enxugados com um pano embebido em gasolina e álcool. O metal é limpo de ferrugem, desengordurado com álcool. As superfícies de madeira são limpas com um pano úmido e secas.
Ao colar Plexiglas, uma pequena lacuna é deixada entre as bordas, que é preenchida com uma composição adesiva e, a seguir, pressionada firmemente uma contra a outra. Para obter uma costura limpa, use uma seringa com uma agulha afiada. O tempo de presa depende da composição utilizada.
A colagem de Plexiglas em metal, madeira deve ser realizada de acordo com as instruções do fabricante: método de aplicação, tempo de espera. Os adesivos deixam marcas quando secos. Para proteger as superfícies da contaminação, recomenda-se cobri-las com fita adesiva ou fita adesiva.

Métodos alternativos
Se necessário, você pode colar sem recorrer a produtos adquiridos e sem fazer a composição em casa.
o vinagre
O ácido acético é um ácido forte que dissolve polímeros. Com sua ajuda, você pode fazer pequenos reparos em itens de acrílico. A costura resultante não é durável. A conexão não suportará esforços mecânicos: aparecerão rachaduras nas dobras.
Ácido
Além da essência de vinagre, o ácido fórmico em concentração superior a 10% pode ser usado para unir peças pequenas. A qualidade da costura dependerá da composição%.
Medidas de precaução
As colas de acrílico contêm solventes, ácidos, dicloroetano. Estas são substâncias quimicamente ativas que são tóxicas para os seres humanos. O dicloroetano é particularmente perigoso, inalar seus vapores pode causar intoxicação geral do corpo e queimar a laringe.
Ao trabalhar com adesivos, é necessário fornecer ventilação da sala, proteção dos olhos, vias respiratórias e pele das mãos. Essas regras podem ser negligenciadas se apenas uma pequena quantidade de cola for usada.


