Regras para cuidar da orquídea cambriana em casa, descrição do tipo e nuances do cultivo

Cambria é uma orquídea híbrida com flores lindas e graciosas. Devido à sua simplicidade e pouco exigente, está se tornando cada vez mais popular, sendo adquirido para paisagismo de apartamentos e escritórios. Cuidar da orquídea cambriana em casa não é difícil, o principal é tomar medidas preventivas periodicamente contra doenças infecciosas e pragas.

Descrição e peculiaridades da planta

Uma orquídea da espécie cambria é um híbrido criado artificialmente, não existe no ambiente natural. Características externas da flor:

  • a formação de pseudobulbos convexos;
  • folhas estreitas e alongadas de cor verde escura;
  • as flores têm forma variada, na maioria das vezes redondas ou em forma de estrela;
  • diâmetro da flor - até 10 cm;
  • qualquer cor, incluindo variegada, mas na maioria das vezes vermelho, amarelo, marrom, roxo.

A principal característica que distingue as espécies do Cambriano das demais orquídeas é o desenvolvimento dos brotos. Outra característica notável é o formato de estrela das pétalas, pelo que a planta é chamada de asterisco.

Principais variedades

A espécie cambriana é dividida em muitas variedades. Abaixo estão os mais populares.

Colmanara

A orquídea é obtida pela combinação de 3 espécies. Os brotos se estendem até 50 cm e as flores são caracterizadas por uma variedade de formas e cores.

Wuilstekeara

A variedade se distingue por longos brotos de floração, nos quais existem de 5 a 20 flores grandes de cor amarela, vermelha escura e vermelha clara. A planta floresce por dois meses. A floração começa no final do inverno.

Burrageara

Híbrido com grandes flores vermelhas obtidas pela combinação de 4 espécies.

Beallara

A variedade, criada pela combinação de 4 espécies, distingue-se por flores variegadas em forma de estrela.

Degarmoara

Os brotos atingem 10 cm e as flores são caracterizadas por uma variedade de formas e cores. A floração ocorre o ano todo.

 As flores são caracterizadas por uma variedade de formas e cores.

Odontocidium

Os rebentos de floração longa produzem até 50 flores pequenas. A cor é variada, prevalecem diferentes tons de vermelho e amarelo. Floração o ano todo.

Odontioda

Variedade com flores amarelo-avermelhadas. Floresce o ano todo.

Condições de detenção

Cambria não é caprichosa. Mas para o pleno desenvolvimento e floração abundante, é necessário fornecer à planta as melhores condições de armazenamento.

regime de temperatura

Para que a orquídea cambria se desenvolva normalmente, ela é mantida a uma temperatura de + 16-20 ° C. Cambria é termofílica, mas reage dolorosamente ao calor, retarda o crescimento. Flutuações noturnas de temperatura são inaceitáveis. A diferença entre as temperaturas diurnas e noturnas não deve exceder 5°C.

Nos meses de inverno, a temperatura na sala onde a orquídea está localizada não deve ser inferior a + 15 ° C. E não importa se a planta floresce ou descansa.

umidade do ar

A orquídea cambria não é caprichosa em termos de umidade do ar.Se o vaso estiver próximo ao radiador de aquecimento, a umidade do ar deve ser aumentada artificialmente. Para isso, um recipiente cheio de água é colocado ao lado da flor.

A pulverização regular da folhagem também é benéfica para a orquídea. Porém, ao borrifar com água, o borrifador deve ser mantido afastado da planta para que grandes gotas não fiquem nas folhas, o que pode causar o aparecimento de manchas amarelas.

Iluminação

Cumbria precisa de luz, deve estar em uma sala bem iluminada. No entanto, a luz deve ser difusa; a luz solar direta não deve ser permitida na orquídea. A intensa luz ultravioleta queima a superfície da folha, causando amarelecimento. O local ideal para uma orquídea é uma janela para o oeste ou leste.

Cumbria precisa de luz, deve estar em uma sala bem iluminada.

Com a falta de luz natural nos meses de inverno, os fitolâmpadas devem ser instalados. Mas se a planta estiver em estado de dormência, não é necessário incomodá-la com luz adicional. As horas ideais de luz do dia para uma orquídea são de 10 a 12 horas.

Priming

Para o cultivo de orquídeas, é adquirido solo especial, que inclui:

  • pedaços de musgo esfagno;
  • casca de pinheiro picada;
  • uma pequena quantidade de carvão para evitar a oxidação do substrato;
  • argila expandida como aerador.

cômoda

A fertilização começa quando os brotos jovens aparecem na orquídea e termina quando a fase de floração começa. Cambria tem um sistema radicular fino e sensível.Para não ferir as raízes, são preparados fertilizantes de baixa concentração: para a solução levam 2 vezes menos medicamento do que o indicado na embalagem.

A orquídea é alimentada no máximo 2 vezes por mês. O vaso é imerso em uma tigela de solução nutritiva.

rega

Regue a planta quando o substrato secar. Durante os meses de verão, a rega é geralmente feita uma vez por semana. Com o início do inverno, a frequência da rega é significativamente reduzida. A rega é realizada pelo método inferior: o vaso é colocado em uma bacia com água. Use apenas água decantada e ligeiramente morna.

Recursos de cuidados sazonais

A peculiaridade da orquídea cambriana é que ela não possui uma fase dormente pronunciada; com bons cuidados, pode florescer o ano todo. Além disso, brotos de flores saem alternadamente: um desaparece, o outro aparece. Portanto, a floração é praticamente contínua.

Primavera

Com o início da primavera, a orquídea parada no parapeito da janela deve ser protegida da luz solar direta. Se a temperatura na sala não exceder 18-20 ° C, não é necessário hidratar abundantemente a flor.

Com o início da primavera, a orquídea parada no parapeito da janela deve ser protegida da luz solar direta.

Verão

Durante os meses de verão, as delicadas folhas da orquídea protegem contra a luz solar direta. A temperatura ideal de verão para uma planta não é superior a +25 ° C. Se estiver quente, umedeça o ar ao redor da flor. Para pulverizar, use um frasco de spray finamente disperso. No verão, a orquídea pode ser levada para a varanda ou para o quintal. Local onde não haja correntes de ar, onde não caiam gotas de chuva e luz solar direta.

Outono

Com o início do outono, a flor começa a não ter luz solar. Cambria pode entrar em uma fase de repouso, ou pode permanecer em estado ativo, liberando hastes florais.No primeiro caso, a planta não é perturbada por iluminação adicional; no segundo, são instalados fitolamps.

Inverno

Se a cambria continuar a florescer nos meses de inverno, a iluminação artificial é obrigatória. A temperatura ideal do ar no inverno para uma planta é de 16 a 20 ° C.

Como cuidar durante e após a floração

Cambria floresce mais ativamente no outono e no inverno. Na primavera-verão, pseudobulbos se formam nos brotos, pedúnculos emergem dos seios das folhas. Para que a floração de inverno seja bonita e completa, deve-se usar fitolâmpadas.

Para que a orquídea libere mais ativamente os brotos de floração, a frequência da rega é reduzida durante a fase de formação do pseudobulbo.

Quando o pseudobulbo é formado, a planta não é umedecida por duas semanas. Regou mais, mas não abundantemente. Essa sequência de ações garante o florescimento exuberante da orquídea. A rega é retomada no mesmo volume depois que os pedúnculos emergem dos seios das folhas. O excesso de água no final da estação de crescimento pode impedir que a cambria floresça.

Plantando e transplantando

Nas lojas, geralmente é usado um substrato temporário. Portanto, após a compra, é aconselhável transplantar a flor para um solo de alta qualidade. Mas você não deve fazer isso imediatamente, deixe a cambria descansar por algumas semanas, ajustando-se às novas condições. Cambria não gosta de transplantes, é muito estressante para ela. Portanto, a orquídea é transplantada no máximo uma vez a cada 3-4 anos. Mas você não pode prescindir de transplantes: em primeiro lugar, o solo perde nutrientes e, em segundo lugar, as raízes crescem, começam a crescer nos orifícios de drenagem.

Para o transplante, pegue um vaso de plástico ou cerâmica, mas opaco. Ao contrário de outras orquídeas, Cambria não tolera luz solar em suas raízes. O novo pote deve ser alguns centímetros mais longo que o antigo. Os pseudobulbos da orquídea transplantada não são polvilhados com terra. A planta é deixada sozinha por algum tempo. A rega após o transplante é retomada uma semana depois.

 Cambria não gosta de transplantes, é muito estressante para ela.

Resolvendo problemas comuns de crescimento

Cultivadores inexperientes, ao cultivar orquídeas cambrianas, enfrentam muitos problemas, que devem ser eliminados imediatamente para não destruir a planta.

erros de cuidado

Muitos problemas estão associados ao não cumprimento das regras de cuidado com as flores.

Rugas de pseudobulbo

Isso se deve à falta de umidade ou ao apodrecimento do sistema radicular. No primeiro caso, é necessário normalizar o regime de irrigação, no segundo - retirar a planta do substrato, retirar as raízes podres.

Crescimento da escada

Isso é um sinal de que não há espaço suficiente para as raízes no vaso. O transplante para um vaso maior é necessário. Para apoiar a parte aérea, um suporte é colocado.

quebra de pseudobulbo

O problema é o transbordamento do substrato em baixas temperaturas e a falta de iluminação. A solução passa por normalizar o nível de iluminação, os indicadores de temperatura e o regime de rega.

As folhas ficam brancas, engrossam ou mudam de cor

Isso geralmente acontece com excessos. Cambria é extremamente sensível ao excesso de nutrientes. Portanto, os fertilizantes são usados ​​\u200b\u200bcom cuidado, uma solução fracamente concentrada é preparada.

folhagem amarela

O problema está associado ao impacto direto dos raios ultravioleta nas chapas metálicas. Necessário sombreamento. A planta é reorganizada em um local com iluminação difusa.

pragas

Na maioria das vezes, a cambria sofre ataques de carrapatos, pulgões e cochonilhas.

Na maioria das vezes, a cambria sofre ataques de carrapatos, pulgões e cochonilhas.

Aranha

Sinais de danos - uma teia de aranha na parte inferior das placas das folhas, manchas escuras nas folhas. O tratamento consiste no uso de inseticidas fortes - Fitoverm, Actellik, Confidor. Para evitar danos causados ​​por carrapatos, a planta é tratada periodicamente com uma solução de sabão neutro.

Escudo

Sintoma - cobrindo a superfície das hastes com pequenas manchas marrons. Os insetos são removidos dos brotos manualmente com um cotonete, enxugado com água e sabão. Os inseticidas são de pouca ajuda, pois as pragas adultas são protegidas de influências externas por uma casca.

pulgão

Pequenos insetos sugam o suco da planta, o que retarda seu desenvolvimento. Uma solução de sabão é um meio eficaz de controle e prevenção. Em um caso avançado, inseticidas são usados. Os pulgões não gostam de cheiros cítricos, então você pode colocar raspas de limão ou laranja na superfície do substrato. Na prevenção, é importante manter uma umidade do ar ideal.

doenças

Com atendimento de má qualidade e assistemático, Cambria adoece.

antracnose

Doença fúngica que ocorre com excesso de umidade e falta de ventilação. Sintoma - manchas nas folhas que crescem, escurecem e ficam cobertas com uma flor rosada.Combata a infecção com fungicidas. Para profilaxia, a sala é ventilada regularmente, o líquido acumulado é removido dos seios da folha após a pulverização com cotonete ou guardanapo.

Oídio

A doença fúngica, acompanhada pelo aparecimento de uma placa esbranquiçada nas placas foliares, ocorre com umidade excessiva. Os fungicidas são usados ​​para controlar o fungo.Se não for tratada, a planta morre.

Ferrugem

Uma infecção fúngica perigosa na qual as folhas ficam cobertas de manchas vermelhas. Partes doentes da planta são cortadas. Locais de cortes são tratados com 25% de álcool. Trate a infecção com fungicidas Skor, Ridomil.

Ressuscitação de uma orquídea sem raízes

Cambria é uma daquelas espécies que podem ser salvas mesmo depois que todas as raízes morreram. A planta moribunda é retirada do substrato, as raízes podres são cortadas, os cortes são tratados com carvão triturado.

Cambria é uma daquelas espécies que podem ser salvas mesmo depois que todas as raízes morreram.

A orquídea é colocada em um recipiente com água, no qual é adicionado um estimulador de crescimento radicular de acordo com as instruções. Quando as primeiras raízes aparecem, a planta é plantada em solo nutritivo.

a reprodução

A orquídea cambriana se multiplica por divisão da planta ou por filhos.

Divida o mato

O procedimento é realizado ao transplantar uma planta. Eles agem de acordo com o seguinte algoritmo:

  • a planta é retirada do vaso, o torrão de terra é sacudido;
  • as raízes são examinadas, raízes doentes e podres são cortadas;
  • a planta é dividida em duas ou mais partes;
  • as fatias são lubrificadas com uma solução de carbono ou manganês;
  • cada flor é plantada em um recipiente separado.

Crianças

Os brotos resultantes, assim que várias folhas crescem neles, são separados da planta-mãe. As crianças são colocadas em água na qual um estimulador de crescimento radicular é dissolvido. Depois que as raízes aparecem, as plantas jovens são plantadas em vasos.

Dicas e truques adicionais

Cultivar uma orquídea cambriana não é difícil, mas as recomendações abaixo devem ser consideradas:

  1. Não estimule a floração de uma orquídea jovem. Você tem que dar tempo para ficar mais forte.
  2. É categoricamente impossível umedecer a planta colocando-a no chuveiro.
  3. Cumbria não tolera correntes de ar. Mas é imperativo ventilar a sala onde cresce.
  4. Se a flor estiver na janela sul, então o sombreamento é usado - papel fino ou gaze é preso ao vidro.
  5. Não transplante a orquídea durante a fase de floração.
  6. É aconselhável transplantar a flor pelo método de transbordo, sem ferir as delicadas raízes.

Cambria é uma bela orquídea que se tornou popular devido à sua natureza não caprichosa e floração durante todo o ano. As regras de cuidado são padrão para orquídeas, reprodução e medidas preventivas não são difíceis.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha