Cultivando e cuidando de pelargonium em casa para iniciantes

A flor Pelargonium da família do gerânio é adequada para cultivo em apartamento. Para evitar que as plantas murchem e mantenham uma aparência bonita, são necessários cuidados básicos com o pelargonium em casa.

Descrição e características

Cultivar uma flor não causará dificuldades nem para iniciantes, pois o pelargônio crespo não precisa de conteúdo específico. Na natureza aberta, a flor cresce na zona sul e em casa a planta é mantida em temperatura ambiente. As características da planta incluem:

  • aroma pronunciado, que depende do tipo específico de flor;
  • crescimento vigoroso com iluminação adequada;
  • a possibilidade de reprodução por estacas, dividindo o mato e as sementes.

Qual é a diferença com gerânio

Pelargonium e gerânio pertencem à mesma família, mas apresentam várias diferenças entre si. Da aparência comum nas plantas, apenas as vagens. A principal diferença entre o pelargonium e o gerânio são os grandes guarda-chuvas com flores vermelhas, rosa ou brancas.

variedades populares

Ao escolher uma variedade para plantar em casa, você deve se familiarizar com as variedades mais populares. Cada espécie tem características individuais.

Perfumado

As flores perfumadas de pelargonium têm um componente visual mais baixo do que outras variedades, pois tornam-se pequenas e pálidas. A principal característica é um aroma pronunciado e agradável.

Real

A espécie real caracteriza-se por uma floração mais luxuriante e algo fantasiosa em relação às condições envolventes. A altura da planta varia de 30 a 60 cm, as flores são grandes e duplas, as folhas são dobradas e se distinguem por uma superfície áspera e bordas irregulares.

anjo

A variedade Angel descende da série Royal variedade e se distingue por flores menores. As plantas formam botões com diâmetro de 1-2 cm, a variedade é caracterizada por crescer em arbustos largos e não verticalmente.

A variedade Angel descende da série Royal variedade e se distingue por flores menores.

Ampelnaya

A variedade se distingue pela capacidade de formar rebentos graciosos em cascata de até 1 m de comprimento, caracterizados por densas placas foliares de cinco dedos de cor verde claro ou variada.

Zonal

A categoria de plantas zoneadas inclui muitas variedades que são classificadas de acordo com diferentes características. Ao escolher uma variedade para plantar, você precisa decidir sobre esses fatores.

por terry

Terry afeta a aparência das plantas e forma a apresentação visual geral.As plantas podem não ter nenhum terry e também são duplas médias e fortes.

Simples

Não há terry no pelargonium simples, o que torna as plantas menos refinadas em comparação com outras variedades.Esta opção é adequada para complementar arranjos florais sem a necessidade de um acento expressivo. A categoria de planta única inclui variedades populares como Santa Maria e Moulin Rouge.

Semi-duplo

O pelargonium semi-duplo é mais exuberante do que o único e forma até oito pétalas. Variedades comuns nesta categoria incluem:

  • Peppermint Twist - Flores brancas carmesim com uma faixa vermelha
  • Georgia Peach - plantas de tonalidade amarela com pétalas arredondadas;
  • Calais - flores de cor rosa pálido com uma pétala central de coral.

Terri

Esta categoria se distingue por inúmeras pétalas a céu aberto, que parecem fofas por fora devido ao lado inferior iluminado. As flores formam tampas redondas e densas.

As seguintes variedades são as mais populares na categoria:

  • Pebbles é uma cultivar em miniatura com pétalas carmesim cujo centro permanece branco;
  • Shelk Moirac - plantas densamente duplas de tom de coral pálido, com rica folhagem verde;
  • Brookside Fantasy - plantas com pétalas bicolores, nas quais um fundo lilás é diluído com uma faixa mais escura.

Pela forma do botão

A aparência das plantas também depende da forma do botão. Vale a pena considerar esse fator se você deseja manter a planta para fins decorativos.

Tulipa

As flores da tulipa Pelargonium, como o nome sugere, lembram uma tulipa fechada. Pétalas não dobradas são coletadas em botões, que formam buquês de inflorescências exuberantes. Variedades populares incluem Red Pandora, Patricia Andrea, Linea Andrea.

Cacto

Flores grandes com pétalas em forma de agulha crescem no pelargonium do cacto. Variedades comuns:

  • Fascínio - pétalas de tom carmim, oblongas, em forma de unha, com bordas dobradas;
  • Noel - pétalas brancas torcidas com anteras rosa brilhantes subindo acima do estame.

Em forma de estrela

Externamente, o pelargônio estrelado se parece com cravos devido às suas pétalas fofas e esculpidas. As flores têm uma grande variedade de cores - do pastel às cores vivas e ricas. Existem também versões de dois tons do pelargonium em forma de estrela. Variedades adequadas para tarefas domésticas incluem Pat Hannam, Freshwater e Graffiti Violet.

Externamente, o pelargônio estrelado se parece com cravos devido às suas pétalas fofas e esculpidas.

botões de rosa

Espetaculares botões de rosa duplos formam flores que se assemelham a botões de rosa em miniatura semi-abertos. A semelhança com as rosas do mato também é vista nas folhas das plantas.

Pela cor das pétalas

A sombra das pétalas é um critério importante na escolha de uma variedade de planta. A cor do pelargonium é especialmente importante quando a flor faz parte da composição e deve estar em harmonia com ela.

Dois tons

Nas variedades bicolores, a distribuição das tonalidades pode ser regular, ou uma das cores torna-se predominante. Freqüentemente, existem variedades com uma parte central de uma tonalidade diferente.

Tricolor

A combinação de três tonalidades nas flores torna sua aparência incomum e atraente. Essas plantas se tornam uma decoração de casa e atraem a atenção dos outros.

Identificado

Nas pétalas do pelargônio salpicado, formam-se inclusões de diversos tamanhos, que tornam sua aparência mais refinada. As manchas também diferem na sombra, dependendo da variedade cultivada.

cor de ovo de pássaro

O nome da cor se deve ao fato de que externamente as pétalas se assemelham a ovos de codorna.Manchas vagas aparecem na superfície das pétalas, principalmente de cor mais escura do que o fundo principal.

Manchas vagas aparecem na superfície das pétalas

Para o tamanho

Pelargonium pode formar flores e folhas de vários tamanhos. As variedades também diferem na altura máxima alcançável.

Dependendo de suas próprias preferências, vale a pena escolher uma variedade com dimensões adequadas.

microminiatura

As variedades mais compactas de pelargonium são pequenos arbustos com folhas pequenas, neste caso o tamanho das flores pode ser comparável a variedades maiores. Normalmente, as plantas têm cerca de 10 cm de altura.

Miniatura

Esta variedade é ligeiramente maior que a microminiatura. Externamente, os arbustos se espalham ligeiramente.

Anão

A manutenção do pelargonium anão não requer muito espaço, pois sua altura não ultrapassa 15 cm, inflorescências brilhantes formam um gorro exuberante, que contrasta com a rica folhagem e chama a atenção, apesar de seu tamanho compacto.

Normal

Plantas com cerca de 30-40 cm de altura são populares entre os entusiastas da floricultura de interior. As variedades que se enquadram na categoria normal formam arbustos de tamanho médio com copa espalhada.

Irene

A altura das íris em condições ambientais favoráveis ​​chega a 80 cm, e o tamanho das flores e folhas também supera outras variedades.

folhas de hera

Ivy Pelargonium recebeu esse nome devido ao formato das folhas, que lembram as da hera - cinco lóbulos, coriáceas e com superfície lisa. Ao ar livre, brotos de hera se espalham pelas encostas rochosas e, em casa, longos caules formam cascatas decorativas e caem do parapeito da janela.

Brotando ao ar livre, brotos de flores de hera se espalham pelas encostas rochosas

suculento

Pelargonium, que pertence à categoria das suculentas, é uma planta exótica de caule duro.Como outras variedades, as suculentas requerem boa iluminação e gostam de ser relativamente frescas. Um período ativo de desenvolvimento é observado com o início do inverno. As regras de cuidado diário e manutenção são padrão.

Angular

As plantas pertencentes à categoria angular podem atingir 100 cm de altura, o formato da folhagem das flores é semelhante ao das folhas de carvalho, mas a diferença são os lóbulos ondulados. As inflorescências assumem a forma de um guarda-chuva e consistem em muitas flores. Com cuidados adequados e constantes, a planta floresce do final do verão ao meio do outono.

carnudo

A variedade subdimensionada e carnuda de suculentas se distingue por brotos espessos e rachados com nós inchados. A folhagem da perene é pubescente, densa, com venação perceptível. As pequenas flores são principalmente brancas ou bege pálido. Listras avermelhadas se formam nas pétalas superiores.

corcunda

Pelargonium jubarte tem hastes acenando com nós de folhas espessas. A altura da planta atinge 40-60 cm, os rebentos atingem 3 m de comprimento, as folhas ovais são colocadas em pecíolos curtos e diferem em lóbulos nitidamente dissecados. Nos pedúnculos são formadas 14-16 flores com um aroma agradável.

Outro

Esta categoria é caracterizada por caules grossos e lenhosos de tonalidade marrom clara. As folhas são verde-claras, de tamanho pequeno, arredondadas, com bordas irregulares e pubescência clara.

A folhagem é disposta em cachos nas extremidades dos brotos, o que confere às plantas um aspecto exótico.

corusolifero

Uma característica da variedade cortusoliforme são os caules ramificados que crescem na vertical e têm internódios próximos.As folhas pequenas são ligeiramente enrugadas e pubescentes.

As folhas pequenas são ligeiramente enrugadas e pubescentes.

caule grosso

Plantas compactas com caules espessos de até 20 cm de comprimento, folhagem longa peciolada, larga, com pubescência prateada. 5-8 guarda-chuvas são formados em cada inflorescência. Em um grande número de variedades de pelargonium com caule grosso, observa-se uma marcação brilhante das pétalas.

Fofinho

As plantas perenes na categoria de suculentas felpudas são caracterizadas por caules rastejantes e folhas de cor azulada. Flores de cor branca com núcleo vermelho são coletadas em guarda-chuvas de 5 a 6 peças.

Exclusivo

Um número de variedades de origem desconhecida e muitas características distintivas são atribuídas a um grupo separado de variedades únicas. As plantas nesta categoria formam principalmente arbustos eretos com caules lignificados e lâminas foliares profundamente dissecadas. As flores têm um aroma pungente pronunciado. Via de regra, os unicums são altos e formam brotos longos.

flor grande

Uma característica dessa variedade, como o nome sugere, são flores grandes. As plantas tornam-se uma verdadeira decoração de casa devido às suas propriedades decorativas.

Cuidado e cultivo

Para que as flores se desenvolvam ativamente e não murchem, você precisa cuidar delas. A maioria das variedades é despretensiosa em termos de conteúdo, portanto o cultivo não causará dificuldades especiais.

Temperatura do conteúdo

A temperatura mais adequada para as plantas varia entre 25 e 27 graus. Com um desvio significativo desses indicadores, o crescimento desacelera.

A temperatura mais adequada para as plantas varia entre 25 e 27 graus.

Iluminação

Pelargonium é considerado uma planta que ama a luz. A falta de luz leva à produção de óleos essenciais e à diminuição do tamanho das flores.

Umidade

A umidade do ar para o crescimento da planta deve estar dentro da faixa normal.Pelargonium tolera facilmente seca insignificante ou excesso de umidade. Na estação quente, recomenda-se que a flor seja levada para a varanda ou terraço para tomar ar fresco.

rega

A planta precisa de rega moderada. O solo dos vasos deve ser umedecido à medida que seca, evitando a aplicação excessiva de água para evitar o apodrecimento das raízes.

Chão

A melhor opção é o solo fértil, leve e com boa drenagem. No caso de autopreparação da mistura do solo, vale a pena adicionar turfa e areia ao solo.

jarra

Ao escolher um tamanho de vaso, você precisa considerar a variedade que está sendo cultivada. Dependendo do tamanho da planta, é necessário um recipiente de tamanho apropriado.

Cobertura e fertilização

Qualquer variedade de pelargonium reage negativamente à alimentação orgânica, por isso é melhor parar em fertilizantes minerais complexos contendo fósforo, nitrogênio e potássio. Não use uma solução muito concentrada, pois isso pode atrapalhar o processo de desenvolvimento.

Qualquer variedade de pelargonium reage negativamente a alimentos orgânicos

transplante rejuvenescedor

À medida que as flores crescem, torna-se necessário transferi-las para vasos maiores. O plantio também rejuvenesce a planta, reabastecendo o solo.

Tamanho e formato da coroa

As folhas velhas e amareladas da planta continuam absorvendo nutrientes, por isso a poda é necessária.

Via de regra, o procedimento é realizado no outono, formando uma coroa em paralelo para dar um aspecto decorativo.

Como cuidar no inverno

Partir com o início do inverno não difere do básico. A única coisa que você pode fazer para proteger as plantas é removê-las de locais não isolados.

controle de pragas

Para combater as pragas, basta pulverizar com inseticidas. Grandes pragas podem ser removidas manualmente.

a reprodução

Você pode aumentar o número de flores através da reprodução. O procedimento é realizado de várias maneiras.

Estacas

A reprodução dessa maneira consiste em cortar estacas saudáveis ​​​​de plantas. O excesso de folhagem é retirado deles, deixando apenas o par superior, e depois deixado para secar. As estacas secas são enterradas em pequenos recipientes e recebem cuidados padrão.

A reprodução dessa maneira consiste em cortar estacas saudáveis ​​​​de plantas.

sementes

Depois de coletar sementes de pelargonium em crescimento, você pode semeá-las em novos vasos. Após o plantio, a terra com sementes é regada e adubada para germinação ativa.

Divida o mato

Para reprodução por divisão, um arbusto é cavado no solo e dividido em várias partes iguais. Em seguida, cada parte é plantada em recipientes separados.

manutenção de inverno

Com o início do inverno, vale a pena retirar os vasos para um local aquecido. Quando expostas ao frio, a folhagem e as flores escurecem e começam a murchar.

doenças

Condições ambientais adversas e violação das regras de cuidado provocam o desenvolvimento de doenças. É possível determinar o tipo de doença pelos sinais visuais característicos.

perna preta

As doenças fúngicas geralmente afetam mudas imaturas. A doença se manifesta pelo escurecimento do colo, aparecimento de áreas apodrecidas e depósito de mudas.

mofo cinza

Em caso de dano por mofo cinzento, manchas secas se formam nas hastes. Na ausência de combate, a doença se espalha para folhagens e flores.

ferrugem da folha

Um sintoma característico da ferrugem da folha é a formação de crescimentos alaranjados ou acastanhados. Com o tempo, os crescimentos racham e os esporos do fungo saem.

Com o tempo, os crescimentos racham e os esporos do fungo saem.

Oídio

O principal sinal de infecção por oídio é a formação de micélio branco. A placa se forma nos pecíolos, brotos jovens e na superfície das placas foliares.

edema, edema

O edema aparece como pequenos crescimentos irregulares. Quando a doença se espalha, todo o lado da placa foliar fica coberto de crescimentos.

Murcha verticilar

O fungo responsável pela murcha verticilar é encontrado no solo e pode matar a planta. As folhas das flores afetadas começam a se enrolar e se curvar no chão.

podridão cinzenta

A podridão cinzenta se manifesta pelo aparecimento de manchas nos brotos e folhas. As manchas aumentam rapidamente e ficam cobertas por uma flor que consiste em esporos e micélio.

Podridão de caule e raiz

As razões para o desenvolvimento da podridão são rega e alimentação excessivas. A consequência da doença é a colonização das raízes por fungos destruidores do solo.

ferrugem do caule e da raiz

Sinais de mofo são manchas marrons cercadas por mofo ou cobertas de flores. As áreas afetadas morrem, o que causa a morte da planta.

Outros problemas

Além da doença, pode haver outras dificuldades no cultivo de pelargonium. Vale a pena se familiarizar com os possíveis problemas para tentar evitá-los.

As folhas ficam amarelas e secas

O amarelecimento e a secagem das folhas estão associados à falta de fertilização. Recomenda-se o uso de fertilizantes complexos para saturar as plantas com nutrientes na quantidade certa.

Folhas molhadas e soltas

A estrutura da folha se deteriora devido ao alagamento ou ataques de pragas. Externamente, a folhagem parece enrugada e murcha.

folhas vermelhas

A vermelhidão da folhagem é frequentemente associada à podridão da raiz.Se notar manchas vermelhas, você precisa evitar o encharcamento do solo.

Rosa bronzeado nas folhas

Esse problema pode ocorrer devido ao esgotamento das folhas. É importante garantir que os raios solares não queimem a parte verde das flores.

folhagem caindo

Pelargonium deixa desmoronar devido a correntes de ar ou temperaturas extremas. No inverno, a subsidência parcial é um processo natural.

O pote é muito grande

No recipiente errado, a planta não crescerá adequadamente. Para pequenos pelargoniums, você deve escolher o pote certo.

Excesso de fertilizante nitrogenado

A aplicação excessiva de nitrogênio leva à interrupção do processo de vegetação. Os fertilizantes devem ser aplicados em porções e em pequenas quantidades.

Propriedades médicas

O uso de pelargonium é comum na medicina popular. A tintura de folhas de flores em álcool tem efeito antimicrobiano e é adequada para o tratamento de feridas e tumores.

dicas e truques

Para o crescimento ativo da flor, basta fornecer os cuidados básicos. Recomenda-se aplicar a cobertura durante o período de floração, para fornecer umidade abundante e controlar a temperatura ambiente.

Aplicação em paisagismo

As propriedades decorativas do pelargônio possibilitam seu uso no paisagismo. A flor complementa com sucesso as composições acabadas ou serve como um objeto separado para decorar a área.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha