Plantio e cuidado de jacintos em campo aberto, condições e regras de cultivo

O correto plantio e cuidado dos jacintos em campo aberto preocupam muitos jardineiros. Para que uma cultura se adapte normalmente às novas condições e se desenvolva plenamente, vale a pena dar-lhe os devidos cuidados. Isso deve incluir rega oportuna, fertilização adequada, capina e afrouxamento do solo. A proteção contra doenças e pragas também é importante.

Descrição e características da planta

O Mediterrâneo, o Oriente Médio e a África são considerados o berço dos jacintos.A planta é caracterizada por bulbos densos, que incluem folhas suculentas e um caule florido, atingindo uma altura de 30 centímetros.

As flores formam pincéis apicais e parecem um cilindro ou um cone. Os tons são diferentes - rosa, branco, azul. Há também flores amarelas pálidas, lilás e vermelhas. Sua forma é simples ou terry.

Como plantar corretamente

Para um plantio bem-sucedido, vale a pena seguir claramente as recomendações dos especialistas.

Recomendações de tempo

Recomenda-se plantar jacintos em campo aberto no outono. Isso deve ser feito no final de setembro ou início de outubro. Com operações de plantio anteriores, a planta começará a crescer rapidamente, o que levará à sua morte.

Seleção e preparação do local

Plante jacintos em um local bem iluminado e protegido de forma confiável do vento frio. Às vezes, eles tentam plantar bulbos sob as árvores. No entanto, em tal solo, eles podem ser deficientes em nutrientes.

Vale a pena preparar o solo com antecedência. Jacintos precisam de solo solto. Portanto, vale a pena adicionar turfa ou areia ao solo preto. A acidez não deve ultrapassar 6,5. Em uma taxa mais alta, a farinha de limão é usada.

Seleção e preparação do material de plantio

Para plantar uma planta, você precisa usar lâmpadas. Recomenda-se escolher espécimes de tamanho médio. Eles devem estar apertados o suficiente e sem danos. Antes do plantio, eles são embebidos por meia hora em uma solução fraca de permanganato de potássio.

Para plantar uma planta, você precisa usar lâmpadas.

Esquema de pouso

Os bulbos são plantados em buracos pré-preparados. Sua profundidade deve ser de 10 a 20 centímetros. Quanto maior a lâmpada, mais profundo deve ser o orifício. A distância deve ser de 10 a 15 centímetros. Uma distância de 20 centímetros é feita entre as linhas.

Recursos de manutenção

Para que uma planta se desenvolva normalmente, ela deve receber cuidados abrangentes e de alta qualidade.

Capina e afrouxamento

Os canteiros de jacintos devem ser sistematicamente soltos e capinados. Isso fornecerá aos bulbos oxigênio e nutrientes. Também ajuda a se livrar das ervas daninhas.

modo de rega

Regue os jacintos com muito cuidado. As lâmpadas toleram mal a umidade estagnada. Nesse caso, o solo não deve secar. Portanto, recomenda-se hidratar moderadamente o canteiro.

Na maioria das vezes, as plantas são regadas durante a formação dos botões e por 2 semanas após o término da floração.

cômoda

É uma parte importante do cuidado da planta. Neste caso, recomenda-se seguir uma dieta especial.

Primeira etapa

Pela primeira vez, recomenda-se que os jacintos sejam alimentados imediatamente após a formação dos primeiros brotos. Nesse período, a planta precisa de nitrogênio, o que contribui para o crescimento do verde. Você pode usar nitrato de amônio ou uréia.

Segundo estágio

A segunda alimentação é realizada pouco antes do início da floração - durante a brotação. Isso ajudará a produzir flores exuberantes. Nesta fase, o cultivo requer o uso de fertilizante de potássio-fósforo e uma pequena quantidade de nitrogênio.

A segunda alimentação é realizada pouco antes do início da floração - durante a brotação.

Como cuidar após a floração

Após a floração, a planta precisa de rega e fertilização abundantes. Em regiões com invernos rigorosos, recomenda-se desenterrar jacintos. Em regiões mais quentes, os bulbos podem ser deixados no solo.

Transferir

Mover uma fábrica para um novo local é bastante fácil. Quando os arbustos murcham, os bulbos devem ser desenterrados e armazenados.No outono, eles devem ser depositados em um novo local.

Métodos de reprodução caseira

Os tubérculos dão flores em 2-3 anos. Porém, ao mesmo tempo, não formam filhos. Para conseguir isso, os bulbos devem ser estimulados. O procedimento é realizado de maneiras diferentes.

Corte o fundo do tubérculo

Na hora de plantar, vale escolher o local onde são plantados os bulbos maiores. Quando a folhagem ficar amarela, recomenda-se retirar o tubérculo e enxaguar com forte pressão de água. Seque em um local com sombra por 7 a 10 dias. Em seguida, faça um recorte em forma de cunha na parte inferior. Nesse caso, o rim e o donut são completamente cortados.

Depois disso, os tubérculos devem ser colocados em um recipiente com uma camada de perlita. Isso é feito com o corte inferior. Recomenda-se colocar o recipiente preparado em um saco. Após 2-3 meses, os bebês crescerão até 1 centímetro. O tubérculo preparado pode ser plantado no solo e polvilhado com turfa.

balança de bulbo

Tubérculos grandes com diâmetro de 5 a 6 centímetros devem ser divididos em 4 partes e separados do fundo das escamas. Em seguida, pegue um recipiente, despeje perlita ou areia no fundo. Coloque os flocos quebrados em um recipiente, depois coloque em um saco transparente e deixe repousar por 2 meses. Durante esse tempo, as lâmpadas aparecerão na balança.

estacas de folhas

Para implementar esse método, vale a pena aguardar o período de aparecimento dos pedúnculos. Neste ponto, separe 2 folhas cada, cortando-as o mais próximo possível da base. Coloque as folhas em um estimulador de crescimento e plante-as em um recipiente com areia.

Em seguida, deve ser colocado em um saco e colocado em local iluminado por 1 a 1,5 meses.Após o tempo especificado, os rudimentos dos bulbos aparecerão nas estacas. Após mais 50-60 dias, raízes e folhas se formam.

Para implementar esse método, vale a pena aguardar o período de aparecimento dos pedúnculos.

Entalhe o fundo

Neste caso, recomenda-se cortar o fundo transversalmente. As áreas danificadas devem ser polvilhadas com carvão ativado e colocadas em local aquecido por um dia. Este método de estimulação produz 10 a 16 bolhas grandes.

Doenças e pragas

Os jacintos podem encontrar várias doenças e pragas. Em tal situação, é importante agir a tempo.

podridão bacteriana

A planta freqüentemente encontra podridão amarela bacteriana. Ao mesmo tempo, a cultura é atrofiada, as folhas e os pedúnculos ficam cobertos de manchas. Em tal situação, as plantas doentes são desenterradas e queimadas. O aprofundamento deve ser tratado com alvejante.

As flores estão voando

As larvas dessas pragas causam a destruição do fundo do bulbo. Para lidar com parasitas, vale a pena usar Tabazol, Aktar. Muchoed é considerado um remédio eficaz.

carrapato prado

A atividade desta praga é observada no final da primavera ou início do verão. O principal perigo do parasita é a propagação de infecções virais. Miticidas são usados ​​​​para matar carrapatos - Talstar, Aktellik.

Medvedka

Esta praga infecta as partes subterrâneas das plantas. Para lidar com isso, recomenda-se cobrir o solo.

variedade varietal

Hoje existem muitas variedades de jacintos, cada uma com certas características.

Ametista

Esta cultura é caracterizada por flores roxas pálidas. Eles formam inflorescências cilíndricas largas. Esta planta atinge 25 centímetros de altura.

Argentina Arendsen

Esta variedade distingue-se pelas suas flores brancas. Eles formam grandes inflorescências de forma cilíndrica. A cultura é caracterizada por uma altura de 28 centímetros.

Esta variedade distingue-se pelas suas flores brancas.

bismarck

A cultura atinge 28 centímetros de comprimento e possui flores roxas claras. A floração começa em meados de abril e dura 2 semanas.

Geral da Molhada

Essa cultura atinge 24 centímetros. Possui uma inflorescência de média densidade e cor branco-rosada. Os jacintos começam a florescer em meados de abril.

lilás grande

A flor chega a 35 centímetros e tem uma tonalidade azul porcelana. As pontas dos lóbulos do perianto são mais pálidas.

Avó

Esta flor atinge 28 centímetros e tem uma inflorescência solta. Inclui 18 flores azul-púrpura que aparecem no final de abril.

Grootvorst

A cultura atinge 30 centímetros e inclui 5-15 flores duplas de uma suave cor lilás. Eles florescem em abril-maio.

rei índigo

O arbusto atinge 25 centímetros e possui uma inflorescência solta, composta por até 18 flores preto-púrpura. Eles aparecem no final de abril.

hummer amarelo

Esta planta atinge 30 centímetros e possui densas flores amarelas claras. Eles aparecem na segunda quinzena de abril.

Lorde Balfour

A planta atinge uma altura de 24 centímetros e tem 8-13 flores roxo-violeta. Eles aparecem no final de abril. A floração dura 3 semanas.

A planta atinge uma altura de 24 centímetros e tem 8-13 flores roxo-violeta.

senhorita Sophia

Este jacinto atinge 25 centímetros e tem 15 flores brancas duplas. Eles aparecem no final de abril.

príncipe arthur

Esta planta é caracterizada por uma altura de 30 centímetros. A floração começa no final de abril e dura de 2 a 2,5 semanas.

rosalie

Esta planta não ultrapassa os 20 centímetros de altura. É caracterizada por uma inflorescência cilíndrica estreita de uma rica tonalidade rosa. As flores aparecem na primeira quinzena de abril.

flor de castanheiro

Este jacinto cresce até 25 centímetros e é caracterizado por inflorescências soltas de 12 centímetros. Eles são de cor rosa e textura dupla.

Edelvais

A cultura cresce até 25 centímetros.É caracterizada por uma inflorescência densa e larga, incluindo flores brancas.

Edison

O arbusto chega a 22 centímetros e tem flores rosadas que aparecem na segunda quinzena de abril.

Métodos de forçamento

Forçar é a germinação artificial de um tubérculo. Existem várias opções para este procedimento.

Em um pote de barro

Vale a pena plantar uma lâmpada em uma panela 2-2,5 meses antes da floração planejada. Um recipiente não muito grande é adequado para isso. Vale a pena colocar um ralo no fundo e depois encher a louça com um substrato adequado.

Livre-se das crianças antes de embarcar. Recomenda-se umedecer o solo moderadamente. Em seguida, mova a panela para um local fresco. Quando ocorre o enraizamento, ele pode ser colocado em um local iluminado.

Na água

Para a germinação, é necessário levar um recipiente de vidro de tamanho adequado - pelo menos 300 mililitros de volume. A distância entre o fundo da lâmpada e a água deve ser de 2 centímetros. Isso ajudará a evitar o processo de decomposição.

Depois que o bulbo estiver estabelecido, o recipiente deve ser movido para um local escuro e fresco. Depois que as raízes aparecem, os pratos são levados ao fogo.

em hidrogel

Esta é uma nova maneira de cultivar jacintos rapidamente. Para isso, as bolas de hidrogel devem ser enchidas com água e fertilizante e colocadas em um recipiente com jacinto. O resto das etapas permanecem as mesmas.

Como armazenar lâmpadas corretamente

Para armazenamento, os bulbos devem ser secos e descascados das raízes e escamas. Em seguida, eles precisam ser classificados e colocados em caixas. Nos primeiros 2 meses, recomenda-se armazená-los a uma temperatura de + 25-26 graus. Em seguida, vá para um local mais fresco com uma temperatura de +17 graus.

É importante monitorar a umidade do ar para que os tubérculos não sequem.

Antes de plantar uma planta no solo, recomenda-se mantê-la por uma semana na temperatura típica do jardim. Durante o armazenamento, muitos bebês aparecem nos tubérculos. Portanto, vale a pena plantá-los no solo com muito cuidado.

Aplicação em paisagismo

O jacinto é considerado uma planta versátil. É permitido plantá-lo em canteiros de flores ou cultivá-lo em um vaso no parapeito de uma janela. As plantas parecem muito bonitas em combinação com plantas perenes exuberantes e subdimensionadas.

Uma ótima opção seria usar jacintos para decorar o caminho do seu jardim. Eles também podem ser plantados perto de árvores e arbustos. Designers aconselham combinar jacintos com outras culturas. Caso contrário, após a floração, o canteiro pode parecer muito vazio.

Jacintos são plantas populares que têm muitos benefícios. Eles são despretensiosos na manutenção e possuem excelentes propriedades decorativas. Para cultivar essas culturas com sucesso, é necessário seguir rigorosamente as recomendações dos jardineiros e fornecer cuidados abrangentes.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha