Qual cola é melhor para o pedestal e instruções de instalação passo a passo
Existem vários tipos de colas para rodapés, que diferem na sua composição e aplicação. Ao mesmo tempo, as unhas líquidas, independentemente do tipo de base, não só proporcionam uma fixação confiável dos produtos na superfície, mas também selam rachaduras. A crescente popularidade desses produtos também se deve ao fato de que esses adesivos simplificam muito a instalação de rodapés.
Vantagens e desvantagens de fixar o rodapé ao chão com cola
Ao fixar rodapés de plástico no chão, é melhor usar adesivos. Esta escolha deve-se ao facto de as unhas líquidas:
- não danificar mecanicamente a base, as paredes e o piso;
- fornecer fixação rápida e confiável;
- eles têm propriedades universais (podem aderir a quase qualquer superfície);
- crie uma conexão elástica e elástica que não deixa a umidade passar.
A principal desvantagem dos pregos líquidos é que as superfícies devem ser niveladas antes de colar os rodapés. Sem ela, a estrutura não ficará fixada na parede ou no piso.
Certos tipos de adesivos são usados para cobrir a junta entre os elementos individuais. Vários desses produtos podem ser pintados após a secagem.
preparação para o trabalho
Recomenda-se selecionar as ferramentas e a composição do adesivo levando em consideração o tipo de material do qual o elemento decorativo é feito. Você também pode usar esmalte líquido multiuso.
Ferramentas necessárias
A instalação de rodapés é realizada com as seguintes ferramentas:
- fita métrica (três metros é o suficiente);
- moedor (serra para metal);
- espátula de silicone com 4 centímetros de largura;
- martelo;
- cortador;
- arma de construção para unhas líquidas.
Devido ao fato de os rodapés serem fixados uns aos outros em ângulo, uma caixa de esquadria é usada para cortar.
Escolha unhas líquidas
Basicamente, pregos líquidos de acrílico e neoprene são usados para fixar os rodapés. Mas em alguns casos, outros tipos de cola serão necessários. Estes últimos incluem unhas líquidas de montagem (universal). Este tipo de cola é utilizado tanto para a fixação de rodapés de poliuretano como para a vedação de juntas. Este tipo de pregos de montagem é caracterizado por uma consistência densa e alto consumo. O adesivo universal não fornece uma vedação estanque, por isso não é usado em salas onde há possibilidade de vazamentos de água. Ao escolher a montagem das unhas líquidas, deve-se atentar para os materiais para os quais o produto é adequado.

O segundo tipo de adesivo é o encaixe. Este tipo de prego líquido contém componentes que fundem o poliuretano, garantindo assim uma fixação forte e firme do rodapé nos cantos. A cola de encaixe seca rapidamente, portanto, não é permitido mais do que meia hora para correção. A costura resultante não tem medo da exposição aos raios ultravioleta, mudanças de temperatura e leve encolhimento das paredes.
Os pregos de amarração caracterizam-se por uma consistência líquida, mas de menor consumo em relação aos pregos de montagem.
Para determinar a quantidade de cola necessária para fixar os rodapés, é necessário medir o comprimento total do perímetro do trabalho futuro. Ou seja, você precisa saber o comprimento e a largura da sala. Cada caixa com uma composição adesiva indica o consumo de material em metros corridos. Deve-se lembrar que as unhas líquidas são aplicadas ao longo de todo o comprimento do rodapé. Para evitar problemas de instalação, recomenda-se comprar 5-10% a mais de cola do que o necessário.
Acrílico
As unhas líquidas acrílicas têm as seguintes características:
- à base de água (encontrado na maioria dos tipos de adesivos);
- falta de olfato;
- tempo de secagem total - 24-48 horas;
- elasticidade aumentada.
A cola acrílica é utilizada principalmente para fixação de rodapés e outros produtos similares. Menos comumente, compostos desse tipo são usados para rejuntar costuras e juntas. Apesar do longo tempo de secagem, é possível nivelar a estrutura presa às unhas acrílicas líquidas em 20 a 30 minutos.

Esses adesivos são classificados nos seguintes tipos:
- Ordinário. Eles são aplicados em paredes niveladas e são caracterizados pelas propriedades descritas.
- Com substâncias hidrofóbicas. Eles são usados em condições de alta umidade.
- Fixação forte. Recomendado para colagem de objetos sólidos. Este tipo de adesivo acrílico endurece rapidamente e, portanto, o material pode ser usado para fixação em superfícies irregulares.
A principal desvantagem dos compostos acrílicos é que a cola não tolera contato prolongado com a umidade (a menos que sejam usadas unhas líquidas com aditivos hidrofóbicos). É melhor usar esses adesivos ao instalar rodapés.Isso ocorre porque o acrílico tem um coeficiente de expansão semelhante ao poliuretano. Ou seja, ambos os materiais reagem igualmente às mudanças de temperatura e outras influências ambientais.
Neoprene
Os adesivos de neoprene têm as seguintes características:
- base - borracha sintética e cloropreno;
- impermeabilidade;
- aumento da elasticidade;
- consistência viscosa.
Os adesivos de neoprene fornecem uma ligação mais forte do que os adesivos acrílicos. Além disso, em comparação com o último, essas unhas líquidas se fixam mais rapidamente (obter força suficiente não leva mais de cinco minutos). Embora os compostos de neoprene sejam mais utilizados para fixação de borracha, este produto também pode ser escolhido para a instalação de rodapés.
Instruções para instalação de rodapés
O adesivo universal é considerado ideal para a instalação de rodapés no chão. Esta opção é preferível, pois requer apenas a limpeza da superfície de trabalho da sujeira. Em alguns casos, as paredes e o piso precisarão ser limpos com álcool ou outro desengraxante. A superfície deve ser nivelada antes de iniciar o trabalho.

Bebida
A instalação de rodapés de madeira é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:
- O comprimento das paredes é medido em locais onde está prevista a instalação de rodapés.
- O plinto é cortado de acordo com as dimensões obtidas.
- As peças do plinto que são montadas nas juntas das paredes são cortadas em um ângulo de 45 graus.
- O adesivo é aplicado ao rodapé em ondas. Se for usado um produto compacto, várias gotas devem ser espremidas na superfície a uma distância de 5 centímetros uma da outra.
- Primeiro, o elemento mais longo é colado no canto mais distante.O plinto deve ser pressionado firmemente contra a superfície, mantendo-o por 2-3 minutos.
Os outros elementos de madeira são colados da mesma forma. A cola restante deve ser removida imediatamente com um pano ou espátula de borracha. Costuras nos cantos e costuras devem ser limpas com massa ou unhas líquidas.
Plástico
A principal dificuldade em trabalhar com elementos decorativos de plástico é que é necessário ajustar o comprimento não com uma fita métrica, mas aplicando cada painel na parede e aplicando as marcas apropriadas.Essa abordagem pode economizar significativamente mão de obra.
A instalação de rodapés de plástico é realizada de acordo com o algoritmo descrito acima. É importante que o adesivo seja aplicado em ondas. Caso contrário, o painel decorativo não grudará firmemente na parede e permanecerá um espaço perceptível entre o material e a superfície. As juntas são fechadas não com selante, mas com dispositivos especiais, também de plástico. A mesma abordagem se aplica aos ângulos.
Se o painel fornecer um compartimento para os fios, a cola é aplicada apenas na parte maior, que é fixada na parede. Ao final do trabalho, o plástico deve ser passado em toda a superfície com um pano úmido, retirando o restante da cola.

Autoadesivo, autoadesivo
Os rodapés autoadesivos têm as seguintes características:
- alumínio flexível ou PVC;
- estão presos a quase todas as superfícies, incluindo aquelas com irregularidades;
- estão disponíveis em várias cores, inclusive imitando madeira;
- proporcionar um ajuste confortável.
Os rodapés autoadesivos, como outros elementos decorativos semelhantes, toleram bem o contato com a água.Nesse caso, a superfície do primeiro é adicionalmente coberta por um filme de óxido, o que evita danos mecânicos ao material. Entre as vantagens desse produto está o fato de sobrarem poucos resíduos durante a instalação.
A instalação de fitas adesivas é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:
- A área ao longo da qual o pedestal será colocado é limpa com um pano úmido. Em seguida, a mesma área, após a secagem, é tratada com graxa (recomenda-se álcool ou solvente especializado).
- A camada protetora é removida da parte de trás da fita.
- A fita é aplicada no canto, então, movendo a mão ao longo do pedestal, você precisará pressioná-la simultaneamente no chão e na parede.
Antes de iniciar o trabalho, recomenda-se aplicar a fita com camada protetora na parede e aplicar marcas na superfície. Estes últimos facilitam a colocação do elemento decorativo e evitam erros na fixação do material. No final do trabalho, os restos da fita são cortados com uma faca de escritório.

Possíveis erros
Os erros vêm principalmente do não cumprimento das regras de instalação. O rodapé não ficará seguro se:
- as paredes não são niveladas ou limpas de sujeira e graxa;
- a composição adesiva errada foi selecionada;
- a cola é aplicada em gotas, não em ondas;
- o elemento decorativo não foi empurrado durante a montagem em todo o seu comprimento.
Esses erros não podem ser corrigidos. O elemento decorativo em cada um dos casos acima deverá ser arrancado e substituído por um novo.


