As 6 principais variedades de ficus de borracha, plantio e cuidado em casa
Os hóspedes dos trópicos podem facilmente se instalar nos apartamentos e decorar as instalações com eficiência. Ficus de borracha é uma das plantas de casa mais populares e amadas. Cresce rápido, tem folhagem brilhante e aspecto exótico. Considere que tipo de cuidado é necessário em casa para o ficus de borracha, que variedade escolher, como evitar problemas no cultivo.
Contente
Descrição e características da planta
A pátria da planta da amoreira são os trópicos da Índia, Nepal, Sumatra, onde a Ficus elastica cresce até 30 metros. O ficus emborrachado ou emborrachado cresce rapidamente em condições internas (40 a 60 centímetros por ano), mas não ultrapassa 2 a 3 metros.Você pode ajustar a altura do arbusto aparando-o.
A beleza da planta está na folhagem coriácea brilhante, que confere ao arbusto um efeito decorativo. As folhas são alongadas, com ponta pontiaguda, dispostas alternadamente. As folhas jovens são encerradas em estípulas de cor marrom-avermelhada, que secam e caem imediatamente após o desdobramento da placa.
Nota: Ficus foi cultivado em casa por causa do suco leitoso (borracha) usado para a produção de borracha.
variedade varietal
Em casa, são criadas muitas variedades de ficus, que possuem folhagem decorativa, adequada para condições de ambiente.
decorado
Esta espécie possui folhagem grande e larga com uma leve curvatura na ponta.
A nervura central avermelhada atinge o meio da folha.
Doscheri
Ficus com folhagem estreita e uma tonalidade verde-acinzentada ou verde-creme manchada.
Variedade rara e muito decorativa.
Robusto
Um homem bonito com rica folhagem verde - densa e carnuda.
Mesmo um florista novato pode cultivar Robusta.
Príncipe Negro
Os amantes de plantas escuras escolhem o Príncipe Negro.
A folhagem é grande, arredondada.
Variegado
Ficus com lindas manchas nas folhas.
Cresce até 2 metros.
tricolor
Um ficus variegado, a folhagem combina tons de creme, branco e verde.
Os padrões de folhagem aparecem apenas com iluminação suficiente.
Como cuidar adequadamente de uma flor em um apartamento
Existem algumas diferenças nas características de cuidado de diferentes variedades de ficus. Aqui estão as regras básicas que garantirão o rápido crescimento e o efeito decorativo do arbusto.
Escolha e localização do vaso
Regras básicas para colocar o ficus:
- troca regular do vaso com o crescimento do mato;
- é permitido crescer em uma sala de qualquer orientação - no lado norte, eles são colocados no peitoril da janela, o tule e as cortinas são removidos;
- no lado ensolarado, o ficus fica sombreado no meio do dia;
- Espécies variegadas precisam de sol durante boa parte do dia.
Ficus não tolera correntes de ar, retarda o crescimento com frequentes mudanças de local.
Temperatura e iluminação
O ficus cresce bem em temperaturas moderadas de 20-25 °, no inverno é melhor reduzir o indicador para 14-16 °. Raios de luz dispersos são ideais para fichas. Durante o sol quente (11-16 horas), a cultura fica sombreada. Variedades variegadas precisam de sol.
umidade do ar
Se a panela não estiver localizada perto de um radiador quente, não é necessário borrifar a ficus. Basta limpar a folhagem regularmente com uma esponja úmida.

Requisitos de solo
A melhor escolha é uma mistura de vasos pronta para usar para ficus.Você mesmo pode preparar o solo para o plantio - uma mistura de areia, húmus, turfa e solo nutritivo. Para arbustos maduros e pesados, o solo deve ser mais denso.
Modo de rega e pulverização
Ficus não gosta de excesso de umidade - a rega é realizada quando a terra da panela seca até o meio do recipiente.
Referência: regar com água sedimentada no máximo uma vez por semana, quando a estação de crescimento congela - uma vez a cada 10-14 dias.
Recursos de conteúdo no inverno
O período de dormência com desaceleração da vegetação começa em outubro. O recipiente com a flor é transferido para uma sala fria (13-18 °), regada a cada 10-14 dias.
Cobertura e fertilização
Durante a estação de crescimento (abril-setembro), a planta é alimentada alternadamente com fertilizantes minerais e orgânicos a cada 15 a 20 dias.
Use complexos minerais prontos com infusões de nitrogênio e esterco.
Florescer
Na maioria dos casos, não é possível obter a floração do ficus dentro de casa, mas os floricultores não ficam chateados - os botões não são particularmente decorativos. Ficus adultos poderosos geralmente florescem apenas em jardins de inverno.

Como podar corretamente
Um arbusto de crescimento rápido requer poda regular, é importante conhecer o tempo e as regras básicas.
Precisar
Por que o ficus precisa de poda:
- controle o tamanho - a altura do arbusto;
- para o desenvolvimento de rebentos laterais, dando densidade à copa;
- para estimular o crescimento das folhas das gemas laterais.
Se você não podar, o ficus se estende para cima, tem ramificações fracas, a parte inferior do tronco perde a folhagem e fica nua.
Ferramentas necessárias
Para o trabalho você vai precisar de:
- uma faca afiada de lâmina curta (jardim);
- podador ou tesoura;
- luvas e óculos.
As ferramentas são pré-desinfetadas, as mãos são protegidas com luvas. O suco de ficus é venenoso, pode causar envenenamento, alergias.
Horário recomendado
A poda começa quando o ficus atinge 70-80 centímetros. A melhor época é a primavera, quando a vegetação exuberante ainda não começou. O arbusto podado deve crescer brotos laterais durante a estação, ou seja, ativar as gemas laterais.
Instruções passo a passo
Como cortar:
- preparar e desinfetar instrumentos;
- o arbusto é encurtado cortando a ponta - de 3 a 4 folhas, ou seja, até 15 centímetros;
- brotos grossos são cortados em um ângulo de 45 °, finos - retos;
- corte os brotos laterais em excesso e curvos, dê simetria à planta, sem engrossar.

As seções são desinfetadas com carvão ativado triturado, o ficus é removido do sol forte.
Corrigir problemas básicos de crescimento
A desaceleração do crescimento e a deterioração da aparência da planta exigem uma adaptação dos cuidados. Vamos dar uma olhada em problemas comuns.
amarelecimento das folhas
A folhagem fica amarela quando o ar está muito seco, quente (no inverno devido aos aquecedores), sol quente direto, falta de fertilizantes nitrogenados. É necessário escolher um local adequado para a planta, alimentá-la.
Folhagem
O arbusto perde folhagem por vários motivos:
- podridão radicular - reduza a rega, transplante;
- nutrição insuficiente - ajuste a alimentação, aumente o pote, substitua o solo.
A má drenagem do solo é uma causa comum de queda de folhas. Furos adicionais são feitos nos recipientes, uma camada de argila expandida é colocada.
Problemas de crescimento e desenvolvimento
A vegetação congela por vários motivos - apodrecimento das raízes devido ao excesso de umidade (normalizar a rega), falta de nutrientes (adubo), vaso muito pequeno (enxerto), pouca luz (reorganize mais perto da janela).
Doenças e pragas
Ficus de borracha não é muito suscetível a doenças - as raízes às vezes apodrecem com rega excessiva. O tratamento com fungicidas será necessário. Das pragas, a bainha e o ácaro-aranha atacam com mais frequência do que outras.

Aranha
A princípio, teias de aranha e ácaros são quase imperceptíveis, agrupados na parte inferior da folhagem e caules. Com uma infecção maciça, as folhas secam e murcham ao longo da borda, a estação de crescimento é interrompida.
Escudo
As pragas são removidas com tampões, o arbusto é tratado com uma solução de sabão em pó ou pó de tabaco. Em caso de infecção grave - inseticidas, transplante.
Recursos de transplante
Ficus jovens são transplantados a cada ano; para plantas adultas, um transplante em 3 anos é suficiente. Eles escolhem um vaso 4-5 centímetros maior que o anterior, retiram a planta com cuidado e transferem para um novo recipiente. Os vazios são preenchidos com solo fresco. Se for impossível transplantar o velho ficus, o topo do solo é trocado uma vez por ano.
formação da coroa
Um arbusto de ficus pode ser personalizado se você moldar a guirlanda de uma maneira especial. É preciso perseverança, paciência e tempo.
Método de colheita
Se o ficus for ramificado, a poda pode dar a forma desejada. Eles trabalham com luvas, lavam o suco com um pano úmido.
não corte
Existem vários truques que podem ajudar a ativar o crescimento das hastes laterais e deixar o arbusto exuberante:
- para o crescimento do caule lateral, a ponta é dobrada, fixada de forma que a gema desejada fique na ponta, quando dela sai um broto, a planta é solta;
- o crescimento dos rebentos laterais é estimulado pela picada com uma agulha (em 1/3 do diâmetro do caule) do tronco, é assim que se consegue um crescimento ramificado e simétrico dos ramos;
- vire o lado direito em direção à luz e sombreie a outra parte do arbusto.

Para despertar os botões de ficus, é usada pasta de citocinina - um fitormônio de crescimento.
Tecelagem
Uma variante dos troncos de ficus trançados é uma trança, mas você pode trançar 2 ou 4-5 troncos. Estacas finas são plantadas em um vaso próximo a elas, que se entrelaçam à medida que crescem. Para evitar que os troncos desmoronem, eles são amarrados com arame.
Stam
A forma da haste da coroa é preferida por muitos produtores. Regras de treinamento:
- os galhos inferiores são removidos - a uma altura de 80-90 centímetros para recipientes de solo, 40 centímetros para o restante;
- aperte o topo;
- estimular o crescimento de brotos laterais.
As hastes laterais são encurtadas para arredondar o ficus.
Espiral
Para formar uma forma espiral do tronco, o ficus é liberado dos galhos e folhas inferiores, à medida que cresce, é enrolado no suporte instalado no vaso.
Arco
Ficus cresce até 80-90 centímetros e corta o topo. O tronco da ficus é dobrado em arco e amarrado na borda do recipiente. À medida que os botões que se tornaram superiores crescem, os brotos também se dobram e se prendem. Os galhos são desamarrados quando retêm a forma de arco especificada.
Cerca
Colete várias (pelo menos 5-8) mudas de ficus do mesmo tamanho e plante-as em um recipiente grande em uma fileira ou em um círculo a uma distância não superior a 10 centímetros. As coroas são cortadas da mesma forma para que a cerca fique simétrica.

Falso
Escolha 3 mudas finas e flexíveis do mesmo tamanho, plantadas em um vaso próximas umas das outras. Libere o fundo de galhos e folhagens. Trace-os cuidadosamente em uma trança, reforçando-os com linha de pesca, linha. A camada superior da pele é removida para que as hastes fiquem mais apertadas.
a reprodução
Para a propagação de plantas em casa, os melhores são os métodos vegetativos:
- folha com internódio - colocada em substrato de água ou solo;
- corte - use um broto superior ou lateral, retire as folhas inferiores, coloque em um recipiente com água ou terra;
- mergulhia aérea para espécies variegadas - é feita uma incisão no broto, coberta com musgo e um saco, quando as raízes aparecem, são cortadas e plantadas no solo.
Para acelerar a formação de raízes, são utilizados estimulantes ("Kornevin"), embora as raízes cresçam rapidamente e sem ele.
Sobre propriedades úteis
A folhagem da planta torna o ar da sala mais limpo, removendo compostos nocivos de fenóis e benzols. A medicina tradicional usa ficus para tratar:
- mastite;
- inflamação do sistema respiratório;
- articulações e coluna vertebral;
- doenças da cavidade oral;
- feridas, hematomas, furúnculos.
Na pátria do ficus de borracha, eles acreditam que a planta elimina a energia nociva da casa, ajuda a conceber um filho.
Erros comuns
Quando cultivada no peitoril da janela, a ficus costuma sofrer com o frio da janela e o ar quente das baterias. Um impacto agressivo leva à perda do efeito decorativo.Os radiadores devem ser cobertos com tela ou manta, não deixe a planta em correntes de ar, longe da luz solar direta.
dicas e truques
Os amantes de Ficus dão o seguinte conselho aos iniciantes:
- Após a poda, o ficus não é borrifado, nem encharcado, as feridas são tratadas com carvão.
- O alagamento é mais perigoso para uma planta do que a falta de umidade.
- Em ambientes secos com temperatura muito alta, é útil borrifar e limpar o arbusto com uma esponja úmida.
Os rebentos são finos e fracos se a planta carece de luz e nutrientes. Ao transferir para um recipiente grande, ajuda a sacudir um pouco do solo antigo e substituí-lo por um novo.
A floração do ficus é um fenômeno raro, mas os amantes apreciam a cultura por sua bela folhagem e efeito decorativo de arbustos. Ao moldar a coroa, você pode obter uma planta de aparência única, que vai decorar o apartamento com um visual exótico, o brilho de grandes folhas de um verde rico ou uma cor variada.




















