Como pintar rapidamente uma cerca de metal, a escolha da composição e as regras de aplicação
Uma cerca de metal é durável, confiável, estética, mas, como uma cerca de madeira, precisa de proteção contra fatores adversos. A escolha de composições de coloração para metal é grande, a tinta deve dar à superfície uma aparência decorativa, ser resistente a temperaturas extremas e precipitação e proteger contra processos de corrosão. Existe uma tecnologia clara de como pintar uma cerca metálica, ela deve ser seguida passo a passo para atingir o resultado desejado.
Contente
- 1 Requisitos básicos para a composição de coloração
- 2 Tipos de tintas adequados
- 3 Como escolher o primer de tinta certo
- 4 Variedades de ferramentas de pintura
- 5 Etapas da pintura de uma nova cerca com as próprias mãos
- 6 Como remover corretamente a tinta (LCP) de uma cerca velha
- 7 O procedimento para aplicar tinta em uma cerca velha
- 8 Resolver problemas comuns
Requisitos básicos para a composição de coloração
Ao escolher uma tinta, é dada especial atenção a duas características: resistência às variações de temperatura e capacidade de adesão (o grau de adesão a uma superfície metálica).
A correspondência das diferentes composições de coloração com os requisitos especificados é mostrada na tabela:
| tipo de tinta | Conformidade | Inconsistência |
| alquídico | excelente aderência | perda de estabilidade com o aumento da temperatura |
| óleo | resistência à humidade e ao sobreaquecimento até 80°C | queima rapidamente, rachaduras |
| acrílico | forte adesão por um longo tempo, sem desgaste e rachaduras, propriedades anticorrosivas pronunciadas | |
| universal | excelente aderência com revestimento de imperfeições da superfície, resistência ao estresse mecânico e a todos os fatores climáticos, é permitido pintar uma cerca de metal não preparada |
Para pintar uma cerca de metal não ferroso, é aconselhável levar acrílico ou uma composição à base de solvente orgânico. Para superfícies galvanizadas, os compostos acrílicos e alquídicos são ideais. As tintas a óleo e anticorrosivas são boas para uma cerca de metal ferroso.
Se você deseja pintar sua cerca em estilo antigo, pode usar acrílico com efeito de latão, bronze ou cobre. Além disso, para obter o efeito da antiguidade, você pode aplicar verniz crepitante, estalando quando seco.
Tipos de tintas adequados
É difícil escolher a tinta certa, pois a escolha no mercado da construção é ampla. Ao comprar, você deve se familiarizar com as características técnicas e composição. Você deve adquirir um corante adequado para a superfície a ser pintada.
Ferreiro
Tinta universal que adere de forma confiável a qualquer superfície metálica, incluindo colorida, galvanizada, ferro fundido, aço. Se você pintar uma cerca com tinta de ferreiro, sua vida útil sem o menor traço de corrosão será de pelo menos 10 anos. A superfície pintada é protegida de forma confiável contra arranhões, umidade, radiação ultravioleta e fortes flutuações de temperatura.

A tinta de ferreiro está disponível com efeito bronze, cobre, ouro, prata, platina, bem como com tonalidade esverdeada, dando o efeito da antiguidade. Após a compra da tinta de ferreiro, é aconselhável adquirir solvente e primer do mesmo fabricante. Quando usados juntos, os materiais tornam o revestimento o mais forte e brilhante possível e melhoram a adesão.
Molotkovaya

Outra opção universal para revestimento de metal é recomendada para cercas afetadas por ferrugem de vários graus de intensidade.
Se você pintar uma cerca de ferro com tinta de martelo, sua aparência mudará, os defeitos da superfície serão suavizados. Visualmente, parece que a cerca é feita pelo método de forjamento artístico. Para pintar a cerca com composto de martelo, não é necessário aplicar primer primeiro, retire a camada oleosa. Excelente aderência e capacidade de neutralizar manchas de gordura. Mas você precisa pintar rapidamente, aplicando apenas uma camada, senão a superfície ficará esburacada, feia.
Graças ao seu efeito anticorrosivo, é possível pintar uma cerca enferrujada sem limpeza prévia. Os componentes ativos da composição impedem a propagação da ferrugem, protegem a superfície do metal dos efeitos negativos da umidade por pelo menos 10 anos.
Acrílico

O composto mais popular para pintar uma cerca de metal.
O acrílico adere bem a chapas perfiladas, ferro fundido, aço galvanizado, metais não ferrosos. É facilmente removido da pele, portanto, após o trabalho, basta lavar as mãos sujas. Muitos fabricantes produzem tinta acrílica de alta resistência, que não tem medo de estresse mecânico.
alquídico
Devido à sua excelente aderência, é ideal para revestir metais galvanizados. Cria um filme denso na superfície da cerca com alta resistência à umidade e ao atrito mecânico.

Vantagens da tinta alquídica - secagem rápida, aplicação uniforme. Porém, a composição contém uma porcentagem considerável de componentes tóxicos, por isso é impossível trabalhar sem respirador. A tinta alquídica também está incluída na categoria de risco de incêndio porque o querosene atua como um componente solvente.
Óleo
Você pode pintar uma cerca com tinta a óleo apenas como último recurso, se as possibilidades financeiras não permitirem a compra de um material mais adequado. Esta composição é ideal para trabalhos de acabamento de interiores, possui excelente resistência à umidade. Mas do lado de fora, sob a influência da radiação ultravioleta e de outros fatores climáticos, ela rachará e desbotará rapidamente.

Borracha
Um tipo de tinta acrílica, após a secagem, forma um revestimento elástico e elástico. Para criar o efeito de borracha, o látex de acrilato é adicionado ao acrílico, um coalescente é adicionado para formar um filme após a secagem e a água atua como solvente.

Cercas de alumínio, aço e galvanizadas podem ser pintadas com tinta de borracha.
Anticorrosão ou antiferrugem
Uma tinta universal que evita processos de corrosão pode ser usada para pintar uma cerca de ferro fundido, aço, metal não ferroso, bem como postes entre seções da cerca, chapas perfiladas e acessórios. Não é necessário aplicar primário ou desengordurar. A tinta é ideal para uma cerca em que a corrosão já começou, não permite que o processo destrutivo se desenvolva mais, o que prolonga a vida útil da estrutura.

Para testar as propriedades anticorrosivas de uma tinta, pode-se realizar um experimento:
- Pegue um pedaço de metal com o qual a cerca é feita. Pinte.
- Aguarde alguns dias para que o revestimento seque bem.
- Mergulhe o metal pintado em um recipiente com solução salina (10 colheres grandes por litro de água).
- Veja se aparecem processos de corrosão no metal.
Critérios para escolher a composição ideal
Ao escolher uma tinta adequada para pintar uma cerca, considere os seguintes critérios:
- o material do qual a cerca é feita;
- condições climáticas em diferentes estações do ano no território da cerca;
- um grau de adesão suficiente;
- resistência a influências externas;
- oportunidades financeiras;
- data de validade.
Como escolher o primer de tinta certo
A função do primer é proteger a superfície da cerca de fatores climáticos negativos e processos de corrosão. O material também torna a camada de tinta mais lisa e densa. A cerca é preparada antes da coloração.
Primers são usados:
- banda de rodagem - formando um filme denso com alta resistência a danos mecânicos e umidade;
- isolamento - alta resistência, resistente à umidade;
- passivação - resistente a variações de temperatura, proporcionando excelente efeito anticorrosivo;
- fosfatação - formação de uma película de fosfato, aumentando a resistência, a resistência à corrosão e ao desgaste, utilizada para qualquer tipo de metal, mas somente após a limpeza da superfície.

Para pintar uma cerca de metal, são utilizados principalmente primers que são eficazes contra a corrosão e evitam a formação de ferrugem.
Variedades de ferramentas de pintura
Existem muitas ferramentas adequadas para pintar a cerca, cada um escolhe a que mais lhe convém. Geralmente eles usam um pincel, rolo ou pistola para pintar as cercas. As ferramentas podem ser usadas juntas, combinadas.
Rolar
Um rolo de pintura é a melhor opção se você precisar pintar uma superfície grande e uniforme. A ferramenta fornece cobertura uniforme, mas você precisará usar um pincel pequeno para retocar cantos, bordas e recortes.
O rolo não é usado para escorvar. Possuindo uma estrutura porosa, deixa as menores bolhas de ar na camada aplicada, devido às quais a ferrugem aparece gradativamente.

Escovar
A ferramenta mais comum está disponível em diferentes tamanhos e espessuras.Quando você compra um pincel, tem que dobrar as cerdas na mão. Se a ação mecânica fizer com que os cabelos caiam, não vale a pena comprar essa escova, caso contrário, a superfície da cerca ficará coberta de cabelos secos.

pistola de pintura
Uma pistola de pintura é a melhor opção para pintar rapidamente uma grande área. Nenhuma habilidade especial é necessária, a tinta é pulverizada da parte inferior da cerca para cima em um ângulo de 90 ° em relação à superfície.

Etapas da pintura de uma nova cerca com as próprias mãos
Para obter uma cerca bonita que durará muito tempo sem repintar, você precisa pintar de acordo com o seguinte algoritmo:
- Eliminar falhas. Limpe completamente a superfície de sujeira e poeira. Remova a camada gordurosa com um solvente. A cerca de metal galvanizado também deve ser tratada com amônia.
- Espere a superfície secar.
- Aplique um primer. Você pode usar um revestimento colorido que combine com a cor da tinta selecionada, isso dará à cerca uma cor mais intensa.
- Deixe o primer secar. Quando secar, veja se há alguma área descoberta. Cubra-os, espere que sequem completamente.
- Misture bem a tinta em uma jarra antes de usar. Se necessário, para obter a tonalidade desejada, misture formulações, mas de um fabricante.
- Use roupas de trabalho e equipamentos de proteção individual.
- Comece a tingir. Aplique uma demão, espere secar e depois uma segunda demão.
Como remover corretamente a tinta (LCP) de uma cerca velha
Para remover a camada antiga de tinta, são usados métodos diferentes:
- Manual, o mais lento e tedioso, mas o único aplicável a pequenos elementos de vedação. Raspadores usados, lixa, escova de cerdas de metal.
- Mecânico. Um método rápido, requer o cumprimento de precauções de segurança. Envolve o uso de um moedor, jato de areia, broca com um acessório de moagem.
- Químico. Produtos químicos são usados para dissolver a tinta velha e remover a ferrugem.
- Térmico. Um maçarico ou secador de cabelo industrial é usado para amaciar a tinta. A camada amolecida é raspada com um raspador. Você deve trabalhar em um respirador, pois as toxinas evaporam da tinta derretida.

O procedimento para aplicar tinta em uma cerca velha
Para pintar uma cerca velha:
- A tinta é bem misturada em uma jarra com qualquer dispositivo conveniente.
- Remova a camada antiga de tinta, limpe a superfície.
- Aplique um primer em várias camadas. Deixe secar.
- A primeira demão de tinta é aplicada. Para grades e postes é melhor usar um pincel, para cobertura contínua um rolo ou pistola. Deixe secar por pelo menos um dia.
- Uma segunda camada é aplicada.
Resolver problemas comuns
A tinta comprada em uma vasilha grande é inconveniente de usar, deteriora-se rapidamente e engrossa. É melhor despejá-lo em um recipiente menor. Isso tornará o trabalho mais conveniente e reduzirá o consumo de material. Se for comprada tinta espessa, ela pode ser normalizada adicionando diluente. O principal é não exagerar, senão a composição vai perder a saturação da cor, vai ser ruim ir para a cama.
Uma pistola elétrica não é adequada para pulverizar composto de martelo, é melhor usar uma pneumática para esse fim. No entanto, um pulverizador de ar não suporta a aplicação de tintas acrílicas, de borracha e outras tintas densas e não podem ser diluídas, portanto, você não pode ficar sem um rolo.
Você precisa começar a trabalhar ao ar livre quando a temperatura é de +5 a +25 °C, a umidade não excede 80%. Caso contrário, a condensação cairá sobre a cerca e a ferrugem logo se formará.
Se a cerca estiver muito enferrujada, é mais fácil se livrar dela, instale uma nova. Se a ferrugem está apenas começando a se espalhar, ela é removida com um agente químico, de acordo com as instruções, ou mecanicamente, usando lixa, lixa ou escova de aço . Se depois de abrir a caixa descobrir que a tinta dentro formou grumos ou ficou coberta por uma película densa, a compra deverá ser descartada. Não funcionará bem pintar a cerca com essa composição.


