Regras para plantar e cuidar de rosas de cobertura do solo, cultivo e melhores variedades
Rosas de cobertura do solo são plantadas não apenas para decorar o local. Esta planta ramificada é capaz de proteger o solo da lixiviação e erosão. No entanto, apesar do forte sistema radicular e dos baixos requisitos para a área de cultivo, é necessário seguir uma série de regras para plantar rosas de cobertura do solo, cuidar e cultivar. Se todas as condições estiverem corretas, a planta florescerá por muitos anos.
Peculiaridades da planta
As rosas de cobertura do solo são plantas rasteiras com uma coroa que se espalha. Devido a essa característica, essa cultura é capaz de formar no local um espesso tapete de lindas flores de várias cores.No que diz respeito ao grupo de rosas de cobertura do solo, várias gradações são usadas, incluindo as seguintes:
- anão - altura do arbusto - até 45 centímetros, largura - 1,5 metros;
- rastejamento fraco - até 50 centímetros e mais de 1,5 metros, respectivamente;
- queda subdimensionada - até 0,4-0,6 metros e 1,5 metros;
- grande queda - mais de 90 centímetros e 1,5 metros.
As duas primeiras variedades de rosas, durante vários anos após o plantio, formam um denso tapete formado por numerosos rebentos enraizados. Graças a esse recurso, a cultura consegue esconder os defeitos do site.
Se você cuidar bem da planta, todos os anos aparecerão flores com diâmetro de 1 a 10 centímetros nos arbustos (dependendo da variedade). Ao escolher as rosas de cobertura do solo, é preciso levar em consideração as peculiaridades do crescimento do arbusto. Algumas variedades se distinguem por brotos que se dobram em um arco à medida que se desenvolvem.
Como plantar bem no solo
Apesar da enorme variedade de variedades de rosas de cobertura do solo, o plantio dessa cultura é feito de acordo com o mesmo algoritmo. Ao mesmo tempo, é necessário adquirir uma muda forte que possa criar raízes rapidamente em um novo local.
Seleção de assento
Para o cultivo de rosas de cobertura do solo, recomenda-se escolher locais ensolarados no lado sudoeste do local. A planta cresce melhor a uma altitude de 50 centímetros. Não é recomendado plantar a cultura em áreas sombreadas com solo úmido e ácido.
Preparo do solo
As rosas devem ser plantadas em solos argilosos com um pH de 5,5-6,5. Antes de iniciar o trabalho, o local deve ser limpo de ervas daninhas, a seguir deve ser aplicada uma cobertura morta de serragem ou aparas com espessura superior a quatro centímetros.Para se livrar das terceiras plantas, os jardineiros são aconselhados a cobrir temporariamente o solo com um filme preto.
Recomendações para escolher o horário do embarque
Nas latitudes média e norte, é recomendável plantar rosas de cobertura do solo na primavera. Durante o verão, a planta tem tempo para criar raízes.Nas regiões do sul, o arbusto pode ser plantado no outono.

Preparação do material de plantio
Mudas com raízes abertas são embebidas em água por três horas antes do plantio. Para acelerar a taxa de sobrevivência em um novo local, é recomendável adicionar um estimulante de crescimento. Os brotos mortos são removidos antes do plantio. Também é necessário cortar a muda ao longo do broto a uma altura de 15 centímetros. Este procedimento deve ser realizado ao preparar uma planta para plantio no outono.
Se a muda for comprada na primavera, a flor deve ser cortada para que não restem mais do que 2-3 botões (para brotos fracos - 1-2).
Esquema de pouso
Se 1-2 mudas forem plantadas, no local você precisará cavar buracos de 60 centímetros de profundidade e 50 centímetros de largura. Nesse caso, é necessário levar em consideração o tamanho do sistema radicular. Se vários arbustos forem plantados de uma vez, você precisará cavar uma vala com a profundidade indicada.
A água deve ser despejada nos orifícios e o solo deve ser socado. Isso eliminará os vazios existentes. Em seguida, a terra no buraco é preenchida com água, após o que você pode cavar a muda. Quando o arbusto atinge 5 centímetros de altura, é necessário retirar o excesso de terra do tronco e cobrir o solo. Recomenda-se selecionar a distância entre os arbustos dependendo da variedade da planta.Em média, você pode plantar até três rosas por metro quadrado.
Regras de acompanhamento
As rosas da cobertura do solo não impõem maiores requisitos de cuidado. No entanto, para prevenir a infecção com infecções, várias regras devem ser seguidas.
Mulching
A cobertura morta é necessária para evitar que as ervas daninhas cresçam ao redor dos arbustos plantados e para reduzir a frequência da rega. Para fazer isso, turfa, húmus ou serragem devem ser adicionados ao solo sob o tronco. Este procedimento deve ser realizado imediatamente após o plantio.
rega
Recomenda-se regar os arbustos depois que a camada de solo secar a uma profundidade de 4 centímetros. A água deve ser adicionada pela manhã. Você não pode regar a planta no outono. O arbusto precisa se preparar para o início do tempo frio.

Afrouxamento e capina
Devido à natureza do cultivo de rosas de cobertura do solo, é possível soltar e capinar o solo ao redor do arbusto nos primeiros meses após o plantio. Então a planta crescerá de tal forma que fechará o acesso ao solo.
cômoda
Na primavera, duas semanas após o aparecimento das primeiras folhas, fertilizantes complexos devem ser aplicados sob o arbusto. Este procedimento deve ser repetido após um mês. Pela última vez, uma cobertura é aplicada no outono, usando fertilizantes de potássio.
Tamanho e rejuvenescimento
A poda de rosas de cobertura do solo não é recomendada. Nesse caso, todos os anos é necessário retirar brotos velhos e mortos que atrapalham o desenvolvimento da planta. Este procedimento pode ser feito no verão ou no outono. Para rejuvenescer a planta, é necessário cortar o arbusto a cada 6-7 anos na primavera, deixando brotos de 10 a 15 centímetros de comprimento.
Abrigo para o inverno
Se variedades de baixo crescimento forem cultivadas no local, você não precisará cobrir adicionalmente a planta durante o inverno. Recomenda-se pressionar grandes arbustos no chão e cobri-los com ramos de abeto. O mesmo deve ser feito para plantas raquíticas se houver pouca neve no inverno. De cima, os galhos de abeto devem ser cobertos com papelão ou acrílico, deixando um pequeno espaço entre os brotos e o solo.
Métodos de reprodução
As rosas da cobertura do solo se propagam de quatro maneiras. Neste caso, as sementes são utilizadas principalmente por criadores experientes.
Camadas
Para obter uma nova planta, basta pressionar o broto no chão, fixando-o dos dois lados e regar abundantemente. Variedades caídas se propagam de maneira diferente. Nessas plantas, em agosto é necessário fazer uma incisão de 8 cm de comprimento no broto, inserir um fósforo no buraco e pressionar a planta contra o solo. Uma nova muda pode ser replantada após um ano.

Estacas
No final do verão ou início do outono, é necessário cortar do mato um broto da espessura de um lápis. O corte deve ser feito sob o rim inferior, depois é preciso retirar os espinhos e as folhas, depois deixar o broto de molho por 2 horas em estimulador de crescimento. Depois disso, é preciso colocar as estacas em um buraco de 15 centímetros de profundidade, um terço cheio de areia. Recomenda-se cavar o sulco em local sombreado.
Após o plantio, as estacas devem ser regadas periodicamente. A nova planta pode ser replantada no ano que vem.
sementes
Para obter uma nova muda da semente, você precisa seguir estas etapas:
- No início de fevereiro, mergulhe as sementes em Fitosporin, envolva-as em toalhas, trate-as com solução de Epin-Extra e armazene neste meio por 10 dias em temperatura ambiente.
- Semeie as sementes em solo úmido, aprofundando-as não mais que 50 milímetros.
- Cubra o recipiente com sementes com vidro e coloque em local escuro. Nesse caso, a temperatura ambiente deve ser de + 7 a 10 graus.
- Após o aparecimento dos primeiros brotos, coloque o recipiente sob os raios solares (phytolamp), retirando o vidro.
Assim que aparecerem as primeiras folhas, as mudas devem ser transferidas para recipientes separados. A planta pode ser transplantada para o solo no próximo ano.
Brotamento
A brotação por jardineiros é extremamente rara. Este método de criação requer uma longa preparação e alimentação repetida. Portanto, esse método de criação é comum principalmente entre criadores experientes.
Proteção contra doenças e pragas
As rosas de cobertura do solo não são imunes a doenças comuns de plantas. Portanto, a cultura deve ser tratada periodicamente com meios apropriados.
Oídio
Desenvolve-se devido a uma infecção fúngica que se associa à rega excessiva. Na maioria das vezes, o oídio aparece em brotos jovens, causando o aparecimento de flores brancas. As partes afetadas do arbusto devem ser cortadas e queimadas, e a planta deve ser tratada com medicamentos ou remédios populares, incluindo cinzas ou cobre.
Mancha negra
Também ocorre devido à rega abundante, o que contribui para a fixação de uma infecção fúngica. Esta doença se manifesta por manchas pretas com uma borda amarela. No tratamento da planta, usa-se líquido Bordeaux ou Fundazol.

Ferrugem
Outro tipo de infecção fúngica que faz com que as folhas fiquem amarelas e caiam. A ferrugem se desenvolve no início da primavera. No tratamento, são utilizados agentes, inclusive o cobre. O tratamento de uma planta enferrujada deve ser realizado durante o verão.
podridão cinzenta
Infecção fúngica, manifestando-se nas pontas dos rebentos, nos quais se forma uma flor cinzenta. As partes afetadas da planta devem ser cortadas imediatamente, e o arbusto deve ser alimentado durante o verão com fertilizantes contendo manganês.
Aranha
Um pequeno inseto que se instala no dorso das folhas. Os brotos afetados devem ser cortados e queimados. A planta em que apareceu o ácaro é tratada 3 vezes (com intervalo de uma semana) com inseticidas.
pulgão rosa verde
As colônias de pulgões são caracterizadas por um rápido desenvolvimento. Na luta contra este inseto, cuja atividade leva à morte do arbusto, use inseticidas ou decocções de pimenta ou alho, uma solução de sabão.
Rolinho de rosas
Caso as folhas do arbusto comecem a enrolar, a planta deve ser examinada quanto ao aparecimento de enrolamento das folhas. Este inseto é colhido à mão e as rosas são tratadas com drogas antibacterianas ou decocções de cebola, alho, tabaco.
rosácea cochonilha
A escala é compacta e tem um corpo branco. Este inseto é coletado com um pano úmido. Após a retirada da bainha, a planta é tratada com inseticidas ou água com sabão.

Medvedka
Um grande inseto que come as raízes de uma planta. Na luta contra o urso, usa-se o afrouxamento, a introdução de água com excrementos de galinha e o plantio de malmequeres perto de rosas.
centavo babando
A cepa também é colhida à mão e a planta é então tratada com inseticidas.
As melhores variedades
Existem dezenas de variedades de rosas de cobertura do solo. Mas entre os jardineiros russos, as seguintes variedades são populares.
Akhtiar
Uma grande rosa com flores brancas que permanecem no arbusto por muito tempo. Esta variedade alta cresce até 1,5 metros de altura.
Jogo limpo
Variedade com rosas branco-rosadas e superfície semi-dupla, floresce até três vezes por temporada. O comprimento dos galhos chega a 1,5 metros.
Fiona
No arbusto desta variedade, são formadas flores vermelhas brilhantes com um diâmetro de até 80 centímetros com pétalas duplas. Os brotos da planta estão caindo. A floração continua continuamente, desde o início do verão até as primeiras geadas.
Bom dia
Um arbusto compacto com rebentos rastejantes baixos e flores vermelho-escuras a vermelho-cereja. A planta pode suportar geadas de até -30 graus.

Bailarina
No arbusto da variedade Ballerina, formam-se rosas cor-de-rosa, que formam grandes inflorescências. Os longos brotos da planta criam uma coroa esférica.
Escarlate
Esta variedade caracteriza-se pelo facto de se adaptar rapidamente a novas condições de cultivo. A planta se distingue por seu tamanho compacto e rosas duplas.
tapete âmbar
Uma rosa esférica amarelo-âmbar cresce em um arbusto alto com folhas verde-escuras.
Jazz
No início da floração, a rosa desta variedade adquire uma cor laranja-cobre, que se transforma em pêssego.
Swanee
Esta variedade é caracterizada por brotos subdimensionados, nos quais aparecem rosas brancas com um coração rosa. O arbusto floresce até três vezes por temporada.
Dicas e truques adicionais
As rosas de cobertura do solo são usadas para criar pontos de luz no local ou sebes.Algumas variedades desta planta são cultivadas individualmente em vasos. Recomenda-se plantar várias rosas de cobertura do solo para decorar gazebos ou portões. Para evitar o aparecimento de doenças, os arbustos devem ser regados moderadamente, evitando o encharcamento do solo.


