Descrição das melhores espécies e variedades de crisântemos, plantio e cuidado em campo aberto

Muitos proprietários de jardins ornamentais gostariam de decorá-los e dar-lhes uma aparência única. Para isso, alguns deles decidem plantar crisântemos no local. Essas flores despretensiosas se distinguem de outras plantas com flores por sua floração brilhante e aroma agradável. Porém, antes de plantar as sementes, você deve se familiarizar com as peculiaridades de plantar e cuidar dos crisântemos.

Descrição e características da planta

Antes de plantar uma flor, você precisa entender sua descrição e principais características. Na maioria das vezes, os jardineiros plantam variedades de plantas arbustivas em suas parcelas. Com os devidos cuidados, sua altura chega a um metro e meio. As flores dos arbustos plantados são de cor verde e têm formato oblongo. Durante a floração, as pétalas de um crisântemo perene de jardim adquirem uma cor brilhante.

Como plantar no chão

Existem várias recomendações que você precisa saber antes de pousar.

Recomendações de tempo

A escolha de datas adequadas depende diretamente do método de plantio utilizado. É melhor semear na primavera, quando as camadas superiores do solo estão bem aquecidas. Se forem usadas estacas em vez de sementes, é melhor plantá-las no outono.

Seleção e preparação do material de plantio

Ao escolher o material da planta, os seguintes critérios são levados em consideração:

  • resistência ao gelo;
  • tempo de floração;
  • facilidade de atendimento;
  • cor da pétala.

No processo de preparo, as mudas selecionadas para o plantio devem ser mergulhadas em manganês líquido e germinadas.

Requisitos do Local e do Solo

A área de cultivo de flores deve ser bem iluminada com luz solar e protegida de rajadas de vento. O solo em que os crisântemos serão cultivados deve conter uma quantidade suficiente de nutrientes. Portanto, é alimentado antecipadamente com curativos minerais e orgânicos.

Esquema de pouso

Ao plantar, os buracos de plantio são cavados a uma distância de 15 a 20 centímetros um do outro. Em seguida, 2-3 sementes são colocadas em cada uma delas.Eles são polvilhados com terra e polvilhados com água.

Ao plantar, os buracos de plantio são cavados a uma distância de 15 a 20 centímetros um do outro.

Métodos de reprodução

Existem três métodos principais de criação de arbustos de crisântemo.

Estacas

Este é o método de seleção mais comum para crisântemos plantados. Eles estão envolvidos em estacas no outono, ao podar as mudas. Brotos de 6 a 8 centímetros de comprimento são usados ​​​​como estacas.

Antes do plantio, eles são embebidos em água por 2-3 semanas. Quando seu sistema radicular é formado e fortalecido, eles são transplantados para o solo.

Divida o mato

Algumas pessoas preferem propagar crisântemos dividindo o mato. Para dividir a muda, ela é primeiro desenterrada e cuidadosamente separada com tesoura de podar ou à mão. Em seguida, as partes separadas da planta são plantadas em buracos separados.

brotos de raiz

Outro método de reprodução comum é o uso de brotos de raiz. Para fazer isso, você precisará desenterrar um arbusto e separar várias raízes fortes do sistema radicular. Eles germinam em um recipiente com água, após o que são plantados no solo.

Regras gerais de cuidado

Para um crisântemo plantado florescer bem, ele deve ser bem cuidado.

modo de rega

As mudas devem ser regadas abundantemente no meio do verão, pois os botões se formam nelas nessa época. Após o início da floração, o número de regas é reduzido pela metade. Para umedecer o solo, é melhor usar água morna em temperatura ambiente.

As mudas devem ser regadas abundantemente no meio do verão, pois os botões se formam nelas nessa época.

cômoda

Os crisântemos são alimentados três vezes:

  1. Na primavera. Em meados de março, fertilizantes nitrogenados são adicionados ao solo.
  2. Verão. Para que as flores desabrochem melhor, elas são alimentadas no verão com fertilizantes de fósforo e potássio.
  3. No outono.No outono, é necessário fortalecer o sistema radicular. Para isso, fertilizantes contendo fósforo são adicionados ao solo.

Afrouxamento e capina

A área com crisântemos plantados deve ser capinada periodicamente. Isso é feito não apenas para se livrar das ervas daninhas, mas também para soltar o solo.

A capina é realizada 3-4 vezes por mês.

Proteção contra pragas e doenças

Os crisântemos, como outras plantas com flores, podem ser afetados por doenças ou pragas. Para mantê-los seguros, você deve tratá-los periodicamente com inseticidas e fungicidas. Esses produtos repelem insetos e protegem contra doenças.

formação de arbusto

Jardineiros experientes recomendam beliscar anualmente o broto principal. Ao mesmo tempo, eles o encurtam para que restem seis folhas. Brotos laterais adicionais também são cortados para não retardar o crescimento do caule principal.

cuidados de inverno

Alguns crisântemos congelam no inverno, então é melhor prepará-los para congelar com antecedência. O solo ao redor das flores é coberto com uma camada de dez centímetros de terra para vasos ou turfa. Isso é feito no outono, antes do início da geada.

Tamanho

É necessário encurtar os brotos laterais na primavera, antes do aparecimento dos botões. Recomenda-se realizar o procedimento com um podador afiado e não manualmente. Se necessário, uma nova poda é realizada no outono.

É necessário encurtar os brotos laterais na primavera, antes do aparecimento dos botões.

Possíveis problemas de crescimento

Ao cultivar crisântemos, podem surgir alguns problemas com os quais você deve estar familiarizado.

pulgão

É um pequeno inseto que cresce e se reproduz rapidamente. Na maioria das vezes aparece em folhagem jovem e botões de crisântemo não abertos.Para detectar pulgões a tempo, é necessário inspecionar periodicamente e cuidadosamente as mudas. Os produtos inseticidas ajudarão a se livrar dos pulgões.

ácaros

Se as folhas do crisântemo começarem a secar rapidamente, isso significa que um ácaro pode atacá-las. Aparece dentro da folhagem e se alimenta de sua seiva. Essas pragas se multiplicam rapidamente, por isso é melhor se livrar delas imediatamente. Para fazer isso, use tinturas à base de alho, dente de leão ou cebola.

podridão da raiz

Esta é uma doença perigosa que começa a se desenvolver no sistema radicular dos crisântemos. Gradualmente, a doença afeta o caule principal e a folhagem jovem. É impossível curar a podridão da raiz, então os arbustos afetados são desenterrados e queimados.

rolo de folha

As larvas frequentemente atacam os crisântemos e se alimentam de sua folhagem florida. Os adultos são freqüentemente encontrados nas folhas, tecendo-as. Se você não se livrar do enrolamento a tempo, as plantas morrerão. Os inseticidas ajudarão a proteger os arbustos.

As larvas frequentemente atacam os crisântemos e se alimentam de sua folhagem florida.

Caramujos

Os caracóis, que se alimentam de suas folhas e seiva, muitas vezes fazem com que as mudas de crisântemo murchem e morram. Você pode eliminar os caracóis mecanicamente cortando-os das plantas. No entanto, se houver muito, é melhor usar produtos químicos.

as lagartas

Se a superfície da folhagem do crisântemo estiver coberta de buracos, significa que as lagartas escavadoras os comeram. Essas pragas se espalham rapidamente pelo mato e o devoram. Isso leva ao ressecamento e à morte das mudas. As mudas afetadas devem ser tratadas com soluções inseticidas.

Oídio

Existem várias razões para o aparecimento e desenvolvimento do oídio nos crisântemos.Esta doença geralmente ocorre devido a plantações muito espessas, rega inadequada e alta umidade.

Para proteger as flores do oídio, elas são regularmente tratadas com uma mistura de sabão e refrigerante.

Ferrugem

O aparecimento de manchas redondas e amarelas na superfície das placas foliares dos crisântemos indica o desenvolvimento da ferrugem. Devido ao aparecimento de tais danos, as folhas começam a secar. O tratamento com fungicidas ajudará a combater a doença.

ferrugem branca

Esta é uma doença perigosa com desenvolvimento intensivo. Quando a doença aparece na superfície das folhas, formam-se manchas brancas arredondadas. Com o tempo, eles aumentam, o que leva ao murchamento da planta. A ferrugem branca não pode ser curada e, portanto, os crisântemos precisarão ser removidos.

Septoria

A doença se desenvolve na folhagem localizada na base dos arbustos. Primeiro, as placas das folhas ficam cobertas de manchas amarelas, após o que a planta enfraquece e para de crescer. Para evitar a propagação da doença, a folhagem afetada é cortada e queimada.

A doença se desenvolve na folhagem localizada na base dos arbustos.

Esclerotinia sclerotia

A esclerotinia é uma doença perigosa que afeta a base do caule principal. Em mudas doentes, a folhagem murcha, os brotos morrem e aparecem locais amolecidos. Os brotos doentes devem ser cortados imediatamente para que a esclerotinia não se desenvolva.

Murcha verticilar

Uma característica distintiva da doença é considerada seu desenvolvimento lento. A princípio, o murchamento não se manifesta de forma alguma, mas depois as mudas crescem mais devagar, a folhagem começa a murchar e amarelar. Flores infectadas são desenterradas, a murcha não sendo tratada.

podridão bacteriana

A podridão bacteriana aparece devido ao mau cuidado das plantas e à falta de nutrientes. Portanto, para evitar o desenvolvimento da doença, é necessário cuidar adequadamente das mudas de crisântemo plantadas.

mofo cinza

A doença se desenvolve devido ao alto nível de umidade e chuvas frequentes. O principal sintoma do mofo cinzento é a presença de manchas marrons e acinzentadas nos caules e folhas. A doença é tratada com fungicidas.

doenças virais

O mosaico é considerado a única doença viral perigosa para os crisântemos. Mudas doentes ficam cobertas de manchas amarelas e começam a secar. Eles crescem mais lentamente e param de formar botões florais. Os fungicidas podem ajudar a prevenir mosaicos.

Variedades

Todas as variedades de crisântemos são divididas em três grupos principais.

coreano

Alguns produtores preferem plantar variedades coreanas de crisântemos, criadas há mais de 90 anos. A principal diferença entre essas flores é a resistência à alta umidade e temperaturas extremas.

 A principal diferença entre essas flores é a resistência à alta umidade e temperaturas extremas.

indiano

Pessoas que não gostam de flores coreanas plantam crisântemos indianos no local.

Recomenda-se plantá-los nas regiões do sul, pois não são protegidos das geadas.

chinês e japonês

Variedades de flores como flores indianas precisam ser cultivadas em altas temperaturas. Portanto, eles não são adequados para o cultivo nas regiões do norte.

tipos

Os crisântemos são divididos em treze variedades, cada uma com características próprias.

Simples

Essas flores se assemelham externamente à camomila, pois suas pétalas são de cor amarela. Os botões têm uma forma plana com um meio aberto. As pétalas são bastante largas, suas pontas são dobradas para dentro.

Semi-duplo

As flores pertencentes a este grupo distinguem-se pela forma plana dos botões. Seu meio, ao contrário das flores não duplas, é mais exuberante e elevado. Pétalas de crisântemo crescem em cinco fileiras, pintadas em cores diferentes.

Anêmona

Ao contrário das plantas acima, essas flores têm uma parte central convexa. As pétalas são formadas em várias fileiras e são brancas como a neve.

Terri

Uma característica dos crisântemos terry é o tamanho grande dos botões. Cada pétala é ligeiramente curva, razão pela qual esses crisântemos costumam ser chamados de curvos.

Apartamento

As variedades planas têm flores com um meio regular e aberto. Nas laterais, as pétalas são formadas com um comprimento de 3-4 centímetros. Eles são limão, branco, rosa ou roxo.

As variedades planas têm flores com um meio regular e aberto.

Hemisférico

Uma característica distintiva dos crisântemos hemisféricos é que suas pétalas podem dobrar e dobrar. A cabeça da flor atinge 15 centímetros de diâmetro.

Esférico

As pétalas das mudas esféricas são dobradas de cima na parte central. É por isso que externamente o botão parece uma bola ou um cone. As flores não são protegidas da geada e, portanto, devem ser cobertas durante o inverno.

Encaracolado

Nessas flores, todas as pétalas não são distribuídas uniformemente, mas de forma caótica. Como resultado, o botão parece um pouco bagunçado e desgrenhado. O diâmetro da cabeça da flor atinge 10-12 centímetros.

Pom pom

É uma flor com inflorescências densas e arredondadas que possuem muitas pétalas pequenas. Os crisântemos de pompom são pequenos e crescem até 60-70 centímetros.

Lúcido

Nos crisântemos radiais, as pétalas são oblongas e estreitas. Com o tempo, eles enrolam ou enrolam para cima.

Simplificado

É uma variedade de flores popular que é resistente à seca e a temperaturas extremas. O crisântemo floresce no início do verão e floresce até o início de setembro.

Domínio

Planta de tamanho médio, cuja altura não ultrapassa sessenta centímetros. Externamente, os botões florais parecem margaridas brancas, com um meio amarelado.

Planta de tamanho médio, cuja altura não ultrapassa sessenta centímetros.

Venichnaya

Uma muda alta que cresce até um metro. A planta é coberta com folhas de penas separadas. As flores são amarelas com um tom esverdeado.

variedade varietal

Existem doze variedades comuns de crisântemos que costumam ser plantadas no jardim.

Alyonushka

Um arbusto de tamanho médio que cresce até cinquenta centímetros. Possui inflorescências não duplas com diâmetro de 50 a 60 milímetros. Floresce em meados de junho.

Barkhan

São crisântemos coreanos, muito populares entre os floricultores domésticos. A altura do arbusto chega a cinquenta centímetros. Floresce cedo, em meados ou final de maio.

Bola de neve

A variedade difere da maioria dos tipos de crisântemos em resistência ao gelo e resistência a doenças. As inflorescências de bola de neve são pequenas, com apenas cinco centímetros de diâmetro. As pétalas são rosadas.

michelle

Variedade chinesa Terry, recomendada para plantio em estufa. As inflorescências de Michelle são grandes, seu diâmetro é de 40 a 50 centímetros. Eles são de cor branca e têm uma tonalidade rosada nas extremidades.

Terracota

Uma flor dupla com inflorescências compactas com um diâmetro de 6-8 centímetros. Os arbustos são compactos, pelo que podem ser plantados não só no exterior, mas também em vasos.

Uma flor dupla com inflorescências compactas com um diâmetro de 6-8 centímetros.

saba

Variedade original de crisântemos, cujas pétalas podem ser de cor avermelhada ou amarelada. O arbusto cresce até 75 centímetros.

ingá

Inga é considerado o mais belo crisântemo que floresce amarelo.Uma característica da variedade é a floração tardia, que começa em setembro.

Zembla

É uma variedade popular de crisântemo interno e é melhor cultivada em ambientes fechados. Na rua, ela não viverá mais de um ano, após o qual murchará.

Trevo

A variedade é popular entre os floristas por suas pétalas verdes incomuns. O trevo pode ser cultivado tanto em ambientes internos quanto externos.

Bacardi

Uma flor com pétalas brancas que se parecem com uma camomila. O diâmetro da inflorescência é de oito centímetros e a altura do arbusto chega a 55 centímetros.

báltico

O caule da Báltica cresce até 85 centímetros se bem cuidado. As inflorescências são exuberantes e têm muitas pétalas.

Otimista

As pétalas do Optimist são lilases e rosadas com um tom verde. Em campo aberto, a altura da variedade não ultrapassa um metro.

Erros comuns

Vários erros comuns são cometidos ao cultivar crisântemos:

  • rega insuficiente de mudas;
  • plantar variedades não resistentes ao gelo na rua;
  • poda incorreta de brotos;
  • entupimento do solo.

Uso em paisagismo

Arbustos de crisântemo são frequentemente usados ​​em paisagismo. Eles são plantados no jardim para criar jardins de flores vibrantes. Além disso, eles são combinados com outras flores. Eles podem ser combinados por cor, período de floração e até mesmo pela forma das inflorescências.

Dicas e truques adicionais

Recomendações e dicas adicionais ajudarão você a criar um exuberante jardim de flores:

  • as variedades mais adequadas são selecionadas para o plantio;
  • é necessário cuidar adequadamente das mudas;
  • no processo de crescimento, os arbustos são regularmente pulverizados com fungicidas para proteção contra doenças.

Conclusão

Os crisântemos são considerados flores populares que muitos cultivadores cultivam. Antes de plantá-las, você deve se familiarizar com as variedades de flores e as peculiaridades de cultivá-las.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha