Regras para plantar e cuidar de fatsia em casa

Os floristas se apaixonaram por Fatsia por seu rápido crescimento, reprodução e aparência atraente. Pilares, vitrines, paredes, mesas são decoradas com arbustos perenes com folhas regulares. A planta é utilizada em ambientes internos como elemento decorativo por causa das folhas, semelhantes ao bordo. De acordo com as regras do Feng Shui, Fatsia protege a casa das forças do mal, influências negativas externas e traz prosperidade aos seus proprietários. Você pode melhorar o ambiente da casa, purificar o ar dominando as regras de cuidado com a gordura em casa.

Descrição e peculiaridades da planta

Fatsia é uma erva popular em países do sudeste como Japão, Coréia, Taiwan e Nova Zelândia.

Anteriormente, a arália japonesa era usada para plantar árvores em áreas sombreadas, mas no final do século 19 uma variedade de planta separada foi identificada, renomeando-a como fatsia.

A flor foi trazida para o território da Europa na década de 1930, com o tempo foi trazida para os países do Extremo Oriente, florestas mistas de coníferas. A planta cresce até 150 cm, coberta por uma copa fofa com folhas grandes (30-35 cm). A forma das folhas é original - primeiro são arredondadas, depois são divididas em pétalas, afiadas.

A placa foliar da planta é caracterizada por sua densidade, brilho e cor verde brilhante. Fatsia se distingue pela folhagem a céu aberto com estranhas inflorescências brancas ou esverdeadas em forma de guarda-chuva. Durante a polinização, as bagas começam a adquirir uma cor preto-azulada, mas não amadurecem totalmente.

A arália japonesa é ligeiramente venenosa. Pessoas com alergias são aconselhadas a proteger as mãos com luvas de borracha durante o transplante para evitar o contato com a gordura.

Os floristas se apaixonaram por Fatsia por seu rápido crescimento, reprodução e aparência atraente.

variedades populares

Fatsia tem uma paleta de espécies modesta. Os criadores criaram uma variedade de variedades, híbridos da planta para uso como elemento decorativo no design de uma sala.

teia de aranha

A planta é caracterizada por folhas cinza-esverdeadas com veias brancas longitudinais, o padrão lembra uma teia de aranha branca. A copa é coberta por folhas de palmeira lobuladas em forma de bola com um diâmetro de 35-40 cm.

A copa é coberta por folhas de palmeira lobuladas em forma de bola com um diâmetro de 35-40 cm.

Samurai

A planta desta variedade cresce até 140-150 cm em 2-3 anos após o plantio. As folhas são lisas, verdes brilhantes, em forma de estrela. O samurai mantém uma aparência apresentável durante todo o ano. Graças à folhagem brilhante, os frutos azuis escuros da fatsia decoram os terraços, para serem integrados nas composições do jardim.

Variegado

Um espécime adulto de fatsia cresce até 80-90 cm, tem folhas largas e brilhantes com lóbulos espirais.Uma característica distintiva da Variegata é considerada um tom de manchas verdes e esbranquiçadas na folhagem.

Uma característica distintiva da Variegata é considerada um tom de manchas verdes e esbranquiçadas na folhagem.

Moseri

A planta é caracterizada por um crescimento lento, o arbusto cresce até 50-60 cm. A planta adulta tem uma copa densa e densa com pecíolos curtos, folhas verde-escuras. Moseri é exigente quanto às condições de manutenção e conservação - é colocado em um aquário para criar um microclima úmido e uma temperatura estável.

lisa

Para criar um híbrido, os criadores cruzaram fatsia com hera comum. A nova subespécie tem um caule longo de 4,5 a 5 m de altura, com folhas verdes escuras de cinco lóbulos. Devido ao seu alto crescimento e copa exuberante, a planta precisa de suporte.

Devido ao seu alto crescimento e copa exuberante, a planta precisa de suporte.

Anneliese

A clorofila nas folhas está contida em baixa concentração - por isso elas não são verdes, mas amarelo-âmbar com um padrão esverdeado.

Nishiki

As folhas de Nishiki se assemelham às do bordo de outono amarelado devido aos padrões de limão amarelados.

As folhas de Nishiki se assemelham às do bordo de outono amarelado devido aos padrões de limão amarelados.

Condições de detenção

Segundo o Dr. Hession, Fatsia é caracterizada por uma detenção despretensiosa. Ele recomenda fornecer à flor ar fresco, luz difusa. Seca e umidade excessiva têm um efeito prejudicial na planta. Fatsia é muitas vezes referida como uma castanha japonesa caseira devido à semelhança da coroa. Existe uma semelhança, a diferença é apenas no tamanho, na taxa de crescimento.

Iluminação

A fatsia deve fornecer acesso ao ar fresco, para isso é colocada em locais bem ventilados. A localização do arbusto deve ser clara e sombreada. Uma planta verde escura é mantida na sombra; com uma cor verde brilhante das folhas, o vaso é colocado ao sol.

Os floristas recomendam colocar a fatsia no lado leste e oeste da sala. O vaso não é colocado no lado ensolarado, a parte norte é decorada com uma planta com copa monocromática. Para o verão, é colocado ao ar livre, sob um dossel/abrigo.

Os floristas recomendam colocar a fatsia no lado leste e oeste da sala.

umidade do ar

A irrigação da planta é realizada após a secagem da camada superior do solo em uma panela. Em setembro, a frequência da rega deve ser reduzida. No inverno frio, o solo raramente é regado, o principal é evitar que o substrato seque completamente. Se durante o inverno a fatsia estiver em uma sala quente, a irrigação não para, eles apenas despejam o excesso de água sob a panela 3-3,5 horas após a rega.

É importante lembrar que a fatsia é suscetível ao coma terroso, estagnação de líquido nas raízes. Quando o torrão de terra secar, as folhas caírem, será difícil recuperar sua vivacidade. Os floristas salvam o dia amarrando a folhagem, o que melhora parcialmente o estado do mato.

A planta se distingue por folhas grandes, elas precisam de umidade sistemática. A flor é borrifada com um borrifador de água decantada, limpa regularmente com um pano úmido. No verão, o arbusto é sistematicamente disposto com procedimentos de água, no inverno é umedecido de acordo com o regime de temperatura da sala.

A planta se distingue por folhas grandes, elas precisam de umidade sistemática.

Temperatura

Para fatsia, a melhor condição é a temperatura ambiente. O regime de temperatura ideal no período primavera-outono é de +17 ohDe a +24 ohC. À medida que a temperatura sobe, a frequência de rega é ajustada. Durante o descanso de inverno, o vaso com a planta é reorganizado em local fresco com temperatura de + 11-16 ohCOM. As variedades variadas exigem iluminação - são colocadas perto da janela ou iluminadas por lâmpadas.

Fatsia precisa ser abastecida com ar fresco, no verão não é suscetível a correntes de ar. Em meados de junho, o vaso é colocado na varanda, no terraço, no jardim.

É importante plantar a cultura em áreas sombreadas, evitando o sol escaldante.

Solo e capacidade

Para espécies selvagens, áreas com grande quantidade de húmus são adequadas. O solo deve ser de acidez normal ou baixa. Para manter o equilíbrio necessário da acidez da terra, você pode corrigir a situação de forma independente usando solo de plantio especial.

É preparado a partir de:

  • solo de gramado (2 porções);
  • húmus decíduo (1 porção);
  • areia (1 porção).

Na ausência dos componentes acima, um substrato pronto comprado na loja é usado para criar uma composição de solo... Os floristas recomendam substituir o solo caseiro por hidropônico. Ao transplantar, a fatsia é colocada em um novo recipiente, a parte superior do solo é retirada e coberta com substrato fresco. É importante colocar a drenagem corretamente: deve-se dar preferência a materiais de granulação grossa, encher o recipiente de drenagem em um terço.

Para transplantar uma fatsia jovem, o vaso é selecionado com 5 cm de diâmetro maior que o anterior. Ao escolher uma panela para fatsia, você deve dar preferência a panelas altas de diâmetro médio. Facilitará a colocação da drenagem sem reduzir a área de crescimento dos rizomas.

Recomenda-se escolher um vaso de cerâmica - é mais estável que um vaso de plástico, não tomba com o peso da planta.

Para transplantar uma fatsia jovem, o vaso é selecionado com 5 cm de diâmetro maior que o anterior.

cômoda

Fatsia é alimentada desde os primeiros dias de março a outubro em 10-15 dias. A cobertura é realizada com fertilizantes orgânicos e minerais adequados para plantas ornamentais de folha caduca. Com o início do inverno, a alimentação é interrompida.

período de dormência

Com o início do inverno, Fatsia entra em uma fase de dormência - a atividade vital diminui, o crescimento das folhas. A flor acumula líquido, consumindo-o com cuidado, portanto a irrigação é reduzida, a alimentação é interrompida.

Fatsia repousa em baixa temperatura. O quarto deve ser +15 ohDe ... +17 ohC. No inverno frio, a planta não é pulverizada, em temperaturas normais e altas, o arbusto é pulverizado com um borrifador.

Além do regime de temperatura ideal, a fatsia é exigente em iluminação. A panela é colocada perto da janela em um local escuro ou iluminado por fontes de luz artificial. Não é recomendado o uso de lâmpadas incandescentes - elas não são úteis, apenas emitem calor. Fatsia é iluminada por lâmpadas fluorescentes, retroiluminação LED e fitolâmpadas especiais.

Além do regime de temperatura ideal, a fatsia é exigente em iluminação.

Florescer

Em casa, as flores raramente se formam no mato. Na natureza, no final do outono e início do inverno, a Fatsia cresce com inflorescências em forma de guarda-chuva com flores esbranquiçadas.

Eles têm uma forma incomum, 5-6 pétalas pequenas, estames longos.

Cortar e moldar

O procedimento de poda fatsia é realizado 1 vez quando um espécime jovem é transplantado para criar a forma da folhagem. Os arbustos jovens são podados nos primeiros três anos. Espécimes antigos não precisam de poda - isso estraga sua aparência, reduz a atratividade da copa.

A Fatsia destaca-se pelo rigor na poda. É realizado 3-4 vezes ao ano, beliscando o topo. Podar a planta com cuidado, protegendo as mãos com luvas de borracha para evitar o contato com a seiva da flor.Espécimes comuns não precisam de suporte adicional; em alguns casos, as folhas caídas são moldadas com espaçadores.

Os arbustos jovens são podados nos primeiros três anos.

Recursos de cuidados sazonais

O número de regas, alimentando fatsia depende diretamente da estação.

Primavera

Da primavera ao verão, a fatsia é mantida em uma sala com temperatura de +18 ohDe ... + 21 ohC. De março a outubro, a planta é alimentada com aditivos minerais e orgânicos. O transplante é realizado uma vez a cada 2-3 anos em maio-junho.

O transplante é realizado uma vez a cada 2-3 anos em maio-junho.

Verão

No verão, a fatsia é levada para áreas sombreadas. A rega deve ser abundante com água macia e estável.

Outono

Desde o início de setembro, a planta é menos regada, a fertilização é reduzida.

Inverno

No inverno, é necessário fornecer iluminação brilhante, condições de temperatura fria (de +10 ohDe a +14 ohCOM). A frequência da irrigação, a umidificação é reduzida, a alimentação é aplicada com menos frequência.

A frequência da irrigação, a umidificação é reduzida, a alimentação é aplicada com menos frequência.

Como plantar e replantar

Durante o crescimento ativo, a fatsia com raízes é colocada em um recipiente grande, coberto com terra com um simulador de crescimento de rizomas. A frequência do transplante é determinada pela taxa de crescimento do arbusto, seu desenvolvimento. Plantas jovens com folhas e rizomas em crescimento ativo devem ser replantadas anualmente. A frequência de transplante de fatsias adultas é de 1 vez a cada 2-3 anos no início da primavera... Nesse caso, é importante remover a superfície do solo e substituí-la por uma nova composição de solo.

À medida que a planta cresce, o tamanho do vaso aumenta. Novos troncos são formados devido a processos basais.Para obter uma composição de solo levemente ácida e neutra, turfa, húmus e solo frondoso são misturados com areia e turfa.

a reprodução

Fatsia é caracterizada pela facilidade de reprodução, é criada por métodos vegetativos, a partir de sementes.

Estacas

O cultivo vegetativo de plantas é feito em etapas:

  • Em abril, o caule com o rebento é pré-cortado.
  • Para tratar a planta, é usado um agente de enraizamento de crescimento - ajudará as estacas a criar raízes.
  • Os brotos são aprofundados em uma panela com uma mistura de turfa e areia de 2-3 cm, coberta com celofane.
  • A panela é colocada em local aquecido com temperatura de + 25-26 ohCOM.

Os brotos enraizados da planta são plantados em recipientes individuais.

Os brotos enraizados da planta são plantados em recipientes individuais.

sementes

Para o cultivo, as fatsias são preenchidas com sementes frescas com alto índice de enraizamento:

  • Depois de secar as sementes, eles começam a preparar o substrato nutritivo - misturam o solo frondoso e gasoso com areia.
  • Regue o solo em uma panela, semeie as sementes, polvilhe com solo de 1 a 1,5 cm de espessura.
  • O recipiente é coberto com um saco plástico, colocado em uma área aquecida.

As folhas que aparecem são transplantadas uma a uma para o vaso.

Camadas

O tronco nu da planta é salvo com camadas de ar. O procedimento de criação ocorre em etapas:

  • O tronco é cortado ao longo da linha longitudinal.
  • O local do corte é coberto com esfagno, impregnado com estimulador de crescimento e fixado com papel alumínio.
  • É necessário manter o teor de umidade do esfagno.

Depois que as raízes germinam e o sistema radicular cresce, o topo da planta é cortado da planta e plantado em um novo vaso.

Depois que as raízes germinam e o sistema radicular cresce, o topo da planta é cortado da planta e plantado em um novo vaso.

Resolver problemas comuns

Cuidados escolhidos incorretamente, a frequência da rega pode causar uma série de problemas para a planta.

erros de cuidado

O motivo do murchamento das folhas pode ser rega insuficiente, temperatura excessivamente alta. A secagem e o enrugamento da folhagem ocorrem devido ao nível insuficiente de umidade na atmosfera. Ao sol, as folhas da fatsia ficam cobertas de queimaduras, manchas claras.

O motivo do murchamento das folhas pode ser rega insuficiente, temperatura excessivamente alta.

doenças

A planta é frequentemente afetada por infecções fúngicas e virais, fazendo com que a folhagem seque. Devido à podridão cinzenta, as folhas da antracnose secam, ficam marrons e caem.

pragas

Fatsia não é resistente à podridão cinzenta, ácaros vermelhos, pulgões, cochonilhas, moscas brancas, cochonilhas. Eles são removidos com uma esponja com sabão, ao criar parasitas, eles são removidos com Aktellik, Aktaroy, Karbofos.

Fatsia não é resistente à podridão cinzenta, ácaros vermelhos, pulgões, cochonilhas, moscas brancas, cochonilhas.

Dicas e truques adicionais

Fatsia é caracterizada por uma rápida adaptação a diferentes ambientes, um curto período de descanso. No inverno, não é necessário criar um certo microclima na sala. A seca prolongada é um fator prejudicial para as plantas perenes. A principal condição para o crescimento de uma planta é considerada irrigação moderada.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha