Descrição e cuidados da guzmania em casa, transplante e reprodução

A exótica planta Guzmania da família das Bromélias cresce principalmente nas encostas das montanhas e nas florestas tropicais da América do Sul e da Índia. Mais de uma centena de variedades e subespécies são conhecidas, algumas das quais são cultivadas como plantas de casa vistosas. Considere como fornecer cuidados domésticos adequados para guzmania para que ela cresça saudável e atraente.

Descrição e características

A planta perene de guzmania foi identificada pela primeira vez em 1802 pelo botânico Anastasio Guzman, de quem recebeu o nome.Essa cultura popular é representada por muitas variedades adequadas para cultivo em estufas, jardins e apartamentos. Ela cresce de diferentes maneiras - enraizando-se no solo ou agarrando-se às árvores.

As folhas de Guzmania são verdes brilhantes ou variegadas e formam uma roseta em forma de funil. Bem no centro da saída, antes da floração, aparecem folhas mais brilhantes e contrastantes.

As inflorescências desta planta são exuberantes e brilhantes, de cor vermelha, rosa, framboesa, amarela ou laranja.

Regras de cuidado

A flor Guzmânia ficará linda se todas as recomendações de cuidados forem seguidas.

Iluminação e localização do vaso

A planta tropical guzmania se sente mais confortável no lado leste ou oeste da sala, onde não há raios diretos do sol que a prejudiquem. É indesejável colocar um vaso com uma planta em cantos muito escuros da sala, pois isso afetará negativamente seu desenvolvimento.

A iluminação mais favorável para guzmania em condições de ambiente é a luz difusa que penetra no vidro. Antes de invernar a guzmânia, recomenda-se mover a planta para o sul. Caso contrário, a falta de luz pode afetar adversamente a floração subsequente.

período de dormência

Local Guzmania não tem um período de dormência distinto. É aconselhável organizá-lo com redução das horas de sol e diminuição da umidade interna, ou seja, no período outono-inverno.

De outubro a fevereiro, você deve:

  • reduza o número de regas - até três vezes por semana;
  • suspender a pulverização e alimentação;
  • reduza a temperatura do ar na sala para 18-20 ° C;
  • Mantenha a iluminação por 9 horas por dia, usando fitolâmpadas ou lâmpadas fluorescentes, se necessário.

Local Guzmania não tem um período de dormência distinto.

Temperatura e umidade

Guzmânia prefere ar moderadamente quente entre + 23-27 ° C no verão e + 16-20 ° C no inverno.Abaixar a temperatura para 14 graus leva ao aparecimento de suscetibilidade a doenças e causa a deterioração da floração. Em todas as épocas do ano, a planta deve ser protegida de correntes de ar.

A umidade na sala onde a Guzmânia cresce deve ser alta e estar entre 60-80%. Como as folhas da planta absorvem bem a umidade do ar, ela deve ser regada com água fresca todos os dias no verão. Nos dias mais quentes e abafados, esse procedimento deve ser realizado duas a três vezes com mais frequência.

Na estação fria, com operação intensiva de aquecedores, também é necessária a pulverização diária com folhas de Guzmania.

como regar

A frequência de rega da guzmania depende da estação. No verão, principalmente nos períodos quentes e secos, é necessário regar a planta todos os dias ou em dias alternados, pela manhã - no centro do escoamento das folhas. No outono e no inverno, é necessário regar o solo do vaso uma vez por semana. Existem certos requisitos para a água de irrigação. Deve ser ligeiramente morno, previamente decantado e filtrado, pois a planta não tolera impurezas de cloro e cálcio. Quinze minutos após a rega, o excesso de água na saída deve ser drenado para evitar o apodrecimento.

cômoda

A cobertura deve ser aplicada na primavera e no verão - quando a estação de crescimento da guzmania passa. É aconselhável usar um fertilizante especial para bromélias, mas, se não estiver disponível, também pode ser adequado um fertilizante universal para flores de interior.Uma vez a cada duas ou três semanas, um fertilizante líquido deve ser aplicado na saída da planta durante a rega. Não é necessário adubar o solo, pois existe o risco de danificar as raízes.

Florescer

Guzmania começa a encantar as flores não imediatamente, mas no terceiro ou quarto ano de vida. Longas folhas verdes com textura densa formam uma roseta, que na aparência lembra um vidro alongado. Bem no centro, surge um pedúnculo com pequenas folhas e brácteas coloridas na parte superior.

Guzmania começa a encantar as flores não imediatamente, mas no terceiro ou quarto ano de vida.

A floração começa no final de março e dura de dois a seis meses, dependendo da variedade de guzmania. As próprias flores são de cor amarelo claro, em tamanho miniatura e têm um aroma agradável. Com o fim da floração, também termina o período de vida dessa flor. Para que ele deixe descendência, é necessário criar as condições mais favoráveis.

Regras de seleção de pote

Guzmania é caracterizada por um sistema radicular não volumoso e, portanto, é possível plantar esta planta em pequenos vasos. O recipiente selecionado deve ser ponta a ponta para conter as raízes desta cultura. Como a planta é bastante pesada, é aconselhável aumentar a estabilidade do vaso - por exemplo, transferi-lo para uma jardineira e pendurá-lo. Neste caso, é necessário drenar regularmente o excesso de água após cada rega. O material ideal para um vaso e plantador é a cerâmica.

Questões principais

No processo de cultivo da guzmania, os floricultores iniciantes podem encontrar dificuldades. É importante conhecê-los com antecedência para tomar medidas eficazes.

Quebra de contenção

A má composição do solo leva a uma violação do crescimento e floração da guzmania interna. Você pode resolver esse problema escolhendo o solo ideal para a planta.Deve ter uma estrutura leve e arejada. Além disso, os seguintes componentes devem ser adicionados em partes iguais:

  • turfa;
  • areia grossa;
  • solo frondoso;
  • terreno relvado;
  • esfagno.

A má composição do solo leva a uma violação do crescimento e floração da guzmania interna.

localização ruim

Locais muito escuros no apartamento, bem como locais expostos à luz solar direta, afetam negativamente o bem-estar da guzmania. Pode secar as pontas das folhas e interromper a floração.

má alimentação

A alimentação da guzmânia de interior ocorre principalmente pelas folhas, não aplique fertilizante diretamente no solo, pois isso causa queimaduras no sistema radicular.

Excesso de umidade

Muita água no solo leva ao rápido apodrecimento das raízes e da base do caule. Para evitar isso, você precisa fornecer uma drenagem eficaz na panela. Também é necessário drenar a água da saída a tempo que a planta não bebeu, se não evaporou.

Falta de água na saída

A falta de água na saída da planta, aliada ao ar muito seco, leva ao ressecamento das folhas e raízes. Portanto, é necessário monitorar cuidadosamente o estado geral da guzmânia e, em caso de evaporação da água no funil, adicionar cerca de um terço.

Queimadura de sol

A queima da luz solar direta faz com que as pontas das folhas sequem e enrolem, além de revestir toda a superfície da folha com manchas marrons feias.

Pulverização com água dura e fria

Guzmânia, sendo um típico habitante tropical, não tolera água dura e fria, principalmente se contiver partículas de cálcio e cloro. A água para borrifar as folhas deve ser defendida por um dia, depois passada por um filtro.

Guzmânia, sendo um típico habitante tropical, não tolera água fria e dura,

Temperatura baixa

Uma queda na temperatura do ar para 14-10 graus ameaça a falta de floração da guzmania.

O pedúnculo não foi cortado

Às vezes, os donos da guzmania não cortam o pedúnculo a tempo, esperando que as sementes da planta se formem. Nesse caso, o processo de formação de novos brotos frescos é significativamente retardado.

Transferir

Devido ao fato de o sistema radicular da guzmânia ser relativamente pouco desenvolvido, ele pode permanecer vários anos sem ser transplantado para um novo substrato.

No entanto, imediatamente após comprá-lo na loja, ele deve ser transplantado do contêiner de transporte para um pote de dimensões idênticas.

O recipiente de transplante não deve ser profundo. No fundo, é necessário colocar uma camada de drenagem com a presença obrigatória de partículas de carvão (ou carvão ativado em pastilhas) - isso evitará processos de decomposição destrutivos. Além da drenagem, é necessário dispor o substrato, acrescentando também alguns pedaços de carvão:

  1. A planta deve ser retirada com cuidado do recipiente anterior para não danificar o torrão de terra e transplantada para um novo recipiente.
  2. É impossível aprofundar o colo da raiz, pois isso pode causar apodrecimento e morte prematura da colheita da planta.
  3. No topo e nas laterais, você precisa adicionar a quantidade necessária de substrato nutritivo para que não haja um único vazio no recipiente.
  4. Regue a planta para que suas raízes se adaptem imediatamente ao novo solo.

a reprodução

Existem várias opções para criar guzmania em casa. Depois de considerar cada um em detalhes, você pode escolher aquele que mais lhe convier.

vamos saber

A maneira mais fácil e rápida é plantar guzmania usando brotos. Após o término da floração, brotos de renovação com numerosos brotos são formados na própria base da planta.

A maneira mais fácil e rápida é plantar guzmania usando brotos.

É preciso esperar um mês e meio a dois meses até que formem três ou quatro folhas e um rizoma. Em seguida, siga estas etapas:

  1. Depois de separar cuidadosamente o rebento, plante-o em um recipiente cheio de musgo ou substrato adequado.
  2. Coloque o recipiente em um local seco e quente com temperatura do ar de + 26-28 graus.
  3. Coloque uma tampa transparente ou saco de polietileno por cima.

Os bebês que se formam nas axilas das folhas

Depois que o pedúnculo seca, as crianças permanecem nos seios das folhas da guzmânia, que devem ser transplantadas para vasos separados. Eles precisam ser transplantados após formar seu próprio sistema radicular. A estação ideal para o transplante é o início da primavera.

Para transplantar crianças, você deve:

  1. Juntamente com a planta velha, remova-a cuidadosamente do vaso.
  2. Corte cuidadosamente cada uma das crianças com uma faca afiada para não perturbar o sistema radicular recém-formado.
  3. Seque levemente naturalmente.
  4. Trate as raízes jovens com um estimulante de crescimento especial.
  5. Em um vaso pequeno de até 12 centímetros de altura, disponha sucessivamente a drenagem e o substrato.
  6. Plante e despeje em uma tomada.
  7. Cubra com um saco plástico.
  8. Coloque em um lugar com sombra.
  9. Quando as plantas jovens criarem raízes, mova os vasos de flores para um peitoril da janela com iluminação natural.

sementes

Este método envolve as seguintes ações:

  1. Encha o recipiente com esfagno triturado ou turfa com a adição de areia de rio.
  2. Lave as sementes um dia antes da semeadura em uma solução fraca de permanganato de potássio.
  3. Seque naturalmente.
  4. Semear uniformemente no solo sem cobrir.
  5. Mantenha o nível de temperatura na sala entre + 22-24 graus.
  6. Após dois meses, colha as mudas em recipientes cheios com uma mistura de turfa, folha e turfa na proporção de 4: 2: 1.

Em seis meses, as mudas estarão mais fortes e prontas para um novo transplante.

Em seis meses, as mudas estarão mais fortes e prontas para um novo transplante.

Doenças e pragas

Se as regras de cuidado forem violadas, a guzmania pode desenvolver algumas doenças inerentes às plantas de interior. Além disso, a flor fica mais exposta à ação das pragas.

podridão cinzenta

A podridão cinzenta é uma doença fúngica generalizada, com o desenvolvimento de manchas cinzentas na superfície das folhas da guzmânia. O tratamento imediato com preparações fungicidas resolverá o problema.

Aranha

Um ácaro é uma praga de insetos em miniatura que deixa uma teia fina em várias partes da planta. Outros sintomas de infestação são manchas marrom-escuras que parecem picadas de agulha e folhas secas. Para combater a praga, recomenda-se o uso de meios universais - por exemplo, "Aktellik", "Fitoverm" e "Akarin".

cochonilha

A presença de uma cochonilha é evidenciada por uma flor branca cerosa semelhante ao algodão. Nesses casos, deve-se limpar delicadamente a planta com uma escova macia ou cotonete embebido em água com sabão. Para pulverizar, é adequada uma tintura de rabo de cavalo ou alho.

Escudo

Quando danificado por uma bainha, selos marrons com conteúdo pegajoso aparecem nas folhas da planta. Para combater esse inseto, recomenda-se o uso de uma esponja macia embebida em uma solução de sabão de alcatrão - limpe cuidadosamente cada parte da guzmania com sinais de danos.

tipos

No total, existem cerca de 130 espécies de guzmania na natureza. Vamos dar uma olhada nos mais populares.

No total, existem cerca de 130 espécies de guzmania na natureza.

junco

O junco Guzmania é uma das variedades mais cultivadas em casa. Sua roseta consiste em manchas verdes lineares densas e largas. No meio há uma corola colorida, que pode ser facilmente confundida com uma flor.

lilás

Uma planta brilhante com inflorescências vermelhas, roxas ou escarlates. O período de floração dessa guzmania começa em setembro.

Ardente

As placas foliares da roseta são direcionadas para todos os lados do hemisfério superior. Floração de julho a agosto. As brácteas têm uma cor de fogo característica.

Ordinário

Este tipo de guzmania floresce três vezes ao ano - em março, agosto e dezembro. Suas brácteas são eretas e possuem coloração vermelha ou rosa.

Pequeno

Esta variedade de planta guzmania é caracterizada pelo tamanho diminuto das placas foliares. As brácteas são de cor limão ou vermelho.

Modesto

Nesta planta, a roseta consiste em placas de folhas verdes. As brácteas são laranja claro, com pontas mais pronunciadas e saturadas.

Híbrido

A mistura híbrida Guzmania se distingue por folhas lisas e largas, além de flores brilhantes que complementam a roseta.

A mistura híbrida Guzmania tem folhas lisas e largas

Ordinário

Guzmania Tempo difere de outras variedades em uma roseta espalhada e na cor verde-dourada das folhas.

Donella Smith

Esta variedade tem um pedúnculo ereto e uma roseta solta de folhas escamosas. O período de floração começa em abril-maio. As inflorescências, de forma piramidal-paniculada, são recobertas na base por expressivas brácteas vermelhas.

Sangue vermelho

Esta espécie de Guzmania tem uma roseta em forma de vidro composta por folhas largas e lineares. As brácteas são finas e coloridas de vermelho escuro.

sangrento

O período de floração desta variedade de guzmania começa em abril e agosto. As brácteas são arredondadas, pontiagudas no topo.

pernas curtas

Uma variedade de guzmania com brácteas pontiagudas em forma de capacete.

Mosaico

As longas placas de folhas da planta formam uma roseta que se espalha. As estípulas em um pedúnculo reto têm uma cor rosa escura e a forma de uma elipse larga.

Musaica

Floresce em junho e depois em setembro. Caracteriza-se pela presença de linhas irregulares na superfície das placas das folhas verdes.

Caracteriza-se pela presença de linhas irregulares na superfície das placas das folhas verdes.

Concolor

Variedade que se assemelha à anterior, exceto por uma cor uniforme e uniforme das folhas.

Zebrina

Esta variedade de guzmania é caracterizada pela presença de listras largas na superfície externa da folhagem verde.

nicaragüense

A folhagem do arbusto é caracterizada por uma forma de língua que se afunila para cima. Na parte inferior das folhas, escamas densas desaparecem com o tempo e são substituídas por traços vermelhos longitudinais. A roseta dessa variedade de guzmânia tem formato de cálice e a inflorescência é fusiforme simples. Em março e maio, algumas flores amarelas claras são formadas.

unicéfalo

A roseta desta espécie de guzmania consiste em muitas folhas verdes e amarelas. Na parte inferior são mais claros e na parte superior são mais saturados. O pedúnculo é nu, bem no topo é coroado por uma espigueta com várias fiadas de flores brancas. As brácteas em indivíduos estéreis são vermelhas ou brancas, e naqueles que produzem frutos, são de cor pálida com riscos longitudinais acastanhados.

Monostachia

Uma subespécie de folhas fortes de guzmania, que floresce em junho e julho. As brácteas pálidas têm listras de chocolate.

Variegado

Uma planta com folhas verdes adornadas com toques contrastantes de branco.

alba

Variedade Guzmania caracterizada por folhas verdes fortes. Na parte inferior estão as mesmas brácteas verdes. As brácteas superiores são de cor branca.

Características benéficas

De acordo com a bioenergética, a planta guzmania tem um efeito benéfico na atmosfera energética da casa, limpa efetivamente o ar de toxinas e impurezas nocivas e também elimina o humor deprimido.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha