Quando é melhor plantar açafrão em campo aberto, regras de manutenção e características de cultivo

Muitas vezes as pessoas se perguntam quando plantar açafrão ao ar livre. Hoje existem muitas variedades dessas culturas. Dependendo disso, os jardineiros escolhem o momento do trabalho de plantio. Para que os açafrões cresçam e se desenvolvam normalmente, eles precisam de cuidados de qualidade. Deve ser abrangente e incluir rega oportuna, fertilização, proteção contra doenças e pragas.

Descrição e características da planta

Os açafrões são considerados plantas curtas que podem atingir 10 centímetros. Eles são caracterizados por bulbos arredondados ou achatados, que podem atingir 3 centímetros de diâmetro e são cobertos por escamas. Durante o período de floração, são formadas folhas lineares, que são reunidas em um buquê. As flores atingem de 2 a 5 centímetros de diâmetro. Eles têm uma tonalidade azul, lilás e amarela. Há também açafrões creme, roxo e laranja. Existem culturas manchadas e bicolores. A floração dura 2-3 semanas.

Como plantar corretamente

Para cultivar uma safra com sucesso, vale a pena plantar corretamente.

Recomendações de tempo

Vale a pena escolher a época de plantio de uma lavoura com base em sua variedade e variedade.

flor de outono

Os açafrões que florescem no outono são recomendados para o plantio no verão.

floração da primavera

Essas variedades de açafrão são plantadas no outono.

Seleção e preparação do material de plantio

As lâmpadas de qualidade devem atender às seguintes características:

  • não apresentam sintomas de doença na forma de podridão ou danos mecânicos;
  • estar apertada e bem vestida;
  • não têm raízes e caules crescidos;
  • ser alto.

Recomenda-se tratar os bulbos antes do plantio. A maneira mais fácil é usar uma solução rosa de permanganato de potássio. Também é permitido o uso de fungicidas - por exemplo, Fundazol. Além disso, é permitido o uso de estimulantes de crescimento - Kornevin ou Epin.

Requisitos do Local e do Solo

Um local ensolarado é bom para açafrões. No entanto, as flores normalmente se desenvolvem na sombra. O solo leve e seco é adequado para a germinação de uma cultura. Deve ter uma consistência solta e conter muitos nutrientes.

 Os açafrões não toleram bem solos ácidos, por isso é recomendável adicionar cal a eles.

Ao preparar o local, vale a pena adicionar areia ou cascalho. O esterco é usado a partir de matéria orgânica. Também é permitido o uso de turfa ou composto.Os açafrões não toleram bem solos ácidos, por isso é recomendável adicionar cal a eles.

Esquema de pouso

As plantas são pequenas. Portanto, as lâmpadas são colocadas a uma profundidade de 4 a 12 centímetros. A distância entre as plantas deve ser de 5 centímetros. Os bulbos podem ser usados ​​para plantios individuais ou em grupo. Também é permitido fazer um anel em forma de coroa.

Regras gerais de cuidado e cultivo

Para que a planta se desenvolva plenamente e agrade com floração abundante, ela deve ser bem cuidada.

modo de rega

Os açafrões precisam de rega de qualidade. Recomenda-se umedecer o solo assim que os brotos aparecerem e durante todo o desenvolvimento.

Afrouxamento e capina

O solo deve ser solto sistematicamente. Isso ajuda a saturar com oxigênio e nutrientes.

A rápida eliminação de ervas daninhas não é insignificante.

cômoda

Ao fertilizar o solo ao plantar no primeiro ano, você pode fazer sem fertilizar. Depois disso, no entanto, a cultura precisa de nutrição. Nesse caso, vale a pena usar produtos à base de potássio e fósforo. A primeira alimentação é realizada quando surge um broto, a segunda - durante a formação dos botões, a terceira - após o término da floração. Muito potássio é usado na primeira vez. Então os elementos são tomados em partes iguais.

período de floração

Os açafrões florescem na primavera ou no outono. A duração da floração é influenciada pelo clima e pela variedade.As flores diferem em forma de cálice e em diferentes tonalidades. Eles são azuis, brancos, amarelos. Existem inflorescências laranja e creme. As opções de dois tons e manchadas parecem interessantes. As flores têm de 2 a 5 centímetros de diâmetro.

As flores diferem em forma de cálice e em diferentes tonalidades.

É melhor plantar 7-10 açafrões. Eles podem ser usados ​​sozinhos ou combinados com outras culturas que florescem ao mesmo tempo.

Como transplantar corretamente

Os açafrões não precisam de um transplante anual. Os floristas aconselham realizá-lo a cada 3-4 anos. O procedimento é realizado no meio do verão - nessa época começa um período de descanso. Durante este período, o bulbo-mãe cresce. Neste caso, podem formar-se 1 a 10 bolbos-filhos. Está ficando apertado para eles. Portanto, os bulbos devem ser plantados.

Para isso, recomenda-se desenterrá-los, secá-los e retirar as raízes mortas. Recomenda-se polvilhar as áreas danificadas com carvão ou cinzas. As lâmpadas podem então ser armazenadas em local fresco e seco.

Métodos de reprodução

Existem vários métodos de reprodução para essas plantas. Isso permite que cada produtor escolha a opção apropriada.

Crianças

Se os bulbos forem cultivados por mais de 4 anos, eles devem ser transplantados. Nesse período, os bulbos crescem, formando famílias especiais com crianças. É com esses fragmentos que os açafrões podem se propagar.

lâmpadas de meninas

Este método vegetativo preserva as características varietais da cultura. Durante a temporada, cada bulbo forma até 10 bebês, cuja floração começa em 2 a 3 anos. Recomenda-se desenterrar a planta no verão. Isso é feito depois que as folhas murcham.

sementes

Para criar açafrões a partir de sementes, basta semeá-los no local antes do inverno. No entanto, é muito difícil coletar sementes de açafrões que florescem no outono.Isso só é possível no outono quente. Nos açafrões da primavera, as sementes são plantadas com mais frequência. No entanto, eles devem ser semeados no mesmo ano. Recomenda-se realizar uma estratificação de antemão. A floração das mudas começa em 4-5 anos.

Para criar açafrões pelo método de sementes, basta semear no local antes do inverno

Doenças e pragas

Os açafrões geralmente enfrentam várias patologias e ataques de pragas. Em tal situação, uma ação oportuna é recomendada.

ratos do campo

Para evitar danos ao canteiro, vale a pena retirar toda a grama seca 3 metros antes do canteiro. Os roedores não correm a mais de 3 metros do ninho.

Clique em larva de besouro

Essas pragas fazem buracos nos bulbos.Se houver um grande acúmulo de pragas em abril ou maio, vale a pena pegar a grama e colocá-la nos sulcos dos canteiros. Em seguida, umedeça um pouco e cubra com tábuas. Depois de algum tempo, as larvas se acomodam na isca. A grama deve ser coletada e queimada.

lesmas

Às vezes as flores sofrem ataques de lesmas, que absorvem a seiva da planta. Nesse caso, as pragas são coletadas manualmente ou as plantas são tratadas com produtos químicos.

pulgão

Esses pequenos insetos atacam as folhas da planta e atrapalham seu desenvolvimento. Inseticidas ajudam a controlar pulgões.

tripes

Recomenda-se destruir essas pragas em tempo hábil, pois elas levarão à morte da cultura. Os inseticidas ajudam a controlar as pragas.

Recomenda-se destruir essas pragas em tempo hábil, pois elas levarão à morte da cultura.

doença viral

Quando uma planta é infectada por vírus, as flores adquirem uma forma achatada e ficam cobertas de manchas cinzentas. Nesse caso, os botões não florescem completamente. Plantas danificadas devem ser removidas e queimadas imediatamente.A terra em que cresceram deve ser regada com uma solução morna de permanganato de potássio.

doenças fúngicas

Essas doenças se desenvolvem principalmente em climas úmidos e quentes. Primeiro, as lâmpadas sofrem. Eles perdem sua densidade e murcham. As lâmpadas infectadas devem ser destruídas. O resto deve ser seco em local fresco. Antes do plantio, o material é tratado com Fundazole.

Características de cuidado após a floração

Após murchar, recomenda-se cortar os pedúnculos. Neste caso, a folhagem pode ser deixada. Servirá de decoração para o jardim. Depois de algum tempo, as folhas adquirem uma tonalidade amarela e murcham. Em seguida, as lâmpadas devem ser retiradas do solo e armazenadas.

Como desenterrar e armazenar lâmpadas

Vale a pena desenterrar os bulbos das espécies que florescem na primavera durante o período de dormência - do final de junho ao final do verão. As plantas com flores de outono são desenterradas desde o início de junho até o final de agosto. Depois disso, as lâmpadas devem ser dobradas em um local escuro e secas.

Eles são limpos de terra, escamas e raízes e colocados em uma caixa. Recomenda-se armazenar os bulbos a uma temperatura de pelo menos +22 graus, caso contrário a brotação será prejudicada. No início de agosto, o regime de temperatura é reduzido para +20 graus e uma semana depois para +15.

Variedades

Hoje, muitos tipos de açafrão são conhecidos, cada um com certas características.

Primavera

Esta planta cresce até 17 centímetros de comprimento e tem folhagem verde escura. As flores são em forma de sino. Eles podem ser brancos ou roxos. A floração começa na primavera e dura 20 dias.

com duas flores

A planta se distingue por flores lilás azuladas. A parte externa das pétalas é coberta por manchas marrons. Há também flores brancas com listras marrom-arroxeadas e outras opções.

A planta se distingue por flores lilás azuladas.

Dourado

A cultura é caracterizada por inflorescências amarelo-douradas com periantos recurvados. Existem listras marrons do lado de fora das pétalas. A floração começa em abril e dura 20 dias.

Thomasini

Esta variedade de açafrão é caracterizada por periantos rosa-lilás com bordas brancas. As flores abertas se distinguem por uma garganta branca. Eles se parecem com uma estrela em forma. A cultura começa a florescer em abril. Esse processo leva 20 dias.

Lindo

A planta tem folhas medindo 30 centímetros e flores roxo-lilás chegando a 7 centímetros. Veias roxas estão presentes nas pétalas. Existem também variedades de jardim que são azuis, azuis, brancas e outras tonalidades.

Atraente

Esses açafrões se distinguem por sua aparência atraente. Eles são caracterizados por uma tonalidade lavanda e listras escuras. As flores atingem 6-8 centímetros.

Banatsky

Esta cultura é caracterizada por folhas cinza-prateadas medindo 15 centímetros. Os açafrões são decorados com inflorescências lilases claras com anteras amarelas.

Crisanto

É uma variedade de açafrão híbrido que floresce na primavera.A planta tem inflorescências azuis claras e amarelas.

variedades populares

Hoje, muitas variedades de açafrão são conhecidas, cada uma com certas características.

Hoje, muitas variedades de açafrão são conhecidas, cada uma com certas características.

menina cigana

Esta cultura é caracterizada por flores abertas em forma de xícara. Eles atingem 35 milímetros. Eles têm uma tonalidade amarela. Pequenas manchas marrons estão presentes nos lóbulos internos.

marieta

A planta tem flores bem abertas, de formato achatado e que chegam a 35 milímetros. Os lóbulos estreitos são cremosos e de forma oval.

Lady Keeler

Esta variedade é caracterizada por flores planas em forma de concha. Medem 3 centímetros de diâmetro. Os lóbulos ovais alongados são brancos. Os botões são de cor roxa.

Saturno

A planta é caracterizada por flores planas que atingem 35 milímetros de diâmetro. Os topos do círculo externo são alongados e de cor amarela cremosa. Há uma mancha verde-acastanhada na base.

Kathleen Parlow

Essa cultura é caracterizada por inflorescências brancas em forma de xícara que chegam a 4 centímetros e são decoradas com listras lilases.

Estandarte do Atirador

As flores são em forma de cálice e atingem 4 centímetros. A planta é de cor lilás.

As flores são em forma de cálice e atingem 4 centímetros.

Jubileu

Esta cultura é caracterizada por flores de cálice azuis. Uma mancha roxa clara pronunciada pode ser vista na base.

Vanguarda

A planta se distingue por flores abertas em forma de xícara. Eles têm uma tonalidade azul-lilás. As flores têm lóbulos ovais.

Albion

As flores são caracterizadas por uma forma de cálice e cor branca. Atingem 4 centímetros de diâmetro.

Oksinan

Essas inflorescências têm uma tonalidade azul-violeta. A planta é caracterizada por um amplo perianto escuro e folhas pontiagudas.

Artabir

As flores têm uma tonalidade azul celeste. As brácteas são cobertas com veias escuras.

Alvo

Esta variedade é caracterizada por flores brancas. Neste caso, o tubo tem uma tonalidade cremosa.

Violet Whitwell

Esta variedade é caracterizada por grandes flores planas, que se caracterizam por uma tonalidade roxo-violeta e atingem 4 centímetros.

Beleza Laylek

As flores são praticamente planas e chegam a 3 centímetros. Eles são caracterizados por uma cor lilás.

EU. Intestinos

Esta cultura é caracterizada por flores grandes. Por fora eles têm uma tonalidade marrom-acinzentada, por dentro - amarelo.

Esta cultura é caracterizada por flores grandes.

Nanette

Esta variedade é caracterizada por inflorescências amarelo-creme cobertas por listras roxas.

gorro azul

As flores atingem um comprimento de 3 centímetros. Os periantos são de cor azul pálido.

registro de flores

Esta variedade é caracterizada por grandes flores azuis claras.

Cassiopeia

Esta planta pode ter flores rosa ou roxas. É caracterizada por folhas verdes semelhantes a grama.

creme de beleza

Inflorescências amarelas incomuns são consideradas uma característica da variedade.

Tricolor

A flor desta variedade tem 3 cores - roxo, branco e amarelo brilhante.

Como plantar para destilação

Variedades holandesas são adequadas para isso. Devem ter flores grandes. Para fazer isso, selecione de 5 a 10 lâmpadas e plante-as em uma panela grande. Bulbos regados devem ser regados e fertilizados.

Quando a folhagem estiver seca, os bulbos devem ser retirados, enrolados em uma toalha e guardados. No outono, eles são movidos para o chão.

Regras de escavação e armazenamento

Após a floração e secagem da folhagem, recomenda-se desenterrar os bulbos. Em seguida, devem ser secos à sombra e colocados em uma caixa. Os açafrões são armazenados até agosto a uma temperatura de +22 graus. Em seguida, os parâmetros são gradualmente reduzidos para +20 e +15 graus. Manter condições precisas de temperatura em casa é difícil. Portanto, os floricultores simplesmente removem os bulbos em um local escuro e seco. É importante usar um local ventilado.

Dicas e truques adicionais

Para que uma cultura se desenvolva normalmente, ela deve ser bem mantida:

  • realizar corretamente o trabalho de plantio;
  • umedeça o solo oportunamente;
  • aplique os fertilizantes necessários;
  • realizar tratamentos contra doenças e pragas.

Os açafrões são plantas populares que muitas vezes são cultivadas em seus jardins por muitas pessoas. Para que uma cultura se desenvolva normalmente e floresça profusamente, ela deve receber cuidados de qualidade.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha