Cultivo e cuidado de clivia em casa, métodos de criação e descrição de espécies
Um representante da flora sul-africana chamado clivia é frequentemente cultivado por floricultores nos parapeitos das janelas dos apartamentos. Cultivar clivia em casa não deve parecer grande coisa se você cuidar bem de sua planta. A aparência decorativa das folhas verdes e a beleza estonteante das flores fazem desta cultura tropical uma das favoritas na floricultura de interior.
Descrição e peculiaridades da planta
No ambiente natural, o clivia pode ser encontrado ao longo de toda a costa oeste da África do Sul. O lírio kaffir, como também é chamado este perene representante perene da família Amaryllis, é representado nele por apenas três espécies. Mas em condições internas, graças aos esforços dos criadores, os floricultores receberam uma escolha mais rica. As flores em forma de sino que cobrem a cultura durante o período de floração não são o único trunfo da planta. Durante o período de dormência, as folhas suculentas verde-escuras não parecem menos decorativas.
Principais variedades
Os principais representantes, que costumam ser encontrados nos peitoris das janelas das floristas domésticas, incluem as seguintes variedades.
Laranja ou cinábrio (chumbo vermelho)
Folhas densas, verde-escuras e em forma de cinto atingem 70 cm de comprimento em casa.No período de floração, a laranja, ou como também é chamada de cinábrio clivia, fica coberta de flores vermelho-alaranjadas com um núcleo AMARELO. Eles são coletados em um luxuoso guarda-chuva exuberante. Você pode ter até 20 botões. O período de floração cai na primavera. Orange clivia é a base para outras variedades ornamentais cultivadas localmente.
É ela quem costuma ser encontrada nos peitoris das janelas das floristas domésticas.
Limão clivia, ou citrino
Flor obtida por criadores de cinábrio clivia. Sua única diferença em relação à progenitora é que possui delicadas flores amarelas claras, daí o seu nome.
Lindo
As grandes folhas verdes brilhantes crescem de 40 a 80 cm de comprimento, parecem estar embutidas umas nas outras na base da flor e arqueadas de forma atraente. Pedúnculos fortes e altos, emergindo do meio da flor, atingem 30 cm, em seus topos há flores tubulares brilhantes de aparência caída. Seu comprimento varia de 2 a 4 cm, e a cor das pétalas da bela clivia é amarela, rosa ou laranja. Cada pedúnculo tem 40-60 botões. As desvantagens e características distintivas de um clivia excelente incluem uma taxa de crescimento muito lenta.
Gardena
Este lírio kaffir leva o nome do sobrenome do Major Robert Garden. Foi ele quem descobriu e descreveu essa variedade em 1856 na província de Natal. Ao contrário de outras espécies de clivia, esta planta tem folhas verdes mais claras, embora esta cultura seja tolerante à sombra, hoje raramente é usada pelos floricultores para cultivo interno.

Incrível
Um dos mais novos tipos de lírio kaffir, descoberto em 2002. Foi encontrado no noroeste da África do Sul. Indicadores de robustez e resistência à seca deste clivia o distinguem favoravelmente de outras variedades. A folhagem tem uma faixa branca no centro e uma cor marrom na base. Dotado de um poderoso sistema radicular.
Devido à sua resistência, é popular para cultivo ao ar livre.
Condições de detenção
A planta tropical é pouco exigente para as condições de armazenamento, no entanto, o processo de crescimento do lírio kaffir ainda possui características próprias. A aparência decorativa da cultura e sua saúde dependem de sua observância.
Iluminação
Para manter uma flor em casa, os peitoris das janelas no lado norte, leste ou oeste serão o local ideal. Assim, o clivia receberá a luz difusa e brilhante necessária para a vegetação plena.
umidade do ar
O lírio kaffir não tem requisitos especiais para este indicador. Ela cresce bem em taxas baixas e altas. No entanto, recomenda-se limpar as folhas da cultura do pó e da sujeira.
Temperatura
Durante a estação de crescimento, a flor recebe indicadores de temperatura que variam de 20 a 25 graus. Para o período de descanso, esses valores são reduzidos para 12-15.
Solo e capacidade
Para o plantio de clivia, é adequado um vaso não muito maior que o sistema radicular da planta. É bom em recipientes apertados. Para o cultivo, eles compram terra em uma loja de jardinagem ou a preparam em casa.

Para fazer isso, você deve misturar:
- 1 parte de areia de rio;
- 2 partes de grama;
- 2 lotes de terreno arborizado.
Antes do plantio, recomenda-se desinfetar o solo derramando-o com uma solução fraca de permanganato de potássio.
cômoda
Eles começam a alimentar a planta tropical quando os primeiros botões se formam nela. Faça isso duas vezes por mês usando formulações de baixo nitrogênio compradas. O processo de fertilização é completamente interrompido no final do verão.
período de dormência
O período de dormência é muito importante para a cultura, a floração futura depende de sua utilidade. Por via de regra, este período cai em outubro-novembro. Além disso, é importante levar em consideração que quanto mais velho for o clivia, mais longo será o período de descanso necessário.
Florescer
Via de regra, os primeiros brotos aparecem na clivia no final de fevereiro. Em geral, o período de decoração de uma flor é de 3 a 4 semanas. Se o florista também quiser obter os frutos dessa cultura tropical, é realizada a polinização artificial. Porém, leva-se em conta que a formação dos frutos drena bastante a planta. Portanto, se não houver necessidade especial, os frutos são cortados verdes. Se for planejado coletar sementes de clivia, elas esperam até que estejam totalmente maduras.
Recursos de cuidados sazonais
Cada estação tem suas próprias características de cuidados com o decote. Eles diferem um pouco um do outro.
Primavera
A primavera é um período de floração ativa de uma planta tropical. Neste momento, desfruta de uma quantidade suficiente de luz solar difusa, rega regular e fertilização.
Verão
Nesse momento, eles continuam alimentando e fertilizando regularmente a flor. Será útil para a planta limpar a folhagem com uma esponja úmida.Eles também tiram a clivia na varanda ou no jardim.

Outono
A partir de setembro, eles param gradativamente de umedecer o solo no vaso e excluem a introdução de curativos. A temperatura começa a cair.
Inverno
Do final do outono ao final do inverno, a planta entra em um período de dormência. É importante organizar o regime de temperatura na faixa de 12 a 14 graus. Não há necessidade de regar e alimentar o clivia neste momento.
Como plantar e transplantar uma flor
O transplante de uma planta tropical só é necessário quando as raízes começam a crescer no vaso antigo. Via de regra, clivia não precisa de transplantes frequentes. Isso é feito a cada 3-4 anos. Para fazer isso, pegue uma panela um pouco maior e encha-a com terra nutritiva. É necessário transplantar a cultura pelo método de transbordo com os restos do antigo coma de terra. Polvilhe com terra nova para vasos, tampe e regue um pouco.
a reprodução
Vários métodos são usados para criar clivia em casa. Cada produtor escolhe uma opção com base em sua experiência e preferências.
A reprodução é realizada:
- Tiros laterais. São utilizados pequenos brotos que se formam nas laterais da planta-mãe. Eles devem ter 3-4 folhas quando transplantados. Coloque-os em pequenos potes de 7 a 8 cm de diâmetro. Os brotos jovens não são regados nos primeiros 2 dias. Depois disso, eles umedecem o solo regularmente, mas não abundantemente.
- Sementes. A maneira mais fácil de obter sementes é em uma loja de jardinagem. Portanto, é mais provável que eles subam. Se a polinização artificial foi realizada em casa e os frutos estão finalmente maduros, eles mesmos coletam o material de plantio. Mergulhe-o por um dia em água morna.Em seguida, as sementes são semeadas em recipiente separado, aprofundando-as no máximo 1 cm, cubra com vidro para criar efeito estufa, ventile e umedeça periodicamente o solo. Quando a clivia tem 1 folha forte cada, as mudas mergulham em recipientes separados e fornecem cuidados de planta padrão.
- Ao dividir o mato. É aconselhável usar este método ao transplantar plantas. O sistema radicular é dividido em várias partes, os locais dos cortes são tratados com estimulante de formação de raízes ou polvilhados com carvão triturado. Depois de sentar em recipientes separados, não regue nos primeiros três dias. Deve-se lembrar que a floração da clivia propagada dessa forma começará somente após 2-3 anos.

Resolver problemas comuns
Ao cultivar uma beleza tropical, às vezes surgem problemas para os floristas novatos. Estão associados a erros de cuidado, parasitas e doenças.
erros de cuidado
A consequência de erros de cuidado é a falta de floração, crescimento lento, podridão radicular.
As raízes estão apodrecendo
Eles apodrecem as raízes da planta com rega excessiva e falta de drenagem. Eles retornam o regime de umidade ao normal, transplantam-no para um novo solo, proporcionando drenagem.
flores caindo
A causa da queda dos botões é o movimento frequente da flor no apartamento, correntes de ar, falta de um período completo de descanso e iluminação.
Falta de floração
As flores podem não aparecer se a planta não tiver um descanso adequado durante o período de outono-inverno. Além disso, a razão para isso é um recipiente muito espaçoso para cultivo.
Pontos brilhantes
Manchas brancas nas folhas de uma flor são consequências de queimaduras solares. Evite luz solar direta, apenas iluminação difusa.
manchas marrons
Manchas marrons são um sinal de uma doença fúngica incipiente. É urgente tratar a planta com cloreto de cobre.

pedúnculo curto
Um pedúnculo muito pequeno também pode estar associado a um vaso muito espaçoso para crescer. Clivia adora aperto, só que neste caso dá floração longa em pedúnculos altos.
não empurre
O crescimento lento de uma cultura caseira está associado às características da espécie ou pode ser resultado da falta de nutrientes no solo.
algumas flores
Caso não esteja previsto um pequeno número de flores na descrição da variedade, deve-se atentar para o tamanho do vaso e a frequência da adubação. Além disso, às vezes a razão para isso é um curto período de dormência, durante o qual a planta não recebeu os devidos cuidados.
doenças
Entre as doenças, a podridão e as doenças fúngicas são mais frequentemente afetadas pela clivia. No primeiro caso, é necessário transplantar para um novo solo, removendo as raízes danificadas e tratando-as com carvão.
No segundo caso, o tratamento com preparação fungicida salvará a planta com estrita observância das instruções de uso.
pragas
Entre os insetos que infectam uma planta em casa, os seguintes são encontrados com mais frequência.
mosca branca
Se aparecerem pequenos pontos brancos nas placas das folhas, isso é resultado da ação da mosca-branca. Preparações químicas "Aktara", "Aktellik", "Confidor" e remédios populares - solução de alho e sabão, infusão de dente-de-leão e mil-folhas são eficazes contra isso.

cochonilha
A cultura começa a ficar para trás no desenvolvimento, e a superfície dos brotos e folhas é coberta por uma flor branca semelhante ao algodão. Clivia é pulverizado com uma solução de sabão-álcool ou produtos químicos - "Aktellik", "Fitoverm".
Aranha
Esta praga envolve a planta nas mais finas teias de aranha, posteriormente as placas das folhas racham e morrem. Eles usam as mesmas drogas da cochonilha. Dos remédios populares, o tratamento com solução alcoólica e a irradiação com lâmpada ultravioleta comprovaram sua eficácia.
pulgão
As gotículas pegajosas que aparecem nas folhas são o resultado de pulgões. As folhas ficam distorcidas e as flores murcham. Aplique infusão de urtiga, polvilhe com cinza de madeira. Dos produtos químicos utilizados "Decis" e "Actellik".
tripes
Manchas amarelas nas lâminas das folhas e pequenos pontos marrons na parte inferior indicam que os tripes infectaram o clívia. Eles são combatidos com preparações à base de piretro, sabão e infusões de tabaco.
Escudo e Escudo Falso
Esta praga deixa gotas pegajosas e manchas amarelas nas folhas. Saiu com a ajuda da infusão de alho, "Fitoverma", "Fufanon".
Dicas e truques adicionais
Se você seguir as recomendações de floristas experientes, a beleza tropical irá deliciá-lo com uma floração requintada por mais de um ano:
- Eles não costumam mudar o local de crescimento do clivia.
- Não inunde a flor e forneça uma drenagem de alta qualidade.
- Não use potes muito volumosos.
- Não exponha a planta ao sol quente.
- Permitir um período de descanso completo.


