Razões e como evitar o aparecimento de manchas de tinta, como removê-las
A causa das manchas de tinta é a aplicação de uma camada irregular e variações de espessura em diferentes áreas da superfície tratada. As irregularidades estruturais resultantes da aplicação inadequada são chamadas de sombreamento de tinta. Ele altera a aparência da superfície tratada, torna os reparos desleixados e requer retoques. É possível evitar a formação de rebarbas somente se você seguir certas regras.
Como ocorrem manchas e pintas?
As manchas ocorrem devido a uma combinação de vários fatores:
- Falta de diluente. Algumas formulações não requerem mais do que 10 por cento de diluição. Outras tintas são muito espessas e requerem uma diluição de 20%.
- Controle da ausência de cobertura. Embora o fabricante indique na embalagem quanto de diluente adicionar, cada caso é um caso. Depois de preparar a mistura, recomenda-se aplicar uma demão de teste para garantir que as proporções estejam corretas.
- O aplicativo para. Isso significa que a pintura é feita em várias passagens. Esta técnica provoca estratificações, bem como manchas de diferentes espessuras.Os limites entre as camadas secas formam uma crosta que resulta em grãos de seixos.
- A presença de um rolo com cabelos longos. Pêlos compridos no instrumento causam o aparecimento de numerosas saliências. Recomenda-se usá-lo ao trabalhar em uma superfície texturizada. Neste caso, a pilha longa garante uma aderência forte e estável.
- Falta de iluminação ao pintar. Muitas vezes a falta de luz é uma piada de mau gosto para os pintores. Eles não enxergam erros que podem formar manchas.
Um erro de pintura é a esperança de que uma camada de tinta esconda pequenas irregularidades ou imperfeições. Esse equívoco leva ao fato de que a tinta derramada expõe todos os defeitos.
Informação! Depois de pintar a superfície, verifique os locais de difícil acesso com uma lanterna. O destaque ajuda a ver falhas e lidar com elas em tempo hábil.
Como evitar o aparecimento deles
As manchas aparecem em superfícies que requerem várias demãos. O risco aumenta se uma área maior tiver que ser tratada.
Ao pintar móveis
Móveis são frequentemente pintados com tinta. O risco de arranhões é particularmente alto em paredes de armários verticais. O aparecimento de manchas nos móveis, medidas para eliminar o problema:
| problemas | Métodos de descarte |
| espessa camada de tinta | Aplicação de várias camadas finas com intervalos de 1 min. Segure a pistola de pulverização, a lata de spray ou a pistola de pulverização a uma distância ideal em um ângulo de 90 graus. |
| Falta de aderência | Primer e lixamento de superfície. Use para compostos de primeira qualidade. Secagem completa da camada de primer. |
| Manchas pesadas, tinta líquida | Você não pode adicionar todo o volume de solvente à mistura para não tornar a composição líquida.Recomenda-se adicioná-lo gradualmente para obter uma consistência adequada. |
Ao pintar um carro
A repintura de um carro está ligada às peculiaridades da composição da coloração. Deve oferecer um aperto firme e um acabamento liso.
Possíveis problemas ao pintar um carro, soluções:
| O motivo que causou manchas e manchas | Solução possível |
| A pintura escorre por falta de aderência | A preparação deve ser feita antes da pintura. A superfície é tratada com um primer, que proporcionará adesão. O pré-requisito para criar uma camada preparatória é o uso de uma retificadora ou lixa. Com a ajuda deles, todos os defeitos visíveis são removidos. |
| Presente mais fino lento, muito fino | A tinta é diluída gradativamente, adicionando alguns mililitros de diluente, para não criar uma mistura líquida incapaz de promover a formação de um revestimento. Um diluente de baixa qualidade impede que a formulação crie a estrutura necessária. |
| Violação das regras de observação da distância ideal a partir da qual a tinta é aplicada | Aproximação ou separação excessiva cria subpressão ou sobrepressão, produz uma camada irregular ou espessura de camada incorreta. |
| Camada espessa | Revestir 2 ou 3 vezes cria uma camada espessa que causa manchas |
| Configurações da pistola de pintura violadas | Configurações de fábrica recomendadas |
| Inconsistência de temperatura | Um carro frio não aceita bem a tinta quente. A tinta fria não adere bem à superfície, por isso é importante aproximar as duas temperaturas em termos de indicadores básicos. |

Referência! A distância ideal, necessária para trabalhar com a bola, é considerada uma distância de 15 a 20 centímetros.
Ferramentas eficazes para eliminar
É possível fazer algo se as manchas já apareceram - essa pergunta requer uma resposta imediata. Os reparadores usam ferramentas especiais para resolver o problema. Lista de ferramentas:
- Micro-corte. Este é um dispositivo projetado para remover manchas. O indicador de altura pode ser ajustado de forma independente. O cortador é feito de aço de alta qualidade, o corte cria um cavaco limpo.
- Mini-arquivo. Um arquivo de dupla face permite cortar e polir camadas ao mesmo tempo. Ambos os lados são feitos de elementos duráveis, garantindo um trabalho rápido e de alta qualidade.
- Faca. Uma faca especial com uma borda afiada fornece um corte limpo.
- Cortador. Esta é uma faca com bainha e corda do fabricante Mirka. Corte uma camada de verniz ou tinta na base com um cortador.
- Broca para remoção de defeitos. O cortador é feito de aço sólido para ferramentas. É usado para o fim a que se destina apenas quando a fralda está completamente seca.
Como remover manchas corretamente
A eficácia da remoção de manchas depende das propriedades da superfície. A textura do material é importante na escolha das ferramentas com as quais o processamento é realizado.

Na parede
É difícil evitar manchas em superfícies verticais. Se ocorrerem, é recomendável usar um dos seguintes métodos:
- áreas de estrias são limpas com lixa;
- uma camada grossa é cortada com uma faca ou cortador e depois limpa com uma lixa;
- a laminação não grossa é limpa com lixa de construção embebida em uma solução mais fina;
- uma formação solta é pulverizada com um detector de aerossol antes da decapagem - esta técnica facilitará o trabalho e suavizará a carga.
Na árvore
Os defeitos que aparecem na árvore são limpos com lixa e lavados com água morna e sabão. Depois disso, a superfície deve estar completamente seca, enxugada com um pano úmido e seca novamente. A aplicação do próximo nivelador só é possível quando todas as causas de manchas forem eliminadas. As superfícies de madeira devem ser pintadas respeitando as condições de temperatura.
No teto
No teto, manchas e camadas são removidas de uma das seguintes maneiras:
- Com uma espátula, a ferramenta ajuda a remover suavemente o acúmulo. Depois disso, o teto é preparado antes da próxima pintura.
- Com uma esponja. A área problemática é tratada com uma volumosa esponja úmida, trocando a água.
- Com tinta. Algumas manchas leves podem ser cobertas com tinta à base de água.

Tinta acrílica
A tinta acrílica é uma composição à base de poliacrilato. A base aquosa permite o uso de vários solventes para acrilatos. A peculiaridade do revestimento à base de acrílico é a criação de forte adesão ao material da superfície.
O aparecimento de manchas no acrílico pode ser resultado de mudanças de temperatura durante a pintura, se outras condições forem atendidas.
As manchas no acrílico são removidas com um plano especial projetado para remover defeitos. Então eles começam a polir a superfície. O polimento é realizado com um polidor fino especial.
Dicas e truques adicionais
Para evitar a formação de defeitos, os pintores profissionais recomendam seguir as regras de pintura:
- Para ver as áreas não pintadas, para acompanhar a formação de estrias, o processo de pintura é feito à luz do dia. A iluminação noturna artificial distorce os reflexos.Na manhã seguinte, após a pintura noturna, parece que o trabalho foi feito às cegas.
- Antes de iniciar o trabalho, verifique o nível de umidade. Uma leitura de umidade abaixo de 45 e acima de 75 por cento é um marcador para interromper os trabalhos de pintura. Com um nível de umidade desfavorável, é impossível prever o resultado da obra, não se sabe como o material ou revestimento irá se comportar.
- Ao pintar paredes, os pintores experientes preferem abandonar as escadas. Eles usam rolos com suportes de extensão. Esta técnica evita a perda da sensação de superfície ao descer ou subir escadas. A camada ficará mais lisa e mais fina quando a escala for descartada.
- Recomenda-se apertar bem o rolo antes de usá-lo conforme as instruções. Para isso, existe uma nervura especial no aparelho destinada à pintura. O rolo é enrolado para cima e para baixo ao longo da borda para sacudir o excesso de gotas.
- A bandagem deve ser evitada. Isso cria o risco de formar limites e sobrepor o material. O esquema recomendado para pintar uma grande área é alternar as linhas W e Z.
Um pré-requisito para uma boa reforma é a escolha de materiais de qualidade. A tinta de baixa qualidade não criará um acabamento liso e sem manchas.



