As 4 principais variedades de tintas para clareamento de árvores e como aplicá-las corretamente

A casca das árvores frutíferas está constantemente exposta a influências ambientais negativas. Além dos animais silvestres que comem a casca, as hortaliças são afetadas pela radiação solar, doenças infecciosas e outros fatores. Para reduzir a intensidade de tal efeito, as tintas para árvores, com as quais é necessário processar os troncos imediatamente após o derretimento da neve ou pouco antes do início do frio, ajudam.

Para que serve a tinta de jardim?

Inicialmente, cal (ou argamassa de cal) foi usado para proteger as árvores. Esta opção também é popular hoje em dia devido ao seu preço relativamente baixo. No entanto, o clareamento está sendo gradualmente substituído por outros compostos com efeito mais eficaz.

A pintura de tronco de árvore destina-se apenas a fornecer proteção completa contra influências ambientais negativas.

Proteção contra pragas e doenças

Árvores pintadas são estéticas. Tais culturas enobrecem a aparência do local.No entanto, esse procedimento geralmente é realizado não para melhorar a aparência das plantas, mas para proteger contra pragas e doenças.

Troncos pintados mantêm camundongos, ratos e coelhos longe da casca para se alimentar. As formulações usadas para proteção de plantas contêm ingredientes que repelem roedores. Além disso, esses corantes oferecem proteção contra:

  • Doenças infecciosas;
  • esporos de fungos;
  • insetos.

A composição das tintas para árvores contém substâncias anti-sépticas que conferem ao material as propriedades especificadas. É por isso que é recomendável processar as árvores imediatamente após o derretimento da neve, quando pequenos insetos ainda não acordaram da hibernação e não subiram no tronco.

Árvores pintadas são estéticas.

Reflexão dos raios ultravioleta

A radiação ultravioleta pode queimar árvores e quebrar a casca, tornando a planta mais suscetível a doenças. Após a coloração, forma-se uma camada no tronco que reflete os raios ultravioleta.

Proteção contra temperaturas extremas

As flutuações de temperatura também são uma ameaça para as plantas de jardim. Além disso, os períodos do início da primavera e do final do outono são considerados os mais perigosos, quando o ar esquenta muito durante o dia e esfria à noite. Com essas flutuações de temperatura, a casca da árvore racha.

Prevenção de podridão

Após chuvas frequentes, a podridão aparece nas árvores. Tais formações se devem ao fato de que a água, fluindo pelo tronco, estagna em rachaduras e depressões naturais. A tinta forma uma camada repelente à água na superfície da madeira, o que evita o aparecimento de podridão.

Cura acelerada

Os corantes usados ​​para tratar culturas incluem substâncias que promovem a cicatrização de feridas. Ou seja, esses produtos podem ser usados ​​como alternativa à infusão de jardim. Recomenda-se aplicar as tintas nas árvores após a poda. Este tratamento acelera a recuperação da cultura.

Os corantes usados ​​para tratar culturas incluem substâncias que promovem a cicatrização de feridas.

Desinfecção de áreas individuais

Os componentes antissépticos que compõem os corantes suprimem a atividade de microorganismos patogênicos (fungos e bactérias). Portanto, esse tratamento também é realizado para prevenir a infecção de culturas hortícolas.

Variedades

A cal hidratada era anteriormente considerada o tratamento mais popular para as plantas. No entanto, essa composição pode prejudicar as árvores (principalmente as jovens). Para evitar queimaduras, uma solução menos concentrada de cal apagada é utilizada para o tratamento de hortaliças. Mas por causa disso, a eficácia da composição diminui. Portanto, em vez de cal apagada, as tintas especializadas são mais usadas.

a base de água

cor da água

As tintas à base de água utilizadas para o tratamento de culturas hortícolas contêm látex acrílico.

Vantagens e desvantagens
cria uma camada respirável;
protege a árvore de microorganismos patogênicos;
protege contra temperaturas extremas e luz solar direta.
pode ser aplicado a uma temperatura de + 5-35 graus;
para garantir proteção total, o cobre deve ser adicionado à composição original;
as árvores não devem ser tratadas na chuva ou ventos fortes.

As vantagens das composições à base de água também incluem baixo consumo. Em média, são necessários até 150 gramas de tinta por metro quadrado.

Dispersível em água

Dispersível em água

Vantagens e desvantagens
têm propriedades anti-sépticas;
espantar insetos e roedores;
suportar contato prolongado com a água.
deve ser aplicado em temperaturas acima de +7 graus;
não pode ser aplicado quando está chovendo;
são subdivididos em vários tipos, cuja composição e propriedades diferem significativamente umas das outras.

Para o tratamento de culturas hortícolas, recomenda-se a compra de tintas acrílicas de dispersão aquosa. Esses materiais criam um revestimento resistente ao desgaste.

alquídico

tinta alquídica

Vantagens e desvantagens
resistir a longas chuvas;
secar rapidamente;
preço acessível;
criar uma camada respirável.
emitem um odor pungente;
não oferecem a mesma proteção contra insetos e doenças que os acrílicos.

As tintas alquídicas, como as tintas acrílicas, podem ser aplicadas em uma única demão, por isso esse tipo de material se desgasta lentamente.

Aerossol

Tinta spray

Vantagens e desvantagens
fácil de aplicar;
capaz de penetrar em depressões estreitas da casca;
criar uma camada respirável.
sobrecarga;
alto consumo.

As tintas em spray estão disponíveis em latas relativamente pequenas. Portanto, para um grande jardim, você precisa comprar várias latas.

Vantagens e desvantagens de usar

As tintas são mais fáceis de trabalhar do que a cal hidratada.

Vantagens e desvantagens
protege a planta tratada de roedores e insetos;
fornece proteção contra queimaduras solares;
adequado para várias culturas hortícolas;
cria uma camada resistente à umidade que evita a formação de podridão;
cria uma camada protetora resistente ao gelo;
ajuda a restaurar partes danificadas da planta;
previne o desenvolvimento de doenças comuns e o aparecimento de líquenes.
sobrecarga;
alguns corantes interferem no desenvolvimento da planta (não são elásticos, não criam uma camada respirável, etc.).

As tintas são mais fáceis de trabalhar do que a cal hidratada.As formulações do primeiro tipo estão prontas para uso imediatamente após a compra. A cal apagada deve ser diluída em certa proporção, cujo descumprimento acarreta danos às plantas.

Como escolher a composição certa

As tintas usadas para tratamento de árvores devem atender aos seguintes critérios de seleção:

  • crie uma camada respirável e resistente à umidade;
  • elástico;
  • resistente ao desgaste;
  • resistente ao estresse mecânico e à luz solar direta.

As características adicionais (proteção contra insetos, doenças, etc.) dependem do tipo de componentes que compõem os corantes.As composições que possuem propriedades universais são consideradas ótimas para o tratamento de árvores. Ou seja, para hortaliças, recomenda-se a compra de tintas que impeçam o desenvolvimento de doenças infecciosas, fungos e podridão.

As formulações do primeiro tipo estão prontas para uso imediatamente após a compra.

Como preparar e pintar uma árvore

Somente árvores frutíferas podem ser pintadas. Os brotos jovens não são resistentes a esse tratamento. Antes de aplicar a tinta, você deve:

  • descasque casca velha, musgo e líquen;
  • trate danos recentes com solo de jardim;
  • trate os troncos com um desinfetante.

Recomenda-se caiar as árvores no início da primavera, depois que a neve derreter. Esse tratamento também evita o início prematuro do movimento do suco pelo tronco. Isso evitará que os galhos morram quando a temperatura noturna cair abaixo de zero.

O recapeamento é realizado em outubro ou novembro, pouco antes do início do frio. Esse tratamento é necessário para proteger as árvores da geada.Além disso, a caiação de outono ajuda a se livrar de pequenos insetos que se instalaram no porta-malas.

Este procedimento é realizado em temperaturas acima de +5 graus, em tempo claro e seco. Recomenda-se aplicar uma camada generosa de tinta nas árvores. As árvores de jardim podem ser tratadas com pincel, pistola ou spray. Recomenda-se pintar a zona desde as raízes até aos primeiros ramos grossos.

Como usar para desinfecção de coroas

Para desinfetar a coroa, o corante deve ser diluído em água na proporção de 1 quilo por 10 litros. A composição resultante deve então ser despejada em um borrifador e tratada com plantas de jardim. Este procedimento também é realizado no início da primavera e no final do outono.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha