Vantagens e desvantagens das tintas de cozinha populares e qual é a melhor escolha
As paredes da cozinha estão constantemente em contato com gordura, água e outras substâncias que agridem os materiais de acabamento. A este respeito, a tinta utilizada no tratamento das paredes de uma determinada divisão não deve apenas corresponder às características do interior, mas também distinguir-se pela sua durabilidade. Mas, apesar do exposto, existe uma grande variedade de materiais semelhantes. Deve-se lembrar que alguns tipos de tinta não são adequados para a cozinha.
Vantagens e desvantagens de usar tinta no interior da cozinha
A utilização de tintas para o tratamento de paredes de cozinhas justifica-se pelos seguintes motivos:
- Nenhuma habilidade especial é necessária para pintar paredes e tetos.
- Segurança. A composição das tintas recomendadas para a cozinha não contém substâncias tóxicas. Além disso, esses materiais impedem o crescimento de mofo e bolor.
- Resistência ao estresse mecânico. Após a secagem, as tintas não se desgastam por muitos anos se forem limpas regularmente com água e agentes especiais.
- Ampla paleta de cores.
- Se desejar, com a ajuda desses materiais, você pode decorar o interior ou repintar a sala.
- Consumo econômico.
- Se a pintura estiver danificada, o defeito pode ser reparado em minutos.
As vantagens da pintura também podem incluir o fato de alguns tipos desses materiais serem capazes de dar às paredes uma textura diferente (fosca, brilhante, áspera).
Entre os motivos pelos quais essa opção de acabamento nem sempre é utilizada no interior da cozinha estão:
- Antes da pintura, as paredes e o teto devem ser nivelados, eliminando até as imperfeições mais sutis. Caso contrário, o material destacará todas as irregularidades.
- A pintura deve ser feita em uma área bem ventilada. Isso se deve ao fato de os materiais exalarem um odor pungente.
- As paredes devem ser lavadas frequentemente após a pintura. Caso contrário, a superfície pintada absorverá poeira e graxa que não podem ser removidas.
Ao escolher uma composição adequada, deve-se lembrar que a superfície pintada deve suportar temperaturas extremas, alta umidade e contato com substâncias agressivas, incluindo álcool e vinagre.
Vantagens e desvantagens de formulações populares
Ao decorar uma sala, são utilizados mais de 7 compostos. No entanto, alguns tipos de materiais não podem ser usados na cozinha pelos motivos mencionados acima.
Acrílico

As tintas acrílicas são consideradas versáteis. Esses compostos são usados para trabalhos externos e internos.
A cor dos acrílicos geralmente corresponde ao que está indicado na embalagem. É conveniente porque, se necessário, você pode pintar um defeito na parede para que o local do tratamento não se destaque no fundo do interior.
Látex

Além disso, a camada de tinta seca permite a passagem do ar, evitando a formação de bolhas na superfície das paredes. No entanto, os materiais de látex são menos usados em cozinhas do que os acrílicos.
Nesse sentido, antes de aplicar a composição de látex, a superfície deve ser tratada com anti-séptico.
Silicato

A tinta de silicato não é menos popular na decoração da cozinha do que a tinta látex.
Apesar do exposto, os compostos de silicato são considerados ideais para o processamento de paredes e tetos na cozinha.
Borracha

A tinta de borracha parece uma massa grossa. Antes de usar, esta composição deve ser diluída com água. Além disso, as tintas de borracha são produzidas principalmente na cor branca, portanto é necessário adquirir uma paleta de cores adicional.
As tintas de borracha são convenientes porque esse material, após a secagem, cria uma camada que protege a cozinha de vazamentos dos vizinhos de cima.
Tinta brilhante

As tintas brilhantes são úteis em cozinhas compactas.
Além disso, sob a influência da luz solar direta, a superfície brilhante adquire uma tonalidade amarela com o tempo.
Mastro

Ao mesmo tempo, as tintas foscas toleram melhor o estresse mecânico do que as tintas brilhantes.
Textura

Materiais texturizados são usados com menos frequência na cozinha do que outras formulações semelhantes.
Características da escolha de cores
A escolha das cores depende das preferências pessoais e características do interior.No entanto, neste caso, você também deve se guiar pelas seguintes regras:
- Os quartos com janelas voltadas para o norte ou oeste devem ser pintados com cores quentes para neutralizar a falta de luz.
- Antes de processar as paredes, aplique uma pequena quantidade de material em uma área discreta e verifique se a cor escolhida corresponde à desejada.
- Para pintar as paredes da cozinha, pode-se usar cores não padronizadas, inclusive ouro ou bronze.
Se necessário, o acabamento aplicado pode ser coberto com uma tonalidade diferente. Mas, neste caso, deve-se ter em mente que a cor do material muda frequentemente, ficando mais clara ou mais escura. Ao colorirAs paredes da cozinha podem se desviar da tonalidade principal em vários tons.
Dicas e truques para escolher a tinta
Para escolher a tinta certa, é preciso levar em consideração não só a cor do material, mas também os requisitos gerais dessas composições.Ao processar as paredes da cozinha, são utilizados produtos que atendem às seguintes condições:
- resistente a humidade;
- resistente ao desgaste;
- resistente a flutuações de temperatura e substâncias agressivas;
- ter uma longa vida útil;
- não contém substâncias tóxicas;
- adequado para aplicação em uma superfície previamente pintada.
Para pintar cozinhas, é recomendável adquirir produtos de marcas conhecidas como Tikkurila, Alpina Renova ou Pufas. Você também deve verificar a condição do hardware antes de comprar. Produtos de baixa qualidade contêm componentes estranhos e não são uniformes na composição.





