Variedades e escopo de cola de peixe, como fazer você mesmo

A cola de peixe é um aglutinante feito de bexigas natatórias. Para esta substância, são utilizadas espécies valiosas e maciças de peixes. Além disso, a cola pode ser feita a partir de resíduos da indústria pesqueira. Para que o uso da substância traga os resultados desejados, é necessário seguir rigorosamente as instruções e garantir a correta preparação das superfícies.

Descrição geral e características

Uma das melhores e mais eficazes maneiras de fixar superfícies diferentes é a cola de peixe. É obtido das bexigas natatórias dos peixes. Na maioria das vezes, representantes da família Sturgeon são usados ​​​​para isso. Estes incluem esturjão estrela, beluga, esturjão. Também é possível usar outros peixes - especialmente bagres.

A cola de peixe vem na forma de grandes lajes, fibras ou aparas. Eles podem variar em espessura. É melhor usar cola natural na forma de placas. Estes são fragmentos das paredes das bexigas natatórias. Uma composição inferior é feita de escamas de osso de peixe. É uma placa fina de consistência dura que pode ter diferentes formas. Além disso, a cola é frequentemente fabricada a partir de cabeças e outros resíduos da indústria pesqueira.As propriedades da substância se devem à presença do colágeno na composição desses produtos.

Em alguns casos, a cola de peixe é obtida a partir do caldo, que é preparado derretendo a gordura com adição de água. Nesse caso, após a retirada do resíduo sólido, um caldo espesso se acumula no recipiente. Uma pequena quantidade de alume é adicionada a ele para purificação e despejada em moldes. Depois que a geléia solidifica, ela é cortada em ladrilhos e seca.

Este tipo de cola não pode ser considerado muito popular. No entanto, existem várias áreas de produção em que é usado ativamente. Estes incluem, em particular, o seguinte:

  1. Vinificação. Com a ajuda de cola, impurezas e sedimentos são absorvidos pelo material vitícola. Graças a isso, eles podem ser removidos rapidamente.
  2. Restauração. A cola de peixe é usada como base para tintas e primers artísticos. É usado ao restaurar telas antigas. Além disso, a substância é utilizada para a restauração de móveis, mosaicos e afrescos.
  3. Faça instrumentos musicais. Nesse caso, apenas tipos de cola caros e de alta qualidade são usados. Isso se deve às especificidades da produção.
  4. Indústria leve. A cola de peixe costuma ser usada para decorar roupas.
  5. Fabricação de móveis e carpintaria. A substância é usada para a fabricação de produtos em massa.

As vantagens da cola de peixe são:

  • falta de olfato e paladar;
  • Resistência à umidade;
  • falta de cor;
  • excelentes parâmetros de encadernação mecânica.

gordura de peixe

Ao mesmo tempo, a cola também apresenta várias desvantagens:

  • falta de resistência ao calor - a temperatura máxima de aquecimento permitida é de 80 graus; em configurações mais altas, a composição começa a se decompor;
  • Preço Alto;
  • o risco de destruição sob a influência de fungos, parasitas, bactérias patogênicas.

Variedades de cola de peixe e sua finalidade

Existem várias variedades de isinglass, cada uma com características específicas.

Esturjão

Esta substância também é chamada de anã. É feito de bexigas natatórias de representantes de raças de esturjão. Essa cola é produzida na forma de placas secas com textura translúcida. Eles são pequenos em tamanho e peso. Eles geralmente são vendidos em conjuntos de vários. Esses itens pesam 50 gramas. Se o karluk for feito sob encomenda, ele pode ter dimensões e peso arbitrários. Esses parâmetros são determinados pelo comprador. No nível industrial, a produção dessa cola é realizada em países onde existem representantes de raças de esturjão. É feito na Rússia, América, Irã.

habitual

Esta cola é feita de grandes espécies de peixes. Para isso, são utilizados tecido e pele de cartilagem óssea. A substância é vendida na forma de grânulos secos ou formulações espessas com consistência viscosa. Com um custo, essa cola é significativamente menor que o esturjão, mas muito mais cara que a carpintaria. A diferença de preço deve-se à composição dos adesivos. Para a preparação da substância do esturjão, a cartilagem e a bexiga natatória de peixes grandes são utilizadas como matéria-prima com a ajuda de barbatanas e pele. Para fazer cola de madeira, pegue os restos que sobraram após o corte.

Carpinteiro

Este tipo de cola de peixe é considerado o mais comum.Para isso, são utilizados todos os resíduos do processamento de materiais da indústria pesqueira. As barbatanas, cabeças, escamas e entranhas dos peixes servem de base.

gordura de peixe

Como fazer você mesmo

Se você não conseguir cola pronta, é permitido fazer você mesmo. A tecnologia de fabricação é acessível e simples. Nesse caso, o processo de cozimento da composição adesiva é considerado bastante longo. Os especialistas aconselham a fervura da cola de peixe se você tiver os materiais necessários para fazer uma composição de uma determinada variedade e qualidade. Dependendo disso, será possível obter cola carluk, comum ou de carpintaria.

Antes de iniciar a fabricação de tal substância, vale a pena certificar-se de que não há alergia ao cheiro específico de peixe.

A maneira mais fácil de fazer cola de peixe de carpintaria. Isso se deve à disponibilidade de matéria-prima. Registros secos podem ser encontrados e adquiridos, se necessário. Assim, para obter uma composição eficaz, recomenda-se proceder da seguinte forma:

  1. Triturar os pratos. Isso deve ser feito no tamanho de grânulos gelatinosos.
  2. Coloque as matérias-primas em um recipiente adequado e cubra com água fria.
  3. Deixe repousar 5 a 6 horas em local quente para inchar o material.
  4. Moa a massa acabada com as mãos. Como resultado, recomenda-se obter uma consistência de mingau.
  5. Coloque o prato com a solução em banho-maria.
  6. Mexa constantemente para obter a dissolução absoluta. É importante garantir que a mistura não aqueça a uma temperatura acima de 80 graus.
  7. Adicione um anti-séptico ao adesivo. Isso ajudará a evitar a putrefação na composição.
  8. Coe através de gaze.
  9. Despeje em um recipiente de moldagem.Nesse caso, recomenda-se colocar filme plástico no fundo e nas laterais.

Depois disso, a cola pode ser usada. Recomenda-se secar o produto restante e armazená-lo em um recipiente hermético. Isso permitirá que ele seja usado conforme necessário.

Dicas de Aplicação

O uso de cola de peixe difere dependendo do tipo de superfície e outros fatores. Os especialistas não recomendam armazenar a composição finalizada por muito tempo. Isso levará à solidificação da massa e à perda de suas propriedades. Antes de usar a cola, vale a pena preparar as superfícies para colar. Esta regra não pode ser negligenciada, pois a massa retém melhor suas características por 2 horas.

Se houver necessidade de uma composição adesiva, é permitido introduzir aditivos adicionais que melhorem suas características. A cola de peixe é considerada um produto eficaz que ajuda a obter uma fixação forte e segura. Para obter um bom resultado após o uso da substância, deve-se atentar para a escolha da composição e seguir rigorosamente as instruções de uso.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha