Plantio e cuidado de peônias em campo aberto, reprodução e cultivo
As peônias em flor são uma decoração de um terreno pessoal ou de jardim. Branca de neve, rosa, escarlate e bordô, terry ou brilhante, essas flores são espetaculares. É importante saber plantar e cuidar adequadamente das peônias em campo aberto. Considere as condições básicas para o cultivo bem-sucedido desta flor e também conheça as variedades populares cultivadas em nossas latitudes.
Descrição e características
A peônia é uma das plantas herbáceas perenes mais antigas. Existem cerca de quarenta de suas subespécies. E o número de variedades criadas por criadores de diferentes países chega a cinco mil. Entre eles encontram-se exemplares arbóreos, herbáceos e mistos. Na natureza, a flor cresce nas regiões da América do Norte e Eurásia, onde prevalece um clima temperado e subtropical.O nome dessa cultura vegetal vem do nome do famoso curandeiro chinês Pean, que viveu no período Han há dois mil anos.
Nas latitudes médias, as mais populares são as espécies herbáceas de peônias, cujas flores se distinguem pelo apelo visual e aroma agradável. A altura média do mato é de um metro. Seu rizoma é bastante poderoso e grande em tamanho. As raízes têm a forma de saliências. A planta forma vários brotos. As folhas da peônia são trifolioladas ou separadas pinnately. Sua cor varia do verde e azulado ao roxo.
As flores são simples. Eles são caracterizados por um tamanho grande. Tanto em um arbusto quanto em um buquê, eles parecem luxuosos. Mesmo após o período de floração, as peônias são atraentes devido à sua folhagem densa e exuberante, com uma cor verde azulada profunda. O cuidado com a peônia é simples devido à simplicidade e simplicidade da planta.
como plantar
Ao plantar peônias em campo aberto, é necessário escolher o momento certo, preparar o local e o solo, além de seguir um determinado esquema.
A temporização
As peônias são plantadas no outono ou na primavera. Cada caso tem suas próprias características.
No outono
O período de final de agosto a meados de outubro provou ser ótimo para o plantio. No entanto, dependendo das condições climáticas regionais específicas, essas datas podem variar ligeiramente.
Existem vários argumentos importantes a favor do plantio de peônias no outono:
- construa o sistema radicular em clima frio;
- preservação dos nutrientes, pois não são desperdiçados na massa verde e na floração;
- umidade natural suficiente devido à precipitação.
Caso as datas de plantio sejam forçadas a mudar para o final do outono, para as plantas é necessário cobrir um abrigo de até dez centímetros de espessura.

Na primavera
Se as mudas foram compradas no inverno, é necessário cultivá-las um pouco em casa e, depois que a neve derreter, transplantá-las para o campo aberto.
A semeadura de primavera deve ser feita em abril e nas regiões de clima mais rigoroso e frio em maio.
Preparação de material de plantio e solo
Ao escolher um local para o futuro plantio de arbustos, é necessário evitar a estagnação da umidade, que pode causar o apodrecimento do rizoma. É importante que o local seja bem iluminado pelo sol, pois o sombreamento intenso prejudica o desenvolvimento da planta. O tipo de solo ideal para peônias é argiloso, ácido neutro.
Se o solo for muito pesado, com predominância de argila, deve-se diluir com turfa, areia de rio e húmus. Se contiver muita areia, é necessário adicionar uma mistura de argila e húmus de folhas. Solo com excesso de turfa para uma peônia é extremamente desfavorável. No entanto, a situação pode ser corrigida diluindo a composição do solo com uma pequena quantidade de fertilizantes orgânicos, areia de rio e cinzas de madeira.
Também é importante preparar adequadamente as mudas de peônia para plantar em campo aberto. Se ficaram muito tempo em ambiente aquecido, é necessário guardá-los na geladeira até o plantio, após envolvê-los em musgo. Você deve prestar atenção especial ao estado das mudas de peônia, mesmo na hora de comprar. A altura ideal para eles é de 20 a 25 centímetros. Nesse caso, as raízes devem ser fortes e duráveis \u200b\u200bna aparência.
Esquema de pouso
O plantio de peônias em campo aberto é realizado de acordo com o seguinte esquema:
- Cavar um buraco de plantio com um diâmetro de 70-80 e uma profundidade de 50-60 centímetros.
- Cubra o fundo do buraco com uma camada de drenagem, usando uma das opções para isso - brita, argila expandida grande ou tijolo triturado.
- Despeje um monte de mistura de composto de solo, cinzas de madeira, bem como superfosfato duplo, sulfato de potássio ou outros fertilizantes com uma composição de fosfato de potássio acima da drenagem.
- Abaixe suavemente a muda no buraco de plantio, espalhe os rizomas e direcione-os para baixo.
- Cubra com terra e aprofunde o ponto de crescimento em no máximo cinco centímetros. Deve-se levar em consideração que um maior aprofundamento leva ao enfraquecimento do mato e ao aumento da suscetibilidade a doenças e danos.
Após o plantio, as peônias devem ser regadas com dez litros de água embaixo de cada arbusto. Após a irrigação, o solo vai assentar um pouco, então você precisa adicionar a quantidade de solo ao buraco. Em seguida, cubra com turfa ou palha.

Regras de cuidado
Os princípios de cuidado diferem dependendo da estação.
No outono
No outono, é preciso cuidar das peônias para se preparar para o inverno que se aproxima. Nesta fase, eles são fertilizados com nutrientes de potássio-fósforo, podados e depois cobertos para protegê-los da geada e do vento.
Na primavera
Na primavera, quando a neve acaba de derreter, eles removem o abrigo de inverno dos arbustos de peônia, depois regam até a raiz e fertilizam o solo.
rega
A primeira rega das peônias após o inverno é realizada assim que o solo esquenta. Para fazer isso, prepare uma solução de 10 litros de água e 5 gramas de permanganato de potássio. Deve ser despejado diretamente sob a raiz da peônia, evitando o contato com as folhas.É um bom agente profilático contra a podridão cinzenta e outras doenças que atacam a planta. No futuro, a água limpa deve ser usada para irrigação. As peônias requerem rega moderada, o excesso de umidade e a proximidade com as águas subterrâneas são destrutivas para elas. Será necessário aumentar a frequência de rega durante o período de floração, bem como quando o tempo estiver muito quente e seco.
cômoda
A alimentação de peônias na primavera tem um efeito positivo na condição das raízes e na futura formação de botões. Durante toda a primavera, fertilizantes líquidos devem ser aplicados na raiz da planta quinzenalmente. Pela primeira vez para alimentar peônias no início da primavera, você precisa usar 40 gramas de uréia dissolvida em 10 litros de água. Na segunda vez, é recomendável usar um fertilizante de jardim universal para plantas com flores.
A terceira alimentação da primavera é realizada durante o período de brotação - no final de maio. Para fazer isso, use uma fórmula nutricional preparada com os seguintes ingredientes:
- 10 gramas de superfosfato;
- 7 gramas de salitre;
- 5 gramas de sal de potássio;
- 10 litros de água.

No outono, para alimentar os arbustos de peônia, é necessário usar compostos de potássio e fósforo, que vão proporcionar uma formação abundante de brotos, fortalecer as raízes e uma floração exuberante na nova estação. Isso requer a diluição de um comprimido de fósforo e potássio em 10 litros de água. Também é permitido adicionar aditivos ao solo sob os arbustos de peônia na forma seca. Nesse caso, uma mistura em pó de 20 gramas de fósforo e 10 gramas de potássio deve ser espalhada ao redor de cada um deles.
Tamanho
Variedades arbóreas e herbáceas de peônias requerem poda regular.
Em diferentes estações do ano, ocorrem diferentes etapas deste procedimento:
- poda no início da primavera;
- poda após a floração;
- poda antes do inverno.
O principal objetivo da poda de primavera é rejuvenescer os arbustos de peônia. Nesta fase, os brotos saudáveis \u200b\u200bda planta são parcialmente encurtados e as partes secas e quebradas também são removidas. A poda no final da floração contribui para o acúmulo de vigor da planta e para sua orientação para a brotação no ano seguinte. Os botões murchos devem ser removidos duas semanas depois que o arbusto de peônia estiver completamente murcho.
Antes do inverno, podar uma peônia ajuda a planta a descansar e se recuperar de forma eficaz, além de acumular umidade vital na próxima primavera.
O procedimento de rejuvenescimento e modelagem é recomendado em meados de abril. Ocorre em várias etapas:
- Corte os tiros da segunda temporada de volta ao nó de crescimento.
- Remova completamente os galhos enfraquecidos, deixando um talo de 10 a 20 centímetros acima do solo.
- Para flores maiores, corte um terço dos botões em formação.
- Em arbustos de árvores crescendo no porta-enxerto, corte completamente o crescimento da raiz.
- Remova os brotos que mostram sinais de geada.
No final do outono - final de outubro ou início de novembro, as peônias são podadas antes do inverno. É permitido realizar este procedimento antes deste período na presença de lesões abundantes de flores com doenças e murcha prematura da massa verde. Em outros casos, as peônias não devem ser cortadas com antecedência, pois isso levará à violação da fotossíntese e à deficiência de nutrientes - com isso, a imunidade da planta diminuirá.

Etapas da poda de peônias no final do outono:
- Corte os caules com uma ferramenta afiada para que fiquem 5 centímetros acima dos pontos de crescimento.
- Remova as partes cortadas da planta do local e queime.
- Os locais onde crescem as peônias devem ser isolados para o inverno com uma camada de turfa ou húmus de folhas secas. A espessura ideal da camada de cobertura é de 15 a 20 centímetros. A folhagem seca não deve ser utilizada para esses fins, pois pode se tornar isca para pragas de insetos.
Transferir
O transplante de peônias deve ser realizado na primavera - em abril ou maio - na seguinte ordem:
- Cave no arbusto por todos os lados e com cuidado, usando uma pá, remova-o.
- Divida a peônia perene em várias partes para posterior reprodução.
- Cavar buracos de plantio correspondentes ao tamanho dos rizomas dos processos separados.
- Cubra o fundo de cada cova de plantio com uma camada de composto - isso é necessário para uma melhor sobrevivência do arbusto de peônia transplantado.
- Coloque um arbusto no buraco, polvilhe com terra e aperte-o, depois regue bem.
após a floração
Os cuidados com o arbusto após a floração consistem em podar as flores murchas e remover os galhos quebrados e danificados.
Preparação para o inverno
Antes do inverno, é necessário alimentar as plantas com nutrientes. Eles são plantados em outubro. No início das primeiras geadas, podar os arbustos de peônia, depois disso, é necessário fornecer abrigo confiável às plantas, usando uma das opções listadas - ramos de abeto, serragem, composto, turfa ou folhas caídas .
Métodos de reprodução
Existem várias maneiras de cultivar flores no local.
sementes
As sementes para propagação de peônias são usadas principalmente por criadores. Em outros casos, esse procedimento é muito longo e trabalhoso.

Semeie sementes frescas em solo solto. O momento ideal para este procedimento é agosto. Os primeiros brotos aparecerão na próxima primavera. Mas a floração terá que esperar de 4 a 5 anos após a semeadura - essa é a principal desvantagem desse método.
estacas de raiz
Propagar plantas usando estacas de raízes é um método mais fácil e confiável. As etapas do procedimento são as seguintes:
- Em julho, separe um pequeno pedaço de rizoma de um botão dormente.
- Plante-o no chão.
- Espere enraizar em setembro.
Divida o mato
Para implementar este método, você precisará de arbustos de peônia de 5 a 7 anos. No final do verão, após o amadurecimento total dos botões, é necessário dividir cuidadosamente o arbusto em várias partes e plantar.
Pragas e doenças
Se as regras da tecnologia agrícola forem violadas, as flores podem infectar doenças e pragas.
podridão cinzenta
O mofo cinzento, também conhecido como botrytis, é a doença mais comum que afeta as peônias. Os sinais dessa doença geralmente aparecem em maio - os brotos e outras partes da planta começam a apodrecer e ficam cobertos de mofo com uma tonalidade acinzentada.
Fatores provocadores:
- apertado em uma cama de peônias;
- excesso de nitrogênio no solo;
- chuvas prolongadas.
As áreas afetadas do arbusto de peônia devem ser removidas e queimadas para evitar a infecção do restante das plantas no canteiro. Então, como medida preventiva, trate a planta e o solo ao seu redor com uma solução de sulfato de cobre ou água de alho.
Oídio
Uma doença muito mais rara que afeta as peônias é o oídio. O primeiro sinal desta doença fúngica é um revestimento esbranquiçado na superfície das folhas.Para eliminá-lo, é preciso preparar uma solução com 10 litros de água, 200 gramas de sabão em pó ralado e 20 gramas de sulfato de cobre.

Principais variedades e tipos
Cada jardineiro poderá escolher o tipo que mais gosta a seu critério.
Não duplo
Para variedades não duplas de peônias, é característico o arranjo de pétalas grandes em uma ou duas fileiras. As partes centrais das flores são pontilhadas com numerosos estames. As placas foliares de uma planta podem ter uma estrutura ondulada decorativa.
Variedades populares dessas plantas são Golden Glow e Nadia.
Semi-duplo
As flores das peônias semiduplas são grandes e leves ao mesmo tempo. A disposição dos estames é caótica - não só no meio da flor, mas também entre suas pétalas, localizadas na maioria dos casos em sete fileiras. Variedades da cepa incluem An Berry Cousins e Miss America.
japonês
Nas variedades japonesas, as pétalas são dispostas em uma ou mais fileiras. Os estames estão localizados na parte superior e têm uma forma modificada, todos juntos são formados em forma de pompom. As famosas variedades japonesas são chocolate quente com flores marrons e carrara com flores brancas como a neve.
anemóide
É um cruzamento entre as variedades japonesa e terry. Na parte inferior da planta existem grandes pétalas arredondadas que formam duas fileiras. Os representantes desta variedade são a variedade Rhapsody com uma cor bicolor (com uma borda rosa e um amarelo cremoso no centro) e o Snow Mantin com flores creme suaves.
Terri
As variedades Terry também são representadas por uma grande variedade.
em forma de bomba
As peônias em forma de bomba têm caules firmes e inflorescências exuberantes. A cor dessas flores é uniforme, sem transbordar.

Hemisférico
As pétalas orientadas horizontalmente têm a forma de um hemisfério.Nesta variedade de planta, a folhagem escura contrasta com as flores claras e delicadas.
Esférico
As flores esféricas atingem 25 centímetros de diâmetro. Eles têm uma cor rica e uniforme que não desbota ao sol.
Rosa
A flor se assemelha a uma rosa devido à estrutura característica e disposição das pétalas. Variedades populares são Ballerina, Solange, Goody e Henry Boxstock.
Coroa
Há também uma grande variedade de variedades de coroa.
Esférico
Eles têm três níveis. No meio e abaixo, as pétalas são dispostas em uma fileira.
Hemisférico
Eles se distinguem por um arranjo de três camadas de pétalas de cores uniformes. Variedades populares: Aritina Nozen Glory e Nancy.
No paisagismo
No paisagismo, variedades herbáceas de peônias são plantadas principalmente perto de arcos de filigrana ou balanços em pátios aconchegantes. Parece espetacular em gramados bem aparados. Essas plantas estão associadas a gerânios de jardim, tansy branco, millefleur, catnip, lírio, dedaleira, miscanthus, áster e violeta.


